Café espresso em casa

Recentemente, ao aguardar uma consulta odontológica, peguei uma publicação do revisteiro para matar o tempo. Abri e comecei a folheá-la sem maiores preocupações, até ser subitamente detido por uma matéria de título muito sugestivo, Espresso em Casa. Era um artigo da Revista Gula, especial de reveillon, com dicas de compra para máquinas de café espresso. A intenção da matéria até que foi boa, porém o enfoque excessivamente comercial atrelado a uma pesquisa superficial acabaram por deixar o artigo um pouco confuso e com alguns equívocos. Para sanar certos pontos obscuros resolvi escrever esse post.

Bomba Ulka na Saeco Via VeneziaO primeiro equívoco diz respeito a “pressão da bomba” – uma lenda repetida por muitos – de que quanto maior, melhor será a máquina e, consequentemente, melhor será o espresso. Isso é uma tremenda balela, já que quase todas as marcas empregam a mesma bomba em suas máquinas – a italiana Ulka, que é um bomba eletromagnética de vibração. Apesar de existirem vários modelos de Ulka, com pressão máxima entre 15 a 20 Bar, essa capacidade é irrelevante, tanto que algumas das melhores máquinas domésticas – como a clássica Rancilio Silva – empregam a Ulka E Type EX5 (clique na imagem acima), que tem “apenas” 15 Bar. Isso se deve ao fato de serem necessárias apenas 9 atmosferas para a extração de Válvula de alívio na Saeco Via Veneziaum bom espresso, tanto que, toda máquina possui uma válvula de alívio para a pressão excedente (em verde, na foto ao lado). Se em todas as máquinas bate o mesmo coração, em que elas se diferenciam? Publicarei, em breve, um guia de compra para máquinas de café espresso domésticas, onde irei explicar em detalhes como escolher e comprar uma, sem cair em armadilhas.

Antes que você queira se aventurar pelo fascinante mundo do café, é bom entender o que é um café espresso. Nunca é demais repetir, a grafia com “s” é sempre preferível à com “x”, pois a palavra espresso deriva do termo em latin ex-premere (espremer, tirar sob pressão). É melhor grafar com “s”, uma vez que o termo correspondente em português usa “s”, além do que, em quase todo o mundo a palavra é escrita com “s”. Deixando a etimologia de lado, vamos a definição da bebida (espresso normal, 1 xícara):

  • 25 ml de café, extraído por uma máquina capaz de produzir 9 atmosferas de pressão, a uma temperatura de 90 °C;
  • São usadas de 7 a 9 gramas de café em pó – moído no momento do preparo – compactado para formar um bolo;
  • Para produzir o bolo usa-se o compactador (tamper ou compressore), com uma força de 15-20 Kg;
  • O tempo de extração deve durar de 25 a 30 segundos;
  • É bom não esquecer de usar sempre café de alta qualidade, 100% arábica, com torrefação adequada e recente.

Sempre vai existir quem queira reinventar a roda, portanto essa norma costuma, indevidamente, sofrer alterações. Acredite no que digo, não existe maneira melhor de se beber café. Aprender a definição da bebida não capacita ninguém a preparar um bom espresso, nem com o melhor equipamento do mundo, para isso é preciso compreender os 4 M’s.

1. Miscela – Blend ou mistura de grãos

Miscela é a palavra italiana para mistura, uma vez que é difícil um único tipo de grão produzir um bom espresso. Os melhores blends costumam ter grãos de várias origens (Brasil, Quênia, Costa Rica etc), frequentemente processados de maneira diferentes (natural, lavado etc).

2. Macinazione – Moagem e moedor

Muito importante, todo bom barista sabe disso, mas costuma ser subestimado. Para entender a importância do moedor, basta saber: uma máquina doméstica com um moedor profissional produz um ótimo café; já uma máquina profissional com moedor doméstico deixa muito a desejar.

3. Macchina – Máquina de espresso

A grande vedete para os aficionados por café. Felizmente existem boas opções para uso doméstico, capazes de resultados similares as profissionais. Aguarde o meu guia de compra.

4. Mano – A mão de quem está no preparo

A mão, isto é, o feeling de quem opera os equipamentos. Sem isso esqueça todo o resto, não há tecnologia que substitua esse M.

O verdadeiro espresso possui algumas características marcantes, como o aroma complexo e agradável, o sabor intenso e com mínimo amargor, uma certa acidez e o indefectível creme. Esqueça a história da pressão, de regulagem para cremosidade, portafiltro “crema” e outras parafernálias inventadas pelo pessoal de marketing. O único meio de tirar um bom espresso é acertando nos 4 M’s, .

  • Gui Dá um Up

    Adorei o texto e adorei vc! Ganhei uma Oster Prima L nesse fds e ainda estou um pouco confusa. Tenho achado que o café sai ou muito amargo ou muito ácido. Não sei se estou compactando demais o cake, pq a água sai muito rápido ou se estou usando café com torra e moagem inadequadas. Comprei em pó. Tem algum conselho a me dar? Sempre usei a cafeteira italiana e me dava bem com ela, rsss Um grande abraço.

  • Dinah Porto

    Olá Jomar, a minha cafeteira ficou parada quase um ano, e agora quando ligo não quer sair água . É uma Magnifica ESAM 4500 – De’Longhi

  • José Souza

    A maquina é saeco dap 7 plus bebias quentes

  • José Souza

    Ola alguém tem esquema elétrico desta maquina ,,eletrico não eletronico …Obrigadu

  • Weslei Maretti

    Parabens pelo site, ´´e muito interessante.
    Gostaria de saber se a cafeteira Britania BRC E/2 ´´e uma boa cafeteira para uso domestico. E muito pior que as cafeteiras Nespresso?

  • João Paulo Preti

    Olá Jomar, comprei uma Saeco Spidem Villa em um leilão e ela liga normalmente, aquece, as luzes todas indicando que está tudo ok, mas quando aciono para tirar o café o moedor fica funcionando e aparentemente não está puxando os grãos. Depois de um tempo a máquina para e fica com a luz vermelha acesa. Será que é o moedor mesmo? Eu devo desmontá-la e limpar o moedor, acha que resolveria?
    Obrigado.

  • http://alineferrugini@hotmail.com aline

    Olá, Jomar! bom dia….
    Estou pensando em comprar uma máquina de expresso (doméstica), no entanto estou encontrando muita dificuldade em escolher. Meu namorado adora café, capuccino e eu chocolate quente . Qual a melhor opção?
    vc me aconselharia alguma dessas?
    -Cafeteira Expresso Chef Crema – Electrolux;
    -Cafeteira Mondial C-08 Expresso
    Gostei muito do seu site. Agradeço as dicas.

  • Victor

    Boa noite Jomar, vi a sua publicação acima e gostaria de tirar uma duvida referente a maquina de cafe Oster OEMP50. A temperatura de saída do café pronto é que atinge 90 C ou essa é a temperatura da agua antes de passar pelo caximbo com o café? Estou achando que a minha está com a temperatura menor do que deve. Obrigado. A ass. tec. da oster me informou que a temperatura média que o café sai na xicara é por volta de 60 ou 65 graus. Obrigado. Victor

  • alex

    Olá Jomar!
    Estou pensando em comprar uma máquina de espresso (doméstica), no entanto estou encontrando muita dificuldade em escolher. Gosto muito de chocolate. Qual a melhor opção?
    Qual dessas você me aconselha comprar?
    -Cafeteira Expresso Chef Crema – Electrolux;
    -Cafeteira Mondial C-08 Expresso
    Gostei muito do seu site. Agradeço as dicas.
    Abraço

  • rubens

    para todos que tem dificuldades de fazer cafe expresso, na cafeteira eletrolux crema
    e so usar um pedaçinho de filtro de papel antes de colocar o cafe e outro sobre depois encaixar no local descrito,este papelzinho não deixa entupir o sistema ,detalhe pode usar cafe tradicional já testei e funciona.

  • Lafayette

    Caro autor, caí aqui por acaso e muito me agradou sua publicação.

    Muito bom mesmo este seu post.

  • Paulo

    Comprei uma Senseo e faço os sachês e controlo a extração manualmente e dificilmente encontrarei um café tão saboroso, claro, o meu sonho é extrair apenas o creme mas a Senseo tira muito creme, o segredo é esperar o creme vir e pegar apenas a parte grossa do café e usar um pó razoavel como o regiões brasileiras da Mellita.O resultado é surpreendente.

  • Tiago

    Olá Amigo, também estou interessado nessa Cafeteira Electrolux Chef Crema Silver. De café sou apenas um bebedor no momento, gostaria dessa máquina pra tirar apenas um café ou dois pela manhã e o mesmo no final da tarde ao chegar do serviço. Pelo que vi ela pode usar aquele café comum do supermercado, porém eu queria me aventurar nos cafés em grãos, então precisarei também de um moedor, um manual é melhor do que um elétrico? No momento ainda não quero resultados profissionais, desejo apenas degustar um expresso regular que ao menos lembre o de uma cafeteria. O que me indica?

  • PAULO

    A todos os apreciadores de um bom espresso, deixo minha humilde dica: a Electrolux Chef Crema Silver é ótima. Quando comprei fiquei um pouco desconfiado em razão do preço, mas após o primeiro café mudei completamente de opinião. Vale a pena. A respeito de moedores, comprei um da Cadence. A exemplo da cafeteira, fiquei duvidando que seria boa, até a primeira utilização. Também é muito bom. Enfim, tive que acabar concordando com o seguinte: um bom café espresso é resultado de vários fatores e de alguma experiência, e não só da cafeteira que se compra.

  • davi

    Olá. Preciso saber se as cafeteiras Cafeteira Expresso Chef Crema Silver 15bar e Cafeteira Expresso Philco Phc 19bar são boas, o que voce me recomenda.

    • rubens

      meu amigo,no primeiro momento eu tive dificuldades mas consegui,uma solução bem pratica não tenho o que reclamar sobre esta cafeteira ,que com esta alternativa funciona ate com cafe convencional.

  • Sandro Rocha

    Parabéns pelo site você ajudou muito estou pensando em comprar uma máquina de café expresso Electrolux Chef Crema Silver EM400 – 15 Bar você tem algum comentário?

    Obrigado

    Sandro Rocha
    Araraquara

    • marco

      Essa cafeteria dá muito problema, busque no site reclame aqui e verás, tenho uma dessa ! Abraços

  • Luciana

    Oi Denise, tenho a mesma cafeteira Mondial Espresso Coffee Cream. Gostava muito do café que ela fazia e sempre segui o manual direitinho. Faz menos de 2 meses que a tenho, mas infeliz mente estragou. Primeiro o vaporizador e agora nem café não faz mais. Tenho medo de mandar pra assistência e não voltar como deveria. Também pensava em uma Eletrolux, mas meu marido me deu essa e eu estava amando :C

  • Michelle

    Olá Jomar,
    parabéns e obrigada por suas matérias sobre café, são ótimas e muito úteis.
    Inclusive estão me ajudando a escolher uma máquina doméstica de espresso. Acho que comprarei a
    Delonghi EC220, descobri que pode ser encontrada por uns 450 reais (mas é chinesa, serve?). Tinha pensado em gastar de 700 a 1000 reais, e a diferença, caso a máquina citada sirva, pretendo gastar com um moedor (não sabia da importância dele, descobri lendo esta sua matéria). Sobre o moedor, não tenho nenhuma ideia. Vc poderia recomendar algum(ns) modelo(s) específico(s) (indicando marca e modelo que possam ser comprados no Brasil)? Algum que você conheça, goste e se encaixe na faixa de preço?
    Não entendo nada sobre o tema (apenas aprecio café), então agradeço por qualquer dica!
    Michelle.

  • Fabiana

    Olá Jomar!
    Estou pensando em comprar uma máquina de espresso (doméstica), no entanto estou encontrando muita dificuldade em escolher. Gosto muito de chocolate. Qual a melhor opção?
    Qual dessas você me aconselha comprar?
    -Cafeteira Expresso Chef Crema – Electrolux;
    -Cafeteira Expressione Cube Plus, Expresso E Capuccino;
    -Dolce Gusto Nestlé;
    -Cafeteira Expresso EXP315 – Cadence
    -Cafeteira Expresso Premium – MONDIAL

    Gostei muito do seu site. Agradeço as dicas.
    Abraço
    Fabiana

  • marcio

    ola Jomar,sou morador da Nova Zelandia,sou barista e grande apreciador de cafe.tenho uma maquina de cafe espresso model bes900,exelente maquina,nao perde nada pra as profissionais.tenho um moedor profissional,eu costumo torra meu propio cafe.compro muito cafe do Brasil,so arabica peneira 17,18.o cafe do Brasil e super apressiado por aqui.meu maior problema e quando vou ao Brasil,maior produtor de cafe do mundo,e nao consigo achar um grao de qualidade ai.gostaria que vc me indicasse umas marcas de qualidade por favor.

  • denise

    Pessoal, eu comprei a cafeteira mondial e ela é fantástica, não muito barulhenta, tira um café muito bom, cremoso, seu vaporizador fazia um cappucino muit bom, mas durou apenas 3 meses. Só funciona o café. Ficu 1 mes na assist. tecnica que acabou me dando um laudo de troca. Comprei pela americanas.com e sóagora que estou conseguindo fazer a troca, mas infelizmente não tem + no estoque e teria que trocar por outra. Estou pensando na Eletrolux, alguém tem? É barulhenta? Abraço
    Denise

  • Denir Francischetti

    Olá Jomar, eu tenho uma Cafeteira Espresso 15BAR com Moedor Fun Kitchen e ela está com um pequeno vazamento na válvula do pressurizador (que faz capputtino), e gostaria de saber se tem como comprar as peças avulsas. Pois a assistência técnica não me responde, mandei a foto da peça a mais de 15 dias e até agora nada. Talvez seja melhor eu mesmo trocar, ok. Grato.

  • genilda de alvarenga

    Caro Jomar,percebeu quantas dúvidas existem sobre as cafeteiras ? A minha não é diferente,ganhei uma Cadence Express(pó), e não consigo utiliza-la com sucesso. Teria alguma orientação para mim?

  • ANTONIO JOSE SANTOS CRUZ

    queria saber como se afina esta maquina por minha deita poco cafe era só afinar fica boa

  • Célio

    Olá amigos, gosto muito de café, torro café em casa e uso um moinho também> Para voces que tem maquina e precisam de café é so ir até uma cafeteria e comprar um café de qualidade com moagem para espresso, esses cafés de supermercado tem a moagem muito fina e entopem a peneira do portafiltro, além de serem em alguns casos cafés de pior qualidade. Um grande abraço a todos.

  • http://aurandaandrade@gmail.com Auranda

    Caro Jomar,

    Eu sou apaixonada por café!

    Comprei uma cafeteira da Fun Kitchen, sem pesquisar, e me arrependi muito. O moedor estragou, enviei a máquina para a assistência, eles me devolveram com o moedor do mesmo jeito e com o dispenser de água quebrado. Após muito reclamar, desisti.
    Pretendo comprar uma máquina nova, para uso doméstico, sem o moedor acoplado e para pó. Pesquisei várias marcas, mas tenho medo de fica insatisfeita novamente. Dizem que a Cafeteira Expresso Chef Crema Silver em400, que vem com aquecedor de xícaras, é muito barulhenta. Pesquisei também a Mondial. Você pode me ajudar, inclusive sugerindo outra marca?

    Grata desde já!
    Ótima semana.
    Aguardo as suas considerações!

  • sergio renna

    Caro Jomar,
    Estou propenso a gastar entre 2.000,00 e 3.000,00 numa maquina automatica ou semiautomatica, estive namorando uma Delonghi ESAM 4500. Voce acha recomendável ?? ou por esse valor você me recomendaria outra máquina ?? Forte abraço e parabéns por suas dicas e conhecimentos.

  • Rui

    Caro Jomar,
    Em 1º lugar os meus parabéns pela excelente abordagem do tema. Eu tenho uma Kerups XP4020 que avariou, deixou de expelir cafe. Como a reparação custaria tanto como uma nova resolvi abrir e descobri que dentro da bomba uma das molas estava partida. Substituí a mola e montei tudo de novo. Agora o que acontece é que na altura de tirar o expresso, por mais que eu pressione o cafe no filtro a agua sai em cerca de 15s com muito vapor à nistura e sem fazer nenhuma espuma. Pode dar uma dica sobre o que está mal?

  • karin

    olá me responda tb sobre essas cafeteiras já faz mas de 1 mes que estou na duvida de qual adquirir me ajude por favor desde já agradeço!
    -Cafeteira Expresso Chef Crema – Electrolux;
    -Cafeteira Expressione Cube Plus, Expresso E Capuccino;
    -Dolce Gusto Nestlé;
    -Cafeteira Espresso/Capuccino OEMP50 – Oster;
    -Cafeteira Expresso e Capuccino EC200 – De Longhi
    -Cafeteira Expresso EXP315 – Cadence
    -Cafeteira Expresso Premium – MONDIAL

    aguardo anciosa!

  • aldemy

    olá…gostaria de comprar uma dessas máquinas de café espresso para minha casa e não sei como escolher entre as ofertadas no mercado…
    tem cafeteiras para uso doméstico que vão de R$199,00 a R$ 700,00 reais…como devo escolher? você tem sugestão? devo comprar uma com sache, grão ou pó ?
    fico grato pela atenção.

  • gilberto

    Oi gostaria de uma máquina barata, vi uma oster de 9 bar em super promoção, será que estou comprando algo ruim, tem problema de ser 9 ou não faz diferença pra quem toma caé normalmente só.
    Adorei as dicas.

    abraço

  • Celso

    Bom dia
    Como sou marinheiro de primeira viagem gostaria de saber se posso utilizar qualquer po de cafe na maquina, uns dizem que sim outros dizem que nao… tenho procurado cafe para maquina de expresso mas nao encontro com facilidade
    Abraços
    Celso

    • http://cozinhacapital.wordpress.com Thiago Colletes

      Celso,

      A máquina até funciona, você consegue obter café, mas eu não recomendo. A moagem do café para coador é mais grossa do que a moagem para espresso, resultando em um café mais fraco. A compactação também não fica tão boa. Há tambem a questão da qualidade do café, um espresso preparado com café tradicional não fica tão bom quanto um preparado com um gourmet.

      Sugiro a você duas alternativas: Comprar um moedor e café em grãos ou comprar café em sachês, caso a sua máquina tenha o porta-filtro adequado. Não sei em qual cidade você mora, então fica mais difícil para dar dicas, mas no pão de açúcar você consegue encontrar alguns cafés gourmet. Além disso, algumas produtoras de café, como a Santo Grão, têm loja online e vendem o café com a moagem apropriada.

      Um abraço,

      Thiago

  • João

    Sou de São Paulo, adquiri uma cafeteira expresso e gostaria de comprar um moedor de grãos de café, pode ser manual.
    Onde encontro esse tipo de produto por aqui?

  • Thiago Colletes

    Jomar,

    Os pod’s E.S.E. produzem um café de qualidade? Digo isso porque ainda não comprei um bom moedor, e o café perde bastante em qualidade se for preparado muito tempo depois da moagem, né?

    Um abraço,

    Thiago

  • jadir

    ola eu tenho uma cafeteira expresso da philips, mas tenho tido problemas na hora de fazer o cafe nao sei o que passa, tem ver que o cafe sai preto e forte impossivel de beber, quando nao intope a saida da agua o que posso fazer para que isso nao aconteca

  • izabel

    oi, tb estou com dificuldade para fazer o café na
    expresso premium mondial, qual o melhor café e tb o leite não vaporiza.
    abraços e obrigada.

  • Mariane

    Olá, gostaria de saber como faço uim creme no vaporizador … Mas um creme q fique consistente. Comprei a máquina a poucos dias. Obrigada !!!

  • http://www.conhecaopantanal.com.br Edelson

    Olá pessoal.

    Descobri algo hoje que pode ser útil para várias pessoas…
    Já vi aqui mesmo no blog muitos reclamando que a cafeteira solta mais café em um dos bicos do porta-filtro.
    A minha Saeco Via Venetto também fazia isso de vez em quando, e eu achava que era bico entupido, ou algo parecido.
    Hoje descobri que é simplesmete questão de nivelação.
    Se o local onde a cafeteira se encontra estiver desnivelado, o café tende a sair mais no bico que estiver mais baixo, ou seja, onde o líquido está mais concentrado dentro do porta-filtro.
    Nivelei bem o local, e não tive mais esse problema, o café sai igualmente nos dois lados.
    Abraços!

  • Patricia Pinheiro

    Boa tarde…preciso de ajuda..comprei uma cafeteira doméstica espresso Modial premium e não estou conseguindo vaporizar o leite….ele espuma rápido demais e não forma o creme…já tentei de várias maneiras, com pouco ou mais leite e ele não vaporiza….será que a máquina só espuma o leite…por favor me mande notícias pois estou decepcionada…esperava fazer um capuccino

  • Reginaldo Schiavini

    Olá Jomar, tenho lido seus artigos e achei muito interessante. Gosto de um bom café expresso e sempre fui relutante em comprar uma máquina para ter em casa devido ao fato de eu tomar pouco café. Entretanto achei irresistível esta maquina da ELECTROLUX, trata-se da Cafeteira expresso Chef Crema com 15 BAR. Você recomenda? como não tenho moinho iria comprar o cafe ja moido para usar nela.
    fico no aguardo, obrigado
    Reginaldo

  • doralice

    Gostaria de saber sua opinião a respeito da cafeteira eSpresso Britânia, que utiliza café moído, é o moódo comum? Preciso de ajuda para decidir comprar ou não. Por favor, aguardo resposta.

  • Pedro Maia Soares

    Comprei uma De Longhi EC200 e não estou conseguindo fazer um espresso decente. O problema é da máquina ou sou eu que estou comentendo algum erro?

  • Ricardo Cardoso

    Boa tarde Jomar, primeiramente é de grande valia suas dicas, eu tenho uma duvida que talvez vc possa me ajudar, comprei um moedor de café manual da marca ALPHA, é todo em ferro fundido, esse tipo de material com o uso continuo pode ser prejudicial a saude, ou não tem nada a ver, eu uso somente para mim. O que vc acha??
    abraços

  • Valder

    Jomar;
    comprei o moedor da Ariete e minhas primeiras consideraçoes sobre o mesmo poderiam ser melhores desde que ele tivesse uma graduaçao para moer mais fino;abraços e feliz ano novo pra vc e seus familiares

  • Osman Eneas da Silva

    Olá, Jomar.
    Tenho a mesma curiosidade do cidadão acima.
    Qual máquina comprar.

  • http://conexao-rio.blogspot.com Róberlin Carvalho

    Olá Jomar/Jackson,
    Estou pensando em comprar uma máquina de espresso (doméstica), no entanto estou encontrando muita dificuldade em escolher qual a melhor opção.
    Já li suas duas postagens sobre como escolhê-la, no entanto ainda continuo com grande dúvida.
    Abaixo listei algumas cafeteiras; Qual dessas (e em que ordem de preferência) você me aconselha comprar?
    -Cafeteira Expresso Chef Crema – Electrolux;
    -Cafeteira Expressione Cube Plus, Expresso E Capuccino;
    -Dolce Gusto Nestlé;
    -Cafeteira Espresso/Capuccino OEMP50 – Oster;
    -Cafeteira Expresso e Capuccino EC200 – De Longhi
    -Cafeteira Expresso EXP315 – Cadence
    -Cafeteira Expresso Premium – MONDIAL

    No mais, gostaria de lhes parabenizar pelo site. Nós, leitores, agradecemos as dicas.
    Abraço

  • Leitor

    Caro Jomar, notei que seu artigo não faz menção à qualidade da água na preparação do café.

    Água com cloro é péssima no preparo do café. Sem falar na presença de outros íons metálicos e sais. Daí a necessidade de um bom filtro para água.

    Gostaria que você discutisse o tema, já que esse detalhe não está incluído nos seus “quatro M”.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Caro “Leitor”, é óbvio que a água é importante, porém essa é a parte mais fácil de resolver. Use água tratada e filtrada em carvão ativado. Melhor que qualquer água mineral.

  • Valder

    obrigado pela atençao Jomar ;fiz o pedido de um moedor Ariete e depois de usa-lo darei minhas consideraçoes tb….abraços e parabens pelo site

  • valder goncalves

    Olá mestre Jomar ;
    vc sabe me informar se com o moedor Ariete da pra se obter um cafe moido satisfatorio para uma maquina expresso Gaggia evolution ?

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Valder, nunca usei o moedor da Ariete. Um amigo comprou esse equipamento e diz obter resultados satisfatórios com uma Saeco. É melhor ter um moedor básico do que não ter nada.

  • Vera

    Prezado Jomar;
    qual o ponto de torra de café arábica preferido no Brasil?
    Breve estaremos disponibilizando arábica de primeira linha torrado no mercado de BH.

    Grata

  • Elison

    Caro Jomar parabens pelo excelente serviço prestado.
    Como neofito no manuseio de maquina de café espresso, tentei encontrar boas maquinas e bons café aqui em Fortaleza mas não encontrei o que desejava uma rancilio Silvia e um moedor rancilio, acabei comprando uma ariete roma de luxe com moedor integrado que pela faixa de preço ate tira um espresso bom quando a moagem e feita fina e o pó bem compactado. No entanto fica quase impossivel fazer um capuccino: Tiro o espresso e quando vou vaporisar o leite é um demora acima de 5 minutos para que a caldeira sua a temperatura e mesmo assim não consigo um bom creme. EXISTE ALGUMA FORMA DE ENCREMENTAR A ARIETE? POSSO TROCAR O PORTA FILTRO? POSSO TROCAR AQUELE BICO HORRIVEL, DE PLASTICO DA SAIDA DO VAPOR?

  • Rogério

    Olá Jomar, ouvi uns comentários que maquinas de espresso compradas nos EUA ou Canadá não funcionariam aqui, é verdade? Estou pensando em comprar uma Talea Giro com milk island,o que vc acha?

  • Thiago

    Olá pessoal,
    Muito interessante a discussão aqui!
    Estamos em um escritório pequeno e gostaríamos de comprar uma máquina automática para fazer expresso, mas que permita regular a intensidade (fraco ou forte). Depois de muita pesquisa, encontramos o melhor custo benefício neste modelo: Máquina de Café Espresso Automática ESAM 2600 – De Longhi.

    O objetivo do uso é servir clientes, por isso a máquina precisa também ser bonita.

    Alguém possui essa máquina e pode nos passar alguma informação se é realmente boa?

    Obrigado!
    Abs
    Thiago

  • israel

    Gostaria de saber a respeito da qualidade “máquina de café expresso PHILCO PHC 19 Inox”.

  • Eugenio

    Sim, parou de esquentar totalmente mesmo, mas enfim resolvido, enviei um e-mail para a empresa que comprei e responderam:
    Open the top and press the red reset button on the FRONT of the boiler.
    BOILERS BURNED OUT DUE TO THIS IS CONSIDERED ABUSE and will NOT be warranteed.

    Deu um estalo quando apertei o botão como se tivesse destravado e liberado algo, enfim, voltou tudo ao normal, o PID mostrando a temperatura e logo subindo a 96°C.

    Bom, agora de volta tentando acertar os 4M’s.

    Abraço e obrigado por tudo.

  • Eugenio

    Olá Jomar, putz, no segundo dia de uso da nova Rancilio Silvia com PID, esqueci o botão de vapor ligado com a torneira fechada, ficou assim por +- uma hora, agora a agua não esquenta, a alguma coisa que eu mesmo possa fazer para resolver, algum circuito que possa ter travado que tem que destravar… óhh dia! o difícil que esta máquina veio com esse PID e comprei nos EUA, e ainda não sei quem dá manutenção… alguma dica?

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Não esquenta nada? Talvez tenha queimado a resistência, mas é estranho, afinal as máquinas são equipadas com termostatos para controlar a temperatura, impedindo que esquentem demais. Também pode ser alguma falha nos termostatos ou no controle de temperatura. Seja como for, não recomendo que você tente resolver sozinho. Tente procurar por uma assistência técnica, caso não encontre, posso tentar resolver para você.

  • Rita de Cássia Siqueira

    Parabéns pelo site.
    Será que vc poderia me ajudar?
    Vamos lá, estou com uma cafeteira espresso italiana da da Black and Decker que ganhei sem o manual e não estou conseguindo usar.Tenho tentando na net conseguir algum manual e não tenho obtido sucesso. Ela esquenta, mas a água não passa pelo, digamos, coador. Tenho que apertar a tecla onde aparece uma xícara e um pires, não é? Pode ser que alguma mangueira esteja desconectada?
    as pontas da duas mangueiras devem estar dentro da água? Estou completamente perdida e doida para tomar um espresso. Agradeço pelas orientações que porventura vc possa me passar, ou indicações de sites onde possa conseguir manual que explique claramente o que devo fazer.
    Super obrigada
    Rita siqueira

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Rita, é muito fácil preparar a sua máquina para fazer os primeiros cafés. Siga os passos:

      1. Coloque água no reservatório;

      2. Ligue a máquina;

      3. Abra a torneira do vaporizador para a bomba encher a caldeira;

      4. Aguarde alguns minutos para a máquina atingir uma boa temperatura operacional (+- 10 minutos);

      5. Retire o portafiltro e aperte o botão para extração do café. Deixe escorrer a água por uns 10 segundos. Esse procedimento é chamado de “flush”;

      6. Encha o portafiltro com café apropriado;

      7. Insira novamente na máquina;

      8. Posicione as xícaras previamente aquecidas e aperte o botão para extrair o café;

      9. Leia atentamente o post abaixo para melhor o seu café:

      http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/maquinas-de-cafe-espresso-20-dicas/

  • Leandro

    Jomar
    Vou tirar apenas 2 cafes por dia o que devo comprar uma semi automatica
    da marca gaggia ou uma super automatica da marca saeco odea

  • Marcio

    Desculpe, são as marcas que você classifica como intermediárias:

    Saeco, Gaggia, La Pavoni, Solis, Francis Francis!, Ascaso e Jura Capresso

    Temos aqui (ctba) alguma loja especializada?
    Difícil de achar!
    Abraço

  • Marcio

    Prezado Jomar,

    Parabéns pelo site!
    Você teria um local para indicar (mesmo que por e-mail), onde eu conseguiria encontrar essas marcas aqui em curitiba? ou internet (no brasil)?

    Muito grato

  • Pedro Henrique

    Jomar,

    Teria como você avaliar uma maquina de café expresso a Roma Deluxe Espressione.

    Não acho nenhuma avaliação dela mas aparentemente é uma maquina interessante.

    Obrigado

  • silvane

    posso usar esses po de cafe comum que a gente usa em casa numa cafeteira espresso?

  • ROSI

    infelizmente também adquiri a cafeteira c/moedor Fun kitchen, e o café também sai morno.

    • http://www.qvinho.com.br Jackson

      Rosi, Junior e Eliane, infelizmente a Fun Kitchen é uma máquina básica, com muitas limitações. O primeiro erro é achar que ao comprar uma máquina dessas você irá extrair um espresso digno de cafeterias. Isso não irá acontecer! Pela quantidade de peças de plástico e pouco metal, muito provavelmente ela nunca alcançará uma boa eficiência térmica.

      De todo modo veja no comentário abaixo algumas dicas que podem ajudar a tirar um espresso mais quente:

      http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/maquina-de-cafe-espresso-casa-escritorio/comment-page-2/#comment-3229

  • Jane

    Adquiri recentemente a maquina de cafe espresso Ariete Cafe Roma deLuxe: para uso residencial, já vem com moedor e ela se aproxima mais da profissional. Dó ficou a desejar o tamanho da bandeja porque a agua que cai acaba avançando o compartimento.

  • Junior

    Também gostaria de informações sobre a cafeteira Expresso 15BAR c/ Moedor Fun Kitchen. Notei que algumas pessoas estão reclamando da temperatura do café.

  • CARLOS OLIVEIRA

    Olá Jomar… Me diga se devo comprar a Cafeteira Chef Crema Expresso Electrolux – CREMA …encontrei com um bom preço, porem estou cheio de duvidas se devo ou não comprar….esta cafeteira.
    Grato…..

    • Mariana

      olá Carlos, também tenho interesse em cmprar uma cafeteira electrolux, mas sou bem leiga no assunto, você comprou?
      Qual o melhor café para utilizar nela?
      E quanto aquela da Arno, que usa pastlhas?
      Vocês acham interessante?

  • ester

    olá Jomar!! Estou a tempo interessada em uma máquina de café expresso, gostaria da sua avaliação/parecer sobre: “Cafeteira expresso 15 bar c/ moedor Fun kitchen” e também se me indicaria uma outra marca similar. Grata!!

  • Maria Augusta

    Tenho uma pequena e bem antiga máquina de café expresso em casa: marca Atria Italy, modelo Baby Express. Ela funciona perfeitamente há mais de 15 anos, pórém, o anel de borracha vedador se partiu, e não encontro outro na medida exata, para comprar, em lugar nenhum do Rio de Janeiro. Achei um com 1 ou 2 milímetros de diferença. Tentei adaptar, cortar um pouco para diminuir seu diâmetro, mas não deu certo. Você tem como me ajudar?
    Obrigada.

  • Ricardo

    Olá Jomar, comprei uma Delonghi EC 200. O que vc. acha desta máquina, como tirar um expresso bom ? Pois estou com dificuldade em saber a quantidade de pó usada em cada um dos dois medidores, quanto d água devo deixar passar e quanto deve ser pressionado o café no calcador.

  • Rosana

    Olá tenho uma cafeteira expresso em casa, dessas simples, na semana passada minha secretaria sem querer jogou o coador de metal no lixo, vc poderia me informar onde poderia comprar outro? Nossa adoro esse tipo de café e é a única coisa que tomo pela manhã… fiquei meia perdida sem o meu cafezinho. a minha cafeteira é modelo Fun Kitchen, obrigada. e espero contar com sua informação.
    Atenciosamente

    Rosana

    • Eliane

      Oi Rosana, recentemente comprei uma cafeteira Fun Kitchen, mas não consigo extrair um café quente….talvez eu esteja fazendo alguma coisa errado.
      Mas não estou satisfeita com o produto.
      Ou a água não sai ou sai fria demais.Poderia me ajudar?
      Obrigado

  • Geraldo

    Caro Jomar, à algum tempo estou ” namorando ” uma maquina de café espresso, a que estou mais inclinado à comprar é a “Cafeteira Espresso Roma Deluxe – Ariete”, que está em torno de R$ 1600, mas encontrei em promoção por R$ 1200. Diz no site estas especificações:
    ” Desempenho Profissional aliado a uma máquina de café expresso com refinado design. Moedor profissional inteiramente incorporado, termômetro para verificar a temperatura da caldeira. . Sistema Maxi-Cappuccino, para obter cremosos cappuccinos ou água fervente p/ chás. . Possibilidade de utilizar café em grãos ou moído; . Potência: 1.150 watts; . Capacidade reservatório água: 1,5 L; . Capacidade do moedor de café: 230 gr. . Voltagem: 110V; . Cor: Prata” Mas não sei oque voce acha, não diz nada sobre o tipo de bomba, nem sobre caldeira. Oque voce me diz, vale a pena? é uma boa opção?

  • Fernanda

    A respeito da cremeira da Bialetti, pode comprá-la sem medo. Tenho uma e crama bem o leite.
    Pode usar leite frio ou quente.

    Espero ter ajudado!

  • Paulo

    Tenho uma Lucy,

    Uma excelente maquina, meio grandinha mas fica uma beleza num bar em casa. Tive uma Crema da Eletrolux que dançou uma semana antes de completar 1 ano, foi consertada e presta um serviço bom para quem está começando. A Lucy é uma grande máquina e ao contrario do que se diz por aí não é uma Silvia + Rocky custa bem mais caro que o conjunto separado. Ela tem controle de nível e descalcificador que não existe na Silvia e a teperatura dela é muito mais estável. Sobre o produto de limpeza ele está disponível para venda na coffemix (no Rio). Para produzir um creme de leite a melhor solução é usar o batedor da Bialetti, funciona bem e “vaporiza” o leite até gelado para usar em drinks, se usar o da máquina vc precisa esfriar a maquina para tirar o cafe´, isso porque a vaporização se dá à 110 graus enquanto o café sai à 90 graus.
    Espero ter ajudado.

  • Leonardo

    Caro Jomar,

    A pergunta pode parecer tola, mas…como faço para saber a diferença entre um portafiltro pressurizado e um comercial? Possuo uma máquina Chef Crema Expresso da Electrolux e não sei se o portafiltro dela é de um tipo ou de outro. A segunda pergunta é: se o portafiltro for do tipo pressurizado, o café também deverá ser comprimido?

  • Carlos Brites

    Boas para todos sou representante da Rancilio em Portugal trabalho com máquinas de café rancilio á 30 anos e podem encontrar a máquina Silvia Rancilio ai no Brasil pois a Rancilio tem penso que 4 agentes ai no vosso pais para saber mais sobre os agentes podem contactar a rancilio directamente atraves de http://www.rancilio.it Boas compras e adorei o forum.
    Carlos Brites

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Caro Paulo, li o seu artigo, porém não concordo com os argumentos. Acho fora de contexto a xenofobia lusa com relação a certos termos. Prefiro grafar “espresso” com S pois é um “jeito italiano” de fazer café. Escrevo como se escreve em italiano, além de fazer justiça a etimologia original do latim. Não uso em itálico pois não considero um estrangeirismo, afinal é um termo muito específico, referente a um processo tecnológico. Você escreve mouse ou internet em itálico? Ah sim! Talvez essas palavras já existam em dicionários, enquanto “espresso” continua obscurecida pela presença de um X. Isso não importa, a língua é viva e infelizmente os dicionários não conseguem acompanhá-la.

  • Elaine Christine Fonseca

    Jomar, agradeço a resposta e vou vericar as Rancilios Silva, achei nos EUA um equipamento que froth o leite, pelos comentários acho que resolverá meu problema, depois te conto.
    Comprei o Café Braúna (café com C maiúsculo) que vc comentou em uma matéria, o Café é excelente e o atendimento melhor ainda, faremos até uma visita a eles agora em abril na época da florada. Continuem comentando sobre café experimentado, sugestões etc… O Blog é ótimo, estou indicando para amigos que tb curtem Café.
    Até breve….

  • marcelo

    No Comércio brasileiro encontrei duas cafeteiras espresso BRITANIA, uma no valor de R$200 e outra (15BAR) por $300. Quem conhece esses modelos?

  • Alessandra Mota

    Li o tópico a respeito da máquina da Rancílio e achei no Brasil quem revende essa máquina; chama-se coffee mix, ela é do Rio de Janeiro. A última vez que pedi um orçamento, me cobraram pelo modelo silvia (sem moinho) R$ 2.500,00. Quem tiver interesse na máquina não se esqueça de perguntar sobre a assistência técnica em São Paulo.
    Espero ter ajudado.

  • http://coffee-shop.blogs.sapo.pt Paulo Rodrigues

    Boa tarde, saudações de Portugal.

    Caro Jomar, muito obrigado por nos presentear com artigos sempre interessantes e , acima de tudo, úteis para quem como eu adora tudo aquilo que diz respeito a café.
    No entanto, não posso deixar de fazer um pequeno reparo: em português escreve-se “expresso” e não “espresso”. apesar da etimologia da palavra remontar à “pressão” que é utilizada para produzir o café, o que acontece é que na nossa língua oficial a palavra “expresso” existe e refere-se a esta bebida em particular. Desta forma, uma vez que é uma palavra pertencente ao nosso vocabulário, não poderemos “fugir” a ela. Tentei esclarecer o máximo possível sobre este assunto no meu blog. http://coffee-shop.blogs.sapo.pt
    Coloquei lá um post relativo a este assunto. Espero que ajude.

    Melhores cumprimentos.
    Paulo Rodrigues

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Cristiane: Tente qualquer assistência técnica para máquinas de espresso.

    Edson: Desconheço os componentes químicos usados nos produtos para descalcificação.

    Elaine: Nunca usei a cremeira da Bialetti e não conheço a Cremi D’Mail. Se o objetivo for espumar o leite com consistência e rapidez, então vocês terão que trocar de máquina. Recomendo uma com caldeira grande, como a Rancilio Silvia ou a Francis Francis X1. Saeco, Gaggia ou La Pavoni podem satisfazer, mas não desempenham tão bem como a Silvia.

  • Elaine Christine Fonseca

    Olá Jomar, Antes tivesse te conhecido antes de comprar minha cafeteira. A que compramos depois de muita análise á a Espressione Cube Plus. Não que não seja ótima, pois o café sai conforme se deseja, com a espuma cor de amendoa e se fixa nas bordas da xícara, como deve ser e além de tudo meu marido se tornou um expert em tirar café, comprimindo da forma correta. O problema que temos é com relação a escremar o leite. O equipamento que acompanha a Espressione não consegue fazê-lo e não sei o que poderia comprar para resolver o problema. Vi na net uma Bialetti própria para escremar leite, não sei se funciona, vc conheçe??? Pode dizer algo a respeito e vi uma em um site de Portugal chamada Cremi D’Mail, vc conhece??? Poderia me dizer o que fazer e ajudar???? Eu e meu marido adoramos tomar às vezes um café cortado. Aguardo sua opinião sobre o assunto. Grata,
    Elaine

  • Edson

    Do que é feita a pastilha de descalcificação? Pode ser improvisada?

  • christiane

    Comprei num free shop uma cafeteira kenwood modelo OWCM 662 e só consegui passar o primeiro café depois nada de café! A chapa não esquenta não sei o que fazer procurei saber sobre assistência técnica no Brasil, mas só encontro para aparelhos de som dessa marca o que faço agora? Alguém pode me dar uma orientação moro em Santa Maria Rio Grande do Sul .

  • christiane

    Comprei num free shop uma cafeteira kenwood modelo OWCM 662 e só consegui passar o primeiro café depois nada de café! A chapa não esquenta não sei o que fazer procurei saber sobre assistência técnica no Brasil, mas só encontro para aparelhos de som dessa marca o que faço agora? Alguém pode me dar uma orientação moro em Santa Maria Rio Grande do Sul .

  • http://www.cafeiguacu.com.br Arivaldo

    Olá. Gostaria de tirar uma dúvida:
    Comprei uma máquina de espresso doméstica Fun Kitchen, e até consegui um resultado satisfatório, pois estou usando um café muito bom, 100% arábica e com uma torra apropriada para espresso. E mesmo estou moendo, e busco o ponto exato para uma boa extração. O problema é que esta bendita máquina perde a temperatura da água a todo instante, e no meio do preparo você tem que interromper, aguardar a resistência aquecer novamente para então prosseguir.
    Você usuários de máquinas mais sofisticadas sabem me dizer se isso é comum acontecer ?

    Obrigado.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Murilo, parece que a sua máquina precisa de uma limpeza. Procure por uma assistência técnica ou compre um produto para descalcificar.

  • Pingback: Máquina de café espresso: Aprenda a escolher uma para sua casa ou escritório

  • Murilo

    O link da minha máquina é esse:
    http://www1.kenwoodworld.com/ee/product_detail.php?cat=187&id=105
    Muito obrigado.

  • Murilo

    Ah, esqueci que alem do barulho, a máquina está lenta pra extrair o café e ainda saem somente com gotas, não é um fio contínuo como era há 8 meses quando comprei a máquina. Além do vaporizador que está falhando pra sair água fervida, começa forte e rapidamente perde a força e para de sair a água.
    Obrigado.

    • Douglas

      Olá Murilo

      Também comprei uma Kenwood na Itália e depois de um ano de uso o café também sai apenas um fiozinho. Você conseguiu resolver seu problema que parece ser muito similar ao da minha máquina? Agradeço muito se puder ajudar.
      Obrigado

  • Murilo

    Tenho uma maquina da Kenwood que comprei no freeshop e infelizmente não há nenhuma assistência técnica no país. Ela comecou a fazer barulho, tenho a impressão que é tem algum problema pra puxar a água, ja fiz tudo que que diz o manual para a sua limpeza, menos a descalcificação. Alguem sabe onde posso encontrar esse produto em São Paulo ou Porto Alegre? Outra coisa, qual é a granulação correta para uma máquina de espresso? Maior ou menor?
    Obrigado

  • eliana

    Obrigada por me ajudar…digo por responder minha pergunta!!!ou melhor nao responder…me deixou muito triste…ignorou a minha pergunta…

  • ANDRE

    Jomar, tenho uma espressione cube plus que tira um cafe muito bom, encorpado e com um bom creme… mas queria uma opção mais pratica, pensei na nespresso mas o cuisto da cpsula é proibitivo, tenho a opção de comprar uma SAECO INCANTO usada de um amigo, preço ta bom, apenas R$ 1,3 mil, sera que nesse tipo demaquina a moagme, prensa automatica extrai um cafe cremoso?? valeu pelas dicas, abs ANDRE

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Lívia, compre a Nespresso caso deseje praticidade. A Espressione é uma semi-automática com portafiltro pressurizado, leia o post abaixo para sanar as suas dúvidas sobre esse tipo de máquina:

    http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/maquina-de-cafe-espresso-casa-escritorio/

  • Lívia

    Olá , Jomar !! Adorei poder conhecer as suas opiniões a respeito de café espresso . Estou pensando em comprar uma máquina para dar de presente , mas estou indecisa entre 3 modelos . Será que você poderia me ajudar ? Os modelos são : Espressione Complete Coffee (Espressione) , Espressione Cube Plus (Espressione ) e a Nespresso C100 .Todas estão na mesma faixa de preço (1000,00 ). Agradeço imensamente se puder me ajudar .
    Um abraço ,
    Lívia

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Fabiano, os grãos de café atingem o auge entre 7 e 15 dias após a torrefação. A oxidação dos óleos (responsáveis pelo aroma) é progressiva, sendo assim, depois desse período o grão começa lentamente a perder o encanto. Não conserve os grãos na geladeira, a umidade da condensação prejudica a qualidade do café. É possível comprar café fresco no site do Ateliê do Café:

    http://www.ateliedocafe.com.br/

    Quanto a moagem, recomendo que você faça alguns teste. Geralmente é mais para fina, mas deve ser regulada constantemente. Não tenha medo de testar o potencial da sua máquina.

  • Fabiano

    Olá Jomar. Finalmente comprei a minha máquina, a Odea Giro, que chega amanhã. Já comprei os grãos (Bourbon Amarelo, do sul de Minas), Mas tenho algumas dúvidas. Até quantos dias após a torrefação podemos chamá-la de recente? Você sugeriria uma moagem mais fina ou média para o seu primeiro uso? Realmente é necessário guardar os grãos na geladeira (como instruem na hora da compra)? Para a moagem, seria necessário deixar os grãos à temperatura ambiente por um certo tempo? Existem sites através dos quais eu poderia comprar grãos torrados? É que aqui em BH eu não os vi em muitas lojas…
    Obrigado.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Jorge, acredito que a Odea Giro seja uma boa máquina. Não tenho nenhuma restrição com relação as máquinas da Saeco.

  • Jorge

    Oi, Jomar. Optei por substituir a Delonghi pela Saeco Odea Giro. Ela está disponível na mesma loja por apenas 30 Euros a mais. Acho a Saeco uma marca mais confiável. Pela sua experiência, você teria alguma restrição com relação à Saeco?

  • Ismael

    Jomar, obrigado pela atenção.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Jorge, as máquinas da Delonghi são opções econômicas, não devem ser levadas muito a sério. Se você gostou compre, mas não espere uma performance “profissional”.

    Ismael, não conheço essa receita. Mocaccino é um cappuccino com um pouco de chocolate. Existem várias receitas, porém como sou um purista, prefiro a clássica: Faça um espresso normal, vaporize o leite como no cappuccino tradicional. Por fim salpique cacau fresco por cima.

  • Ismael

    Gostaria,se for possível, a receita do mokaccino da Nestlé. Sobre as dicas do café espresso foram ótimas.

  • Jorge Meriguette

    Oi, Jomar! Obrigado pela dica. Já encomendei as pastilhas de limpeza que você recomendou.

    Será que você poderia me dar outra ajuda? A máquina deste link
    http://www.pixmania.com/pt/pt/535876/art/delonghi/maquina-de-cafe-expresso.html?form=83#tech-specs
    é uma boa compra? Conheço alguns produtos Delonghi, mas não estas cafeteiras automáticas. Como está com um bom preço, pensei em comprar para minha irmã.

  • Serginho Dias

    Olá,Jomar, realmente o assunto Café ESPRESSO, é muito importante e legal, bom sou tecnico na área de maquinas,moedores,peças e maquinas de café espresso. Gostei muito do forum é muito interessante, foi inteligente e de boa intenção, parabens, e estou a disposição para quaisquer duvidas ou informações, no assunto.
    Trabalho aá 11anos no mercado envolvendo clientes,maquinas e café espresso, e cada dia mais fico ainda mais surpreso com noticias como esta, todo dia é um novo dia pra um bom café.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar
  • Jorge Meriguette

    Oi, Jomar.

    A máquina é uma Bosch modelo TCA5201. É a mesma deste link:

    http://www.pixmania.com/pt/pt/660965/art/bosch/maquina-de-cafe-expresso.html?form=26#tech-specs

    Ela possui um sistema de limpeza chamado “Calc’n Clean” que seria para facilitar este processo. Há uma fenda na parte superior da máquina onde deve ser introduzida a pastilha de limpeza. O que eu não sei é qual tipo de pastilha comprar. O manual também manda adicionar o produto para descalcificar no compartimento de água. Esta pastilha substituiria o produto para descalcificar? Você poderia indicar qual o produto (ou quais) eu devo comprar para esta manutenção?

    Desculpe tantas perguntas, mas realmente estou perdido…

    Obrigado.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Jorge, compre os produtos pela internet. Aqui você encontrará tudo, a loja é nos EUA, mas eles aceitam cartão internacional e despacham para qualquer lugar. A dica é não ultrapassar o valor de $50 (incluindo o transporte). Assim você receberá a sua encomenda em casa, com isenção de impostos e sem cair na Receita Federal.

  • Jorge Meriguette

    Oi, Jomar. Obrigado pelo esclarecimento. Eu imaginava que a água mineral não interferisse no sabor do café, ao contrário da água da “torneira”…

    Tenho uma Bosch que é super automática. Você teria alguma dica para utilizar no lugar da pastilha de limpeza e do agente de descalcificação? Não encontro estes produtos no Brasil e só terei como pedir para alguém trazer no final do próximo mês. O único produto para descalcificação que encontrei aqui foi para piscina.

    Agradeço qualquer dica.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Rogério, a Spidem é uma Saeco mais barata, na realidade uma marca com posicionamento de preço mais baixo que a Saeco. As máquinas super automáticas da Saeco são boas e confiáveis.

    Quanto a questão do tipo de máquina (manual, semi-automática e super automática), é como você disse, uma questão de preferência pessoal. Máquinas semi-automáticas não são melhores que super automáticas, mas sem dúvida são mais capazes e duráveis.

  • Rogério Carvalho

    Olá, estou me aventurando agora no ramo do café espresso no ambiente doméstico. Comprei, ante-ontem, uma máquina automática de fazer espresso da marca SPIDEM modelo Villa Prata (1.999,00 na Americanas.com.br). Não é uma máquina barata! Porém, tenho percebido aqui nos comentários do Jomar, uma preferência pelas máquinas de trato manual do abastecimento do pó de café, no filtro, ao invés das máquinas automáticas. Será que fiz mal negócio, uma vez que há máquinas de espresso até mais baratas que utilizam o preparo manual?

  • Jacque

    Jomar, quero uma boa máquina de café expresso doméstica para dar de presente, e se for boa gostaria também de adquirir uma.
    O que vc me diz da Charisma – da Saeco.
    Gostaria de saber se o seu guia sairá em breve.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Jorge, água mineral contem muito cálcio, substância que costuma se depositar nas máquinas. Existem produtos para efetuar a descalcificação, mesmo assim é preferível evitar a água mineral.

    Victor, acho que o guia será o meu próximo post.

  • Victor Hugo Klagsbrunn

    guia de compra para máquinas de café espresso domésticas, quando sai afinal?

  • Jorge Meriguette

    Olá. O Jomar informou que não se utiliza água mineral nas máquinas de espresso, mas sim água filtrada. Alguém poderia informar se água mineral pode danificar o equipamento? Obrigado.

  • Sibele

    Olá, queria saber onde compro uma boa máquina de café expresso para presentear meu irmao no seu casamento. Queria algo em torno de 400 reais, é possivel? andei verificando a ELECTROLUX CHEF CREMA, A EXPRESS CANDENCE E A ELISIR ARIETE. Alguem tem opiniõe sobre esta marca. Queria mesmo comprar a SAECO, mas não encontro por menos de 700 reais….ouuuuuuuu…me ajudem!
    abs
    sibele

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Olá Inalda, todas as máquinas domésticas italianas são vendidas na Europa com voltagem 220, a minha Saeco Via Venezia (comprei na Itália) é 220v. Nos EUA é tudo 110v, você só irá encontrar equipamentos profissionais com 220v. Aqui no Brasil não tenho certeza, mas recomendo que você entre em contato com o fabricante. Você pode comprar uma 110v e usar um transformador.

  • Inalda Carvalho

    Jomar infelizmente a Saeco é 110 e aqui na minha região a voltagem é 220…Vc sabe se existe ela com a voltagem 220?

  • MELGAÇO

    JOMAR!
    TENHO O PREVILÉGIO DE DEGUSTAR BONS GRÃOS DE CAFÉ 100% ARÁBICA E ATÉ PREMIADOS DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA.PORÉM ACHO QUE FIZ UM PÉSSIMO NEGÓCIO EM COMPRAR UMA CAFETEIRA COM MOEDOR DA MARCA FUN KITCHEN,POIS JÁ QUEBROU ALGUMA PALETA DO MOEDOR COM POUQUÍSSIMO TEMPO DE USO,DE MODO QUE O MESMO NÃO FUNCIONA MAIS.ALÉM DISSO,AS DUAS SAÍDAS PARA DUAS XÍCARAS NÃO FUNCIONAM NEM COM REZA BRAVA,SENDO QUE SAI MAIS CAFÉ DE UM LADO QUE OUTRO.
    VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS COM SUAS CRÍTICAS,ESPERO QUE FAÇA COMENTÁRIOS A RESPEITO DESTA MARCA E OS DEFEITOS CITADOS.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Inalda, pelo mesmo preço eu ficaria com a Saeco.

  • Inalda Carvalho

    Jomar a diferença entre uma e a outra em um determinada lojafica em torno de 200,00 reais , mas só nesta loja mesmo; pois nas outras lojas o preço da saeco via veneto é quase o mesmo da ariete … Oh dúvidae dinheiro pouco!!! rsrsrs

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    André, não conheço ninguém que venda a Ulka aqui no Brasil. Uma alternativa seria comprar no EUA pela Internet.

    Inalda, nunca usei a Ariete. Acredito que pelo mesmo preço seja possível comprar uma Saeco, uma marca com mais tradição. Recomendo que você compare os preços.

  • Inalda Carvalho

    Jomar vi em uma determinada loja a Ariete Elisir Expresso e sobre a mesma procurei informações que foram positivas …Porém gostaria especificamente da sua opinião, pois no momento não estou dispondo de grandes finanças para comprar oiutra que seja acima do valor desta… no entanto se esta n for boa para o uso doméstico; tb n compro esta.
    Obg antecipado!

  • Inalda Carvalho

    Provavelmente é uma semi-espresso ou uma simples cafeteira mais estilizada … pois é uma máquina fun kitchen e nunca me favoreceu um café dentro das condições especificadas por vc aqui no site e a outra suposição vem do meu próprio paladar!

  • André Aroeira

    Estou procurando essa bomba Ulka. Vc saberia um bom fornecedor com preço razoável? Abrçs.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Eu ficaria com a Francis Francis X3. Tenho um amigo que usa uma X5 e vive muito feliz com ela. A Gaggia Baby é mais simples, usa menos metal e mais plástico. Para ser sincero, não gosto muito das máquinas da Gaggia. Não consigo entender porque eles empregam caldeiras de alumínio, ao invés das tradicionais de latão ou aço inox. Mesmo assim, a Baby pode produzir boas doses de espresso. Quanto a Rancilio Silvia, é uma excelente máquina, mas não é superior as outras. Os aficionados adoram a Silvia devido ao seu “look and feel” semelhante as máquinas comerciais. Seu portafiltro é um bom exemplo, idêntico aos modelos profissionais da Rancilio; além da válvula solenóide, dispositivo que permite aliviar rapidamente a pressão do portafiltro após a extração do espresso.

  • Alfio

    Também estou à procura de uma boa cafeteira espresso. No site do Coffe Geek, encontrei avaliações profissionais das cafeteiras espresso à venda nos EUA. A Rancilio Silvio é o padrão ouro para eles, mas não está à venda no Brasil. Dos modelos encontrados aqui, o Francis Francis x3 me pareceu ser a melhor opção de compra. Talvez o Gaggia Baby.

    http://coffeegeek.com/proreviews/detailed/francisfrancisx3
    http://www.slate.com/id/2110848/

    Alguma sugestão? :/

  • http://deleted Juarez

    Comprei uma máquina de espresso, modelo Cube Plus da Espressione. A máquina tira um bom café que não fica nada a desejar ao que tomamos em muitas cafeterias. O que pega é que no uso de sachês o café não fica bom, ficando fraco, mesmo saindo “curto”. Já com pó é outra coisa, fica bem melhor, o detalhe é que assim terei de comprar um moedor já que não se encontra em minha região o café moído, só em grãos. Mas moedor tb não é fácil encontrar, geralmente só se encontra modelos profissionais para uso em larga escala ou muito domésticos sem uma boa regulagem para a granulação para se tirar espresso. No site da CafeFacil.com, tem um modelo da marca DeLonghi que mói na granulação correta, estou pensando em adquiri-lo. No site do Submarino tem um interessante da marca Ariete, pena que está em falta a alguns dias.

    Jomar, vc consegue cremar bem o leite para se fazer cappuccino? Como vc vaporiza?

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Inalda, só por curiosidade, por que você acha que a pressão da sua máquina não é ideal? Qual é a máquina? Assim fica mais fácil ajudar. Abraço!

  • Inalda

    Jomar vc já consultou as marcas de máquinas de café espresso?
    Estou em dúvida para comprar a minha, já tenho uma mas a pressão dela n é a ideal… Antecipadamente grata.

  • Juarez

    Estou decidindo entre a compra de uma máquina de espresso da SAECO modelo Vienna que é totalmente automática ou uma outra que seria digamos “convencional” da marca ESPRESSIONE mod. Roma Deluxe com moinho integrado. Estou decidindo qual das duas já que creio que a automática da SAECO que custa mais cara, não será melhor do que esta da Espressione mais barata e com visual muito legal, em estilo retrô.
    Mas não tenho ainda informações suficientes a respeito das duas, como por exemplo se a automática da SAECO extrai os cafezinhos mais rápido do que manual da ESPRESSIONE, ou se por ser digamos num processo mais artesanal, a mod. DeLuxe teria melhor sabor nos cafés extraídos.
    Outro ponto é que pretendo usar uma destas duas marcas de modo comercial por um tempinho, até adquirir uma profissional. Será que estas maquinas domesticas aguentam um uso assim? Não seria muito intenso já que o negócio abrange outras coisas.

    Se vc Jomar e outras pessoas poderem me responder(aqui ou no meu e-mail), ficarei profundamente agradecido.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Inalda, acredito que publicarei início de Junho.

  • Inalda

    QUANDO VCS IRÃO COLOCAR AS MELHORES AQUISIÇÕES DE MÁQUINAS DE ESPRESSO? RSRSRS ESTOU MUIIITOOOOOO ANSIOSA…

  • Inalda

    Adorei todas as explicações a respeito do café espresso e as dicas pra se obter um bom café em nossa casa…Estou ansiosa pelo o guia de compras das máquinas.Obg!

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Não fique assustado Frederico, não é nada muito complicado “manter azeitada” uma máquina de espresso. Bastam 2 cuidados básicos: Usar um produto para limpeza a cada 6 meses (como o Urnex, leia o comentário anterior) e limpar manualmente a tela “chuveirinho” por onde sai a água. As duas operações são relativamente simples e garantem o bom funcionamento da máquina. Além disso, com o passar dos anos (4-5 anos), a borracha de guarnição do grupo fica “cansada”, tendo que ser substituída. Essa operação também pode ser feita em casa, mas você terá que desmontar a máquina.

    A Rancilio Silvia é uma excelente máquina, pode ser comprada no EUA por $500. Como tudo no Brasil custa pelo menos o dobro, R$1.200 é um preço razoável. Desconheço quem venda esse equipamento aqui no Brasil.

    Já comecei a escrever o Guia de Compra, o problema é recomendar onde adquirir os equipamentos, espero não frustrar as expectativas.

    Para quem gosta de café, ter uma máquina de espresso é um enorme prazer. Vale a pena investir, são equipamentos duráveis e confiáveis. Não esqueça do moinho, pois ele é fundamental para produzir um bom espresso.

    Boa sorte!

  • Frederico

    Prezado Jomar,

    Muito obrigado pelas dicas claras e sem pegadinhas e, o mais importante, preocupando-se em prevenir-nos das desumanas armadilhas dos marketeiros !!! Estou ansioso para ver as dicas do guia de compras da máquina de espresso. Andei procurando na internet informações sobre a Rancilio Silvia e quase não há nada !! Que lástima. Só consegui ver alguns preços (um tanto variados) desta marca. Varia de 1200 a 1600 reais. É isso memso? Aqui no Brasil onde podemos comprar esta máquina? Sua manutenção é fácil? Limpeza do interior (o que me desanimou bastante ao ler a matéria), peças desgastadas, regulagem, etc. É realmente vantajoso adquirir estas máquinas com tantas exigências de manutenção? No final, não sairão muito caras? Mais do que esperávamos??
    Por favor, ajude-nos com o guia.
    Muitíssimo obrigado!
    Frederico

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Sim Gilberto, existe um produto químico que faz isso sem maiores problemas. É um pouco difícil de obter aqui no Brasil, parece que as empresas que prestam assistência técnica não fazem muita questão de vender. Caso você não consiga por aqui, compre da Espresso Parts:

    http://www.espressoparts.com/product/URNX08/Urnex_Dezcal_Activated_Scale_Remover__4Pack.html

    Uso o Urnex 2 vezes por ano em minhas máquinas. Não existe necessidade de usar mais vezes, pelo menos com a água aqui de Curitiba.

  • Gilberto Viana

    Ola, gostaria que alguem informasse como retirar a calcificação que fica encrustada no interior da caldeira, existe algum produto quimico?

    Aguardando resposta.

    Sds
    Gilberto

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    É só ficar ligado no QVinho. Ainda falaremos muito sobre cafés especiais e máquinas de espresso.

  • Cafezista

    “Publicarei, em breve, um guia de compra para máquinas de café espresso domésticas, onde irei explicar em detalhes como escolher e comprar uma, sem cair em armadilhas.”

    ISTO ME INTERESSA!

  • Pingback: Elektra. Café espresso feito com arte | QVinho - Blog de vinhos, gastronomia e espresso

  • Ticiana Campos

    Essa tendência de fazer em casa o seu espresso tá crescendo mesmo! Tenho alguns parentes na Itália e lá bem comum as famílias terem sua máquinas de espresso. Quem sabe aqui com uma oferta maior de produtos e barateamento nos preços não “popularize” um pouco esses equipamentos.

  • Cassio Taniguchi

    Tenho uma Francis X5 comprada da Illy e tudo é muito simples. Tiro cafés desde o meu primeiro mandato com ela sem dificuldade.

    http://www.illyusa.com/AB1666000/webpage.cfm?WebPage_ID=82

  • Nicole

    Se o meu namorado demora muito para fazer o espresso e começa só a falar em pressão e temperatura já começo a pensar na velho coador de pano. Eu quero é o café e a conversa que vem depois….

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Tenho há 5 anos uma Saeco Via Venezia que operou ininterruptamente por todo esse período, tirando 6 espressi diariamente. Desmontei essa máquina recentemente, abrindo a sua caldeira para averiguar a situação e efetuar limpeza. Confesso que fiquei surpreso ao verificar que estava tudo limpo, sem calcificação ou incrustações. Como a caldeira estava em perfeito estado, nem desmontei a bomba, mas poderia ter feito. Durante todo esse tempo, utilizei descalcificante apenas 3 vezes, porém sempre limpei com frequência a tela “chuveirinho”, além de empregar apenas água filtrada da torneira (água mineral não pode ser usada). O fato é que essa máquina funciona hoje tão bem quanto nova, até melhor, já que fiz algumas modificações (portafiltro). Máquinas semi-automáticas não possuem muita coisa para desregular (é só uma bomba e uma caldeira com resistência e termostatos), basta cuidar da água e da limpeza da tela e portafiltro. Como aqui no Brasil a água encanada não costuma ter muito cálcio, basta descalcificar uma vez por ano. O produto pode ser comprado pela internet em lojas nos EUA.

  • http://www.espressa-mente.blogspot.com espressa-mente!

    Vejamos…as maquinas ditas caseiras ou como queiram “home” pertencem a uma classe de maquinas de espresso super, hiper automaticas. São maquinas onde o usuário não tem como controlar a pressão/BAR de extração.
    São maquinas que num primeiro momento são perfeitas, encontram-se reguladas. Entretanto, com o tempo e a forma de uso, necessitam de um cuidado especial. O principal é quanto à formação de cálcio dentro da caldeira. Isso requer uma limpeza efetuada infelizmente somente nas autorizadas. A solução simples, seria junto com a maquina viessem pastilhas (são bem baratas!!) e instruções dentro dos manuais para este limpeza que se não feita confere a água uma cor turva, que altera e muito o sabor do café. Outro fator causado pelo tempo e forma de uso, é que estas maquinas, desregulam. Digo isso com conhecimento de causa pois tenho 2 maquinas destas em casa. Uma Illy so de sache e uma ariete sache e pó.

  • Andressa

    Não é por nada, mas antes de comprar uma máquina de R$ 2 mil, R$ 3,5 mil ou até mais, o consumidor deveria ter muita informação, caso contrário pode fazer um péssimo negócio. Como jornalista acredito que o papel dessas matérias seria esclarecer o consumidor com prós e contras e deixar o comercial para a publicidade. Não vejo qualquer fundo de jornalismo nesses artigos. É puro marketing! E o negócio do marketing é vender.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    É isso aí! Em breve darei dicas preciosas para quem pretende comprar uma máquina de espresso. Nada dessas besteiras de pressão, regulagem de cremosidade, bluetooth para armazenar preferências e asneiras semelhantes. Você deve ter percebido, pelas fotos desse artigo, que não gostamos de “caixa preta”.

    • walquiria

      Jomar esta semana adquiri a cafeteira expresso chef crema da eletrolux para presentear meu esposo no dia dos pais, porém nunca fiz um café expresso. Você conhece esta marca de cafetira? O que tem a me dizer da minha aquisiçâo, e ainda, qual o pó de café que você indica para usar.
      Agradeço as informações.
      Wal.

  • Kayser Soze

    Beber café é um prazer e não pode se tornar uma ciência. Especialmente para o usuário final: eu. Eu proponho descomplicar tudo ao máximo e facilitar ao ‘bebedor’ de café o acesso ao seu objeto de desejo. Chega de caixas pretas!!

  • João Pedro

    Também li essa reportagem da Gula e confesso que fique perdido. Num dos trechos do artigo é relacionado como um dos diferenciais de uma máquina de espresso,”o sistema bluetooth, que permite que o usuário armazene suas preferências …” (se não estou enganado é isso). Que absurdo! Não sou um expert em tecnologia, mas ao que me consta bluetooth é um protocolo de trasmissão de dados sem-fio de curta distância. Imagino que o bluetooth seja para transmitir dados, que aí sim serão armazenados numa memória (SD ou micro-SD). Em todo caso a confusão é grande, sem falar no que vocês mencionaram em relação à pressão. Valeu pessoal, abraços.