Máquina de café espresso: Aprenda a escolher

Máquinas de espresso do QVinhoTenho observado um crescente interesse por máquinas de espresso, não apenas aqui no QVinho, mas em todos os lugares. Isso não é um modismo, é uma tendência que veio para ficar. Primeiro porque esse método de preparação é muito superior a qualquer outro; segundo porque é um jeito diferente de encarar a dose diária de cafeína, uma questão de estilo e prazer. Quem adquire esse hábito, dificilmente irá deixá-lo e ainda corre o risco de virar um aficionado. Quando isso acontece surge uma vontade – insistente e persistente – de ter uma máquina de espresso. Nesse ponto começam a aparecer algumas dúvidas – que pretendo ajudar a esclarecer neste artigo e nos próximos posts. Qual máquina comprar? Qual sistema é melhor? Antes, porém, quero relatar a minha experiência.

Foto: Máquinas do QVinho – Elektra Micro Casa a Leva, Saeco Via Venezia e moinho Mazzer Mini.

Espresso é uma invenção italiana que ganhou popularidade no período pós-guerra. Como todos sabem, a Itália viveu um boom econômico nessa época de prosperidade. Assim nasceu o “estilo italiano”, com sua indústria da moda, dos carros esportivos e também do café espresso (ah, antes que algum leitor venha dar um puxão de orelha quanto a grafia com “s” recomendo a leitura do artigo Cafe Espresso em casa). Nunca vou esquecer da primeira vez que entrei em uma loja de máquinas de espresso, foi na minúscula Siena, estava abarrotada de máquinas de todos os tipos. Naquele momento, ainda como um neófito, fiquei surpreso com a diversidade de produtos para fazer uma coisa tão simples, porém logo percebi que tudo era uma questão de estilo.

Máquinas domésticas de espresso são essencialmente muito parecidas, mesmo assim podem ser facilmente classificadas pelo grau de envolvimento humano na sua operação. Inovações como as cápsulas da Nespresso, ou ainda os saches, visam minimizar a intervenção humana na extração do espresso. Todo o processo é rápido, limpo e não requer nenhum conhecimento, mas como nada é perfeito, o espresso deixa a desejar em intensidade e aroma. Outro tipo de máquina bem interessante é a Super Automática, um equipamento tudo em um; você coloca a água em um compartimento, os grãos de café em outro e basta apertar um botão para a engenhoca tirar o espresso. Essas máquinas são muito práticas, funcionam relativamente bem, mesmo que não alcancem a qualidade de um espresso bem tirado numa semi-automática. O único inconveniente é que precisam de manutenção: limpeza periódica das partes internas. São mais práticas no momento de tirar o café, porém dão mais trabalho depois. As máquinas semi-automáticas com portafiltro pressurizado são curiosas, possuem uma válvula que se abre após uma certa pressão, produzindo um café cremoso sem muitas dificuldades. Porém não se engane, o creme é “fake” e o espresso deixa a desejar em concentração e intensidade. Todas as máquinas da Saeco usam portafiltro pressurizado, menos a minha (uma Via Venezia tunada). Agora com um portafiltro modificado para comercial, a máquina funciona mil vezes melhor!

Tipos de máquina de café espresso

Aqui é preciso abrir um parênteses, se você é um tradicionalista que gosta de fazer as coisas como devem ser feitas, esqueça a história da praticidade. Cápsulas, saches, portafiltro pressurizado e máquinas super automáticas são excelentes inovações para facilitar a vida, mas de maneira alguma substituem o jeito tradicional, que consiste no uso de máquinas semi-automáticas (ou manuais) com um bom moedor e seguindo as regras mencionadas aqui.

Todas as máquinas semi-automáticas italianas são ótimas (as suiças e espanholas também), possuem poucas diferenças técnicas e são compostas, basicamente, por uma caldeira, bomba, resistências e termostatos:

  • Bomba: É sempre de vibração – normalmente Ulka – e sua pressão não tem a menor importância;
  • Caldeiras: Podem ser em latão, aço inox ou alumínio, sendo que este último material é inferior, geralmente empregado nas máquinas mais baratas;
  • Resistências: Aquecem a água;
  • Termostatos: Controlam a temperatura da água de uma maneira bastante elementar, ligando e desligando a resistência.
  • Existem outros dispositivos, como a válvula selenóide, mas isso não tem muita importância para usuários domésticos.

Quer saber qual máquina é melhor? Sem sombra de dúvidas, aquela que empregar mais metal e estiver sendo vendida pelo menor preço. Uma boa máquina de espresso é pesada, usa muito latão, aço inox e nada de plástico. Só isso. O resto é tudo uma questão de estilo, design e funcionalidade.

Na continuação desse post falarei sobre as grandes marcas, modelos clássicos e o que recomendo comprar. Aguardem!

  • Rafael Junqueira Bordignon

    Tem um site muito bom com preço otimo
    http://www.maquinaespresso.com
    Vale a pena

  • amministratoregestormanager

    En estos tiempos de crisis financiera que ponga a los bancos que no pueden satisfacer todas las solicitudes de préstamos que hacemos, lo que podría ser más fácil que pasar a un modo particularmente grave, responsable, honesto y respeta los compromisos sobre todo. Por mi parte, tuve la suerte de venir a través de una persona de confianza que me ayudó a romper el punto muerto con un préstamo en condiciones fáciles y rápidas antes de confiar en él que tenía que hacer llamadas muchas de esas personas a las que se concedió sus servicios como consecuencia soy ese simple testimonio puede ajustar todos sus problemas pidiendo a uno de los siguientes servicios: financiación hipotecaria real -Ready -Ready personal -Ready -Ready para varios proyectos deudas -Set medios -Ready. Usted seguramente encontrará soluciones a los mismos con los servicios mencionados. No dude en ponerse en contacto para discutir las condiciones para la satisfacción tan pronto como sea posible amministratoregestormanager@gmail.com

    Usted sólo paga la cuota de inscripción y contrato y recibirá los fondos solicitados

  • Gran Expresso

    Parabens pela reportagem Jomar, somos uma empresa especializada em maquinas de cafe expresso. Tanto para compra como para locação, duvidas em geral, podem entrar em contato conosco.

  • net cris

    Ola pessoal,,, estou querendo colocar um maquina de café expresso em uma conveniencia que tomo conta dentro de um condominio,,, Aquelas maquinas que tem cafe expresso/capuccino/chocolate,,, compensa mais do que uma maquina somente de café expresso ????? o que faço alugo ou compro ???? lembrando que eh para uso comercial
    Obrigado pela ajuda

  • Carla Suplici

    Fui orientada pelo Roberto a usar um tipo de café em minha máquina, alem de nunca mais quebrar realmente o café ficou igualzinho das melhores cafeterias . obrigado

  • Ronny

    Parabéns pela matéria. Você sabem dizer por que a maioria das máquinas de espresso vendidas aqui no Brasil operam na voltagem 110? será que eles acham que só o povo de São Paulo gosta de café espresso???

  • eliane baldo

    Olá Jomar!!!
    Meu sonho de consumo é uma boa maquina de cafe expresso com moagem de graos, mas por enquanto nao consigo comprar a de meu sonho, e por isso quero saber da cafeteira expresso da fun kitchen sn 3005 15 bar 1.080 w, já 0uviu falar .compensa comprar o vr dela 799,00 reais.
    Obrigada,…aguardo resposta,

  • Atiaia Watabe Damaschi

    Oi…
    Estou com uma dúvida.
    A Jura Capresse virou Capresse.?
    Obrigada deste de Já…

  • http://www.qvinho.com.br Amarildo Gonçalves de Oliveira

    Bom dia amigos,

    Pretendo comprar uma cafeteira expresso e estou em dúvida qual a melhor cafeteira para residências, onde o consumo de café é pequeno.
    Vocês conhecem a cafeteira expresso bianca expressione dupla para pó e sachê, podem me dar o parecer sobre ela?
    Tem uma cafeteira da Nespresso compatível?

    Desde já agradeço a atenção.

  • Flaviane

    Oi bom dia estou precisando comprar uma cafeteira para o escritório, uma que não tenha elevado custo diário e na compra e que seja de fácil manuseio poderia me indicar alguma. Obrigada

  • Joamara

    Boa noite!

    Quero adquirir uma máquina, mas estou em dúvida. Qual é melhor: a Electrolux Chef Crema Silver ou a Delonghi EC220?

    Obrigada!

  • Luiz Claudio Pimenta Ramos

    Estou em dúvida entre a manual e automatica, qual devo comprar, a diferença de preço eh 100 reais. no Ponto Frio, mas a automática não tem 220v. está esgotada, compro a manual? Obrigado

  • Dorly

    Olá. Estou abrindo uma pequena doceria e quero ter um bom cafe expresso para oferecer. Não tenho muito espaço e preciso de praticidade, estou pensando em locar uma Maquina da Cafecrem, modelo Jura XS 90, ela tem 280 g de reservatorio de grãos, reservatorio de agua 5,7 litros. Não tenho ideia se esta maquina faz um bom cafe..alguem pode me ajudar? tem alguma dica? obrigada! Dorly

    • http://carlinhos@usinasonora-ms.com.br Carlos Roberto

      Boa tarde! Tenho uma maquina automatica de fazer café, faz 08 tipos de bebida, mawuina com 10 meses de uso, estou vendendo pq fechei uma chocolateria e cafeteria…

      qq duvida entar em contato…

  • nete

    ola, preciso de ajudar desejo comprar ,uma maquina de cafe expresso, mas estou em duvida entre a Cafeteira Expresso Mondial Coffee Cream Premium Preto/Prata – 15 Bar e Arno: Cafeteira Expresso Arno 15 Bar Café & Latte Express se possível me ajude.

  • Gustavo

    Boa noite, Jomar

    Preciso muito de sua ajuda, estou precisando comprar uma máquina de café mas não consigo encontrar a “mais adequada”.
    Estou abrindo um comércio e preciso de uma máquina de café que faça vario cafés (em copinhos) sem que seja necessário colocar pó ou grão.
    Acabei de comprar uma na internet, mas quando chegou tive a grata infelicidade de ver que ela é muito complicada, preciso colocar o pó de café toda hora, de xícara em xícara… e não é isso que quero, pois o usuário final da máquina será meus clientes.
    Obs. Gostaria de opções e se possível você me explicar qual tipo de máquina preciso procurar para compra… Custo x Benefício…
    muito obrigado

  • Evânio Artur

    Parabéns pelas ótimas dicas.
    Estou por comprar uma espresso ou expresso, bom grafia a parte vamos ao que interessa, você indicaria uma (Cafeteira Expresso Electrolux Aroma Espresso Automatic EM220) será minha primeira cafeteira, Gostei do preço e achei bem completa, apesar que meu interesse é de uma cafeteira espresso Gaggia dose pó e sachê prata ou cafeteira expresso Krups Pump&Steam XP5240. Porém o preço das duas últimas são um pouco mas caras, qual sua opinião?

  • Edgar da Silva Ramos

    Jomar,
    Gostaria de uma indicação de marca e aonde comprar uma maquina de espresso semi-automatica com portafiltro comercaialL
    Obrigado
    Edgar

  • davi

    Olá.. gostaria de saber o que acham da Cafeteira Expresso Philco Manual PHC19 Prata – 19 Bar. Será que tem diferença entre a cafeteira de 15 bar e a de 19 bar.

  • IZAQUEU

    OLA, GOSTARIA DE SABER ONDE FOI QUE VOCE COMPROU A SUA MAQUINA Elektra Micro Casa a Leva??

    OBRIGADO

  • Graciela Paparazo

    Estou interessanda em comprar uma Máquina de Café Espresso Manual Delonghi EC220V. Alguém sabe me dizer se ela é boa?
    Nunca tive uma máquina de espresso em casa, então sou leiga no assunto. Só a máquina basta? Ela já vem com moedor de grãos ou é preciso adquirir um à parte? Que tipo de pó ou grão posso utilizar?

  • Roberto

    Vejo que muitos procuram por maquinas fora do Brasil vou deixar uma dica.
    Como minha especialidade é conserta-las, recebo muitas chamadas de pessoas que trouxeram de fora sua maquina de espresso, tendo aqui dificuldade de fazer com que ela funcione corretamente.

    Observe a voltagem da maquina na hora da compra , lembrando que alguns países a voltagem é 230 Volts como é o caso da Italia, França e a frequência 50hz diferente de algumas cidades do Brasil que é 220volts 60 hz .

    As maquinas 230 volts 50 hz, não funcionam corretamente em 220 volts 60 hz.

    Os modelos são iguais mas os dados técnicos são diferentes, então na hora da compra procure pelo produto com as caracteristicas do Pais onde ira funcionar .

    confira neste lik

    http://www.jasabia.com.br/voltagem-em-todo-mundo/

  • Roberto

    Caros mantenedores deste blog, após ler todas as mensagens e post
    tomei a liberdade de colocar meus serviços a disposição de todos.
    Tenho vasta experiencia em manutenção de maquina de café da mais simples a mais complexa
    peças de reposição, etc.
    Gostaria de oferecer aos leitores a possibilidade de ajulados com qualidade
    fica aqui meu e-mail rhnascimento@yahoo.com.br .

    • Carla Suplici

      Gostaria de agradecer ao Roberto pois consertou minha máquina e não cobrou um centavo, muito obrigado .

      Indico com muita confiança.

  • GRACIELE HELENA ENÉIAS FIGUEIREDO

    Boa tarde!
    O q vcs acham da Cafeteira expresso Dolce Gusto Picollo Arno? Pretendo comprá-la. Aguardo resposta sobre a qualidade e manutenção.
    Obrigada
    Graciele

  • Ronaldo

    Rita,tenho uma rancilio silvia,mas estou com pressao alta e faz uns 6 meses que so a uso para servir visitas,se quiser me contactar ,posso vende-la,tenho ainda o moedor inova,que nao me lembro agora qual a marca…

    ronaldo2008@msn.com

  • Ulisses Menezes Zimerer

    Gostaria de ter uma maquina de Café expresso,Que na mesma fosse usado o café torrado moído,Que fosse de pequeno porte.E que eu pudesse transporta-la em minhas viagens.

  • Rita

    Gostaria de saber qual a maquina de café expresso que faça um excelente e saboroso café com preço bom. Gostaria de uma maquina que torra-se o café,pois quando se torra o café na hora que esta fazendo acho que o sabor é bem diferente. Quanto as maquinas de saché não gosto, pois, fico restrita ao sache daquele fornecedor.

  • Eduardo Araújo

    Jomar, me diga uma boa pra comércio! ABração!

  • Márcio Lobão

    Olá. Gostaria que, se possível, você incluísse no quadro (Máquinas, Prós e Contras) uma lista de exemplos – modelos e marcas para facilitar a busca.
    Grato,
    Lobão

  • sérgio

    olá, meu nome é sérgio e faço consumo diário de café em minha residência juntamente com minha esposa

    nosso consumo diário é de cerca de 1 litro de café, a soma de ambos, e queremos adquirir uma máquina de café expresso a fim de consumirmos um delicioso café e de forma mais prática.

    daí surgem as dúvidas:

    1. uma máq café expresso cujo preparo é feito através de cápsulas nos parece cara no que se refere ao café em si, visto nosso consumo, apesar de fazer um delicioso café.

    2. uma máq café expresso cujo preparo é feito através de sachês terá um custo benefício menor.

    3. uma máq café expresso cujo preparo é feito através de grãos terá um custo ainda menor.

    em se tratando de uma máq cujo preparo através de grãos deverá ser uma máq silenciosa ou com pouco ruído qdo ela bate/soca os grãos para moagem e ainda com ampla assistência técnica.

    portanto qual máq adquirir?

    grato

  • Bianca Duarte

    Ola´boa noite,poderia me ajudar ja procurei ajuda em sites e até em lojas e não consigo ajuda,recentemente adquiri o modelo da arno caffe e latte express de 15 bar mas nao consigo utiliza-la o manual nao é especifico e nao sei se utilizo papel de filtro ou não neste modelo e se usa em que lugar possso comprar.Obrigada!!!

  • CHRISTIAN

    Olá, gostei dos seus comentários, mas sou direto, preciso comprar uma cafeteira para meu escritório e qual eu não me decepcionaria. Aguardo por duas opções, que eu possa comprar pela internet.

  • ADRIANA

    OLÁ.. MUITO BACANA.. ESTOU AQUI PARA APRENDER, ESTOU INICIANDO NUM EMPREGO DE PROMOTORA DA SAECO.. GOSTARIA DE RECEBER ARGUMENTOS DE VENDAS, QUALIDADES QUE FAZEM A DIFERENÇA DA MÁQUINA .. SE PUDER AJUDAR VOU FICAR MUIITO GRATA.

  • Emporio Café & Cia

    Ola.

    Gostaria de parabenizar a todos pelos comentarios e em especial ao Jomar pela iniciativa de escrever sobre café.
    Bem interessante o texto e o quadro sobre as caracteristicas sobre o variado tipo de maquinas.
    Eu trabalho com maquinas de café e tenho um apreço especial pelas maquinas que operam com cafe em sache para locais com consumo moderado como casa ou escritorio, dada a sua praticidade e variedade( café tradicional,descafeinado,suave) de varias torrefadoras.Além do custo de aquisição deste tipo de maquinas a partir de R$500.
    att
    Francisco Rocha

  • Lucia H.

    Ola, poderia me ajudar, por favor!! Estou preste a me presentear neste natal com uma maquina de cafe mas estou com uma duvida nao sei qual é a melhor. Nao gosto de me arrepender, portanto preciso de sua opiniao… O que voce acha da Delonghi modelo: ESAM 6620 ou ?? Como ela é classificada : automatica, super automatica, semi automatica.
    Quero uma coisa pratica.
    Fico no aguardo.
    grata,
    Lucia H.

  • Pingback: História, grãos e regiões produtoras de café | QVinho

  • FRANCISCO EDISON GARCIA

    COMPREI UMA MAQUINA DA SAECO MODELO XSMALL ESTOU SATISFEITO, ENCONTREI NO MAGAZINE LUIZA.

  • Rafael Campos

    Caro Jomar, estarei indo a Nova York o final de Novembro de 2011 e vou comprar uma espresso por lá. Gostaria de saber se a DeLonghi Ec 700 e a Ec155 são recomendadas? E a diferença da automática para manual é apenas a moagem ? Uma mói e outra não, é isso ?

    Grato

    • juliana

      Olá, Também gostaria de saber informações sobre a DeLonghi EC155 porque comprei uma e chegará neste Sábado. Alguém sabe se é boa? É fácil de usar mesmo sendo manual? Tem alguma dica? Obrigadinha, Ju

    • Juliana

      Olá Rafael,
      Agora posso responder metade da sua pergunta. Minha cafeteira EC155 da Delonghi chegou e achei muito legal.
      Sou meio leiga no assunto café, então nem sabia que tinha essa divisão de automáticas, semi-automáticas e manuais.
      Fui pelo preço, peso da marca e também pelas avaliações do site em que comprei – bestbuy.
      Comprei a que tinha bastante venda e muitas avaliações positivas.
      Mas, ainda bem, não me arrependi. Vou dividir por quesitos:

      *Gosto – O café sai bem quente e com bastante creme. Ao contrário de uma avaliação que li, o café sai bem quente, com certeza pessoa não leu o manual.
      O ideal é deixar a máquina esquentar de 20 a 30 min antes de tirar primeiro café, mas mesmo sem isso o café já sai bem quente para o meu gosto.
      Se vc não está satisfeito com a temperatura ainda pode esquentar a xícara antes com vapor ou com a água quente que sai da cafeteira antes de colocar o porta-filtro com o café.
      Comprei um café em pó que desconfio que não é de espresso, mas deu certo e é muito bom, chama Ghini.
      Aí a qualidade vai depender do café que coloca.
      Comprei também um moedor de grãos Krupps (boa dica é comprar um moedor porque abre seu leque de tipos de café que pode comprar, já que sachês são bem caros), que achei simples e legal.
      Mas, aí comprei um café Pilão, ficou cremoso porém não gostei muito do gosto. Alguém tem uma dica tipo bom e barato?
      O vapor é legal e vc regula a intensidade. Faz uma espuma com leite boa e o cappuccino fica uma delícia.
      A outra única reclamação que tinha visto era que o cano era curto, outra coisa que não achei porque vc tem que segurar sua xícara/jarrinha com leite para controlar a espuma e este cano só deve entrar uns 5mm.

      *Facilidade – até achei engraçado porque apesar de ser manual, é muito fácil de usar. é só girar o porta-filtro colocar o café e apertar numa prensazinha que tem nela e por de volta, por água e girar o botão (bem parecido com cafeteiras normais). Se for usar sachê, ainda não usei, deve ser mais fácil ainda.
      Só demorei uns três cafés para aprender o jeitinho de como prensar. Se prensa pouco sai aguado e se prensa demais sai com gosto forte e queimado.
      Não sei em quê a semi-automática possa ser mais fácil. É bom se informar. Mas, já li que algumas automáticas são mais difíceis de limpar que manuais.

      *Limpeza – muito fácil. Tira o porta-filtro e o filtro que vai dentro e coloca debaixo da torneira.
      O caninho de vapor também é fácil de limpar.

      Espero ter ajudado. De onde vc é? Aceita encomenda de café? :) Queria comprar um que vi uma pessoa fazendo na Internet, chama Lavazza Cream. Huumm. Tomei umas vezes o Lavazza e achei muito bom.

      Se tivesse que mudar algo, compraria uma que já mói o café. Mas, não sei se é muito mais caro. Paguei a minha USD 100 e o moedor USD 24. Mas, com moedor´integrado é mais prático.

      Qualquer dúvida me escreva.

      abs,

      Juliana

  • Nahôr

    Rogério,
    Penso em comprar uma máquina espresso da Philco, nacional e tem 19 bar de pressão?
    É boa a máquina? Custa R$500,00, em média.
    Grato > Nahôr

  • ROGERIO

    Como faço um porta filtros industrial em uma máquina semi-automática ?

  • Willian

    Mr. Coffee x DeLonghi x Gaggia

    Olá, estarei indo para os EUA e vou comprar uma maquina de café expresso… dai a dúvida: Mr. Coffee mod. ECMP50 $109,00 x Delonghi mod. EC155 $99,99 x Gaggia mod. 9754235 $199,00.
    A Gaggia por ser um modelo simples da marca, vale a pena a diferença se a proposta é a mesma?
    Nesta faixa de preço consigo algo melhor?

    • http://www.gopantanal.com.br Edelson

      Olá Willian. Com certeza vale a pena você comprar a Gaggia. Apesar de ser um modelo de entrada, a qualidade é superior. Gaggia é Gaggia! Aproveita o preço, porque aqui no Brasil é o dobro. Abs

  • Guilherme

    Pessoal,

    Estou na dúvida entre as cafeteiras abaixo, mas estou em dúvida e gostaria de uma opnião de vocês.
    1) Cafeiteira espresso da Philco PH19 – A razão por esta seria a pressão de 19 bar, além de ter opção de sachê e pó. Alguém conhece e sabe se ela faz espresso de qualidade?
    2) A Espressione Cube 2.0, por aceitar, pó, sachê e capsula tipo lavazza. Esta me parece a melhor opção, pois não vou ficar preso as capsulas ou sachês.
    3) A Nespresso por ter excelente qualidade, mas as capsulas são caras.

    • CLAYTON

      Guilherme,

      Tenho uma nespresso e só compro as capsulas originais quando tem edição limitada que me agrade, fora isso utilizo o café que eu quero utilizando capsulas(vazias) que compro pela internet de Portugal no site http://www.artesk.pt, as capsulas se chamam necap.
      Meus cafés preferidos são Blend Santo Grão e Suplicy.
      Qualquer dúvida estou à disposição.

  • RODRIGO

    Olá. Por favor, estou viajando para os EUA e quero adquirir uma máquina de café superautomática (de grãos, com moinho integrado), prática, para a minha residência. Por favor, quais modelos vc sugere? Obrigado

  • isabel

    boa terde estou querendo comprar uma máquina de café com a opcao de moer os grãos pa ra a residencia, qual vc pode indicar, obrigada

    • FRANCISCO EDISON GARCIA

      A MAQUINA DA SAECO MODELO XSMALL , MUITO BOA, ENCONTREI NO MAGAZINE LUIZA.

  • william

    boa noite quero comprar uma maqina de cafe expresso para meu comercio pequeno gostaria que fosse de cafe em graos para moer qual seria a melhor

  • victor

    Olá!
    Eu estou pensando em comprar uma máquina de café expresso, mas estou com uma duvida… você poderia me ajudar?
    Eu queria saber qual é o rendimento médio de um saco de grãos de 250g?
    Agradeço

  • Camilo Sérgio

    Olá senhores do qvinho, gostaria de contar com a colaboração de vcs, tenho uma máquina de café expresso modelo Ariete Café Chic e apresentou um problema na bomba de sucção, acontece que moro em Fortaleza-Ce e não sei onde encontrar peças de reposição, tipo assistência técnica da marca Ariete, onde encontraria a bomba desse modelo e também fiquei maravilhado com o vídeo onde o Jomar apresenta uma extração de café em uma máquina modelo Elektra Micro Casa a Leva e um moinho Mazzer mini, onde encontrar para compra esses dois produtos, um comércio, um site aqui no Brasil. Ficaria muito grato pelas informações. Aguardo e parabéns pelo belíssimo site.

  • Natalia

    Não tenho nenhuma experiência com cafeteira expresso, mas tenho interesse em adquiri-la. Gostaria de sua ajuda, por você ter experiência, em citar qual a melhor? Quero uma que seja de fácil manuseio, durável e bom preço. Obrigada e aguardo.

  • Sabrina

    Oi, eu não entendo naaada de cafeteira. E gostaria de saber o que é o sachê.

    Obrigada.

  • José Ouro

    Enquanto trabalham, as máquina nespresso são uma maravilha, mas quando a bomba ULKA avaria, que é a bomba de pressão, temos de deitar fora a máquina e comprar outra, porque os srs não disponibilizam bombas para nós repararmos as máquinas. Se alguém quiser reparar tem de pagar logo á cabeça 50€. quando uma bomba ULKA de 19 bar custa no mercado 16€.
    Disse

  • Lígia Oliveira

    A empresa em que trabalho está querendo adquirir uma automática, mas os custos são bem elevados. Estamos pensando em adquirir a Infinito ME 708. Vc’s conhecem? tem alguma dica, sugestão ou crítica sobre esta marca? Obrigada desde já.

  • Marcello Fogli

    Ol’a Jomar…Se vc puder me dar um apoio fico agradecido…gostaria de saber qual filtro vc colocou na sua m’aquina para ela melhorar ??

    Muito obrigado, Marcello.

  • Jacheline

    Olá, assim como a colega Valéria, tbém estou abrindo um café….e estou com a mesma dificuldade……encontrar uma cafeteira para eu comprar sem medo. Tbém gostaria de sua ajuda, se vc puder me ajudar …Desde já muito obrigada.

  • valéria

    Olá, estou abrindo uma cafeteria, estou tendo muita dificuldade em adquirir uma cafeteira que eu possa comprar sem medo. Já mandei muitos e-mail, mas voltaram poucos,pretendo abrir as portas em Abril, e não consigo comprar a máquina, você tem alguma idéia de onde posso comprar? Desculpa o incomodo mas nem sei mais onde procurar.Um abraço

  • Prscila

    Estou interessada em comprar uma cafeteira automática para meu escritório. Gostei muito da Café Espresso Digital ME 709 – Infinito, porém não sei se é uma boa máquina e se me dará problemas já que para mim é uma marca nova no mercado, ou se seria melhor comprar uma Saeco muito mais cara e que faz o meso serviço.
    Obrigada

    • Lígia Oliveira

      Oi Priscila, td bem?
      Por acaso vc acabou comprando a máquina Infinito? Gostaria de saber se vc gostou da performance. É que a minha empresa viu o modelo 708 e ficou interessada.
      Obrigada e até mais.

  • Márcia

    Olá… eu e meu marido estamos mto interessados em adquirir uma máquina de expresso para nossa casa. Acontece que estamos na dúvida de qual comprar, gostaria de te pedir uma ajuda, pois achei súper interessante seu comentário sobre as máquinas.
    Obrigada.

  • Sérgio Muradás

    Jomar . . . mto boas e úteis tuas obs/declarações/informações…das máquinas manuais para expresso,,,,há uma que se destaca mais ? [Rancilio, Astoria, Italian Coffee] ?? Um abraço obrigado

  • Luiz

    Alexandre de Souza – professor de português da PUC-CTBA
    Línguas “mortas” como o Latim realmente não incorporam novo vocabulário.
    Mas todas línguas “vivas” como o Português, por mais que os puristas protestem, continuam evoluindo é adquirindo novo vocabulário.
    Espresso, é uma palavra italiana.
    Um fato, a primeira máquina de extração de café espresso foi na realidade construída por um francês Louis Bernard Rabaud em 1822.
    Funcionava pela pressão do vapor.
    Mas foram os italianos que aperfeiçoaram e popularizaram o uso.

  • Isa

    Viajarei para os EUA e gostaria de comprar uma cafeteira, mas tenho dúvidas de qual é a melhor marca.
    Minha primeira opção seria por uma que não usasse cápsulas mas não sei se seria prático? Pode me orientar? Obrigada!

  • Sosígenes

    O nome não é expresso em hipótese alguma, ao contrário do que o leitor Alexandre firmemente declarou, pois o café não é rápido. Vem do italiano e espresso significa espremido.

  • Elga

    Muito interessantes suas explicações. Gostaria apenas de acrescentar que, no que diz respeito à limitação da variedade no caso da Nespresso, as cápsulas recicáveis são uma ótima opção: além de serem ambientalmente “corretas”, já que podem ser utilizadas muitas vezes, permitem que o apreciador possa preparar seu café a critério, dando, inclusive, asas à criatividade!

  • NERI SALDANHA

    Achei muito interessante as dicas, e gostaria que acrescentasse mais uma, nas máquinas de uso doméstico sempre os primeiros cafés saem com sabor alterado devido às partes plasticas existentes na máquina como o reservatorio, por isso eu recomendo trocar a agua do reservatório por alguns dias. Faça um chocolate usando agua da máquina e outro feito esquentando agua no fogão e verá a diferença.

  • Alexandre

    Faria sentido a sua definição “espresso” se a cultura popular não absorvesse o termo em sua grafia genuína.
    Não é questão de escolher escrever “expresso” ou “espresso”. Espresso está errado e não existe no dicionário da língua portuguesa.
    Se optar por espresso num concurso público ou na edição de um artigo em sua carreira, corre risco de levar um “bam”.

    Alexandre de Souza – professor de português da PUC-CTBA

    • Lairton Rodrigues

      Gostaria de lhe dizer professor, que o termo espresso é oriundo da origen do café, ou seja, Italiana, portanto qualquer lugar em que haja uma máquina italiana poderemos então escolher entre a nossa grafia (“expresso”) ou a italiana (“espresso”), que -por que não?- poderia ser adotada como palavra universal, tão universal quanto “pizza”.”??????? Ou você encontra pizza no dicionário de português??????????????

  • João Mendes

    Gostei muito dos seus comentários. Fiquei bastante interessado em adquirir uma boa máquina, porém com baixo custo. Eu estou inclinado em comprar uma Saeco Venezia e modificá-la como você sugere. Como devo proceder para fazer essa modificação para porta filtro comercial?

  • Fábia

    Estou comprando uma cafeteira para presentear meu esposo no natal , gostaria de saber qual é melhor Cafeteira Expresso Automática Gaggia Syncrony Compact Preta ou a Odea go da saeco.
    ficaria mto grata pela opinião

  • cibele regina

    tenho uma cafeteira zeex, sem manual .quero saber como posso usa-lá

  • Frederico

    Jomar quero parabenizá-lo pelo ótimo post, mas também quero pedir-lhe ajuda.

    No meu trabalho resolvemos adquir uma máquina de café espresso. Todavia um amigo tinha uma Ariete – Fashion Café em casa e trouxe para o nosso uso.

    Agora começa o problema pois ninguém sabe como operar a máquina e não encontramos o manual dela.

    Então eu gostaria de saber onde posso conseguir um manual ou se é possível usar por instinto??

    O maior problema é saber o que faz cada coisa, cada botão.

    Grato,

    Fred

  • http://www.veezor.com Pablo Fernandes

    Cara, gostei bastante to post. Não vejo a hora de adquirir a minha máquina de espresso. Estou saindo para comprar uma em menos de 1 hora e estou buscando mais informações. Nunca estive na Itália e não quero simplesmente passar 2 dias numa mochilada por lá. Quero reservar 30 dias ao menos, visitar o sul também e fiquei MUITO curioso para tomar o que você chama de espresso de verdade. :O

    A cafeteira que vou comprar é para meu escritório e não para minha casa. Queria uma semi-automática com portafiltro comercial e um moinho como a sua para tentar aprender a tirar umc afé de verdade também. Mas como talvez não seja tão prático, vou comprar uma mais automática mesmo.

  • Jackeline Maria

    Olá, Jomar, Gostei do seu site e dos comentários, mas gostaria de saber quais são as características de um boa cafeteira de café expresso doméstica, estou querendo adquir uma e estou com muitas dúvidas?

    Outra dúvida, que eles não informam é quantos mL por xícara, ou seja uma xícara de café em cafeteira doméstica tem quantos mL?

  • Harley Alves Virgens

    Olá Jomar, tudo bem?
    Aproveito para parabenizá-lo pela ótima iniciativa em nos informar a respeito dos cafés especiais, que confesso, não sabia dessa classificação para o espresso! rs.
    Também agradeço ao Sr. Luiz Brbosa pelas dicas postadas em forma de links, já guardei cada um deles em meus favoritos!
    Deus abençoe a todos!!!

  • Harley Alves Virgens

    Olá a todos apreciadores do café espresso, bom dia!
    Estou a procura de uma máquina de café espresso e vim parar aqui neste site procurando na internet, através do google. Baseando-me na explanação acima, vou solicitar, se possível, uma análise de uma que vi no compra fácil, porém ui no site do frabricante Philco para conferir e gostei do que vi, mas sou um Neófito ainda, por isso minha solicitação neste site. Segue o link abaixo:
    http://www.philco.com.br/Produtos.aspx?c=106&sc=76&p=154
    Abraços e muito sucesso!

  • Ana Flávia

    Gostaria de comprar uma máquina Nespresso para minha residência. Qual dos modelos indicaria?

  • ferzinha

    Jomar,

    Estou querendo comprar uma máquina de café expresso. Estou achando os preços muito caro….rs
    Estou indo aos Eua depois de amanhã mais precisamente em Orlando, e gostaria de saber de marca, loja alguma coisa pra que eu possa comprar lá. Desde já agradeco.

    • http://cozinhacapital.wordpress.com Thiago Colletes

      ferzinha,

      Acho que vale dar uma olhada nas 20 dicas sobre máquinas de espresso, aqui no próprio site. Segui algumas delas pra comprar a minha, e não me arrependi =)

      Boa viagem!

  • Jonas Pereira

    Olá Jomar, obrigado por responder.
    Bom, nesse caso qual máquina vc conhece q possui um sistema de caldeira?
    Vc conhece a Breville Die Cast Espresso (http://www.breville.com.br/src/produtos_cafe_espresso.aspx)?
    Ela é termobloco, mas me pareceu boa.

  • Thiago Colletes

    Jomar,

    Comprei a saeco, como disse no tópico anterior, mas fiquei com uma dúvida. Como você tem uma Via Veneto, deve saber: Como faço pra ligá-la na rede elétrica de casa, se a alimentação dela é 230V e 50 Hz?

    Muito obrigado pela ajuda,

    Thiago Colletes

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Thiago, você pode comprar um transformador, e nesse caso é bom lembrar que deverá aguentar pelo menos 1.000w (confira no manual da máquina), ou providenciar uma instalação 220v na sua casa.

      • Thiago Colletes

        Jomar,

        Estou em Brasília, e aqui é 220, então acho que não terei problemas com isso, estava mais preocupado com a frequência 50/60 Hz. Entrei em contato também com o pessoal da Saeco, e eles me disseram que no caso das cafeteiras deles (Saeco/Gaggia) não há quaisquer problemas nessa diferença de frequência.

        Muito obrigado pela dica, o site de vocês é excelente, aprendi (e estou aprendendo) muito aqui (comprei a Saeco no lugar de uma Espressione graças a vocês, hehehe). Realmente é impressionante como existe tanta complexidade por trás de uma simples xícara de espresso.

        Um abraço!

  • Jonas Pereira

    Jomar, tenho lido praticamente todos os posts e comentários do seu site. Parabéns.
    Assim como a maioria estou a busca de uma máquina com qualidade quase profissional.

    Independente de marca, qual sistema de aquecimento da máquina produz um bom leite vaporizado?
    Caldeira? Termobloco?

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Caldeira é sempre melhor.

  • cley braga

    ola, sou tecnico iniciante, sou de fortaleza, gostaria de saber como ter acesso ao manual tecnico das maquinas jura, pois so vem o do usuario, sou muito curioso nao gosto de limitãçoe. agradeço a todos…

  • Rafae lopes

    tenho esta maquina e tambem esta vazando c alguem tem alguma novidade

  • katriany dayrell URGENTE!!!!

    bom dia jomar!!! estou inaugurando uma cafeteria de pequeno porte no interior de minas gerais. sei que seu objetivo aqui nao é prestar uma consultoria individual,mas estou muito em duvida em qual cafeteira comprar!!!! estou disposta a pagar no maximo R$5.000,00. como grande conhecedor que é, gostaria de uma opiniao sua!!! estou entre jura impressa F50 e saeco royal profissional silver blue???!! tem alguma sugestao melhor???? obrigada!!

  • Luciana Maciel

    Olá, Boa tarde! Estou tentando adquirir uma cafeteira expressa doméstica para presentar meu marido – que é louco por café curto – e não tenho a menor idéia das marcas e das caracteristicas do produtos existentes no mercado. Se possível, gostaria de dicas de marcas e modelos, preferencialmente aqueles encontrados em sites como submarino, americanas, extra, etc.
    Muito Obrigada!

  • Eduardo

    Olá Jomar

    Escrevi o comentário anterior, mas continuei lendo o site e consegui esclarecer algumas dúvidas.

    Continuo com uma dúvida: é possível trocar o porta-filtro de uma máquina Gaggia ou Saeco para um porta-filtro comercial?

    obrigado
    Eduardo

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Sim, é possível. O problema é que não existem portafiltros sem válvulas para a Saeco. No caso da Gaggia, todos os portafiltros são do tipo comercial, isto é, sem válvulas para tretar o creme do espresso.

      • Alessandra Mota

        Você pode desmontar o porta filtro da saeco e tirar a válvula…
        Também pode comprar fora o porta filtro comercial da Saeco, só que custa em torno de $60 dólares mais o frete e imposto.

  • Eduardo

    Olá Jomar

    Em primeiro lugar, parabéns pelo site. Sou um iniciante e estou aprendendo bastante sobre café com vocês.

    Resolvi comprar uma máquina de espresso e procurei marcas que possuem representantes no Brasil.
    Considerei também as suas dicas sobre máquinas de boa qualidade e resolvi comprar uma Giaggia ou uma Saeco. Vou compra-las nos EUA e vi preços bem parecidos para os seguintes modelos:
    1. Saeco Via Venezia
    2. Saeco Aroma
    3. Gaggia Evolution

    Qual você recomendaria?

    Aproveitando, não entendi muito bem a diferença entre portafiltro pressurizado e portafiltro comericial que você incluiu no post acima. É possível trocar o portafiltro de uma máquina dessas que estou pensando em comprar (Saeco ou Gaggia)?

    Obrigado
    Eduardo

  • http://www.alexandredias.com.br Alexandre Martins Dias

    Boa tarde e é um prazer escrever sobre a máquina fun kitchen que vende no shoptime, sou adorador de um bom café espresso e cremoso. comprei esta máquina na shoptime, chegou rápido, comecei a fazer muitos cafés aqui em casa fui percebendo que a caldeira não esquenta o suficiente e o café sai de morno para frio, o moedor começou a travar, não tem potência suficiente para moer o grão,e depois de uma semana começou a vazar água pela parte de trás, reclamei e trocaram a máquina, deram uma nova, que já esta com o mesmo problema de não conseguir moer o grão, ela trava, já usei vários grãos de marcas diferentes, a água continua saindo morna, aindas não vazou, mas creio que seja questão de tempo, acredito que o projeto desta máquina seja falido e a shoptime não quer devolver o dinheiro, trocar a máquina ou fazer acordo e ainda por cima comprei com uma garantia estendida, bom…estou aguardando um e-mail que enviei hj para a shoptime e vamos ver o que acontece….meu e-mail é amartinsdias@uol.com.br e meu site é http://www.alexandredias.com.br, para quem quiser trocar uma ídeia…abraços a todos

  • Zeca

    Oi Jomar!
    Preciso de uma máquina bem completa com café, chocolate, chá, água quente, ect… para uma loja de conveniência.
    Por favor, você poderia me dar uma dica de qual tipo de máquina seria mais indicada ? Uma vez que estou a 170km de São José do Rio Preto-SP e devido a distância a assistância à manutenção é dificil.
    Muito obrigado.

  • Fernanda

    Boa noite,
    Acabei de adquirir uma De longhi EC270, estava com um preço maravilhoso. Inicialmente ia adquirir uma da Eletrolux, mas a De Longhi EC 270 estava apenas 50 reais mais cara em uma promoção. Será que fiz uma boa compra ou deveria ter ficado com a Eletrolux?

  • Karen

    Oi Jomar, poderia me tirar uma duvida?
    Encontrei uma maquina pra comprar no modelo
    Vavigaggia – Saeco, gostaria de saber se ela ‘e equivalente a Gaggia Baby

  • MARILUCE

    Olá!
    Gostaria de tirar algumas duvidas com você. Adoro café espresso e no dia das mães ganhei uma máquina doméstica, da marca Mundial. Mas gostaria de saber se o tipo do pó para café espresso é especial ou pode ser feito com qualquer pó? Outra pergunta é, se para ter um boa qualidade do café eu teria de moer o grão na hora?
    Nesse caso eu teria que comprar o moedor porque a marca da cafeteira que ganhei não tem. Então que marca voce indicaria?
    Obrigada pela atenção e aguardo respostas.

  • Kamilla

    Olá…parabéns pela iniciativa de ajudar nós adoradores de um bom café.
    Bom,gostaria de uma dica de uma máquina de espresso com preço bom,acessível. Meu marido e eu amamos café e estamos montando nossa casa nova e gostaríamos de uma máquina de café espresso.
    Vi no shoptime uma com moedor,15 bar,potência (W): 1080W,com vaporizador por R$ 499,00, sabe se é boa? Ou tem uma dica melhor?
    Certa da atenção,desde já agradeço.
    Kamilla

  • clataka

    O que define 1 BOM moinho?

  • LUCIANA MORAIS

    OLÁ JOMAR, ESTOU INDO PARA OS EUA E VEJO AS INFORMACOES SAO PERFEITAS LI TUDO DO SEU BLOG E PERCEBI QUE TENHO QUE COMPRAR UMA BOA MARCA, ALEM DE TUDO, MAS ESTOU FICANDO CONFUSA…AMO CAFÉ E GOSTARIA DE COMPRAR UMA MAQUINA DE ESPRESSO BOA E SEM CAPSULAS E QUE EU POSSA USAR TANTO O PÓ CONVENCIONAL QUANTO OS GRAOS MOIDOS NO MOMENTO. VEJO PELA INTERNET MUITAS MARCAS QUE VOCES CITAM COMO BOAS MAS NAO TEM OS MODELOS. ALEM DE ESCOLHER A MARCA COMO A SAECO VOCE ME RECOMENDARIA ESSE MODELO? Saeco Nina Espresso Machine. FAZ UM BOM ESPRESSO SEM MANUTENCOES NA MAQUINA? MUITO OBRIGADA PELA SUA AJUDA

  • http://www.conhecaopantanal.com.br Edelson

    Com tantas dicas que o Jomar e o Jackson já deram sobre máquinas de café, o pessoal ainda está querendo consultoria particular… rs

  • sergio

    gotaria que vc me recomendase uma maquina de capuccino e que tipo de cafe devo usar.se possivel dicas para fazer um bom capuccino.

  • Natalia

    Gosto muito de tomar café cremoso e, com o seu perfume característico. Quero comprar uma cafeteira, mas não entendo nada sobre elas. Quero uma cafeteira, que faça esse tipo de café. É para minha residência, portanto , não quero , que seja enorme, também, que ela seja simples no manuseio, tanto do café, quanto na limpeza. Andei olhando em sites , e gostaria de saber, qual é a ideal? Aquela da Delonghi EC200 ou EC270 , são boas?

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Caros leitores:

    O meu objetivo aqui não é prestar uma consultoria individual de compra, mas sim transmitir meus conhecimentos acumulados como aficionado doméstico do espresso.

    Para dúvidas com relação a marcas de máquina de espresso, leiam esse post:

    http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/maquinas-de-cafe-espresso-20-dicas/

  • daniela

    Oi Jomar, li tudo sobre maq de cafe, mais, vc pode me ajudar?, gostaria de comprar uma, mais, que num fosse tão caro, é pra minha casa mesmo, queria até uns $400,00 e estou em duvida entre a Electrolux e a da fun kitchen, a da fun kitchen faz tb cappuccino e tem vapor(pra leite) e tem moedor de grãos e queria saber mais da electrolux, me ajuda, obrigada!

  • para mim foi excelente essa explanação sobre as máquinas de café expresso para uso de poucas pessoas.
    grata
    um abraço

  • Roberto Monteiro

    http://www.espressione.com.br/main.html, da ultima cafeteira. Gostei muito da philco, mas???

  • Roberto Monteiro

    Bom dia! Caro Jomar, gostaria muito da sua opinião. Estou entre estas opções:
    Cafeteira Expresso Philco PHC19
    http://cafeteiras.pontofrio.com.br/Cafeteira-Expresso-Philco-PHC19-20113.html?strBusca=cafeteira expresso; Linha Baggio http://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=9265&Det=True&IDProduto=1883508&q=Gaggia+Carezza&1ST=1&Y=3817705376846; e finalmente Cafeteira Espresso Espressione Cube Black ? Muito grato! Um abraço!

  • Roberto Monteiro

    Boa tarde! Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pois poucas pessoas tem sua boa vontade. Agradecer tb suas dicas. E como meus colegas pedir uma dica para vc. A saeco colocou em venda uma linha Baggio, vc conhece? O que vc acha dela? E seria possível vc me passar como vc “tunou” a sua saeco (pode ser por email)? Antecipadamente agradeço a qualquer ajuda que possa oferecer. Desejo-lhe um ótimo 2010. E mais uma vez meus parabéns!
    Grato!
    Roberto

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Não conheço essa Baggio, mas posso afirmar que todas as Saeco são muito parecidas. Quanto a modificação na minha Via Venezia, simplesmente confeccionei um portafiltro tradicional, empregando as mesmas medidas do original da Saeco. Não há nenhum segredo nisso, basta alguns conhecimentos de mecânica, um pedaço de bronze e alguém para tornear, usinar e depois cromar a peça. Obrigado pelo comentário!

  • Thais

    Estou montando uma padaria e estou na duvida em q maquina alugar, gostaria de saber qual a diferença de qualidade de café extraido, por exemplo entre a Royal Capuccino e uma Aroma SE200 da Saeco, nao bebo café e para mim parece q trabalhando com um bom grao é melhor q uma boa maquina.
    Agradeço desde já o esclarecimento.

  • joao luan

    Estou montando uma lanchonete em salvador e preciso saber qual a maquina de expresso comprar
    ate uns 1.200.
    Obrigado

  • passos

    Olá Jomar, gostaria de saber se a máquina breville café roma é uma boa máquina de café espresso

  • Diego

    Olá Jomar, estou indo para Itália e gostaria de trazer uma máquina de café expresso com boa relação custo benefício.

    Pesquisei as seguintes marcas e modelos.
    Gaggia Evolution Espresso
    DeLonghi ECO 310

    Qual seria melhor? Alguma outra sugestão (lembrando que não são todos os modelos na Itália que tem 110v)?

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Eu compraria a Gaggia. Boa viagem!

  • Eloá

    Estou comprando uma maquina,gostaria de pedir ajuda,o nome da maquina de café expresso é
    Trevi Chiara Spidim da Saeco.
    Obrigado.

  • LUCIANA MORAIS

    Olá JOMAR, Amei esse blog falando das maquinas de cafe expresso, e como uma apaixonada desde e os tempos da vovo gostaria de saber se a marca Breville é recomendada para realizar um bom cafe. É que as vezes somo atraidas pelos modelos ou mesmo pela labia do vendedor. Ta demais isso aqui um abraco

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Nunca usei a Breville, mas não simpatizo muito com as máquinas que usam termobloco no lugar de caldeira. Sou um cara tradicional!

  • http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/maquina-de-cafe-espresso-casa-escritorio/ Luiz Eduardo

    Jomar,
    Parabéns pela credibilidade das suas opiniões, vc etá se tornando um guru de grande confiabilidade, é direto e esclarecedor no aspecto técnico.
    Mas porque na sua relação de moinhos ficou de fora o Baratza Virtuoso, paguei US$ 200,00 no início do ano nos EUA.
    Será que não foi uma boa opção, já que vou adquirir agora uma Rancilio Silvia V3? Gostaria de saber sua opinião sobre o moinho Virtuoso.
    Obrigado

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Luiz, na realidade já comentei sobre os moinhos da Solis (nos EUA é chamado de Baratza), inclusive tenho um em casa. São bons equipamentos, com excelente relação qualidade / preço. Certamente a Rancilio Silvia pede um moinho mais capaz, de qualquer forma o Virtuoso pode conseguir bons resultados.

  • Fabio

    Jomar ,
    Qual a sua opiniao sobre alugueis de maquinas para servir uma lanchonete ?
    Compensaria alugar uma maquina ou compra-la ?
    Quais seriam os pros e contras deste sistema de aluguel ?
    Gostaria de saber sua opiniao no assunto ?
    Obrigado

  • Fabio

    Ola Jomar
    Parabens pelo blog

    Gostaria de saber sua opiniao sobre maquinas profissionais que usam coneccao direta de agua e as que usam o reservatorio.
    Estou interessado em adquirir uma para minha lanchonete e me deparei com estas opcoes

    Muito Obrigado

  • ester

    A espressione lançou recentemente no mercado uma máquina semi-profissional
    “Demoka Plus” $ 999, … alguém tem, comprou esta máquina pra dizer se é boa … uma avaliação do produto, ah!, só tem no café facil, ñ tenho como comparar $$$, alguém me ajuda? obrigada!

  • Roberto

    gostaria de saber onde comprar uma maquina saeco via veneza no brasil procurei em todos os lugares nao encontrei nao serve outra, pode ser até usada, inclusive a saeco Brasil tem menos informaçao para dar que os sites na internet, este modelo que aparece na foto é lançamento de que ano agradeço e parabens pelo site.

  • http://www.ompadmayoga.com laila

    Olá!

    Estou querendo comprar uma maquina de cafe espresso para meu marido, mas eu nem tomo café! portanto estou perdida… me indicaram a Cafeteira Espresso Bialetti, vc sabe me dizer se essa marca é boa?
    Obrigada!

    Laila

  • ROSANGELA

    quero comprar uma espresso fun kitchem ela boa

    • http://www.qvinho.com.br Jackson

      Rosangela, a Fun Kitchen é uma máquina muito simples, não espere um espresso de alta qualidade.

      No comentário do Jomar de 03/07/09 recomendamos as seguintes máquinas:

      Semi-automáticas: Rancilio Silvia ($700), Gaggia Classic ($600) FrancisFrancis! X7($400) e Saeco Aroma SS ($350).

      Super automáticas: Jura Capresso Impressa F8 ($1.400), Jura Capresso Impressa ENA4 ($1.000), Saeco Odea Giro ($700) e Gaggia Compact ($550).

      Moinhos: Mazzer Mini ($660), Macap M4 ($530), Rancilio Rocky ($380), Gaggia MDF ($300), Saeco Titan Burr ($130) e Solis Maestro ($100).

      Os preços estão em US$ (nos EUA), mas você pode pesquisar esses equipamentos em lojas aqui no Brasil. Como você pode ver, tem máquina para todos os bolsos.

      Para saber mais sobre máquinas leia também o post:

      http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/maquinas-de-cafe-espresso-20-dicas/

  • ROSANGELA

    POR FAVOR ME INDIQUE UMA CAFETEIRA EXPRESSO EUM MOINHO DE CAFE BOM OBRIGADO

  • ester

    Jomar, a cafeteira PHILCO PHC 19 INOX é boa, oque vc me diz.Grata!!

    • http://www.qvinho.com.br Jackson

      Olá Ester, não conheço a PHILCO PHC 19 INOX, mas fica valendo as dicas do comentário abaixo (09/10/09). Abraço

    • Iraci

      Desculpe não te ajudar, mesmo pq eu também tenho interesse nessa máquina, por ser em inox e o $ 449, – será que alguêm tem e pode nos falar a respeito.? Agradeço.

  • Marcelo

    Jomar, complementando minha pergunta acima, os modelos exatos delas são Electrolux Chef Crema e Delonghi EC155.

    Aguardo sua indicação.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Nenhuma delas, compraria uma Gaggia Baby ou Carezza.

  • Marcelo

    Jomar, parabéns pelo seu trabalho. Parabéns mesmo.
    Vou comprar uma expresso para minha residência (básica) e estou com dúvida entre uma da Electrolux (Peso: 4,58 – Pressão: 15) e outra da Delonghi (Peso: 3,05 – Pressão: 15 – Caldeira em aço inox – filtro duplo patenteado para uso com pó ou sache – emissão de vapor regulável). O restante das característica é semelhante. Já vi que a Delonghi tem mais tradição em cafeteiras (por ser italiana). Qual entre essas duas você compraria?

    Antecipadamente, obrigado pela dica.

  • Leandro

    A Gaggia baby funciona com po ou so com sache.
    Achei para comprar por R$ 549 sera que vale a pena

    • Fabrício Arias

      LEANDRO e JOMAR
      Desculpa me meter na pergunta. Acabo de comprar uma GAGGIA BABY de uma pessoa que trabalhou na Saeco. Ele me disse que para o Brasil não vieram GAGGIA BABY de capsulas apesar de todos os anuncios na net (magazine luiza,americanas,submarino) dizerem que ele é de capsula. Comprei por 456,00 em até 3x no site http://www.zteccoffee.com.br. Achei ela muito boa com um café muito cremoso. Ela é para pó e sache. Vale a pena pois ela está por um preço ótimo já que ela encontada até por 1400,00 no submarino. No Magazine Luiza ela está por 556,00 em 10x. Na zteccoffee ela está indisponivel porem vc pode ligar e pedir para ele uma baby pelo preço que paguei. Lá tem tambem a gaggia evolution por 496,00 mas ela estava por 400,00(qualquer coisa liga para ele e pede para fazer por este preço) e também tem a Gaggia carreza por 439,00. Havia perguntado para Jomar e para o rapaz da saeco e eles me infomaram que ambas são iguais internamente. Vale a pena. espero ter ajudado

  • selma

    Ola boa tarde! Li tds seus comentários e resumindo td, qual a sua dica para eu adquirir a maquina de cafe expresso ideal na minha casa. Aguardo e obrigada.

  • Fabrício Arias

    Obrigado Jomar pela dica. Acabei comprando a Gaggia Baby por 456,00 reais, acho que foi bom negócio visto que ela é encontrada por até 1300,00 no submarino, americanas e etc.
    Gostaria de saber também o que vc acha do moedor Breville? Bncontrei ele por 340,00 reais. Vc poderia também me indicar alguns cafés especias e onde posso encontrar um kit barista básico ?
    Obrigado pela sua atenção.

  • Fabrício Arias

    Boa noite Jomar.. Gostaria da sua opinião pois vou comprar uma máquina gaggia baby , evolution ou carreza. Ambas na faixa 400 reais na ztec coffe.
    Vou tirar 2 a 4 cafés por dia e sei que estarei comprando uma máquina no máximo intermediaria. Destes modelos qual vc indicaria? Assisti no youtube e achei ambas satisfatórias para o valor investido. Desde já obrigado.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Fabrício, a Gaggia Baby é idêntica a Classic, só que em gabinete de plástico. A Evolution é mais barata porque não possui a válvula selenóide, um recurso dispensável em máquinas domésticas. Eu compraria a Carezza (mesmos componentes da Evolution), uma das melhores máquinas na sua categoria.

  • APARECIDO LOPES

    Tenho uma Cadence Express e o café não fica muito quente e o leite não fica cremoso gosteria de umas dicas obrigado

  • Luzia

    Caro Jomar, gostaria de comprar uma maquina para meu escritório )pequeno somos em 06 pessoas), existe alguma que faça, cafe, capuchino, cafe com leite, não tenho nehuma experiência com máquinas, e gostaria de pagar um valor razoável.

    Obrigado pela sua atenção

  • Elison

    Caro Jomar parabens pelo conteudo de todos os posts sobre Café. Sempre gostei muito de Café mas somente após a leitura do seu Blog apaixonei-me pela a ideia e prazer de ter em casa um bom Espresso. Em setembro vou para NY e pretendo comprar uma Rancilio Silvia(489,00, e um moedor Pasquini lux (348,00) o que você tem a dizer sobre minhas pretensas aquisições?

    Elison

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Ótimas escolhas!

  • Eduardo Bottura

    Olá.
    Escrevo para quem sabe ajudar alguém na compra…
    Acabei de comprar uma Cafeteira Expresso Chef Crema – Electrolux. R$359,00.
    Acredito ser uma boa opção para iniciantes.
    Antes de adiquirir, li bastante comentários de compradores, e a unica queixa éra com relação ao barulho da maquina em funcionamento.
    Até pensei que iria ter dificuldade em retirar um expesso de qualidade nas primeiras vezes.
    Mas…. já o 1.° saiu ótimo… quente, saboroso e com um creme espesso e naquela tonalidade maravilhosa. o 2.°, 3.° 4.°, 5.° ….. da mesma forma…..
    Com relação ao barulho, achei bem normal. É a bomba que inicialmente em funcionamento, faz algum barulho… Achei dentro do esperado e já vi máquinas muito mais barulhentas.
    Estava em dúvida com relaçaõ a uma delonghi que custava R$599,00, mas pesava a metade que a Eletrolux. Como já li a respeito de que máquina leve = muito plastico….
    Achei interessante também que esta máquina que comprei, após extrair o expresso, libera na bandeja todo o restante da água que ficou no sistema, de modo que o próximo café utilize água nova do reservatório…
    Enfim. Para iniciar, com um baixo investimento e uma grande vontade de iniciar na arte… tá valendo….
    Pretendo agora tirar dela o máximo proveito, para quem sabe em breve alçar novos voos com máquinas mais potentes e profissionais.
    Ah, pretendo agora comprar um moinho.
    Vi um da marca Cuisinart, a um preço legal (R$150,00).
    Acho que é compativel com a máquina comprada.
    Grande abraço a todos

    • NÚBIA NEVES

      Oi Eduardo! Tb tenho interesse em comprar uma eletrolux… pode me informar se há algum contra? Você está gostando do equipamento?

  • denilson

    saudaçoes jomar..
    Primeiramente quero parabeniza-lo pelo saite e pedir sua ajuda, pois adiquiri uma cafeteira espresso 15 bar com moedor fun kitchen mas o manual é incompleto e eu nao consigo fazer um capuccino nela se puder me ajudar agradeço….

  • Patricia Giraldes

    Jomar, na faixa de 500 e 600 dolares a melhor opção é a Rancilio Silvia ou uma Francis Francis X3 seria melhor???

    Obrigado

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Eu compraria a Silvia, mas a Francis X3 também é muito boa, além de ter um design bem bacana.

  • hitoshi

    Olá, Jackson…
    Talvez tenha, realmente, este hábito de preferir café mais quente. Mas ainda afirmo que a temperatura desta é mais baixa. Pois nas maioria das cafeterias o espresso é “bem mais” quente (como diz: pelando) até dá para conversar com amigos sem ter perdas de quentura, enquanto na minha terá que consumir bem rapidinho com pouco açúcar para não perder temperatura ainda mais.
    Sim esquento bem o xícara antes com água da torneirinha e deixei bastante tempo ligada.

    Mas qual será a temperatura “ideal”?
    Vc pode me indicar qual tipo de termômetro usar para verificar a temperatura do café?

    Tentarei também consultar assistência técnica sobre isso tbém.

    Todo modo, obrigado pela resposta.

  • hitoshi

    Olá…
    É, como o Cesar(12/06/2009) havia comentado, a temperatura do café desta máquina (Jura E80) é baixa. Tenho uma outra da Spidem “Trevi comb plus” o café sai mais quente. Talvez o caminho percorrido da água seja mais longa(?).
    Quanto ao volume, de 35 a 55ml ainda não reparei, assim que lembrar e prestar mais atenção posto aqui novamente.

    • http://www.qvinho.com.br Jackson

      Hitoshi, não temos como aferir se realmente que o espresso que você extraiu, assim como o do César está mesmo abaixo da temperatura ideal. No Brasil ainda persiste o péssimo hábito de servir um espresso com temperatura de queimar a língua. Tem gente que gosta, mas isto não está correto! Café espresso não é para ser servido pelando.

      A Jura é uma máquina muito boa, não acredito que ela falhe nesse ponto da temperatura. De qualquer modo você já tentou deixar a máquina ligada mais tempo? E além disso, manteve as xícaras aquecidas?

      Ainda sim se o suposto problema persistir seria interessante chamar a assistência técnica.

      Abs

  • Deborah

    Oi Jomar, tudo bem?
    Eu detestava café, não conseguia nem sentir o cheiro. Depois de morar um ano na Europa voltei completamente viciada. Realmente os melhores cafés que já tomei foram os da França e Italia. Queria apenas passar minha experiencia com uma máquina de cafe espresso que comprei aqui, da Britania. Funcionou por alguns meses, mas agora ela tem explodido sempre. Nao recomendo a Britania, o café sempre sai com gosto de pó. Tinha uma Delonghi na França. Adorava. Recomendo.

    Abraços

  • hitoshi

    Olá…

    Acabei de adquiir uma Jura E80. Ela acompanha um filtro e várias pastilhas descalcificadoras. A dúvida é: Preciso realmente usar estes produtos(filtro e pastilhas)? Pois vejo no manual que estes devem ser trocadas com uma certa periodicidade. A nossa água é muito calcificada?
    Obrigado.

    • cesar

      sim vc precisa fazer a descalcificação do equipamento ,pois a caldeira é um monobloco, os duto de agua são bem pequenos, o filtro ajuda a propria maquina pede para substituir

  • israel

    Gostaria de seu comentário a respeito da máquina: “Cafeteira expresso 15 bar c/ moedor Fun kitchen”.

  • Zara

    Jomar,
    Gostaria de saber se qualquer café em grão pode ser usada em máquina de espresso.

  • frederico

    Bom dia Jomar,a maquina de café gaggia pode colocar pó btm ou so grão,agradeço um abraço

  • Robson

    Olá

    Estou para adiquirir uma máquina de café em capsulas, sabes me dizer se estas capsulas são padronizadas, ou ficarei preso a uma marca de café específica para a minha máquina.

    Obrigado

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Caro Robson, até onde sei, todos os sistemas de cápsulas são patenteados e monopolizados pelas empresas que distribuem as máquinas. Talvez isso mude com o tempo, mas por enquanto existem poucas opções e o valor é mais elevado que o sistema tradicional (em grão).

  • Leticia

    Oi Jomar!
    Mais uma vez muito orbigada! Nem sei como agradecer. Mas, aqui vai mais uma pergunta de leiga: Como é a máquina moinho e qual a diferença para as outras? Na moinho eu vou colocar o pó do café?
    A máquina de cafá que apenas aperto o botão e sai o café é a semi-automática?
    Desculpe minha ignorância Jomar, estou porcurando aprender para fazer a melhor compra.
    Obrigada,

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Leticia, o moinho é para moer o café, que obviamente deve ser comprado em grãos. As máquinas super-automáticas possuem um moinho embutido, basta colocar os grãos, a água no reservatórios e apertar os botões para a máquina fazer todo o trabalho.

      Se você realmente gosta de café e pretende se aventurar pelo mundo do espresso, recomendo a leitura de todos os artigos do link abaixo:

      http://www.qvinho.com.br/tag/espresso/

  • maria candida

    Tá bom mas eu quero saber como faço para comprar uma maquina de fazer café que moa na hora e que o café seja realmente gostoso, é para uso domestico, e que nãotnão seja tão caro..

  • Júnia

    Olá, Jomar. Estou procurando alguma empresa que tenha assistência técnica da Cafeteira Espresso 15 bar com moedor Fun Kitchen 120V (China), pois a nossa está vazando. Você sabe onde posso encontrar? (Estou em BH, a nossa máquina fica num escritório com 10 pessoas)

  • Leticia

    Jomar,
    Sou eu de novo!
    Se você puder me indicar uma marca tb eu ficaria muito grata!
    E outra dúvida: Como saber se a máquina de café espresso só pode usar o sache dessa amrca como é o caso da nespresso?
    Me desculpe mas sou totalmente leiga no assunto!
    Se puder fazer a gentileza de me indicar um modelo e marca me ajudará muito!!!
    Ah, todas as máquinas de café espresso fazem capuccino tb? É uma vantagem?
    Mais uma vez obrigada Jomar!

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Recomendo essas:

      Semi-automáticas: Rancilio Silvia ($700), Gaggia Classic ($600) FrancisFrancis! X7($400) e Saeco Aroma SS ($350).

      Super automáticas: Jura Capresso Impressa F8 ($1.400), Jura Capresso Impressa ENA4 ($1.000), Saeco Odea Giro ($700) e Gaggia Compact ($550).

      Moinhos: Mazzer Mini ($660), Macap M4 ($530), Rancilio Rocky ($380), Gaggia MDF ($300), Saeco Titan Burr ($130) e Solis Maestro ($100).

      Como você pode ver, tem máquina para todos os bolsos.

      • http://www.qvinho.com.br Jomar

        Preço em dólares nos EUA.

  • Leticia

    Jomar,

    Obrigada!
    Sem querer abusar, mas já abusando, você teria algum modelo com um bom custo benefício para me indicar? Estou completamente perdida uma vez que não entendo muito sobre o assunto!Ressalto que a máquina de café será para minha casa, não precisando ser altamente moderna e desenvolvida.
    Eu preciso de um endereço nos EUA mesmo comprando numa loja lá?Em caso positivo, não terei muitos problemas pois tenho uma amiga que pode me fornecer o endereço dela lá…
    Mais uma vez obrigada pela pciência e atenção.
    LEticia

  • Paulo Nunes

    Ola Jomar boa tarde.
    Estou pensando em comprar uma cafeteira expresso dolce gusto da arno oque acha dela???

    Obrigado

  • Leticia

    Olá Jomar!
    Como vai?
    Gostaria de uma ajuda sua uma vez que desejo comprar uma máquina de café expresso e capuccino para minha casa nova.
    Como estou indo para os Estados Unidos nesse mês, gostaria de saber qual a melhor marca e custo benefício que poderá me atender.e se você sabe onde achar. Indago se vc acha que a compra no exterior ainda é vantajosa em relação a compra aqui mesmo, no Brasil.
    Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog!

    Leticia

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Opa Letícia! Vale muito a pena comprar nos EUA, é bem mais barato que no Brasil. Confira esse site:

      http://www.espressotop50.com/

      Vários links para lojas de espresso. Já comprei na Whole Latte Love, na EspressoParts e na EspressoCoffeeShop. Nunca tive problemas, mas lembre-se que você precisa de um endereço fixo nos EUA. Não deixe de consultar as condições de venda para cartões internacionais.

  • Everson

    E ai cara,

    Preciosas informaçoes sobre espresso. Sem falar das ótimas respostas. Estou indo para a alemanha e fiquei sabendo que os alemaes tomam mais cafe que cerveja. Sendo assim, devem ter boas maquinas de cafe por lá. Existe alguma marca alemã que se destaca?

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Everson, acho que os alemães não possuem muito interesse em máquinas de espresso. As melhores marcas são todas italianas, que felizmente podem ser encontradas na Alemanha. Além das italianas, existem as suiças Solis e Jura Capresso. Confira os links das marcas top (no item 1):

      http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/maquinas-de-cafe-espresso-20-dicas/

  • Daniela

    Adorei te encontrado estas informações!!!
    Estou pesquisando algumas maquinas, mas ainda estou em duvida.
    Preciso de uma para poucos cafés por dia (no maximo 15). Poderia me dar alguma dica?

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Edson, clique no link abaixo:

    http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/maquinas-de-cafe-espresso-20-dicas/

    Leia os itens 7 e 18. Qualquer moinho é melhor do que comprar café já moído. Para um bom espresso você deve usar cafés especiais.

  • Edson

    Boa tarde Jomar, e quanto ao moedor? qual vc recomendaria (economica). Cafés moídos que vem em pacotes (pilão,caboclo) servem para usar nas máquinas de expresso??

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Júlio, Jáderson, Davi e Edson:

    Não conheço essas máquinas. Só usando mesmo para descobrir se são boas. Acessem o link abaixo para lerem mais sobre marcas de máquinas de espresso:

    http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/maquinas-de-cafe-espresso-20-dicas/

    Jobel:

    Para o seu caso eu compraria uma Jura, mas uma Saeco superautomática também serve.

    César:

    Você escalda as xícaras? Faça isso com a água que sai da torneira da máquina. Você já usou um termômetro para medir a temperatura do espresso?

    Eduardo:

    Acesse o link acima é leia o item 1. Eu não compraria a Espressione Cube, mas sim alguma marca intermediária, algumas são encontradas no Brasil nessa faixa de preço.

    • SIDNEY

      Boa tarde
      Jomar queria saber de vossa imensa sabedoria qual o café indicado para maquinas chef crema electrolux.
      por favor me ajude pois ainda nao consegui acertar o café ideal
      obrigado

  • Edson

    Boa noite Jomar, gostaria de saber se tem alguma opinião sobre o Electrolux chef crema expresso. Achei o preço razoável, economica, mas não sei sobre a qualidade de seu café.

  • Eduardo

    Boa Tarde Jomar,

    em fim li quase todos os comentários e tudos mais… entendi que isto não se trata de uma consultoria individual sobre as maquinas/café mas sim sobre o hábito de se tomar café espresso. Mas o meu caso também não foge dos demais ou alguns… em um valor de até R$900,00 que cafeteira você recomendaria? e sobre a Espressione Cube Plus, o que você diria?

    Abraço

  • César

    Caro Jomar,
    tenho 2 estabelecimentos comerciais (pequeno porte) nos quais coloquei conceituada máquina (Jura Impressa E80). No entanto, ainda não consegui um espresso satisfatório. A temperatura me parece baixa. Testei fazer um “café curto” e completar com a “torneirinha” de água quente da máquina, pois sai com temperatura mais elevada (talvez haja, no café, perda de temperatura no contato com o pó). Porém, a quantidade de café, às vezes, não é fiel à solicitada. A máquina tem ajuste de 5 em 5 ml, no entanto, testei de maneira decrescente, de 55 até 35 ml e o volume foi sempre igual, somente alterado em 30 ml.
    Será que existe ajuste de temperatura na referida máquina?
    Será que está com algum defeito, em relação ao medidor de água, ou o equipamento “se diz” mais fantástico do que sua real tecnologia?
    Por fim, parabéns pelo trabalho!

  • Jobel Galvão

    Caro Jomar, adiro ao coro,,, PARABÉNS.
    Li todos os links que postou, seus links, porém, li também as observações de seus blogueiros ou leitores, confesso não saber a palavra mais certa… O fato é que os valores não batem com as pesquisas de preço. Antes de ler seu blog ia comprar uma Delonghi automática ESAM 3400, pois, gosto do expresso mas, prefiro um cappucino ou chocolate bem gremoso. Meu uso será até 100 medidas pequenas dia. (pequeno escritório com 5 pessoas mais clientes) Pelas suas 20 dicas devo ir para uma SAECO ou Zura, do pouco que li da Zura ela tem o monopólio de uma pastilha de limpeza, filtro, na relação custo benefício com limite de 5 a 10 mil e uso diverso (Chá, Expresso, Cappucino e demais possibilidades, onde, pessoas diferentes operarão a máquina, teria uma recomendação a todos!

  • Davi

    Olá a todos,
    conheci recentemente o site e gostei muito, e também recentemente conheci o gosto pelo café, ou melhor, estou viciado.
    Bem, sou um leigo no assunto de café, mas quero uma cafateira aqui em casa, estava vendo no site das americanas uma Cafeteira Expresso Chef Crema – Electrolux, ou uma Cafeteira Expresso e Capuccino EC200 – Delongui , estão, respectivamente 299 e 399 reais.
    Qual a diferença para essas outras cafeteiras que vocês mencionaram? essas valem a pena? faz um bom café? queria saber a sua opinião.
    o site delas é http://www.americanas.com.br/AcomProd/5359/138145

    Grato, e aguardo contato

  • JÁDERSON

    Olá Jomar, parabéns pelo site.
    Eu fiz uma compra de uma Cafeteira Expresso Fun Kitchen e vi que você já comentou sobre ela informando que não conhecia esta marca, o site que vende essa marca informa que ela tem:
    Potência: 1000W
    Frequencia: 60hz
    Pressão: 15Bar
    Caldeira: blindada
    O site só não informa o peso, o preço dela, o site informa que é R$ 394,00 mais está na promoção por R$ 254,00. Por ela ter 1000w e ter uma caldeira blindada que eu acho que a caldeira seja de aço, eu lhe pergunto: por essas informações não da pra você avaliar se a máquina é boa, regular ou ruin?

  • EVANDRO BARBOSA

    Competente Jomar, parabéns pelas dicas, pela imparcialidade e pela clareza de seus esclarecimentos,também ambiciono uma maquina de café que me satisfaça e suas intruções serão relevantes em minha busca.Algumas dúvidas poderiam ser sanadas sem lhe pertubar como fiz com a marca ESPRESSIONE,que liquei e descobri que o carro chefe cube tem caldeira em alumínio , há um casal de chineses no site e a maquina que diz ser produzida na Itália não tem representante lá no mapa do próprio site. Interessante ,não?Bom produzimos um café arabica em pequena quantidade no sul de Minas e vou usar suas dicas para escolher a maquina e saber se nosso café vira um bom espresso.Vcs saberão, mas pelos cuidados que temos em produzi-lo acredito que terá boa bebida. Minha única dúvida é o moinho que é destes comuns em revendas de café por peso não acoplados a maquina isto fara alguma Diferença?

    grato pela atenção Evandro barbosa

  • Fernanda

    Jomar, tenho uma Saeco Via Venetto e estou muito insatisfeita!
    Desde que comprei esta máquina só tive problema. Levei várias vezes na assistência técnica da Saeco e sempre diziam que ela estava ótima.
    O vaporizador vive vazando e o bico da esquerda sai menos café do que da direita.
    Você poderia me ajudar com isso?

    Obrigada!

  • Júlio

    Boa noite Jomar! Gostaria de adquirir uma máquina da Eletrolux( LANÇAMENTO) que custa R$400.Acredita ser uma boa compra?

  • Júlio

    Ola Jomar. o que você me diz sobre a maquina de expresso que a eletrolux lançou? Será que cosigo o mínimo com ela?

  • Clataka

    Acho que inverti, “Dolce Gusto”

  • Clataka

    Alguem ja esperimentou a cafeteira de capsulas “Nescafe Gusto Dolce” vendidas nos supermecados??

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Isabel, Salles, Cesar, Gustavo e Leandro:

    O meu objetivo aqui não é prestar uma consultoria individual, mas sim informar os leitores para que cada um possa efetuar uma melhor compra. Leiam esse post:

    http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/maquinas-de-cafe-espresso-20-dicas/

    • Tania maia

      Apos ter lido seu artigo, de meu interesse, gostaria de saber-tenho que comprar uma , na sua opnião qual a melho para se ter em casa, para servir uns amig. seria posivole obter uma .
      Grata

  • Leandro

    Gostaria de saber sua opinião sobre a maquina jura E80.
    Gevo ou não adquerir este modelo e marca.

    • Bruno

      Pesquisei muito antes de comprar uma Jura E80.
      É uma máquina que requer muuito menos manutencao que a Saeco por nao utilizar sistema de gavetas comum na maioria das maquinas automaticas.
      O café dela é excelente e nunca tive problemas. Tenho a maquina ha um ano.

  • Luiz Barbosa

    César,
    Site correto: coffeemix.com.br

  • Luiz Barbosa

    César,
    O sr Nei da coffemix.com.br certamente poderá ajudar você em Vitória/ES. Procure-o.
    PS: Jomar, se eu estiver atravessando, alerte-me.

  • Gustavo Rondon

    Caro amigo Jomar, estou procurando uma máquina super barata e boa no máximo R$ 400,00. Qual vc me indica ?? vi essa:

    http://compare.buscape.com.br/espressione-mila-expresso.html
    http://compare.buscape.com.br/prod_ficha?idu=124899
    http://compare.buscape.com.br/prod_ficha?idu=87510
    ou outra que vc indicar.

    Abraços

  • Cesar

    Olá…
    Estou precisando comprar uma máquina de café para colocar no Bar de um Club muito chique!
    Fui encarregado de fazer orçamentos pra entregar esta semana ainda. Como nao conheço ainda muito bem de máquinas gostaria de sugestões e lugares pra comprar.
    Sou de Vitoria-ES. Aqui há empresas que encontro esse material?
    Mande sugestões para meu e-mail se possivel.
    Atenciosamente
    Cesar

  • Luiz Barbosa

    Caro Jomar, Parabéns por este inestimável blog sobre Cafés Especiais.
    Permita-me algumas contribuições:
    1) Sua lista de máquinas de espresso para uso doméstico realmente aponta os melhores equipamentos na categoria (postado acima, 20/08/2008);
    2) Rancilio Silvia, Rancilio Rocky e Jura, no Brasil: http://www.coffeemix.com.br, http://www.coldmix.com.br;
    3) A máquina PRIMA da Astoria para sachês é robusta e apresenta bons resultados (não esquecer que sachê possui lado correto: papel mais fino/”transparente” para cima). É possível alugá-la. Aluguei um exemplar, a qual funcionou satisfatóriamente. Astoria/Isaú = http://www.astoriabr.com.br/loja1.asp?tipo=maquina;
    4) Visto o custo justo, robustez e acessórios as máquinas BREVILLE Die-cast Espresso 800ESXL e BES820XL são escolhas razoáveis. Já as vi operando e o resultado é satisfatório. Há importação e manutenção no Brasil (www.breville.com.br). Sugiro ver os reviews na web sobre os equipamentos. Possuem design e acabamento indefectíveis. Veja em Espaço Santa Helena (www.espacosantahelena.com.br), Williams Sonoma (www.williams-sonoma.com/shop/electrics/electrics-breville/index.cfm?cm%5Fsrc=oldlink)ou http://www.brevilleusa.com;
    5) Sugestão de máquinas para espresso profissional: Rancilio = http://www.coffeemix.com.br, La Spaziale = http://www.cafemaq.com.br ou http://www.laprima.com.br, La Cimbali = http://www.blendexpress.com.br, Nuova Simonelli = http://www.libermac.com, La Marzocco (considerada a “Ferrari” das máquinas)= http://macchine-per-caffe.com.br/;
    6) Moinho de café sob demanda/porcionado/programável: Mahlkonig = http://macchine-per-caffe.com.br/ — as marcas acima também possuem suas versões de “sob demanda e porcionado”;
    7) Conhecendo cafés especiais e gourmet: se você mora em SP/SP, sugiro que visite a Casa Santa Luzia (www.santaluzia.com.br) – é a “loja-destino” em cafés especiais, o maior sortimento do gênero no Brasil;
    8) Finalmente, visite e troque figurinhas com o entusiasta em cafés Ensei Neto: http://coffeetraveler.net/
    Sucesso a todos.
    Luiz Barbosa

  • Salles

    Olá Jomar.
    Parabéns pelo site.
    Você recomenda a cafeteira Espressione Roma Deluxe?
    Pode ser vista em:
    http://www.cafefacil.com.br/loja/product_detail.php?idProduto=211&todos=1&codigoproduto=ESPRESSIONE%20ROMA

    Obrigado.

  • Isabel

    Jomar, gostei muito de suas observações.

    Gostaria de fazer uma consulta: você recomenda a Cafeteira Expresso Espressione Retro Vermelho? É que gostaria de comprar uma boa máquina nos quesitos qualidade e custo, mas como sou brasileira, creio ser importante contar com a garantia e com a assistência técnica. Agradeço-le muto pela generosidade em compartilhar conhecimentos.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Renato: Agradeço pelos cumprimentos! Continue sendo nosso leitor e indique o blog para seus amigos. Em São Paulo é possível encontrar ótimos cafés, mas a melhor maneira de saber como comprar é contatando o produtor. Procure na internet o site do produtor que você gosta, depois ligue ou envie um email solicitando pelos pontos de revenda. Lembre-se de comprar somente café fresco.

    Fernanda: Não tenho nenhuma referência quanto a SGL Gold Prima.

  • Fernanda

    Olá Jomar! Tenho interesse em comprar uma máquina de sachê, mas estou em dúvida quanto a marca.
    Gostaria de saber se a marca SGL Gold Prima é boa.

    Obrigada.

  • Renato T

    Jomar, gostaria de dar meus parabéns a você e ao Jackson pelo excelente e imparcial blog.

    Quanto à importância da quantidade de metal empregado na construção da máquina, logo no primeiro mês de uso da Ariete que eu comprei pro escritório pude notar. O interior do bico de vapor derretou fechando o pequeno furinho por onde passava o ar, a pressão dentro da máquina foi tanta que alguma coisa lá dentro não suportou e hoje não posso mais usar o vaporizador pois me começa a pingar água pela máquina toda, além do vapor vir sem força sequer para esquentar um leite. Fiquei extremamente decepcionado com a marca.
    A Electrolux que dei de presente pro meu pai custou-me R$ 200,00 a menos e funciona muito melhor em todos os aspectos. Para aqueles que não tem verba para uma máquina intermediária, por incrível que pareça posso recomendar essa da Electrolux.

    Aproveitando o comentário pois sei da sua atenção para com os seus leitores, gostaria de saber de ti uma indicação de onde comprar bons blends nacionais aqui em SP. Provei dois cafés de qualidade ímpar que nunca pude encontrar fora de restaurantes, que são o Fazenda Pessegueiro e Fazenda Águas Claras. Tem alguma dica de onde posso encontrar estes cafés de distribuição restrita?

    Muitíssimo obrigado e parabéns novamente pelo blog.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Vinicius: Negócios são negócios, não é mesmo? O meu objetivo não é prestar consultoria para estabelecimentos comerciais, mesmo assim vou ajudá-lo. Para esse volume de café não tem saída, existem apenas 2 opções: uma superautomática (como a Odea) ou uma semiautomática doméstica com um bom moinho.

    Fatima: É a mesma coisa, porém o termo “cafeteira” não é usual quando tratamos sobre espresso. O certo é dizer Máquina de Espresso.

    Cristiano: Você já leu o post abaixo:

    http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/maquinas-de-cafe-espresso-20-dicas

    Preste atenção ao frescor do café, a moagem, a compactação e a temperatura da máquina.

  • Raffael

    Aos interessados, eu comprei uma cafeteira expresso fun kitchen com moedor e depois de diversas tentativas ate acertar a moagem do cafe, ele ficou maravilhoso. Tao bom quanto muitos cafes expressos de cafeterias boas que tem por ai. Eu recomendo

  • Cristiano

    Tomei o café da fazenda pessegueiro em uma cafeteria em Porto Alegre e achei ótimo. Você sabe onde posso comprá-lo?
    Tenho uma Krups 7230. Percebi que o creme não fica tão espesso quanto o das cafeterias. Isto é realmente uma limitação do equipamento? Já utilizo a menor moagem e a temperatura “média”.

  • fatima

    gostaria de saber a diferença entre maquina de cafe expresso e cafeteira expresso. qual é melhor?
    voce me recomendaria a cafeteira expresso mila espressione (R$399,00 – lanaçamento na loja cafe facil)
    nao entendo nada de cafe expresso, apenas gosto muito e ao contrario detesto cafe feito nestas cafeteiras normais.

  • Maria Estorino

    Preciso de uma assistência Técnica em Campinas SP.
    Tenho uma maquina de café de Roma Breville.
    Ela escapa o ar e o café sai ralo.
    Ja fiz o ciclo cde limpeza, tudo que poderia ser feito, até já trocamos o suporte do cachimbo, mas não resolveu.
    Não quero mandar pelo correio p/ SP, tem alguém p/ indicar aqui??
    Aguardo.
    Maria

  • vinicius

    esse blog e uma aula nao gosto de cafe mas sou um grande apreciador de capucino e mocacino das maquinas automaticas da nestle.valeu por todo conhecimento aqui empregado e a proposito estou comprar uma saeco odea para um pequeno comercio mais ou menos 10 a 20 doses dia sera que vale a pena ou qual maquina compro com o mesmo valor 2000 a 2500 desde ja muito obrigado pela palestra.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Welton, Henrique, Cintia, Maurício, Manuel, Waldiney, Patricia, Marcelo, Eliana, Paulo, Gisele, Cláudio e Graça:

    Todas as respostas estão nesse artigo:

    http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/maquinas-de-cafe-espresso-20-dicas/

  • Graça Sabino

    Caro Jomar,
    parabéns pelo blog, adorei encontrá-lo, pois juntos duas coisas q adoro: vinho e café. Estou querendo comprar uma cafeteira e estou com muitas dúvidas. Estava disposta a comprar uma Nespresso, mas também já havia pensado o quanto seria “chato” ficar depedendo exclusivamente da Nespresso, além do preço ser um pouco alto e de ter de utilizar um transformador. Como alguns outros leitores, também encontrei a Fun Kitchen no site shoptime, mas não estou muito segura quanto a qualidade. Gostei dessa pelo fato de utilizar grãos e possuir moedor.Mas, já li que as máquinas q utilizam grãos e possuem moedor dão muitos problemas. Também tenho restrição quanto a voltagem: moro em Natal-RN e a voltagem é 220. Gostaria de uma orientação sua.
    Um grande abraço

  • EDUARDO

    Caro Jomar.
    peço desculpas, pelo comentário anterior, pois não prestei atenção na escrita das leitoras Isabel e Rosa, e o que, elas realmente buscavam.
    Um abraço.

  • http://www.elrocha.com.br Claudio

    Olá Jomar, adorei teu blog. Tenho 1 ESTRO Profi c porta filtro semi automatico (pressurização) é aquele q VC libera a saida apos a pre-infusão. Qual seria o melhor procedimento neste porta filtro? Ref. Gram Crema da Saeco.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Eduardo, entendi que essas leitoras buscam informações sobre máquinas profissionais (para cafeterias), sendo assim não considero de grande valia as minhas dicas sobre máquinas domésticas. Uma coisa não tem nada em comum com a outra.

  • EDUARDO

    caro Jomar,
    realmente não entendo, no inicio da página você tem uma frase que dis.
    aprenda a escolher uma máquina de espresso, acompanho todos os comentários e dicas que são escritas nesta página, até mesmo porque sou grande apreciador de café. tenho visto várias indicações suas sobre marcas e modelos, e nõa entendi porque que a resposta a Rosa foi esta a cima, sendo que esta página tem o intúito de orientar que nao conhece máquinas de espresso.
    se estiver errado, favor desconciderar meu comentário.
    abraço a todos.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Rosa e Isabel, cafeteria é um negócio sério, por isso prefiro não opinar, uma vez que a minha experiência é doméstica.

  • GISELE MORETTO

    Olá! Estou a procura de uma cafeteira para presentear meu marido e cheguei a reservar um modelo da Breville, que você desconsiderou como boa escolha porque não possui caldeira e nem portafiltro pressurizado, dados que geralmente não constam das especificações do produto.
    Como a compra mais interessante é a online, porque os custos são mais baixos do que o das lojas convencionais, como ter certeza da escolha correta sem necessariamente obter esses dados que você considera os diferenciais de compra? Que outros dados constam mais facilmente da descrição do produto e que podem nos auxiliar na escolha certa? Veja que esse modelo Breville é todo em aço inox, um dos elementos que você ponderou para a escolha correta e nem por isto ele se mostrou um produto a altura….
    Na oportunidade, você conhece a Cafeteira Espressa Automática Essenza C100 Preta com 1 Aeroccino? Ela está disponível na FAST a um custo razoável, mas não consegui os dados específicos sobre a caldeira e o portafiltro.

  • paulo renato

    “Na continuação desse post falarei sobre as grandes marcas, modelos clássicos e o que recomendo comprar. Aguardem!”

    meu caro, primeiramente, parabéns pelo trabalho.
    só q é o seguinte, eu to seco pra comprar minha espresso, por favor, continue logo esse post!!!!!!

    abs.

  • Isabel Silveira

    Boa tarde,
    gostaria de oferecer uma máquina à minha mãe e não sei qual escolher… por favor se me pudesse indicar uma máquina boa para uma cafeteria, pois a minha mãe é proprietária… muito obrigado

  • rosa maria santos

    tenho interesse em montar uma cafeteria…gostaria de receber informações a respeito dos produtos e maquinario…
    grata

  • eliana

    Olá…estou quebrando a cabeça para me decidir qual máquina devo comprar para uso residencial…gostaria que vc me indicasse alguns modelos…obrigada…

  • Marcelo Marinho

    Jomar, parabéns pelo espaço.
    Gostaria de saber se existe alguma marca de café expresso já moida, em embalagem a vácuo, que seja uma boa escolha, já que não possuo moinho.
    Desde já agradeço e desejo a todos um ótimo ano novo.
    Abraços,
    Marcelo Marinho.

  • Danilo

    Pessoal, não sou especialista, mas sou comerciante e adoro café. Tenho em minha casa uma Cafeteira Expresso com Moinho Café Roma Deluxe Espressione (tem na Americanas online e na cafefacil – Não é propaganda) e tenho em minha lanchonete uma Cafeteira Expresso Automática Magnífica Delonghi. Na minha opinião de leigo as duas são ótimas e fazem um café muito bom. Moem o grão na hora e tiram um café muito cremoso.

  • Patricia Giraldes

    Jomar, achei mto interessante seu blog! Estou querendo comprar a minha primeira máquina de espresso e estou na dúvida entre duas, a Expresso Arc Fun da Ascaso e a Francis Francis! X3 (apesar de que só encontro aqui no brasil a Trio e não quero ela pq só dá para usar sachê). Qual delas vc acha melhor? Vc sabe aonde posso encontrar a X3 sem ser trio?
    Obrigada!

  • Waldiney

    Ola Jomar, muito bom seu blog, suas opinioes e dicas. è sempre bom entrar aqui e ler sobre o assunto. Sei que ja esta cansado de responder a mesma pergunta de qual cafeteira comprar, mas como seu conhecimento é bem maior doque o meu vou pedir sua opiniao, pois procurei na internet informacoes e nao achei, principalmente sobre o tipo de caldeira que voce considera importante. Achei esta maquina interessante (Cafeteira Espresso Roma Deluxe – Ariete), tanto pelo preco tanto q ela ja vrm com moedor. Se puder me ajudar agradeco. E fiquei bem interessado na X3 da illy. Um abraco e bom final de ano a todos os leitores
    http://www.uniquestore.com.br/loja/product.asp?store=uniqueshop&template_id=1701&partner_id=&dept%5Fid=1042&pf%5Fid=02171329PR1&idInicio=1042&categorizado=S&idMaster=&nome=Cafeteira+Espresso+Roma+Deluxe+%2D+Ariete

  • Manuel Agea Ramires

    Srs tem uma maquina no mercado que se apresenta como Cafe e Cappuccino, este cafe e expreso, ou coador- visto que amaquina tem vapor pra o cappuccino
    qual a qualidade que posso chegar com esta maquina
    grato
    MANUEL AGEA

  • Maurício Vidal

    Boa noite,gostaria de comprar uma máquina de café expresso Automática marca Krups modelo XP7210 ou XP7230 que custa US$999,99, mas não tenho informações se vale a pena pelo preço! ou a modelo KP2102 que custa US$170,00, obrigado.

  • Cintia

    Olá! Há algum tempo estou olhando uma máquina para expresso.
    Encontrei uma da Espressione – Corpio que tem algumas das características que vc comentou. Você já ouviu algo a respeito da marca/cafeteira?

  • http://notenho Hnerique Delage

    Como todos aqui, sou um grande apreciador de café.
    O melhor que já tomei foi em um cofee shop em Miami, chamado “los Lobos”, perto do hotel Everglades. Acho que era café colombiano. Perfeito!
    Estou prestes a comprar uma maquina de café expresso, que me traga satisfação, e estou cheio de dúvidas sobre a qualidade da bebida produzida pela máquina. Gostaria de uma sugestão sua sobre a marca. Estou de olho na “Espressione cube”. Você conhece? Teria alguma sugestão para me dar sobre marca/modelo?
    Agradeço muito e aguardo.

  • welton

    Ola Jomar parabens pelo seu excelente artigo e mais ainda pela sessão tira dúvidas…
    Gostaria de uma dica sobre qual maquina comprar para minha iniciação:
    essa Saeco armonia
    http://www.submarino.com.br/produto/34/21369361/maquina+de+cafe+espresso+armonia+saeco?menuId=201408
    ou a Expresso Cube Plus 110V – Espressione
    http://www.americanas.com.br/AcomProd/5359/2478472?par=busca5359 ambas na faixa de preço que estou procurando

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Arione, não conhecia a Delta. Busquei informações na internet e descobri que se trata de um sistema semelhante ao Nespresso. Infelizmente as cápsulas são proprietárias – assim como o Nespresso – não havendo alternativas aqui no Brasil. Depender de um único fornecedor é o maior problema do sistema de cápsulas.

  • arione

    Tudo bem Jomar,
    Me interessei por uma maquina de cafe expresso automatica da marca delta, modelo m55, com capsula, de portugal, dizem que là é bem conceituada,porém nao conheço, gostaria de saber se vc conheçe, qual sua opiniao sobre o produto.
    me fale também sobre as capsulas, sao todas compativeis, e se no Brasil são fáceis de serem encontradas e onde posso encontra-las.
    Um abraço, e obrigado.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Eduardo, o meu objetivo não é recomendar máquina X ou Y, mas sim orientar os leitores para que compreendam melhor a cultura do espresso. É claro que as máquinas são importantes, mas definitivamente não posso dizer o que é melhor para cada leitor. Isso também vale para os grãos. Acesse o link abaixo:

    http://www.qvinho.com.br/tag/cafes-especiais/

    Você encontrará muito informação.

    Abraço!

  • EDUARDO

    olá Jomar,
    como escrevi anteriormente, sou grande apreciador de café e costumeiramente não tomo café em casa, pelo fato de não ter a oportunidade de passar alguns dias na mesma. Mas depois de des anos de trabalho na empresa, finalmente vou tirar a tão sonhada, féris. Com asse tempo que terei em casa, é lógico que não vou deixar de tomar o meu café. E gostaria que o amigo me ajudasse a tomar um bom café. (que tipo de máquina posso adquirir e qual café posso usar para preparar este café). Não precisa ser nenhuma máquina estraordinária, basta que éla faça um bom café para uma pessoa. Obrigado.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Eduardo, a cremosidade é uma das características mais marcantes do café espresso. A boa formação do creme depende da qualidade do café (origem, torrefação e frescor), mas os equipamentos também interferem, principalmente quando não estão corretamente ajustados. O creme não é tudo, mas é sempre desejável.

  • EDUARDO

    olá Jomar.
    tenho tomado alguns cafés por onde passo, e tenho uma certa curiosidade. em alguns lugares, o café é bem espumoso e em outros nem tanto assim.a que se dá isso? sera a diferença entre as máquinas ou poderia ser a qualidade do café?
    um abraço Jomar, e a todos.

  • rosana

    Olá! Pude constatar que, assim como eu, outras pessoas têm dúvida sobre a qualidade da Fun Kitchen. O que eu gostaria de saber, é se de fato alguém já comprou essa cafeteira (com moedor, de preferência)e o que tem a dizer sobre o produto. Isso será definitivo pra minha compra. Grata e bons cafés a todos!

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Irene, não conhecia a Breville, mas procurei por informações e descobri algumas coisas interessantes. As máquinas da Breville são projetadas na Austrália, empregam bombas italianas e são montadas na China. Segundo informações do fabricante, essas máquinas usam temobloco e não caldeiras. Além disso, também possuem portafiltro pressurizado, assim como outras máquinas domésticas.

  • Irene Sant’Ana

    Oi Jomar, adorei as dicas do blog. Vai ajudar muito a compra da minha primeira máquina de café espresso. Vc já ouviu falar da marca Breville, da Austrália? Moro em BH e aqui há uma loja que vende. Fique interessada no modelo Café Roma Espresso, ela é uma máquina de inox, portanto bem pesada, a caldeira é de inox, a pressão é de 15 bar.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Caro Marcos, obrigado pelos elogios! Fico muito feliz em saber que o meu trabalho é bem recebido.

    O caminho é por aí mesmo. Não existe uma receita para tirar um bom espresso, apenas alguns princípios e diretrizes. Bons equipamentos costumam produzir resultados melhores, mas nem sempre uma máquina mais cara é melhor. A Saeco é um bom exemplo, todas as suas máquinas domésticas empregam os mesmos componentes fundamentais. Tem ainda o moinho, que é peça fundamental para produzir um espresso de verdade.

    A Saeco Estro deve ser igual a minha Via Venezia, não é necessariamente melhor que a Armonia, mas a construção em metal ajuda a manter a estabilidade térmica. Se a máquina estiver em bom estado, por que não? Com certeza é um bom caminho.

    Abraço!

  • Marcos Benassi

    Olá Jomar

    Vou falar aquilo que já andei lendo por aqui: blog ótimo, vocês escrevem muito bem, com competência técnica, clareza e simplicidade – e eu fiquei só nos cafés, ainda chegarei aos vinhos. Nego por aí devia ver como vocês blogam antes de se aventurar ;-) Somo minha reverência aos outros cumprimentos!!!

    Encontrei o QVinho procurando informações sobre máquinas de espresso: durante quase uma década, usei uma Polti, antiga e “rústica”, na qual me divertia e que me servia muito bem. Só que pifou, e não há conserto viável. O que eu li aqui, além de me ajudar na busca de uma nova máquina, justificou minhas “manias intuitivas”: cuidado com o ponto de moagem e com a pressão do café no portafiltro (que, percebo, não era pressurizado, embora eu nunca nem tivesse ouvido falar disso), e a constatação empírica de que, naquela maquineta, a mão fazia diferença :-)

    Acho que entendi seus parâmetros: pra conseguir um café ótimo, não há grande mistério. Máquina com pressão adequada, fugindo de caldeira de alumínio, boa moagem, bom café, boa mão. Fim de papo. Eletrônicas e afins são legais mas não fazem milagre. Para chegar no *excelente*, bem, aí é que a curva de investimento muda de forma: esses últimos 15% de qualidade exigem algum estudo, pulos do gato e investimento nos detalhes.
    Como vejo as pessoas pedindo opiniões, lá vou eu: não quero investir muito no momento, e tenho uma oferta de uma máquina Saeco Estro Profi, que parece ter saído de linha, mas me pareceu honesta. É literalmente mais pesada que todas as de mesmo valor (Saeco Armonia, Gaggia Evolution, máquinas de até R$1.000), tem um moinho que me servirá para este início, e é de uma fábrica com tradição. Essa é uma boa direção para o tiro?

    Agradeço as informações de alta qualidade – já coloquei um bookmark no blog. Escrever pra ser entendido é uma arte… Até mais,
    Marcos

  • Fabiano

    Jomar, muito obrigado pelas valiosas orientações. Vou comprar então a Odea Giro. Um abraço e parabéns pelo site!

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Fabiano, no seu lugar eu compraria a Odea, pois não acredito que a Talea faça um trabalho melhor.

  • Fabiano

    Olá a todos.
    Jomar, estou para comprar a Odea Giro ou a Talea Giro, ambas da Saeco. Na listagem das melhores, postada em 20 de agosto, você não mencionou a Talea Giro, potanto ela é mais cara e tem mais recursos que a Odea Giro, como você deve saber. Estou disposto a pagar um pouco mais pela Talea Giro, tendo-se em vista que, teoricamente, ela deve ser melhor que a Odea. Seria uma boa compra a Talea Giro? Valeria a pena comprá-la no lugar da Odea giro?
    Obrigado.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Adriana, não conheço a Delonghi, mas a Francis Francis! X3 (vendida pela Illy) é uma excelente máquina.

  • Simone Mateos Perez

    Ola, Jomar!

    Muito obrigada pela sua resposta!!
    Realmente, por aqui tem muitas opcoes de diversas marcas e precos…e como o gosto brasileiro por café é diferente do gosto europeu, fica dificil a referencia do q é um bom cafe conforme as avaliacoes daqui.
    Estarei acompanhando o site, sem duvida, e quando retornar ao Brasil, vou pedir algumas dicas sobre curso de Barista!
    Foi um prazer conhecer voces!
    Até mais. Sucesso para todos.
    Simone

  • ADRIANA

    Jomar ,
    Vc conhece a máquina delongui EC270 e a illy X3 . Vale a pena ?

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Simone, fico muito feliz em ter você como nossa leitora! Quanto as máquinas, sem dúvida você tem uma ampla variedade de escolhas aí na Europa. Dentre os modelos que você citou, acredito que a Saeco Odea tenha o melhor custo / benefício. Outra máquina que eu recomendo é a Jura Capresso.

  • Simone Mateos Perez

    Ola para todos!
    Jomar,
    Fiquei surpresa de encontrar um Blog tao agradavel com informacoes preciosas para quem aprecia um otimo café! Parabens pela sua pré disposicao de transmitir informacoes àqueles de gostam e se interessam pelo assunto!
    Moro na Alemanha e parece q por aqui a Saeco é a preferida nas compras, e stou fazendo pesquisas para comprar uma pra mim!
    Ja li as sua dicas, mas gostaria de mais uma opniao; Qual dessas vc me indicaria? Todas apresentam boas rezenhas! Pode me ajudar? A faixa de preco de uma boa maquina é de 400 euros pra cima.
    Agradeco desde ja sua atencao!
    É uma delicia ler este Blog, e pra ficar melhor, só lendo aqui acompanhada de uma boa xicara de café, oder!!!!
    Saeco Incanto Kaffee-/Espressoautomat schwarz Sondermodell (ehemalige UVP: 599 €)
    Saeco Espresso Vollautomat Incanto silber (ehemalige UVP: 659 €)
    Saeco Odea GO Kaffee-/Espressovollautomat dunkelgrau/silber
    Saeco Incanto Classic SBS Kaffee-Vollautomat silber
    Saeco GmbH
    DeLonghi ESAM 3400 Digital Kaffeevollautomat Magnifica
    Siemens TK54001 Kaffee-Vollautomat S
    Bosch TCA5401 Kaffee-Vollautomat B
    abraco brasileiro
    simone

  • José Antonio

    Caros,
    Alguém possui algumas dessas mãquinas superautomáticas: Odea Go, Odea Giro e Talea Giro, todas da SAECO? São muito bonitas e funcionais, mas será que produzem um bom café? Fiz uma degustacao numa revendedora SAECO e não gostei da temperatura. É assim mesmo? Grato.

  • Jane

    Prezados
    Esta é a primeira vez que leio este blog e mando meus agradecimentos por disponibilizarem uma leitura tão agradável e de bom gosto.Moro em uma cidade histórica no interior de Minas e penso em abrir uma cafeteria aqui.Por favor indiquem máquinas para o começo de um café.

  • Diogo Moraes

    Ah, e dependendo do preço da Máquina (se for uma Gaggia Evolution, Saeco Armónia ou outra nesse preço…) ainda sobra uns R$100-150 pra comprar um moinho. Nessa faixa de preço para os moinhos, só encontrei modelos Cadence, Cousinart…

  • Diogo Moraes

    Supondo uma potência média de 1200w da máquina de espresso, pelo que lí na internet, é preciso um transformador de 3000va, que custá em torno de R$200.

    Caso então compre um transformador, e uma máquina 110v. Qual a máquina até R$1000 é mais indicada? Saeco, Gaggia?

    Muito obrigado pela atenção Jomar, abraços.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Diogo, talvez um transformador seja uma boa idéia.

  • Diogo Moraes

    Já tinha lido aqui em outros comentários você falando da Fenice, o problema é que só encontro ela em 110v.

    As únicas que encontrei na faixa de preço que procuro, com voltagem de 220v, foram essas três acima.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Diogo, a Saeco Via Veneto está absurdamente cara! Essa mesma máquina, rebatizada de Mellita Café Express, pode ser adquirida por 50 dólares nos Estados Unidos.

    Acesse o link abaixo e leia você mesmo:
    http://coffeegeek.com/proreviews/detailed/viaveneto

    A melhor escolha é a Fenice da Nemox.

  • Diogo Moraes

    Oi Jomar, tinha deixando anteriormente um comentário para que você me indicasse uma máquina de espresso de até R$650. Você me indicou a Saeco, o problema é que só encontrei dela pra vender no modelo 110v, e aqui onde moro é 220v.
    Com isso, fui lendo cada vez mais para ver se encontrava alguma máquina que me atendesse, e resolvi aumentar o orçamento, e agora pretendo investir até R$1300 numa máquina. Cogitei a nespresso que você indica no post do “Dia dos Pais”, mas o sistema de cápsulas sai muito caro a longo prazo. Também não consegui encontrar nenhuma Saeco ou Gaggia que fosse 220v.

    Continuando a busca, encontrei esses 3 modelos que satisfazem os meus requisitos (preço e voltagem).
    http://www.astoriabr.com.br/loja1.asp?tipo=maquina
    http://www.walmart.com.br/Produto/Eletroportateis/Cafeteiras-Espresso/Ariete/7406-Cafeteira-Espresso-Novecento-Prata-Ariete.aspx?Filtro=C169_C175_C204&strBusca=#detalhes
    http://www.doural.com.br/product.aspx?idProduct=3&iddept=514

    O que você acha dessas máquinas? Na verdade na maioria das vezes essa máquina será usada pelo meu pai, que não é tão exigente assim, gosta apenas de um espresso forte, encorpado e bem quente.
    Desde já agradeço, grande abraço.

  • Valderez Pacheco

    Olá Jomar!
    Espero que você esteja ótimo! Acredito, sem dúvida estará Sempre.
    Que site maravilhoso! Tem tudo, tudo, tudo! Com o privilégio de contar com você para esclarecer e nos ajudar.
    Jomar, obrigada por responder sobre suas máquinas. Vou procurar a Saeco.
    Obrigadíssima,abraços
    Valderez.

  • Renato

    Olá Jomar. Vou seguir as suas dicas em relação à moagem e depois comento o resultado.
    Acabei trocando a máquina da Britânia pela Delonghi EC200.
    O que vc acha dessa máquina?
    Obrigado.

  • Michel Begio Sinhoretti

    Jomar,
    gostaria que você colocasse mais artigos sobre cafés.
    Pois esse é um assunto de interesse de muitas pessoas.

    Obrigado

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Renato e Paulo Henrique:

    Boa parte das suas dúvidas podem ser sanadas com a leitura desse post: http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/cafe-espresso-casa/

    Vamos por parte:

    1. O café tem que ter qualidade e ser fresco (torrefação recente, em torno de uma semana);

    2. Sem moinho fica tudo muito complicado. Esse é o seu caso, sendo assim, recomendo que você compre um moinho. Caso você prefira não investir nesse equipamento, a melhor alternativa é tentar comprar café moído em uma cafeteria de confiança;

    3. A questão da moagem é muito subjetiva, por isso o moinho é fundamental, companheiro inseparável da máquina de espresso.

    Não conheço a Britânia 15B, mas não deve ser diferente da maioria das máquinas domésticas. Definitivamente, não use café solúvel! A melhor maneira de acertar é usando café em grão e moendo na hora. Sem moinho é tudo muito imprevisível.

  • paulo henrique

    Boa Tarde, gostei demais desse site e estou com a mesmissima duvida do RENATO acima, eu ja coloquei todos tipos de cafe e a bichinha entope e sai cafe pra tudo quanto e lado…levei na autorizada e diseram q tem q ser cafe granulado, fiquei surpreso, e verdade…? onde encontro esse cafe se a maquina nem moe ? vou colar aqui o mesmo comentario do renato e por favor alguem nos ajude…Olá, Parabéns pelo Site e principalmente por este espaço aos amantes do café.
    Eu ganhei uma máquina de café expresso e capuccino 15B da Britânia.
    Eu estou muito confuso e quanto mais eu pesquiso pior fica, porque eu não imaginei que houvesse tantos detalhes assim. Na verdade eu já queria essa máquina porque imaginei que ela faça um café expresso e capuccino, daqueles que se toma numa boa padaria, mas agora tenho muitas dúvidas. Ainda não a usei.
    Gostaria de saber o tipo de grão que devo usar. Pode ser aquele que compro já em saco indicando que é para café expresso ou mando moer? Deve ser fino ou grosso? Pq no manual diz que o grão deve ter a consistência de sal ou areia, mas liguei no SAC da Britânia e falaram que pode ser o grão mais grosso, que pode ser daqueles pacotes de café para expresso.
    >>> pode ser cafe SOLUVEL ?
    >>> em po nao ??
    Queria saber se vc conhece essa máquina e se a aprova.
    Obrigado

  • Renato

    Olá, Parabéns pelo Site e principalmente por este espaço aos amantes do café.
    Eu ganhei uma máquina de café expresso e capuccino 15B da Britânia.
    Eu estou muito confuso e quanto mais eu pesquiso pior fica, porque eu não imaginei que houvesse tantos detalhes assim. Na verdade eu já queria essa máquina porque imaginei que ela faça um café expresso e capuccino, daqueles que se toma numa boa padaria, mas agora tenho muitas dúvidas. Ainda não a usei.
    Gostaria de saber o tipo de grão que devo usar. Pode ser aquele que compro já em saco indicando que é para café expresso ou mando moer? Deve ser fino ou grosso? Pq no manual diz que o grão deve ter a consistência de sal ou areia, mas liguei no SAC da Britânia e falaram que pode ser o grão mais grosso, que pode ser daqueles pacotes de café para expresso.
    Queria saber se vc conhece essa máquina e se a aprova.
    Obrigado

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Valderez, tenho 2 máquinas, uma semi-automática da Saeco e uma manual da Elektra. Além disso, tenho 2 moinhos. As máquinas da Saeco você encontra com facilidade por aí, já a Elektra é um pouco mais difícil.

    Existem várias opções de máquinas até R$1.000. Nessa faixa de preço são todas muito parecidas.

  • Valderez Pacheco

    Olá Jomar!
    Excelente suas informações e esclarecimentos. Também estou interessada na compra de uma máquina espresso. Seria possível você me informar qual é a sua? Acredito que ninguém mais indicado para dizer com propriedade!
    Gostaria de tomar um gostoso café espresso e que o custo para isso não fosse astronômico!
    Obrigada, abraços
    Valderez

  • Natal

    Amigos Antonio Vaz e Rick, não entendo nada de máquinas, mas tive a mesma dúvida que voces, sobre a máquina Fun Kitchen e achei o post:
    http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/cafe-espresso-casa/.
    Parece ser roubada, aliás como tudo do site/canal Shopping Time. Se a Internet tivesse sido inventada a milhares de anos atrás, ela seria na mitologia grega a Deusa dos consumidores.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Ernando, além dos procedimentos que você já citou, tem a limpeza do “chuveirinho”. A tela do grupo que fica em contato com o café precisa de limpeza. Remova o parafuso e limpe tudo com um pano limpo. Recomendo esse procedimento a cada 6 meses ou menos, dependendo da intensidade do uso. É só isso.

    Já respondi sobre o portafiltro aqui:
    http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/qvtv1-dicas-espresso/#comment-1680

    Ricardo, é perfeitamente possível comprar uma máquina nos EUA, mas é bom lembrar que os impostos irão incidir sobre o valor final (incluindo o transporte). DHL e Fedex são as melhores opções, mas não se esqueça que existe muita burocracia para desembaraço aqui no Brasil.

  • Ricardo Perrone

    Caro Jomar

    Provavelmente voce ja tenha feito algum comentario a respeito de importacao direta dos EEUU. Porem, como eu nao encontrei no site, peco que voce me oriente como adquirir uma maquina espresso diretamente de um revendedor americano. Qual a melhor forma de importacao: CORREIOS, DHL ou outra opcao? Voce tem alguma ideia de quanto e o acrescimo nos precos relativo a impostos e frete?

    Antecipadamente agradeco.

    Ricardo

  • Ernando

    Caros colegas,

    duas dúvidas:

    1- como faço a manutenção periódica de minha máquina? basta limpeza após o uso e descalcificante a cada 3 ou 4 meses, ou tem mais algum detalhe?

    2- como sei se o porta filtro da minha máquina é pressurizado?

    Grato. E parabéns pelo Blog.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Michel, agora você tocou num ponto realmente importante. A máquina de espresso é apenas um componente de todo o processo, não garantindo um café de qualidade. Trocando em miúdos: Uma boa máquina por si só não faz um bom espresso. O problema com certeza não está na Ariete, mas sim no café e na forma como você está preparando. Leia com atenção esse artigo:

    http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/cafe-espresso-casa/

    Aqui você encontrará tudo que precisa saber para fazer um espresso matador.

    Quer melhorar o espresso da sua Ariete (vale para qualquer máquina)?

    1. Use grãos de alta qualidade e frescos (torrefação de 1 semana é o ideal);

    2. Compre um moinho decente e moa seu próprio café. Isso é fundamental! Esse equipamento é tão importante quanto a própria máquina de espresso;

    3. Siga as minhas recomendações para moagem e compressão. Veja esse vídeo:

    http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/qvtv1-dicas-espresso/

  • Michel Begio Sinhoretti

    Jomar,
    eu comentei sobre a marca Ariete, pois ganhei de casamento um modelo Fashion café Ariete. Ela faz um café gostosinho, nada de outro mundo. Mas quando vou em qualquer cafeteria, tomo expressos muito mais gostosos.
    Já comprei diversos tipos de cafés, mas como não tenho muita experiência, não sei se é a maquina ou o modo que faço os expressos.
    Outra coisa, como esta máquina não possui moinho integrado, tenho que comprar o café já moido.

    Mas de qualquer forma obrigado.
    E espero que vc continue com as dicas para um bom café expresso.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Michel:

    Nunca usei uma máquina da Ariete, porém acredito que funcione bem. É uma marca econômica, isto é, faz uso restrito de metal na sua construção.

    Adriana, Michel e Ricardo:

    O objetivo do meu artigo foi explicar o funcionamento de uma máquina de espresso, esclarecendo eventuais pontos obscuros sobre os dados técnicos e relacionando as diferenças entre os diversos tipos de máquina. Não posso recomendar uma máquina específica porque desconheço as necessidades e expectativas de cada usuário.

    No meu primeiro comentário eu relacionei as máquinas que compraria, levando em conta as diferentes escalas de preço. Deixei o preço em dólar no mercado americano, pois acredito que isso sirva como uma referência mais sólida. Algumas dessas máquinas podem ser encontradas no Brasil, porém não quero fazer propaganda de ninguém aqui no QVinho, sendo assim, cabe a cada leitor procurar um bom fornecedor para a sua futura máquina de espresso.

  • ADRIANA

    JOMAR,
    Gostei das suas dicas ! E gostaria de ter uma indicação de uma máquina de uso domiciliar . Onde pudesse comprar os cafés em supermercados .Sendo de fácil uso e manutenção pequenha .Qual teria o melhor custo X benefício . Qual vc compraria ? grata . Adriana

  • Michel Begio Sinhoretti

    Jomar,
    primeiro gostaria de agradecer a tanta informação aos apreciadores de um bom expresso.
    Eu gostaria de saber se a marca Ariete, fornece máquinas boas ???
    E qual indicação para uma máquina até 1500 reais.
    Grato

  • Alisson

    Jomar, obrigado pelo belo post, estou escolhendo a maquina aqui para meu escritório e aguardo ansioso novidades sobre o assunto.

    Parabéns pelo Blog. Show!

  • Ricardo

    Jomar,
    O que você pode me dizer do equipamento Cafeteira Expresso Mila Espressione, está em promoção no cafefacil e tem bomba da marca Ulka. Grato.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Eduardo, você não está errado. Já afirmei aqui várias vezes que não existe muitas diferença entre as máquinas. Você saberia informar qual a marca da bomba? Geralmente a Ulka é preta (110v) ou vermelha (220v). Mesmo assim, é como eu disse, em uma máquina de espresso a gente paga pela quantidade de metal. As marcas italianas são melhores porque possuem uma funcionalidade superior. Ex.: Existe uma borracha de vedação no grupo onde encaixa o portafiltro. Essa borracha costuma ficar “cansada” com o tempo. Em uma boa máquina de espresso essa borracha demora alguns anos para cansar. E numa Zeex? E depois que a borracha cansar, será que eu encontro fácil uma reposição? Será que eu vou achar daqui há 5 anos? Pequenos detalhes que fazem uma grande diferença.

  • EDUARDO

    Olá Jomar.
    Final de semana estive na casa de um parente,por incrível que pareça, chegando lá dei de cara com uma máquina de espresso ZEEX a qual havia comentado. Como sou muito curioso e por tratar-se de um parente próximo além do que ele trabalha com assitência técnica, resolvemos abrir a dita-cuja.Pra falar a verdade a única diferença que vimos entre esta máquina e a via venezia na qual temos as fotos nesta página,é a cor da bomba que é azul e com 56W de potência e a parte onde aquece a agua.Da máquina ZEEX é de alumínio e a via venezia parece metal ou cobre, é lógico que nestes materiais a vantagem é grande mas no restante das péças que compõem esta máquina confesso, não ví diferença. talves o baixo custo se de pelo fato de toda cobertura ser plástica diferentemente da via venezia que é aço escovado. Será que estou errado? espero comentário seu. Um abraço.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Eduardo, não conhecia essa marca até você questionar sobre ela. Procurei no Google e cheguei até o site do fabricante. Francamente, não dá para levar a sério uma empresa que não informa onde produz os seus produtos. Isso é pura picaretagem, produto de baixa qualidade montado na China.

    Farei um post apresentando as melhores marcas de máquinas de espresso. Por enquanto todas são italianas, com algumas suiças e a espanhola Ascaso. Máquina chinesa é apenas uma opção de baixo custo para fazer café. Só isso.

  • EDUARDO

    Olá Jomar tudo bem?
    você conhece a máquina de espresso ZEEX?
    ví esta máquina em um site de compras e gostaria de um comentário seu. obrigado.

  • Eduardo

    Jomar,

    Parabéns pelo espaço!

    Vi seus comentários em relação a SAECO AROMA e me interessei muito já que parece ter um bom custo / beneficio.

    Não encontrei esse modelo no Brasil, mas sim o modelo ARMONIA também da SAECO com valores próximos ao modelo AROMA, você conhece esse modelo? Seria ele o “equivalente” nacional?

    []s

    Eduardo

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Sobre a Fun Kitchen:

    Não conheço a máquina, mas não é difícil deduzir que se trata de um produto econômico, sendo assim não devemos esperar uma performance entusiástica. É apenas uma máquina barata para produzir um café satisfatório.

    Para quem procura uma boa máquina super automática, recomendo os modelos que citei em comentário anterior ou qualquer outra das mesmas marcas.

    Elaine, não tenho conhecimento sobre a produção de máquinas de espresso no Brasil, portanto a única opção é recorrer a produtos importados. As melhores marcas são italianas, mas existem boas máquinas suiças e espanholas.

    Rosane, qual café (marca, origem, etc.) você está utilizando? Os grãos são 100% arábica? São frescos e moídos na hora?

  • rosane

    Olá,achei a matéria muito boa,mas tenho uma dúvida,por que o café que eu faço na minha máquina sai amargo de mais com gosto de torrado,ninguem consegue tomar?
    Me ajude,pois adoro café e gostaria muito de usar a máquina de café expresso que tenho.
    Agradeço desde já pela atenção e espero resposta.

  • Elaine

    Olá, gostaria de parabenizar pelo excelente blog.
    Gostaria de questionar, assim como outras 2 pessoas acima, sobre a marca Fun kitchen, vendida com exclusividade pelo site do Shoptime.
    O aparelho é realmente bom? O preço dele é excelente, principalmente ara o uso doméstico, porém, não quero abrir mão da qualidade de ter um bom expresso sempre em casa.
    Agradeço a atenção e aguardo uma resposta.

    PS: Há no mercado nacional algo com um preço acessível e de boa qualidade, ou temos que recorrer a produtos importados para termos qualidade à mesa por um preço razoável?
    Mais uma vez agradeço a atenção!

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Caro Eduardo, é óbvio que a pressão da bomba é fundamental, porém está longe de ser um atributo de compra, uma vez que todas as melhores máquinas de espresso domésticas utilizam bombas muito semelhantes. Você pagaria mais por uma máquina de 19 bar? Eu não pagaria. O único argumento que justifica o preço elevado em uma máquina de espresso doméstica é o material empregado em sua construção. É muito simples, máquinas pesadas, que empregam muito latão e aço, são mais caras e melhores que aquelas de plástico e alumínio.

  • Cristina

    Prezado Jomar, obrigada pelo esclarecimento e pelas aulas. O meu gosto amador pelo café espresso encontrou uma excelente companhia aqui!

  • rick

    Olá, sou novo no forum e gostaria de parabenizar a todos envolvidos na elaboração e manutenção desse excelente blog, que muito ajuda aos iniciantes ou novatos na arte de apreciar um bom vinho e/ou um bom café.
    Aproveito para perguntar o mesmo que o colega Antonio Vaz perguntou acima, quanto ao produto da desconhecida (pelo menos p/ mim) marca Fun Kitchen Espresso c/ moedor de grãos, pois me surpreendeu pelo preço bem abaixo das demais do mercado. Agradeço antecipadamente pela ajuda!

  • EDUARDO

    Se em uma cafeteira espresso a presão da bomba não tem a menor importância, então não precisa ter esta bomba não é mesmo?
    Errado!Esta bomba faz o seguinte trabalho,encher a caldera com a água que ela cápta do reservatório.
    Dentro da caldeira temos a resistência que varia de 700W a 1500W. imaginem esta caldeira trabalhando com 100°c de temperatura.Para entenderem melhor,seria o mesmo que pegar uma panela de pressão e fechar sua válvula de escape (aquela que fica em cima no centro da tampa) ou você tentar encher o peneu do seu carro tendo mais libras do que o calibrador. Então isto quer dizer que a pressão da bomba tem tudo a ver com o bom funcionamento da máquina.
    Se eu não tiver uma bomba que supére a pressão da caldeira, nunca conseguirei tomar um café espresso.
    Jomar: seu trabalho está ótimo, apenas não concordei em relação a pressão da bomba, que neste caso é indispensável, já que a caldeira esta com muita pressão. Aos demais comentários estou de acordo com suas informações. Parabéns e um abraço a todos

  • Pedrão

    Graaaande Jackson! não deixa por menos, esclarece a turma. Não sei porque nas revistas quando apresentam essas novidades não esclarecem os pormenores. Se o cara não estudar mais a fundo o assunto faz mau negócio.

    abraço

  • http://www.oiyes.com.br/ OiYes

    Valeu pelas dicas, sempre quis ter uma máquina de café expresso em casa… Nossa, acho que sou o único leigo por aqui, parece que todos os leitores são super entendidos do assunto.

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Bem lembrado Claudio, o monopólio e o preço das cápsulas são, provavelmente, os fatores mais negativos desse sistema da Nespresso. Se eu fizer um cálculo pelo consumo de médio de 4 espressos diários ao valor de R$1,80/cápsula, gastaríamos com a Nespresso aproximadamente R$216/mês. Ora, excelentes cafés especiais do Brasil custam R$40/kg, e isso é suficiente para o consumo de 4 ou até 6 xícaras/dia de espresso durante 1 mês. O que resultaria num ganho para consumidor de mais de R$176/mês ou R$2.112 no ano! Nada mal hein?

  • claudio

    Questão Nespresso.

    As máquinas são bem desenhadas, bonitas (parece que nos tempos atuais conta muito). O café é bom, como dito, aliás, com muita propredade. É prático, não podemos negar.

    Porém, é gravoso (CARO). Sou economista e adoro excelentes cafés (no plural). Como ranço da profissão e como cidadão e consumidor DETESTO MONOPÓLIO. Penso que o consumidor que se coloca, por livre vontade, em um mercado monopolista é muito pouco inteligente ou deve possuir uma das patologias descritas por aquele famoso médico que frequentava os café de Viena ou, mais certo, tenha a sua decisão (que deveria ser racional) afetada pela PUBLICIDADE, MODISMOS e designers….

    Praticidade, design e falta de opção ou mais trabalho e opções. Cabe a cada um de nós decidir, como muito bem posto pelos blogueiros, a quem agradeço compartilharem seus conhecimentos conosco.

    Cláudio

  • Antonio Vaz

    Estou pensando em comprar uma maquina de cafe espresso chamada de “fun kitchen” como existe uma diferença muito grande em relação ao preço das demais do mercado, fiquei preocupado e gostaria da opinião de alguém conhecedor, pois sou leigo no assunto.
    Agradecido.
    Antonio Vaz
    Ps: poderia enviar resposta para meu email?

  • http://www.papodehomem.com.br Guilherme Nascimento Valadares

    Opa, alguém acabou de tomar uma aula. E foi de graça.

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Olá Anna, tudo bem?

    Em primeiro lugar gostaria de dizer que considero anti profissional da sua parte postar com um comentário “fake” aqui no QVinho. Essa história de se passar por consumidor soa artificial. Se você trabalha na MKT Mix, uma assessoria de comunicação da Nespresso, apresente-se como tal. O espaço está aberto para você defender os interesses do seu cliente. Nossos leitores são inteligentes e saberão ponderar os prós e contras para realizar a melhor compra.

    Quanto as lojas, sim eu conheço. Tanto a da Padre João Manuel como a do Cidade Jardim. Muito bonitas por sinal. Aliás, conheci o sistema da Nespresso já em 2002 em Milão. Acho o conceito bem bacana; máquinas com um belo design, fáceis de usar e um espresso de boa qualidade (não ótima, nem excelente). Inclusive recomendei um modelo da Nespresso num post que fiz do Dia dos Pais. Os 12 blends também são interessantes. Agora, tenho uma dúvida: “os melhores arábicas da Africa Oriental e América Central” , no blend Cosi, por exemplo, você saberia dizer qual é a origem (distrito) dos mesmos? ou qual o percentual? Teríamos o Yergacheffe, o Sidamo, o Nyeri, o Gaaki, o Huehuetenango, etc? Já imaginou a quantidade de blends que posso fazer alterando os tipos de grãos, torra e percentuais? Não sou muito bom de análise combinatória, mas acredito que passe de 12.

    Já que vocês cuidam da divulgação não paga da Nespresso sugiro que enviem uma Nespresso C-180, ou outro lançamento para realizarmos um review. Estamos a inteira disposição para apresentar aos nossos leitores as novidades desse segmento.

    Grande abraço

  • Anna Maria

    Nos contras da Nespresso vocë diz que tem pouca variedade,
    são 12 blends diferenciados, acho que voce nunca esteve numa loja da Nespresso

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Eu compraria as seguintes máquinas (valor estimado em dólar com preço médio nos EUA):

    Semi-automáticas: Rancilio Silvia ($700), Gaggia Classic ($600) FrancisFrancis! X7($400) e Saeco Aroma SS ($350).

    Super automáticas: Jura Capresso Impressa F8 ($1.400), Jura Capresso Impressa ENA4 ($1.000), Saeco Odea Giro ($700) e Gaggia Compact ($550).

    Moinhos: Mazzer Mini ($660), Macap M4 ($530), Rancilio Rocky ($380), Gaggia MDF ($300), Saeco Titan Burr ($130) e Solis Maestro ($100).

  • Fabiano

    Tambem aguardo ansioso pela lista das superautomaticas mais indicadas para uso residencial. Obrigado.

  • Flavia

    Achei super-interessante o seu artigo. Achava que quanto maior a pressao melhor o espresso. Vou viajar na proxima quinta-feira para fora do pais e gostaria de comprar uma maquina de espresso, vocë poderia me indicar pelo menos 3 modelos com as melhores relacoes custo x beneficio.
    Agradeco!

  • Cristina

    Prezado Jomar, sou mais uma na lista aguardando a indicação de uma boa semi-automática com o melhor custo-benefício, e a indicação do moinho, se este não vier integrado à máquina.

  • Henrique

    Não imaginava que para fazer um café espresso tivesse tantas particularidades, tantos tipos de máquina. Quero ver o que vocês iam achar do café da térmica aqui da empresa… huuummm

  • http://www.manalais.com.br/blog Jemon

    Provei um café feito numa máquina Nespresso e realmente ele fica a desejar quando comparado com um café tirado numa máquina semi-automática ou manual. Além disso, se você tem o hábito de tomar bastante café, a compra das cápsulas pode doer no bolso.