Conheça o café Bourbon

Café BourbonÉ impressionante a atual procura por informações relativas a cafés especiais. Parece que o brasileiro quer aprender a beber café de qualidade, principalmente pela crescente popularidade desse tema aqui no QVinho. O assunto é mais que oportuno, pois durante muitos anos os brasileiros consumiram apenas o nosso pior café, ao passo que os melhores grãos eram exportados. É hora de começar a apreciar um bom café, conhecendo e identificando os melhores grãos, aprendendo as diferentes maneiras de preparação, descobrindo o verdadeiro sabor e aroma do “Vinho da Arábia”.

Mas o que é um café especial? Basicamente, grãos arábica produzidos em regiões nobres seguindo rigoroso controle de qualidade. Existem entidades que procuram regulamentar essa classificação, como a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), todavia, alguns excelentes cafés ainda não contam com a certificação da BSCA.

Para a maioria dos consumidores, não acostumados a comprar café especial, o preço elevado ainda é uma barreira. Mesmo assim, vale a pena experimentar, depois fica mais fácil virar consumidor habitual. Um grande diferencial que algumas fazendas estão oferecendo é o grão Bourbon. Uma variedade de café arábica, muito valorizado no exterior, que raramente era processado e embalado para consumo interno. Felizmente isso vem mudando, já podemos encontrar blends 100% Bourbon aqui no Brasil, um luxo não mais inacessível. Apesar da espécie arábica ser originária da Etiópia, existem inúmeras variedades dessa espécie. Algumas surgiram naturalmente por hibridação, outras foram desenvolvidas visando melhor resistência a pragas, maior produtividade e qualidade final. Geralmente não se faz menção as variedades que compõe o blend, por se tratar de um aspecto técnico inerente ao processo produtivo, mas como a Bourbon ganhou fama mundial, agora temos blends somente dessa variedade.

Ateliê do Café - Daterra Bourbon Collection e Astro BourbonOs predicados de um café Bourbon são bem convincentes, doçura natural, textura achocolatada, aroma intenso e agradável acidez; desde que cultivado a uma boa altitude, em solo e clima adequado. Provei 2 blends exclusivos de Bourbon, o Ateliê do Café – Daterra Bourbon Collection e o Astro Bourbon, ambos não decepcionaram, produzindo uma bebida intensa e agradável, seja espresso, coado ou na Bialetti, comprovando a famosa “doçura” natural dessa variedade, deixando um final de boca suave e achocolatado. O blend Daterra Bourbon é preparado com grãos originários do Cerrado Mineiro e Mogiana Paulista, por sua vez, o Astro Bourbon é um café single state, produzido na Fazenda Irarema, próxima a Poços de Caldas, numa privilegiada região de solo vulcânico e altitude de 1.300 m.

  • Alexandrex Santos

    Foi na hora de escolher um café na prateleira que descobri o Bourbon amarelo, eu já tinha visto fotos de um cafeeiro com frutos vermelhos, mas achei que era apenas uma fase de maturação do fruto, ao ler as informações no pacote descobri que era um cultivar com frutos realmente amarelos e aquilo me deixou curioso. Então adquiri o pacote da Astro Café, o pacote oferece uma torra mista, grãos mais escuros outros menos, quando estou moendo sinto um aroma de chocolate, seu gosto é suave, ao mesmo tempo que deixa um sabor marcante na boca. Excelente, não deixe de provar.

  • Carol Lima

    Tem um aqui em casa. Em resumo para os iniciantes como eu, ele não deixa aquele amargo ao engolir a bebida. E depois deixa um gosto persistente na boca. Eu curti e ontem tomei sem açúcar para provar o real sabor. Da próxima experimentarei com sucralose. E, depois com açúcar por que esses cafés especiais teem uma tendência de não ficar bacana com adoçante…

  • Márcio Gremonesi

    ola sou produtor de Bourbon vermelho, em catalao goias aqui ele e muito produtivo !

  • http://www.sucessosdarede.net Fábio

    Tenho vontade de experimentar …

  • http://cafezalorganico.blogspot.com Raika

    Olá, Sou pequena produtora de bourbon amarelo,
    Havendo interesse em compra para degustação gentileza entrar em contato para conversarmos.

    • Alexsandra

      Olá como vc faz a venda? obrigada

    • Néio Lúcio Pena

      Oi Raika Sou revendedor de café aqui na regiao de Campinas SP ,so vendo qualidade e tenho interesse de vender bourbon .
      coacafegourmet@gmail.com Néio

  • Barreto

    Gostaria de conhecer a história desta variedade de café no brasil…
    Obrigado

  • http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9952787945121670270 Carlos

    Já provei os 2 blends e realmente eles são ótimos, inclusive eu trabalho com o Astro… espero encontrar outros blends da variedade bourbon no mercado…

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    A variedade Bourbon é realmente difícil, porém produz um resultado muito bom, além disso, acredito que o mercado já está pedindo por cafés de alta qualidade e diferenciados.

    Sempre provo os cafés utilizando diferentes métodos de preparação, principalmente espresso e Bialetti, que são os meus preferidos, porém costumo coar só para avaliar o resultado. Não gosto muito do french press.

  • http://www.espressa-mente.blogspot.com carioca

    esta variedade esta sendo reintroduzida nos plantios..foi abandonada por ser de baixa produtividades (os pes) e bastante sensivel a pragas. somente grandes areas de cultivos somados a um mercado comprador lhe dao sustentabilidade.

    gostaria de saber como voce faz seu cafe…bialetti, coado, maquina de espresso ou extraçao francesa?
    abs,

  • http://blog.manalais.com.br Jemon

    Tive a oportunidade de provar, tanto o DaTerra quanto o Astro, e são realmente ótimos. O sabor achocolatado desses cafés me agrada muito.