Máquinas de café espresso: 20 Dicas para não se decepcionar

A série de artigos que publiquei sobre máquinas de espresso teve um enorme sucesso. Recebemos muitos comentários e uma enxurrada de emails, algumas dúvidas já foram devidamente sanadas por meio de respostas que publiquei, outros pontos obscuros serão abordados agora. Valorizo os leitores do QVinho, tanto que costumo responder todos os comentários deixados aqui no blog, mesmo assim é quase impossível atender individualmente. Por isso resolvi fazer um compilado das dúvidas mais comuns, aquelas que invariavelmente populam a cabeça dos neófitos do espresso.

1. Estou em dúvida se compro uma máquina da marca X, Y ou Z. Qual delas é melhor?

Existem muitas marcas de máquina de espresso para uso doméstico, as melhores são fabricadas na Itália, geralmente pelas mesmas indústrias que abastecem o mercado profissional. Máquina de espresso é como carro, tem fora de série, top de linha, intermediárias e as populares: Para ter em casa, uma La Marzocco GS/3 seria uma fora de série, devido a sofisticação e ao preço muito elevado.

Top de linha é uma máquina que emprega componentes usados em equipamentos profissionais (para cafeterias). São caras, duráveis e, obviamente, fazem um ótimo espresso. Astoria, Dalla Corte, Elektra, Nuova Simonelli, Pasquini, La Cimbali, La Spaziale, Rancilio, Victoria Arduino, Vibiemme, Brasilia, Expobar e Grimac são marcas que figuram em cafeterias do mundo todo e também na casa de muitos aficionado por espresso.

As intermediárias são as que oferecem a melhor relação qualidade preço. Marcas como Saeco, Gaggia, La Pavoni, Solis, Francis Francis!, Ascaso e Jura Capresso são as mais conhecidas mundo afora. Não possuem o mesmo prestígio das Top de Linha, embora consigam reunir características fundamentais para uma boa máquina. Esses fabricantes raramente empregam os refinamentos construtivos das máquinas Top.

Finalmente chegamos nas populares, máquinas econômicas, projetadas para custarem pouco. Delonghi, Ariete e Krups são as mais famosas. Depois vem o resto, desconhecidas que se tornam atraentes devido ao baixo custo. FunKitchen, Zeex, Britânia e Espressione foram as mais citadas pelos leitores do QVinho.

Um carro popular cumpre a sua função (como meio de transporte) tão bem quanto um modelo top de linha, assim como uma máquina popular cumpre a sua função (fazer café) tão bem quanto uma fora de série. Obviamente, guiar uma Maseratti não é a mesma coisa que um Uno, portanto não adianta comparar uma coisa com a outra.

É bom não esquecer que a qualidade da bebida espresso não depende somente da máquina, existem muitos outros fatores nessa equação.

2. Comprei uma máquina popular e não estou satisfeito com a qualidade do espresso, será que o problema está na máquina?

Provavelmente não, mas como posso afirmar com certeza? Esses fabricantes sequer informam onde produzem os equipamentos. Como confiar? Não dá. Não divulgam dados técnicos importantes, porém vendem a um precinho “camarada”. Se você comprou uma dessas e está insatisfeito, não reclame, bote a mão na massa e tente faze-la funcionar da melhor maneira possível.

3. O meu espresso sai aguado e sem creme. O problema está na máquina?

Talvez. Levando-se em consideração o baixo preço que você pagou (caso tenha comprado uma popular), provavelmente esse seja o melhor resultado. De todo modo,  cronometre o tempo de extração, se o espresso sair antes de 20 segundos você terá que afinar a moagem do café (ou compactar com mais força). O tempo ideal para um espresso normal (30ml) deve ser superior a 20 segundos. Na realidade muitos cafés pedem um tempo ainda mais longo, 30 ou 40 segundos.

O vídeo abaixo mostra em detalhe a extração na Saeco Via Venezia. Usei o blend do Santo Grão e um portafiltro personalizado, sólido e sem válvula de pressurização (o original é pressurizado e com a saída em plástico). Obtive um espresso saboroso e cremoso com 36 segundos de extração.

4. Fiz uma moagem mais fina e compactei com mais força, mas agora o café não sai. O que está acontecendo?

Você exagerou. Tente não compactar com tanta força ou moa o café ligeiramente mais grosso. Cuidado com o portafiltro pressurizado (aquele que possui uma válvula que promete um café “cremoso”), não costumam aceitar uma boa compactação.

5. Não tenho um moinho, como faço?

Tente ajustar apenas na mão, isto é, fazendo uma compactação apropriada.

6. O café continua saindo fraco e com pouco creme. Será que a máquina não é boa?

Talvez, mesmo assim é bom não esquecer do papel do moinho. Sem esse equipamento é difícil resolver a fórmula moagem+compactação = tempo adequado de extração.

7. Devo comprar um moinho?

Se você gosta de café espresso a resposta é sim!

8. Comprei um moinho, tentei vários ajustes e continuo insatisfeito com o espresso. Será que o meu moinho é ruim?

Provavelmente não. Os moinhos domésticos geralmente conseguem um resultado satisfatório.

9. Já tentei milhares de variações de moagem e compactação, porém ainda acho o espresso um pouco fraco e com creme ralo.

Pode ser a temperatura da máquina. Se o tempo de extração estiver adequado, é muito provável que a água não esteja na temperatura adequada. Ligue a máquina e deixe esquentando por mais tempo antes de começar.

10. Deixei a máquina ligada por bastante tempo, agora o espresso sai amargo e com creme muito escuro. Qual o problema?

Esquentou demais.

11. Já fiz e refiz tudo que foi mencionado até aqui, mesmo assim continuo insatisfeito com o espresso, o que devo fazer?

Talvez você precise de uma máquina melhor. Comece a fazer uma poupança e em paralelo pesquise na internet os preços de boas máquinas de café espresso (veja na Q.1).

12. Não quero investir em novos equipamentos, será que não existe um jeito mais fácil, um manual , uma receita para tirar um espresso decente?

Não existe. Apenas bom café, bons equipamentos e procedimentos adequados.

13. Não quero aprender a ciência de tirar um bom espresso, quero apenas um bom café. Tem jeito?

Claro que sim! As máquinas de cápsulas como a Nespresso surgiram para preencher essa necessidade. Apesar de você conseguir um resultado satisfatório no espresso sem precisar desembolsar uma cifra elevada com máquina e moinho, o preço das cápsulas acaba sendo o calcanhar de Aquiles.

14. E as superautomáticas? São fáceis de usar como as de cápsulas?

Não. São mais práticas que as semiautomáticas e mais econômicas que as de cápsulas. Superautomáticas possuem um moinho interno que precisa ser ajustado de acordo com o tipo do café. Não é “plug and play” como uma de cápsula.

15. Qual tipo de máquina de espresso é melhor?

Questão bastante relativa. Vou tentar resumir:

Para quem não é exigente e quer gastar pouco: Uma semiautomática popular.

Para quem é exigente e pode gastar R$ 1.000 ou mais: Uma semiautomática intermediária juntamente com um moinho.

Para quem é exigente, quer praticidade e não pretende tirar muitos cafés por dia: Nespresso

Para quem não é exigente e quer praticidade, além de tirar muitos cafés por dia: Uma superautomática.

Para quem é aficionado é deseja um espresso tão bom quanto aqueles das melhores cafeterias: Qualquer máquina das marcas top de linha, algumas do time intermediário também desempenham muito bem. Um bom moinho também é indispensável.

16. Onde posso comprar a minha máquina de espresso?

Primeiro decida quanto você quer gastar, depois procure na internet por marcas compatíveis com o orçamento. Finalmente, contate o fabricante para saber onde comprá-la e se possui assistência técnica na sua região.

17. É possível comprar pela internet em uma loja fora do Brasil?

Sim. Você terá que pagar o transporte internacional, além de taxas de importação que incidem sobre o valor total (custo da mercadoria + frete). É uma importação como outra qualquer, sujeita a burocracia imposta pela Receita Federal. A DHL e a Fedex são as melhores opções de transporte. Não recomendo esse tipo de compra, uma vez que as normas do Brasil não favorecem essa prática, mesmo assim é uma alternativa viável para comprar algo inexistente em terras brasileiras.

18. Qual marca de café eu devo comprar?

A qualidade do café é fundamental, sem um grão de alto nível a experiência do espresso fica comprometida. Os melhores grãos são classificados como Especiais (acesse o site da BSCA e aprenda a reconhecer um café especial) Os meus preferidos são: Daterra Sweet Collection (Atelie do Café), Blend Santo Grão, Fazenda Braúna, Cafeera, Suplicy, Lucca e Fazenda Pessegueiros. Compre apenas café fresco, com data de torrefação inferior a 30 dias.

19. Além do QVinho, onde posso ler e aprender sobre espresso?

Home-Baristas
CoffeeGeek
YouTube
Espresso Top 50
Meus bookmarks no Delicious

20. Isso é tudo?

Espresso não é apenas uma bebida, é um estilo, um jeito todo particular de tomar café. Não é apenas uma máquina, é um processo, uma experiência sensorial e perceptiva. Abra os olhos e a cabeça, depois é só curtir a brincadeira.

  • Hedillaura S.

    Olá eu estou para adquirir minha 1º máquina de café e gostaria de saber das marcas a seguir qual você indicaria?

    - Poemia Inox Philips Saeco;

    - Oster Prima Latte;

    - Electrolux Chef 15 bar;

    - Delonghi em pó e sachê 15 xíc EC 220 CD;

    - Delonghi EC 410 (espresso manual);

    Grata pela atenção.

  • Fabio Angelo

    Comprei uma cafeteira (Oster) e moro no interior do paraná. Os saches de 45 mm não é tão comum de serem encontrados e, como minha cafeteira também aceita o café em grão, quero comprar um moinho. Existem bons moinhos ao preço de no max 100r$? O moinho manual é melhor que o elétrico? Qual marca de moinho devo comprar? Aqueles moinhos do tempo da vó, faz o processo de moagem “adequado” para obter um café expresso?

  • Stela

    comprei maquina de cafe Expresso Xsmall Philips SAECO
    voltei com a maquina na loja,continua com o mesmo problema LED e Alarme Fixo
    e para o processo nisso
    qual seria procedimento correto p/funcionamento ?
    por favor alguem me retorna …
    obg
    Stela

  • http://www.gravatar.com/danielrds Daniel

    Caramba, o dificil é a moagem, eu acerto, as vezes erro, digo, compro café sempre com moagem pra “expresso”, uns vão tranquilo e são extremamente saborosos, mais alguns que eu compro não sai, como se o grão fosse fino demais, porem, isso ja aconteceu comprando café da mesma marca, só que em ocasioes diferentes, eu possuo uma SAECO POEMIA….alguem pode me ajudar?

    • josiane

      melhor grão de cafe é o árabe com torra média, a forma de prensar tambm influi muito.

  • jarbas

    Olá, bom dia. Quero abrir uma pequena cafeteria e não entendo absolutamente nada sobra café, mais passo fazer alguns cursos aqui em recife, quero saber quais os equipamentos que devo comprar para café expresso e capuchino? Obrigado e um bom dia.

  • carla

    Gostaria de saber qual o melhor café para uma cafeteira expressa da Eletrolux chef Crema?

  • http://paocomdoce.com Gonçalo

    Comprei a máquina Nemox Napoletana espresso machine

    Ela é boa? Comprei grão de café mas ele é muito escuro , o café tem o sabor muito forte e amargo, será que é da máquina?

  • Henrique Moscovich

    Prezados,
    Tenho uma máquina de expresso “básica “da Britânia…. e aprendi uma lição! Para cada máquina de expresso o fabricante sugere um blend. No casa da Britânia é o Melitta tradicional , estou feliz da vida e tirando cafés cremosos como um Chopp com bastante colarinho !!

    • Cristiane F Gomes

      Henrique qual que e a sua britania?comprei uma BRC E2 e ate agora nao usei pois nao sei que cafe usar…
      essa e a mesma que a sua?

  • Patrícia

    Escolhi a Gaggia Platinum Vision e ao tentar efetuar a compra o consultor de vendas explicou que o modelo não estava mais disponível e sugeriu a Orion Expressione, explicando que essa última é muito superior em vários aspectos.

    Olhei aqui no blog pessoas com a mesma questão e não consegui ver as respostas. Quem tiver sugestão é muito bem vinda.

    E esse blog tem me ajudado bastante nessa escolha. Obrigada!

  • Fábio

    Olá gostaria de tirar definitivamente a duvida:
    -a eletrolux crema tira um espresso similar ao de cafeteria?
    Aguardo resposta para me decidir.
    Grato

  • kleber dias

    com dois mil reais, qual é a melhor opção de maquina que posso comprar(da pra comprar uma top) bebemos muito café em casa, mas o normal, quero dar um pouco de qualidade.
    obrigado!

    • http://engenhariadocafe.blogspot.com Marco Antonio

      Boa tarde, antes de mais nada quero parabenizar o blog, realmente muito bom, nunca vi nenhum igual com tantas explicações e informações.
      Sou técnico em maquinas de café e já trabalhei em varias marcas e modelos. Posso te afirmar que
      com 2 mil reais, compraria uma maquina da Saeco, por exemplo a Villa Spidem, ou a Trevi, são maquinas ótimas, de manutenção fácil.

    • Felipe Lima

      trabalho com maquinas de café e produtos em recife. qualquer duvida
      (81) 8834-1933 (81) 9715-8081
      fellypeblima@hotmail.com

  • marcelo

    Gostaria de investir numa Cafeteira Expresso De Longhi ESAM 2600 Preta 15 Bar.
    Talves uns 15 a 20 cafés/dia para alunos de um studio de personal trainer!
    Como a maioria dos comentário acima, gostaria de um cáfé cremoso, encorpado e com espuma!
    Essa máquina vale apena? ela é intermediária? Ela custa por volta de 1.700. (vale a pena ou com um pouco mais de dinheiro compro uma máquina melhor?)
    Qual a sua opinião?
    Att, Marcelo Junqueira

    • paulo bertazzo

      è uma maquina muito interessante…. igual a maioria das maquinas faz um café individual com a temperatura ideal para saborerar um autentico expresso.

  • Carlos Costa

    Gostaria de uma dica.
    tenho uma duvida abri minha Gaggio SYNCRONY logic no moedor e tem 3 peças com tinta, que se encaixam e agora não consigo fazer a moagem correta, tem o moedor com a cor vermelha e azul, tem a catraca do moedor azul e a engrenagem em vermelho, mas não consigo saber onde colocar qual para fazer a moagem correta, na hora da montagem coloquei todos juntos todos nas mesma posição. Quando monto coloco os numeros da moagem e quantidade do café em zero mas mesmo assim está saindo uma moagem grossa.
    Faço assim coloco o moedor e giro a catraca até chegar na moagem mais fina e coloco a engrenagem e coloco a tampa com os botões de regulagem em zero mas mesmo assim sai moagem grossa.
    O que fazer?

  • Ivanete

    Olá, tenho um escritório que trabalham 30 pessoas, estou procurando uma maquina cafe espresso automática e a dúvida é grande sobre qual modelo e marca, poderiam me ajudar urgente?
    Vi uma da saeco exprelia, não sei se corresponde ao que estou procurando, ou teria outra com as mesma expecificações e mais barata.
    Obrigada.

  • joão Carlos

    tenho uma SECO AROMA (a mesma máquina que a VIA VENEZIA ), eu uso filtro não pressurizado. No último mês ela parece estar despejado café com + dificuldade. Usei o saquinho com descalcificador pela primeira vez (uso a máquina fazendo de 2 a 3 cafés diariamente) .
    O que pode ser isso? É um problema?
    Grato pela ajuda

  • Marcelo

    Olá… Provei um café da Cafeteira espresso XSMALL da SAECO e gostei muito.
    Gostaria de saber, já que o valor é um pouco alto, sua opinião sobre a máquina.
    Ví um comentário na internet que ela deu problema e não conseguiram o
    conserto na assistência aqui no Brasil.
    Aguardo um retorno, obrigado

    Marcelo

  • Sérgio

    Nossa! Como é difícil comprar uma cafeteira. As melhores dicas encontrei por aqui, mas…Alguém pode me indicar algumas cafeteiras para uso doméstico (no cotidiano, duas pessoas). Adoro um bom expresso…Estou pensando em algo entre R$1.000,00 e R$2.000,00 (será que é possível?). Não gosto de cafés sachês. Gosto de um café forte e, se possível, mais cremoso. Antecipo agradecimentos.

  • gerson

    Estou comprando uma maquina de cafe expresso 3 grupos marca gradisca / brasilia ,ela é digital alguem sabe me dizer se ela é uma otima maquina

  • Juliana

    Estou com duvida entre duas marcas de cafeteira expresso para comprar, voces podem me ajudar qual seria a melhor compra?
    Cafeteira Expresso Bomba Italiana 15 Bar 7701 – Oster e a Cafeteira Expresso PHC19 BAR Inox – PHILCO.
    Obrigada!

  • gisele

    Boa tarde estou querendo comprar a c220 da delonghi , gostaria de saber se ela é uma boa maquina , se o café sai cremoso ????? e se pode usar pó comum nela?

    grata

  • Filipe Monteiro

    Excelente post mas ainda fico na dúvida:
    - Existe alguma máquina que ofereça um custo-benefício melhor que a Nespresso?
    *Vamos considerar a tiragem de 2 Espressos por dia.
    É importante pautarmos no preço da máquina Nespresso e a qualidade que ela oferece.

    -> Existe outra máquina que nos oferece qualidade e preço mais barato na dose do espresso com um custo menor ou semelhante às Nespresso?

  • Fernando

    Pessoal, verifiquei no site da BSCA que a Lucca Cafés Especiais está fabricando sachês para a máquina Nespresso. Os sachês são vendidos em embalagens com 20 unidades e custam R$ 17 (cinco versões distintas de grãos regionais) e R$ 20 as versões de blends.

  • Júlio

    Olá Jomar, há tempos venho lendo esta postagem sobre as máquinas de café expresso. Gostaria que pudesse me ajudar: Tenho um escritório e gosto de agregar valor ao meu ambiente e serviços, estou pensando em colocar uma máquina de café aqui na empresa, disposto a gastar até uns R$ 2.000,00, gostaria que pudesse me indicar uma máquina que tenha uma boa relação custo benefício; lembrando que NÃO quero perder qualidade no café que será servido, tem que ser uma máquina funcional, prática e que consiga extrair um bom café. A decoração do meu ambiente é em preto, cinza e azul (móveis pretos com detalhes cinza e paredes azuis), teria que ser também uma máquina não tão grande e elegante, preferencialmente em cor preta. Gostaria de saber se conhece algum modelo que possa atender as minhas necessidades. Muito obrigado, aguardo retorno. Ótimo final de semana (Sexta-feira, 17 de Agosto. 2012).

    • Felipe Lima

      trabalho com maquinas de café e produtos em recife. qualquer duvida
      (81) 8834-1933 (81) 9715-8081
      fellypeblima@hotmail.com

  • Meire

    Por gentileza alguém poderia me ajudar?. estou tentando comprar a minha primeira maquina de café expresso e verifiquei algumas marcas com preços acessíveis, porém tenho duvidas qual seria a melhor: SAECO POEMIA CAFETEIRA, ou DELONGHI EC 220? Alguém conhece estas duas marcas e poderia me dar uma ajuda? Obrigada!!

    • http://cafexpresso.com.br HostCafé CafeXpresso

      Olá Meire, olhe no PORTAL DAS CAFETERIAS DA CAFEXPRESSO, várias empresas que oferecem as principais cafeteiras. http://www.cafexpresso.com.br

  • Cristina

    Tenho uma máquina Krupps, apesar de fazer um bom café, em dois anos, quando venceu a garantia, começou a dar problemas, apesar de que cuidei muito bem da mesma, seguindo todas as indicações para mantê-la em ordem.Para consertar a máquina o orçamento é quase o preço de uma nova, pois as peças são importadas e aqui na cidade de São Paulo há pouquíssimas lojas autorizadas para o conserto, tendo que ir para o outro lado da cidade para isso. Portanto, não adiantou nada cuidar bem da máquina. Apesar da qualidade do café não vale a pena consertá-la e também não vou mais comprar essa marca, principalmente porque seus problemas, surpreendentemente, começaram logo após o fim da garantia.

    • Eduardo

      Puxa, acabei de experimentar um espresso feito nessa cafeteira e gostei muito. Essa notícia pra mim foi um balde de água fria. Já ia me atirar em uma…

      • cice

        se prepare para balde de agua gelada, pois essa maquina é uma gelada krups

  • PAULO

    Gostaria de deixar uma colaboração àqueles que estão pensando em comprar uma Electrolux Chef Crema Silver. Adquiri uma e gostei do resultado. Apesar da aparente fragilidade, e também do baixo preço, produz um café saboroso, leve e cremoso. Utilizo grãos 100% arábica moídos na hora. Afora isto, o “mestre” Jomar está certo quando afirma que um bom café espresso depende de vários fatores e não só da cafeteira, que representa apenas parte, talvez pequena, do resultado. Espero ter ajudado.

    • Dudu

      ótima informação, amigo. acabei de adquirir uma para começar o uso doméstico de espresso. achei o preço bom e muito atrativo (110,00 numa promoção do submarino). agora o jeito é procurar bom café de moagem média no supermercado mesmo, até que eu consiga um bom lugar que moa na hora ou que eu compre um bom moinho. abraços!

      • Rogerio Rodrigues

        Experimentem comprar pó de café da Srarbucks. Eles mom na hora. Estou para comprar um cafeteira também.

    • PAtricia Bueno

      Tambem comprei uma e gostei, estou usando Melita especial, mas ainda achei um pouco forte. Me disseram que se eu comprar café em grãos e bater no liquidificador tbm fica bom… Alguem já fez isso ??? Será que presta???? rsrsrs

  • renata souza pinheiro silvestre

    comprei uma maquina de café philco e o cafe fica bom acontece que naõ esquenta ,fica morno o que fazer?

    • Marcos Spada

      aqueça as xicaras antes, solte só água da maquina nas xicaras e depois coloque o café

  • Nei Lopez

    Estou em duvida entre 2 maquinas superautomaticas , a Orion Espressione e a Gaggia Automática Platinum Vogue .Poderiam me ajudar a escolher ,pois realmente estou com duvidas referentes a qualidade dessas maquinas.Grato

  • Ana

    Há cerca de um ano, comprei uma Francis Francis, da Illy. Linda máquina, mas seu funcionamento nunca foi regular: ela aquece, mas, na hora de sair o café, nada. Algumas vezes rola, outras não. Levei para assistência técnica da “Adoro Café” (São Paulo). Lá, o rapaz a testou na minha frente e ela funcionou perfeitamente. Mesmo assim, a deixei para uma revisão. Retornou e, novamente não funcionou. Chamei eletricista, que testou a tomada e não verificou nenhuma irregularidade. Adquiri um estabilizador para prevenir qualquer problema na corrente elétrica e, mesmo assim, ela nada de funcionar. Estou bem decepcionada. Alguém já teve algum problema semelhante?

  • http://facebook.com/danielrds DANIEL

    estou na duvida entre 3, a EC200, PHC19 e OSTER SEMI-AUTOMATICA BVSTEM7701,
    alguem poderia me ajudar a escolher?! estou na maior duvida.

  • ana lucia rodrigues de oliveira sasso

    Por favor,gostaria de saber o que é mais importante na aquisição de uma maquina de café expresso; a potencia ou a pressão.Exemplo uma maquina de potencia 1250W E 20 bar de pressão é uma boa maquina?E a marca INFINITO conhece?Agradeço se retornar envio com esclarecimentos.

  • Taize

    Olá,boa tarde!
    Comprei uma cafeteira expresso da marca electrolux,gostaria de saber que tipo de pó de café posso usar ou só sache?
    Grata pela atenção!

  • HAN

    alguém já tentou usar sache na Cafeteira Espresso Chef Crema Silver Prata Electrolux? funciona?

  • Yara

    ola, estava vendo uma cafeteira expresso electrolux chef crema silver. Entendi que não posso esperar dela o mesmo rendimento de uma top, mas gostaria de saber se sabem a qualidade do expresso dessa maquina. Não quero gastar muito, mas também não quero pagar “pouco” e ficar com uma “bomba” em casa. Tb tenho dúvidas sobre o pó utilizados nessas cafeteiras. É vendido em supermercado; encontrado com facilidade? Grata

    • PAULO

      Yara, comprei uma e não me arrependo. Se ainda não comprou, pode apostar nela. Quanto ao pó, é necessário você comprar grãos inteiros próprios para espresso (no mercado você encontra) e ter um moedor em casa. Espero ter ajudado.

    • Ricardo

      Pão de Açucar tem pó para expresso….

    • Arthur Itabaiana

      Yara, comprei uma já há algum tempo e estou muito satisfeito. Não tenho moedor. Compro café especial aqui em Floripa, no CAFÉ CULTURA, que me fornecem o pó já moido em pacotes de 250 g. O café depende da qualidade do pó, do tempo de filtragem e da pressão do pó. Este último item é importante, pois se dou mais pressão o café fica muito amargo. A experiencia lhe mostrará a pressão correta.

  • Apreciador do bom café

    Pessoal, pude perceber que alguns leitores apreciam bastante as marcas Saeco e DeLongui, portanto, aqui vai uma perguntinha: qual o melhor modelo? ESAM2600 110v – DeLonghi ou Syntia 110v – Philips / Saeco (ambas custando R$ 2200,00). Agradeço a atenção de todos. Abraços.

    • Marcio Clovis Schaefer Filho

      Ola Apreciador de CAfe

      Aonde voce encontrou SYNTIA SAECO por R$ 2200,00?? Na Polishop esta R$ 2999,99
      Obrigado, Marcio

  • pedro paulo henrique dos santos.

    tenho uma maquina orion, ela tem local para colar café em pó, posso ultilizar o café do ponto, vendido em mercado.

  • Albano

    Quero comprar uma máquina de café expresso mas estou na dúvida entre a Infinito CLT004 e a Saeco sxmall, alguém pode me ajudar?

  • ANA

    ola por favor me ajude. Amo cafe expresso e estou em divida entre a arno chef crema silver oster e delonghi. Qual sera nessa faixa de preço ate 300 reais é melhr? obrigada desde ja, me ajudemmm

  • Roberto

    Mario se estiver em SP capita,l procure nas lojas especializadas em borrachas, anel , oring em cilicone
    tendo o mesmo diâmetro e espessura pode por que vai funcionar .

  • Mário

    Olá pessoal!
    Tenho uma Philco PHC 19 e estou com a dita cuja parada por falta da borracha de vedação da câmara ( aquela borracha que fica na saída da água, onde vai o cachimbo com o café).
    A Philco me encaminhou para a rede de Assistência Técnica, mas, infelizmente sem nenhum resultado (falta de peças, não vendem, etc…etc….)
    Alguém sabe onde posso encontrar a tal borracha?!
    O modelo é esse aqui:
    Mas, infelizmente, está indisponível no momento.
    http://www.eletrocoelhosc.com.br/produto/Veda%E7%E3o-da-Camara-Cafeteira-Expresso-Philco-PHC19.html
    Agradeço se alguém souber como e onde tem para vender.

    • Fábio

      Boa noite!
      Estou pensando em adquirir uma Philco PHC 19, esta gostando da sua? Já conseguiu comprar esta borracha e deu problema rápido? Ou até uma Cafeteira Expresso Mondial Coffee Cream Premium, pois ambas funcionam com sachê ou pó.

      Obrigado.

  • douglas marques

    gostaria de saber se a Electrolux Chef Crema Expresso é uma boa cafeteira se realmente produz um bom expresso? por favor me ajudem urgente estou prestes a comprar uma! desde já agradeço.

  • Fábio Ricardo

    Olá Jomar, boa noite. Espero que possa responder meu comentário.
    Sou um amante do café. É o melhor ingrediente da maioria das receitas. Tenho uma máquina de café espresso caseira, minha primeira, um Philco. Estava querendo investir em uma que possua moinho integrado. Porém, mesmo com as suas dicas aqui, a variedade é significativa. Estava querendo investir em algo em torno dos 1.500 reais… nessa media vi uma Ariete, belíssima, mas só a encontrei em um site na internet… em todos os outros está esgotada (fiquei com receio de ser uma máquina que tenha saído de série), uma outra que me pareceu interessante foi uma da Saeco, modelo XSmall. Por fim, vi uma que não encontrei qualquer referência, modelo Merol, da marca Infinito. Então, tem como dar mais alguma dica para refinar minha busca? Meu uso é somente em casa mesmo, para mim e quando recebo amigos… gosto de preparar cafés puros, capuccinos e machiattos… ah, e um leite espumante pingado no café, com chocolate em pó, é também muito bom… então é isso.

    Att.
    Fábio Ricardo.

    • Roberto

      Fabio vou dar uma dica maquina boa é maquina que tem peça de reposição fácil, e a maquina é simples mas com o resulto esperado, SAECO Xmal nota dez, utiliza peças idênticas a outras maquina e modelos SAECO.

  • Lorenzo

    Olá. Tenho uma cafeteria popular bem eficiente. Não quero fazer propaganda, mas para pessoas que gostam de café e tem vontade de aprender a prepara-los, vale a pena olha a marca OSTER, a minha é o modelo OEMP50. Convenhamos, de longe não é a melhor cafeteira, mas se você tiver um pouco de paciencia para aprender, o expresso sairá de excelente qualidade.

    • Victor

      Lorenzo, tambem tenho uma maquina da Oster igual a sua, mas tenho a impressao que a temperatura que o cafe esta saindo nao esta alta o bastante, mantenho a xicara com agua quente e tudo, mas mesmo assim, ele logo começa a ficar amargo, por causa da temperatura. Voce já percebeu alguma coisa parecida na sua? Levei na assistencia tecnica e tudo, testaram a temperatura, mas me disseram que a temperatura é essa mesma. Obrigado. Victor

  • http://www.inovacafe.com.br Alex Sandro Munhoz

    Olá,
    Sou técnico de manutenção de máquinas de café espresso,gostaria de saber se você podeia me indicar algum fornecedor de peças pra máquinas da Saeco,Gaggia e Spidem.
    desde de já agradeço..

  • ROMILDO JOSÉ NICOLINI

    Boa tarde a todos:Gostaria por gentileza que me orientassem em alguns itens relatados abaixo. Comprei uma maquina de expresso Italiana a Rancilio Silvia V3, mas infelizmente talvez por falta de habilidade não estou conseguindo tirar um bom expresso, a impressão é que a agua não esquenta suficientemente e só depois de muitas tentativas a agua começa a aquecer de fato. Pergunto sera que eu teria que liga-la e deixar um bom tempo aquecendo antes de começar a operar a retirada do expresso? Já deixei cerca de 15 minutos ligada e a primeira retirada veio café morno quase quente. Usei o pó para expresso da meridiano tipo exportação.Pretendo comprar um moedor para maquina la fora u.s.a, gostaria de saber qual compro e que tipo de moagem esta maquina aceita. Abraços a todos.

    • Guilherme Marques

      Romildo, alguns pontos importantes:

      1. 15 minutos é pouco para esquentar. A Silvia tem bastante latão e toda essa massa precisa esquentar para voce ter um mínimo de estabilidade de temperatura durante a extração. Um sintoma do espresso extraído com temperatura muito baixa é excesso de acidez. O ideal é pelo menos 30 minutos com a maquina ligada, com o porta-filtro encaixado no lugar (porem sem o bolo) para ele aquecer também.

      2. A Silvia é uma máquina que possui uma grande variaçao de temperatura, e para voce tirar um bom expresso com ela, precisa aprender a técnica de “temperature surfing” ou “reverse temperature surfing”. Nao é complicado vc só precisa de um cronometro. Dê uma pesquisada na internet.

      3. O mais importante: é realmente quase impossível conseguir um bom espresso usando café pré-moído. A Silvia é capaz de bons resultados, mas voce vai ter que usar um bom moedor. Eu recomendaria algo do nível de um Baratza Virtuoso Preciso, pra cima.

      Boa sorte ! Eu usei uma Silvia V3 por quase um ano e tirei ótimos espressos com ela, usando o Mogiana da Santo Grão.

      Guilherme

      • erika lomba

        como vc naõ tem moinho, compre logo o seu da Rancilio msmo é ótimo e menos barulheto,
        use sachês!!! Na sua máquina tem um mostrador de pressão… tem q estar em 0.9 , se estiver menos q isso seu café será sub extraído e se tiver maior vai queimar o café.

  • francieli bernardino

    Ola… Poderi me ajudar? Comprei uma infinito 707. Qual o melhor grao que voce indicaria? Tenho uma pequena loja de chocolates e bolos e ainda nao acertei sobre o cafe.

    Muito obrigada

  • Rommel

    Boa noite, acesso seu site e gosto da maneira como você conduz as respostas sempre diretas e objetivas, aproveitando o tema “café expresso”, gostaria de pedir uma orientação.
    Gosto de café expresso e tenho vontade de comprar uma super automática e me interessei bastante pelo modelo Saeco Xsmall. Poderia me falar um pouco sobre este equipamento se vale o investimento ou me indicaria algo com relação custo benefício melhor.
    Um abraço e obrigado!

  • http://gmarques@civil.cefetmg.br Guilherme Marques

    Parabenizo o autor do site pela iniciativa e pelas informações, e gostaria de comentar sob um aspecto importante que, na minha opinião, deve ser mais enfatizado para ser ter um bom espresso em casa.

    A qualidade do moinho. Eu diria que é praticamente impossível obter um bom espresso se o grão nao tiver sido moído corretamente. Muitas vezes o usuário vê o moinho como um acessório, mas se está buscando um espresso de verdade, o moinho é mais importante que a própria máquina de café. Todas as características da extração (tempo, fluxo) dependem largamente de como o grão foi moído.

    Resumindo, dá para fazer um espresso bom usando uma máquina bem simples e um moindo top de linha, porém nem mesmo a melhor máquina do mundo vai conseguir fazer um bom espresso usando um moedor muito simples (como aqueles de lamina).

    Nao vale a pena perder tempo com os moedores de lamina (aqueles com duas laminas no fundo parecendo um mini-liquidificador) pois estes esfarelam o grao e produzem uma grande quantidade de finos, além do café moído ficar fora da faixa ideal para espresso. Também penso ser muito difícil conseguir bons resultados com café pré-moído.

    Se um bom espresso em casa é uma paixão, vale a pena investir em um moinho de mó (burr grinder) que tenha ajustes suficientes para moer para espresso. Os links para sites com informação adicional fornecidos aqui são muito bons para ajudar neste aspecto, especialmente o CofffeeGeek.

    Gui Marques

    • Michelle

      Olá, Guilherme,
      realmente neste artigo o autor não destacou a questão do moinho, mas encontrei em outro post (http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/cafe-espresso-casa/) do mesmo autor o seguinte comentário:
      “Muito importante [o moedor], todo bom barista sabe disso, mas costuma ser subestimado. Para entender a importância do moedor, basta saber: uma máquina doméstica com um moedor profissional produz um ótimo café; já uma máquina profissional com moedor doméstico deixa muito a desejar.”

      Antes eu tinha um desafio: descobrir que máquina comprar. Agora tenho dois: que máquina e que moedor comprar : ). Você tem alguma dica? Eu considerava gastar por volta de 700 reais (podendo chegar a 1000). Descobri que a Delonghi EC220 pode ser encontrada por uns 450 (mas é chinesa, serve?) Sobre o moedor, não tenho nenhuma ideia. Vc poderia recomendar algum(ns) modelo(s) específico(s) (indicando marca e modelo que possam ser comprados no Brasil)? Algum que você conheça, goste e se encaixe na faixa de preço?
      Não entendo nada sobre o tema (apenas aprecio café), então agradeço por qualquer dica!
      Michelle.

      • Guilherme Marques

        Michelle,

        Não conheço bem moedores de qualidade a preço bom vendidos no Brasil. No exterior, a italiana BARATZA tem produzido modelos de qualidade com preços bem competitivos. É possível encontrar na AMAZON ou mesmo outras lojas (não precisa encomendar da Italia, dá para comprar de lojas nos EUA)

        O model top de linha deles, o Baratza Vario, tem mó plana de cerâmica fabricada pela alemâ MAHLKONIG (referencia mundial) alem de controle do quantidade moída por um timer com precisão de 0.1s. Esse moedor custa por volta de $440 nos EUA, e segundo alguns reviews é capaz de moer com qualidade comparável a alguns moedores comerciais médios, que custam quase o dobro do preço. Tenho usado um Vario por quase 1 ano e estou satisfeito.

        Logo abaixo do Vario, a Baratza oferece o Virtuoso Preciso (mó conica de aço) na faixa dos $300. Este modedor também é capaz de muito bons resultados a um preço mais em conta.

        Não tem como errar com o Vario. Se quiser gastar um pouco menos, eu recomendaria o Virtuoso Preciso, que tb. é muito bom. O site coffeegeek fez um review dele aqui:

        http://coffeegeek.com/proreviews/quickshot/baratzavirtuosopreciso

        Boa sorte,

        Guilherme

  • Emilia

    Olá! Gostaria de sua opinião. Estou entre comprar uma saeco odea giro , uma Gaggia Platinun Vogue ou uma Delonghi ESAM 2600. Qual a melhor?

  • fernanda

    Boa Tarde,

    Estive pesquisando algumas cafeteiras domésticas das marcas saeco e gaggia, com o valor de R$1000,00 a R$ 2000,00, porém percebi nas características que preparam apenas 15 xícaras por dia. É isso mesmo? A máquina prepara apenas 15 cafés por dia e depois para de funcionar?

  • http://www.twitter.com/danielrds Daniel Ramos

    OLÀ,
    eu estou com muita vontade de adquirir uma maquina de cafe expresso pra fazer meu cafezinho em casa, na hora, mesmo lendo esse artigo eu estou com duvidas…tipo, tem alguns modelos manuais da eletrolux, caso eu opte por ele, como procederei? a unica diferença é que vou ter que colocar o grão ja moido?! pode ser o pó de cafe tradicional?

  • http://www.bemparana.com.br/vossoblogdecomida Jussara

    Parabéns! Melhor impossível!
    Abraço

  • patricia

    Ola , primeiro adorei o site, depois gostaria de fazer uma pergunta, pretendo abrir um pequeno cafe, mas
    nao tenho um grande orçamento, como estou começando poderia ser um maquinario pequeno, embora nao queira abrir mao da qualidade, seria possivel voce indicar uma marca boa, com um bom expresso profissional por um preço ate 3000,00 ou 3500,00 grata

    • erika lomba

      Não acho q vc consiga com menos de 8000,00 máquina e moinho p trabalhar com qualidade.
      vale fazer um empréstimo, pagar aos poucos e ter um equipamento q atenda a demanda de uma
      cafeteria e vc não pAsse vexame com os clientes…

  • Rui

    Gostaria da opinião de que tem a oster semiautomatica 7701. Também sobre que moedor comprar com preço modesto. Jrbul18@yahoo.com.br

  • lurde

    Bem ate agora nao consegui achar em suermercado o po para cafe expresso, ninguem sabe informar nada, sera que voces poderiam me informar a marca e o tipo de cafe, se tem sempre que aparecer na embalagem cafe Expresso ou se tem outro logotipo, desde ja agradeço pela ajuda,
    lurde

    • erika lomba

      o café tm q ser ARÁBICA, e não robusta, tipo de café usado p coar. como vc não tem moinho, procure os sachês proprios p espresso. no Rio procure o supermercado pão de açucar s saches da SPRESS q resolverão muito bem. ou procure na internet.

  • flavio correa martins

    oi tenho uma loja dentro do aeroporto de belem como e que eu acho pessoas que enteda de maquina de café e possa me da um coserto basico eu agradeço ser vc me ajuda.

  • Amante do grão

    Sinceramente, não creio que essa matéria tenha sido escrita por um barista… No máximo, por um apreciador de café querendo compartilhar suas perspectivas. Há várias falhas técnicas e inconsistências no texto, principalmente no enquadramento das cafeteiras e respectivas marcas. Um exemplo: as máquinas Saeco, na média, não se comparam com os modelos da DeLonghi. Esta Última é, novamente considerando a média, infinitamente superior por diversos fatores. A máquina exemplificada pelo colaborador que redigiu o presente texto – uma Saeco Via Venezia custa cerca de R$ 1.000,00, enquanto a mais barata Delonghi no mercado brasileiro custa R$ 2.500,00. Sou barista e tenho uma M24 Cimbali, mas compraria uma Gaggia ou uma DeLonghi de olhos fechados. Uma Saeco talvez compraria também; dependendo do modelo. Na minha modesta opinião, e querendo contribuir com todos os leitores desse blog, aconselho que quando forem escolher uma máquina de café espresso, tenham cuidados adicionais para não se confundirem com esse texto, no que se refere à escolha de marcas e máquinas, e comprarem gato por lebre. O resto do texto está coerente.

    • Polyana

      Olá, vi que você entende do asunto, será que você poderia me ajudar? É uma dúvida simples, estamos querendo compar uma máquina de café para o escritório, somos em 4 pessoas e esporadicamente recebemos visita. Na média serão “tiradas” de 8 à 10 xícara de café por dia. Você poderia indicar uma marca / modelo. Estive verificando a Saeco Odea Giro e a Gaggia Syncrony Logic, qual acha melhor? Antecipadamente agradeço. Polyana.

    • Cristina

      A Krupps também é problemática. Com pouquíssima opção de assistência técnica e manutenção caríssima, mesmo que você a mantenha da forma correta causa problemas logo ao fim da garantia.

    • ruth miriam ramalho

      oi, lendo teu comentário, comprei a pouco uma Delongui ECAM 23210 automatica (grão e pó) e soh depois que lembrei-me da marca Gaggia e da marca Jura – e agora? serah que fiz uma boa compra

  • Luis Antonio

    Olá, li suas indicações e gostei muito, não só por tratar de como obter um bom café mas também de ajudar aqueles que como eu, não sabem nada a respeito. Bom minha dúvida é a seguinte. Quero comprar uma espresso automática da Saeco ainda to em dúvida sobre três modelos: XSMALL R$1499,90, ODEA GO R$1999,90 e TALEA GIRO R$2799,90, será que voce pode me indicar a melhor. A diferença básica é a capacidade de produção? e se essas maquinas utilizam filtro descartável tipo Melita?

    • http://www.cafeeiragaribaldi.com.br Alexandre

      Bom dia Luis Antonio, trabalho com essas maquinas e recomendo a Odea GO apesar de todas elas terem basicamente a mesma funções o Odea GO tem o melhor custo benefício. Cuide bem da limpeza da maquina e você a terá por muito tempo.

      respondendo sua outra pergunta nao ela nao funciona a base de filtro, ela possui um moinho interno onde ela mói o grão de café na hora para uma bebida de melhor qualidade…qualquer dúvida que tenhas a respeito de maquinas ou sobre a parte técnica pode me questionar sou totalmente apto a responder…..

  • Lobo

    Eu vi em uma cafeteria, uma máquina de café automática do tipo “vendiing” essas máquinas são realmente boas, para vender café, nos termos de qualidade do café? e isso seria mais prático para quem deseja montar uma cafeteria? Obrigado.

    • erika lomba

      depende do público q vc quer alcançar. Com uma deste tipo vc não alcança o consumidor q conhece e aprecia um bom espresso. elas são o fast food do café, e vale lembrar q o mercado de cafe de qualidade está em alta. em termos de praticidade elas dvem ser boas, uma vez q não há o q se fazer e controlar, apenas apertar botões. mas, lembre-se: elas são comodato e vc tem q comprar o insumo da empresa dona da máquina. tenho um café bistrô e temos uma rancilio. se vc busca praticidade, pense numa nespresso e lembre-se q as cápsulas são caras e consequentemente seu produto final tbém.

  • Marcos Kury

    Olá, muito bom o post.
    Eu andei de olho na francis francis X1, porem em alguns sites vi que ela é para café em sache. Então estou numa dúvida cruel, se ela também pode ser para café moido. Abraço

  • joelma

    comprei uma maquina da marca infinitoo , tenho que aprender a mexer no moinho pois o cafe , para meu gosto saiu ruim , ja meu marido gostou, gostaria de saber se essa maquina é boa

  • Christina

    Quero uma máquina automática intermediária. Você pode me dizer se esse modelo Syntia da Saeco é uma boa escolha?

    • Marcio Clovis Schaefer Filho

      Ola, eu estou de olho na Syntia Saeco, comparei n opinioe em ingles no site http://www.amazon.com. Muito recomendada. La nos EUA custa US$ 1199,99 – uns R$ 2400,00. Aqui na Polishop encontrei por R$ 2999,99 – diferenca de uns 500,600 reais, dependendo do cambio. pelo que eu li de termos tecnicos e opinioes, vale a pena comprar. Estou me preparando psicologicamente para lancar mais um parcelamento destes no cartao de credito. Comparei tambem com uma Delonghi Intense, que a Polishop vende por R$ 2500,00, e os EUA vendem por US$ 800,00. Achei a diferença técnica e de preço muito grandes, estou dando preferencia para a Syntia SAECO.

  • Claudia Souza

    Poderia por favor me informar se a Máquina Dulce Gusto Nestle é um negócio ruim… ?

    • Tiago

      Oi Claudia!
      Depende do que vc classifica como bom ou mau negocio.
      A qualidade do café é boa. Muito boa. Assim como a qualidade da máquina… A temperatura da bebida também está acima da média.
      Além disso, a máquina é prática e não faz nada de sujeira.
      Ideal pra quem nao quer entrar em contato com a arte de tirar um “espresso”.
      O único inconveniente é o preço que se paga pelas cápsulas. A caixa sai por R$ 23,99 (preço praticamente tabelado). Vale lembrar que as cápsulas são exclusivas para Dolce Gusto e descartaveis (usa uma vez e joga fora).
      Espero ter ajudado.

  • Henrique

    Cuidado com essa ideia de quanto mais crema melhor. Já testaram esses cafés vagabundos vendidos em supermercado em uma simples máquina de expresso popular ? Verão que o café sai com uma espessa crema de 6 ou 7 mm. Uso aqui café Suplicy de torra média com selo BSCA, moído para expresso, com menos de 20 dias de torra, em uma Britânia BRCE2 15 Bar e a crema sai com apenas 1mm de espessura e de cor marrom claro. Parece que a qualidade do café é menor á medida que a espessura da crema aumenta e sua coloração se torna um marrom cada vez mais escuro.

    • Raphael

      As vezes eles utilizam um pouco de café solulvel para fazer mais crema,eu acho até nespresso utilize esse processo ….

  • Danilo

    Alguém conhece essa maquina: Café Espresso Digital ME 708 – Infinito??
    http://www.carrefour.com.br/eletroportateis/cafeteiras/cafeteiras-espresso/maquina-de-cafe-espresso-digital-me-708-preta—infinito_34339#
    Gostaria de saber se é boa, café forte e com bastante espuma?

    Obrigado

  • mary lucy

    olá,
    comprei uma chef cream eletrolux,estou satisfeita pois adoro café espresso,eu só queria saber se alguem tem umas dicas pra capuccino,obrigada.

  • Paulo Henrique

    Olá, pessoal. Estou pensando em comprar um Illy X1. Preciso de uma máquina que seja muito boa para vaporizar o leite. Alguém sabe se a X1 atende? E para o café, é boa?
    Quanto à durabilidade, alguém pode dar referência?
    Obrigado a todos.

  • http://verseck.com.br Helena

    Ola, adorei seus comentarios poderia tirar mais uma duvida, o que voice acha da maquina Orion automatica , ja ouviu falar, e legal, da problemas, gostaria de saber sua opinião

  • Michelle

    Boa tarde!
    Acabei de casar e ganhei duas cafeteiras, uma Eletrolux crema e outra da marca Beville Roma.
    Não sei com qual fico. Gosto do cafe quente e encorpado. O que vc acha? Ambas sao de 15 bar
    Obrigada

    • Michelle

      Bom dia!
      Acabei de casar e ganhei duas cafeteiras, uma Eletrolux crema e outra da marca Beville Roma.
      Não sei com qual fico. Gosto do cafe quente e encorpado. O que vc acha? Ambas sao de 15 bar
      Obrigada

  • Pingback: História, grãos e regiões produtoras de café | QVinho

  • fabio

    gostaria de saber a respeito das cafeteiras da illy, onde acho um comparativo dos modelos existentes, e qual a melhor custo beneficio delas entre as x1, 2 7 etc…
    obrigado.

  • marcelo clemente

    Jomar, boa tarde … por favor, tenho uma máquina da ARIETE MODELO 305 que ganhei de meu tio a um tempo, mas está faltando o filtro e o porta filtro …. não consigo achar em nenhum lugar aqui no interior de sp …. por acaso vc conhece algum lugar em que eu possa encontrar??? Muito obrigado

    • Edi

      Oi Marcelo!Tb tenho uma cafeteira da ariete e estou com o msm problema…não encontro o filtro para trocar…
      vc conseguiu?pode me passar o endereço???Comprei em Ribeirão Preto no shopping, moro em minas e tb já tentei por aqui e naõ consigo!

  • Neli

    Foram as melhores respostas que li sobre o assunto. Parabéns ! e obrigada também.

  • Patricia

    Olá, será que a marca Oster é boa … pois tem uma linda cafeteira semiautomatica na faixa de R$ 600,00 … obrigada

  • Pingback: 20 dicas sobre máquinas de café expresso · Sacarrolha Weblog

  • Marcelo Souzaq

    Olá.

    Gostaria de saber a opinião dos amigos, sobre as maquinas da ITAL CLASS.
    Estou pensando em uma futura compra.

    Obrigado

  • Patricia

    Oi, adorei as dicas… mas gostaria de saber a respeito da expresso semiautomatica da marca Oster… achei ela linda, com várias funções… faz inclusive chá, tem bico também para esterilizar as xícaras é de aço inox, 15 BAR estou pensando em comprá-la.. parece que é um modelo novo.. tenho alguns produtos desta marca e são ótimos, agora cafeteira expresso eu não sei, por favor me ajudem… ela está na faixa de 499 reais, valeu.

  • Pedro – Niterói – RJ

    Estou com um problema e gostaria de saber se alguém já passou por isso e pode me ajudar:

    Ganhei um máquina de café espresso da Montreal e apesar de ser simples e tal o café fica muito bom. Normalmente uso pó do Atelie do Café. Mas recentemente comprei lá mesmo o sachê para experimentar. Nunca tinha feito café com o sachê. Na máquina vem um suporte diferente para coocar no cachimbo, um pouco menos do que vc usa quando coloca o pó. Coloquei o sachê, encaixei na máquina e mandei ver. O café saiu horrível, todo aguado, aliás pareeci q só saia água. tentei outras vezes, inlcusive com outro pó pois comprei uma caixa com vários sabores, mas sai a mesma coisa. Estou achando q o problema é o enaixe do sachê no pod (o encaixe q vem pro caximbo), acho q está ficando folgado então a água passa por fora e não toda pelo café. Tentei procurar vídeos no youtube mostrando café em sachê e me parece q fiz certo. Alguém tem alguma idéia ou já passou por isso ?

  • Vargas

    Quero deixar minha experiência com uma cafeteira de espresso da Britânia, modelo BRCE2. No começo, muitas dúvidas.. como fazer ?.. Comprei um moedor simples, café para máquina de espresso e comecei minhas experiências, gastei alguns litros de água, várias gramas de café, mas agora ja consigo fazer um café que me agrada, espumoso, delicioso, inclusive as visitas aqui em casa adoram o café que faço. Portanto, não tem receita certa, o negócio é pegar as dicas e ir treinando e saboreando. Não precisa seguir tudo que está no manual da máquina, com um pouco de pesquisa você consegue tirar proveito de uma máquina simples e barata.

  • Denis

    Você cita antes do vídeo “O vídeo abaixo mostra em detalhe a extração na Saeco Via Venezia. Usei o blend do Santo Grão e um portafiltro personalizado, sólido e sem válvula de pressurização (o original é pressurizado e com a saída em plástico). Obtive um espresso saboroso e cremoso com 36 segundos de extração.”

    É possível personalizar um porta-filtro e um filtro sem saída plástica? E poderia ser feito na DeLonghi EC200?

  • Paulo Franco

    Quero importar cafe em sache da china, tem alguma restricao ?vc indicam alguem para intermediar a transacao ?obs

  • Angelica Carvalho

    Gostaria de obter a indicação de uma máquina de café expresso de qualidade que usasse pó moído (tenho um moedor) e fosse própria para uso doméstico. Quero tomar um bom café expresso, mas não sou nehuma magnata para invertir 2.500 em uma máquina de café.
    Podem ajudar?

  • http://alainmartinsdoces.com Alain Martins

    OTIMO ARTIGO!

    FIAMMA – Maquinas Atantic? Essa maquina nao esta selecionada no seu enorme elenco de maquinas espresso, o que voce acha dessa marca Fiamma? Todas lojas Kopenhagen vem utilizando desta marca? O que voce acha do cafe servido pela Kopenhagen?

    Ha recomendacoes aqui no Brasil de utilizar filtragem de agua antes da agua ir para a maquina espresso? Qual o “filtro recomendado?

    Muito obrigado

    • http://www.everpure.com luis ponciano

      Ola Alan,

      Existem muitos filtros no Brasil, porem é preciso tomar cuidado com o padrao de agua que voce recebe. De uma forma bem geral o que da pra dizer é:
      - Filtro tem que possuir caracteristicas que coloquem a agua em um pH neutro, ausencia completa de cloro (nao adianta usar filtro INMETRO com75% de eficiencia), reduçao de dureza de calcio entre 18 e 85PPM, TDS até 200PPM, sodio <10PPM(lembrando que o sodio aglutina o café, gerando sobrextração e deixando-o insonso.

      Antes de voce colocar um filtro desses, com0.5micra de retenção absoluta, sugiro que voce coloque um pre-filtro com pelo menos 5micra, para retirar o excesso de areia, lodo e outros sedimentos que seguem na agua.

      Para que sua maquina possa te dar o melhor cafe, voce deve dar o melhor tratamento a ela….

      Um grande abraço e espero (mesmo com atraso) ter ajudado.

  • ROGERIO

    O autor do artigo menciona que tem uma máquina “tunada” com porta filtro idustrial, ao invés de pressurizado; e no comparativo diz que basta fazer isso em uma máquina semi-automática pra ter um bom café. Mas não orientou a fazer. Então como podemos fazer isso ?

  • Rosana

    Li os comentários acima e fiquei surpresa, mas feliz. Comprei uma cafeteira Mondial Coffee Cream, por apenas R$ 199,90, comprei um pó para café expresso na Kopenhagen, e o café saiu cremoso, delicioso, e bem quentinho. Não entendo de café expresso, mas costumo tomar café em boas cafeterias e, sinceramente, o meu não deixou nada a desejar, ao contrário, ficou até mais gostoso do que alguns cafés que tomei por aí, que eram ralos e sem espuma. Recomendo essa cafeteira para quem não quer gastar muito e deseja um café com “cara” de expresso de verdade.

  • Wanderson

    Alberto Aguiar tenho uma Russel mas não consigo tirar um bom café, o tamper de plástico que vem é ridículo. Se possível entre em contato: w_peixoto@hotmail.com Obrigado.

  • frucchi

    Boa noite,antes de mais nada gostaria de agradecer por este super blog,pois estou pesquisando preço de máquinas de café profissional para abrir uma cafeteria no caso minha esposa,porém ela achava que deveria ser uma saeco automática e eu já acho que deveríamos começar com uma de dois grupos e moinho.será que pode ser usada?tenho visto á partir de 1.500 até 5.000 reais você tem alguma sugestão? NUNCA USAMOS UMA PROFISSIONAL,vale a pena fazer um curso?sem mais, obrigado pelo espaço e bom café a todos.

  • Daniela

    BOa noite! Você pode me dizer sua opinião sobre a CAFETEIRA EXPRESSO/CAPUCCINO 5 XICARAS OEMP50- OSTER ?
    Agradeço sua resposta.
    Daniela

  • http://www.vinigrando.com Vini Grando

    Olá,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo excelente blog, cheguei nele justamente pesquisando sobre máquinas para espresso mas acabei gostando de todo o conteúdo e já está nos meus top bookmarks.

    Gostaria de uma opinião:
    Qual sua avaliação sobre a máquina Gaggia Baby Twin e dos Moedores Gaggia MDF e Gaggia MM. Gostaria também de alguma outra sugestão de moinho, a cafeteira não estou muito na dúvida porque não achei nada da qualidade da Baby twin por R$ 1500, ou teria alguma outra sugestão nesta faixa.
    Lá fora achei interessante a Rancilio Silvia com o moinho Rocky.

    Muito obrigado desde já!
    Abraço
    Vini

  • fernando costa

    boa noite ,quero comprar uma maquina de cafe expresso,para um escritorio
    de porte pequeno para 12 pessoas
    qual voce me indicaria estou no tatuape
    em são paulo proximo a saecco

    grato

    Fernando Costa

  • jose silva

    agora so compro maquina barata que ai jogo fora e não fico com raiva, tenho uma da ariete que ate hoje não voltou da ass.tecnica.
    comprei da philco por ser de 17 bar, com cafe fino vaza. ja foi uma vez pra ass. tecnica.

  • AMANDA MATTOS

    vocês escreveram que as máquinas semi-automáticas com portafiltro pressurizado,estes possuem uma válvula que se abre após uma certa pressão sendo assim, o espresso deixa a desejar. e que o filtro comercial é melhor, nao tem esse problema.
    QUERO SABER,COMO IDENTIFICAR UM DO OUTRO,QUAL É QUAL.COMO É O PRESSURIZADO E O COMERCIAL.EXISTE MAQUINAS BOAS COM FILTRO COMERCIAL….NÃO ENTENDI ESSA DIFERENÇA MUITO BEM…NÃO ACHEI FOTOS MOSTRANDO ESSES FILTROS.ESTUDEI TUDO SOBRE CAFÉ EXPRESSO…E QUERO COMPRAR UMA MÁQUINA INTERMEDIÁRIA….NÃO PROFISSIONAL,MAIS TAMBÉM NAO QUERO AS BARATINHAS QUE NÃO VÃO FAZER O CAFÉ EXPRESSO.PESSO UM DETALE A MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO….NÃO QUERO MÁQUINA COM FILTRO PRESSURIZADO.O QUE POSSO FAZER???QUAL POSSO COMPRAR,COM VAPORIZADOR…PARA O LEITE.
    OBRIGADO!!!!AGUARDO RESPOSTA….

  • Bárbara

    Oi pessoal, após semanas procurando uma máquina de café e lendo os comentários acima optei pela marca saeco. Ela mói o grão na hora e o café é muito bom. Não me decepcionei até agora e indico.

  • ELAINE

    OI GENTE, COMPREI UMA ELECTROLUX CREMA, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA TIRA UM ÓTIMO CAFÉ, COM BASTANTE CREME, TEMPERATURA ACEITÁVEL. GOSTEI DO RESULTADO E O PREÇO APENAS 250,00 NUM SITE PELA INTERNET E COM FRETE GRATUÍTO. ATÉ AGORA NÃO TIVE PROBLEMAS. NÃO TEM MOÍNHO ACOPLADO É SIMPLES DE MEXER E AINDA FAZ O LEITE CREMOSO COM VAPORIZADOR.

  • ana desirée

    olá pessoal!!!!!!!! alguem conhece a máquina da ILLY X-1 ( manual – café moido na hora)? estou indo para a europa e me falaram que ela é ótima. me ajudem……..

    • Marcos Kury

      Também estou de olho nessa maquina, queria saber se ela aceita café moido, ou só em saches.

  • walkiria

    ola amigos, por favor preciso de ajuda pra decidir uma compra por uma cafeteira Philco PHC 19 ou na DeLonghi EC200, qual é a melhor ou menos ruim.
    aguardo anciosa
    obrigada

    • jose silva

      tenho da philco ja foi pra assitencia tecnica voltou, ja vazou uma vez, quando coloca cafe fino o cafe vaza e faz uma sujeira danada.
      pelo jeitao dela vai estragar novamente
      ja tive uma xing ling que funcionava muito bem esta so teve preço alto

  • Alan

    Alberto, é isso mesmo. Na verdade pode variar entre 25 e 30s a partir do início do processo, o que não pode é durar menos de 25s ou mais de 30. Eu tenho uma Gaggia Evolution e estava tentando de todas as formas sem ter um moedor, tirar um bom espresso, mas não teve jeito. Quando peguei um grão bem fresco, com a moagem correta na casa de um amigo, ficou uma beleza!

  • Alberto Aguiar

    Amigos me tirem uma dúvida por favor, os 25s contamos a partir do momento que iniciamos a maquina para tirar o espresso? ou quando vemos o café começar a a cair na xícara? pois conto a partir do momento que ligo a maquina e consigo atingir os 25s. Obrigado.

  • Alberto Aguiar

    Amigos, comprei a espresso Russel hobbs, fiquei um pouco com medo pelos comentários, mas lutei bastante até achar uma moagem e compactação adequada, e o mais importante, mandei fazer um tamper profissional todo de inox para ela, o fiz com 50,6mm de diâmetro, tendo em vista que os que vendem, não são dessa medida, ainda não tenho moedor, porem compro cafés de qualidade e com data de fabricação inferior a 10 dias ( Santo Grão e Suplicy ) este último muito ácido, não caiu bem no meu paladar, porem o Santo grão é perfeito. O café sai gostoso ( o que é o mais importante ), o cheiro é sensacional, devido a qualidade do café e a beleza dele preparado é inquestionável e completa o processo, o café sai cremoso, com o famoso 3mm de creme, mesmo sendo devido a pressão da máquina. Enfim, como alguem disse no fórum, café bom é o café que vc gosta e os meus estão ficando melhores que a maioria das cafeterias que vou aqui em vitória ES, isso minha mulher tambem diz, e olha que o paladar dela é muuuuito melhor que o meu, treinem bastante, se dediquem, que vcs conseguirão tirar um excelente café mesmo nessa Russel hobbs. Quem tiver interesse, vendo o tamper na medida que me pedirem, todo de inox, pesa em torno de 420 gramas. Abraços.

  • Gustavo

    ehh, gustavo xara….
    Estou exatamente com a mesma duvida…, preso entre esses 2 modelos.

    Gente, por favor gostaria que me ajudassem. Estou pensando em comprar uma cafeteira caseira e estou pensando na Philco PHC 19 ou na DeLonghi EC200, o que acham ? Qual deveria comprar? Ou nao deveria comprar nenhuma das duas?

    • Augusto

      Comprei a coisa de 2 anos uma cafeteira espresso mundial, e nunca tive problema. Como tenho uma loja levei-a para lá, e comprei para minha casa uma Philco PHC 19 bar, que em menos de 2 meses teve de trocar a borracha de vedação do porta filtro. No dia de hoje 24/ 06/ 2012 fui fazer um café e a dita cuja alem de não mais aquecer a agua apresenta um barulho muito estranho na bomba. Se quer minha opinião não compre a cafeteira Philco.

  • NETO

    Parabéns pelo site e pelos artigos. Uma pergunta: Sua opinião sobre a cafeteira Espressione Cube e qual o padrão dela. Obrigado desde já.

  • Eduardo

    Saudações, vi o seu videocast sobre café espresso, otimo, a vi tambem esse post, me deixou mais empolgado para tomar café :D sou um apreciador a tempos, porém não sou tão especialista, tenho vários tipos de cafeteiras, moka, prensa francesa, Dolce Gusto e uma recem comprada pela net uma Delonghi (Aguardando chegada) e estou me preparando para uma Delonghi magnifica automatica porém tenho receio sobre essas máquinas automaicas… são realmente boas? Já e diseram que quanto mais manual, melhor, porque vc faz do seu jeito… existe algum lugar onde possa entrar algum tipo de tabela de moagem para que tipo de cafeteira usar?

    SAudações e parabens pelo post, é ótimo!

  • Gustavo

    Gente, por favor gostaria que me ajudassem. Estou pensando em comprar uma cafeteira caseira e estou pensando na Philco PHC 19 ou na DeLonghi EC200, o que acham ? Qual deveria comprar? Ou nao deveria comprar nenhuma das duas?

  • Pablo

    Olá. Estou comprando minha primeira cafeteria espresso e preciso muito de ajuda. Depois de ler bastante sobre o tema, fiquei em dúvida entre dois modelos. Entre uma GAGGIA ESPRESSO COLOR (R$ 839,00) ou uma ESPRESSIONE CUBE 2.0 (R$ 649,00), qual delas é a melhor? A Gaggia pelo que li é uma marca conceituada no mercado, mas a espressione tem como atrativo o fato de poder usar pó, saches ou também cápsula, o que lhe conferiria (na teoria) mais liberdade. Por favor me ajudem a resolver esse dilema.

  • Anderson

    Olá a todos,

    Gostaria da opinião de vcs quanto a Máquina de Café Espresso Manual EC 700 – De Longhi . É boa?

    O que vcs me dizem tbm da diferença da qualidade do café espresso de uma manual e uma autmática?

  • patricia

    Alguém adquiriu a Emulsificador Cremeaker latte Espressione??

  • Alexandre

    Alguém sabe uma boa opção de uma superautomática ???

  • Silvia

    Caro Jomar, gostei muito dos seus posts sobre as máquinas de café espresso caseiras. De acordo com suas informações, decidi por adquirir a da Nespresso. Qual o modelo que vc recomenda, considerando custo/benefício?

  • Márcio Roberto Luccas

    Adorei as dicas!
    eliminaram muitas dúvidas minhas.Mas, me digam, com a compra da Saeco pela Phillips, a qualidade continuará boa a relação qualidade/preço?

  • Guilherme

    Pessoal, o que vcs me dizem da Gaggia Expresso Dose? Estou pensando em comprar uma, mas não tenho muitas informações sobre ela.

  • http://www.buffetcelebrar.com.br Joyce

    Olá, boa noite, comprei a pouco, uma Oster OEMP50 expresso capuccino 15 bar, fiz uma comparação.. e… das domesticas que pesquisei era a maior em potência e em bar, gostaria de saber se alguém tem e se realmente vale a pena
    Obrigada

    • msilvia

      Olá Joyce !!

      Comprei a mesma máquina há 3 meses e adoro !! Era para meu consultório , mas ainda está aqui em casa .
      Demorou um pouco para eu acertar o tipo do pó e como compactá-lo , mas agora não quero outro café . ( mas não sou expert no assunto …)

  • Marco

    Olá Daniele , para você tirar um bom café é necessario um moedor , como o breville que você encontra no euro .com , caso não queira gastar esse valor de 250 reais você pode começar com um mais barato como o cadence . Mas é para que você tenha um bom resultado é necessario que você moa os grãos na hora que for fazer o café , um bom site para comprar um café de qualidade é o atelie do café , eles tem sempre cafés recem torrados que tambem é super importante para que se tire um café com uma boa crema . Sempre que for comprar o café compre em pequenas quantidade , para que sempre tenha um bom resultado espero ter ajudado .

  • Deni Gomes

    Olá a todos;

    Experimentei um dia o café Dulsão do Brasil da Nespresso e nunca mais consegui parar. Em dezembro comprei uma Nespresso Le Cube vermelha. A Nespresso é ótima pois ela te dá 16 opções de café! Os meus favoritos são os Dulsão do Brasil e Voluto. A Nespresso faz um ótimo café pois tem pressão de 19 Bar e o expresso sai bem quente. Comprei também a cafeteira PHILCO PHC. Comprei esta cafeteira após muita, mas muita pesquisa Eu procurava qualidade e duas coisas que me fizeram escolhê-la foram o material: Inox e sua pressão: 19 Bar. A PHILCO PHC é única expresso que possui pressão de 19 Bar que é a mesma das cafeteiras Nespresso! Ela tem três filtros removíveis para uma xícara, para duas xícaras e para sachê. O café sai bem quente com uma espuma igual a do Nespresso. Ela possui um bico vaporizador show que além de deixar o leite bem quente, faz uma espuma fantástica. Ela só não mói o café, mas isso não é um problema, com tantos moedores elétricos hoje no mercado. E porque há também muitos cafés maravilhosos já moídos e fáceis de encontrar.
    Pesquisei muitas máquinas e vi uma mais linda do que a outra, uma mais cara do que a outra também, que moem café, que tem nome famoso, mas todas possuem apenas 15 Bar…Máquinas de café expresso de R$ 5000,00, mas com pressão de 15 Bar apenas, que moem o café, mas não te permite usar sachê…
    Quando se fala em café. para mim, minha família e amigos eu eu quero oferecer o melhor: Tenho certeza que acertei na compra da Nespresso e na compra da Philco PHC 19 Bar. A hora do café aqui em casa é muito feliz!

  • Luiz

    Daniele a resposta no seu caso sem você oferecer detalhes é muito difícil, a extração de um bom café envolve várias questões.
    Eu já tive uma Delonghi bem básica e extraia um espresso razoável, o problema dela é que era fácil “queimar” o café, porque de vez em quando o café demorava muito a passar.

  • Luiz

    Tenho alguma experiência neste assunto e vou tentar dar uma força(já estou na minha quinta máquina de espresso)
    Lucas, tem algum problema na sua máquina, a qualidade dos cafés feito na Nespresso é muito boa(Tenho uma também) o problema é o preço das capsulas.
    Andrea, se você quiser uma máquina super-automática não é minha praia porque gosto de por a mão na massa.
    Mas se for uma máquina semi-manual aconsenho a Espressione Cub Plus(atenção tem que ser o modelo Plus, porque é com termo-bloco e não com caldeira.)
    Agora como é difícil encontrar café realmente expetacular no Brasil, eu acostomei com cafés da Indonésia, e quando o meu acaba e não consigo repor é frustrante.

  • Daniele

    Boa Noite, ganhei uma cafeteira expresso da marca De’longhi, mas estou com dificuldades de usar, li o manual, mas meu cafe sai normal como se estivesse fazendo a moda antiga, sera que é o tipo de po, tem de ser algo especial para usar, tem de ser em grãos? como faço podem me ajudar por favor muito obrigada

  • http://andreamarrao@bol.com.br Andrea Marrão

    Tive uma Saeco Odea Go, e tive inumeros problemas com ela, tanto que a própria Saeco me fez 2 trocas de máquinas, até que a última quebrou e exigi meu dinheiro de volta, depois de muita briga consegui a devolução dos valores, agora preciso comprar outra máquina , mas estou com medo pois as reclamações que tenho pesquisado são sempre as mesmas, problemas com assistência técnica, falta de peças, demora para o conserto, e durabilidade das placas eletrônicas muito pequena. Qual marca me aconselha? Levando em consideração esses fatores.
    Obrigada

  • lucas

    A nespresso tem o gosto falso e o café sai frio! Nada se compara com um expresso original e moído na hora.

    Exigentes, nao comprem uma nespresso, A propaganda engana até quem fez esse site.

  • http://oquequerdiserwebsite vera

    quando quebram como consertalas

  • http://oquequerdiserwebsite vera

    como faço pra conseguir a peça que perdi da minha cafeteira

  • suely

    Boa Noite
    gostaria de adquirir uma maquina de cafe expresso.Qual marca é melhor:Delonghi ou saecou.eu e meu marido adoramos café, mas nao sabemos qual comprar.Seria uma para cafe ja moido.
    Obrigada
    Suely

  • Kelly

    Boa tarde Jomar.
    Tenho uma Gaggia Evolution e minha diarista perdeu a válvula de pressurização que deixa o café cremoso.
    Moro em Campo Grande MS e estou com dificuldade para achar a peça, vc tem uma dica para poder obter a peça sem ter que comprar o suporte completo.
    Desde já agradeço a atenção.

  • Alan

    Sandro, eu li rapidamente sobre esse Breville modificado no HTFórum, parece que o preço do moedor é bem interessante, e fazendo as modificações necessárias, casa bem com a Evolutiion. Ainda vou dar uma lida melhor nessas modificações, se vale a pena mesmo. Eu estou quase certo que meu problema é a granularidade dos grãos, que está muito grossa. Também comprei um tamper 58mm do ebay, porque aquele que vem com a máquina é de chorar.

    Francisco, essa máquina possui portafiltro pressurizado? Se sim, é possível fazer um crema (na verdade é uma espuma) sem comprimir o café no portafiltro e com um café mais grosso, mas é um crema falso. A Evolution possui portafiltro não pressurizado, então é muito importante um café de qualidade, fresco, bem moído e comprimido, porque sem isso o café realmente não vai ficar bom.

  • Sandro

    Como fiquei sem moedor de café, verifiquei em alguns sites a utilizacão do moedor Breville modificado (para moer mais fino) e sua utilizaçào em máquinas sem pressurização. Alguém usa esse tipo de combinação (Gaggia Evolution + Breville modificado ou não) ou tem alguma informacão?

  • Sandro

    Alan e Junior

    Tenho uma Gaggia Evolution e consigo um espresso bem cremoso, porém o café tem que ser bem fresco e a moagem bem fina. Mesmo com o café na geladeira, depois de uns 10 dias o creme diminui bastante. Uso um moedor Baratza Maestro Plus o qual quebrou após moer um café de baixa qualidade que me trouxeram do interior. O pessoal da Baratza, muito atencioso, vai me mandar uma engrenagem nova (free). Uso café Santo Grão e do Atelier do Café e um tamper 58 mm comprado no ebay.

    Sandro

    • Kelly

      Sandro, tenho uma Gaggia Evolution e tive os mesmos problemas acima, uso o Café do Ponto Cafeterie, deixo o café na geladeira mas nunca prestei atenção na data de torrefação. Agora gostaria de saber se tem como vc me ajudar a encontrar a válvula de pressurização crema perfetta, pois a minha sumiu.
      Desde já agradeço.

  • Francisco Calixto

    Pessoal, comprei há cerca de um mês a cafeteira Philco PHC19, e gostaria de registrar a minha plena satisfação com o produto. Por enquanto estou utlilizando o café em pó São Braz Gourmet Savory e tenho obtido ótimos expressos, com uma crema muito consistente (e olhe que sou iniciante no ramo).
    Pesquisei muito antes de adquirí-la e optei por ela depois de ler muitos comentários favoráveis. Creio que essa máquina tenha o melhor custo-benefício entre as cafeteiras do mesmo padrão de preço (comprei por R$ 450,00). Recomendo a compra.

  • Tábata

    Estou montando um café no interior de Minas Gerais e não conheço nada de café espresso mas acho que na minha cidade isso será um diferencial. olhei uma Dolce Gusto e gostaria de saber se posso utilizar qualquer café ou apenas as cápsulas. isso porque acredito que a distribuição para a minha região será um problema.

  • Wanderson

    Tenho uma Dolce Gusto e o café espresso intenso dela dá de 10 a 0 nos que eu estou tentando tirar na Russell. Simplesmente não consigo que o café saia com creme ou quando sai é ínfimo, na Dolce Gusto é uma camada grossa de creme e com tonalidade adequada. Acho que solução é partir para uma automática.

  • Alan

    Junior, agora que você falou no objetivo do tal portafiltro pressurizado, me lembrei que já ouvi falar que isso faz criar um creme “falso” no café, por que o que esse negócio faz é simplesmente diminuir o orifício por onde sai o café, e com isso aumenta-se a pressão e cria-se um creme, porém falso. O creme verdadeiro tem que vir só do próprio café, do gás que sai dele naturalmente quando em contato com a água. Se eu estiver falando bobagem, me corrijam. Na minha máquina, parece que esse acessório do portafiltro era opcional e não veio junto. Nos últimos dias alcancei resultados um pouco melhores utilizando o menor filtro da máquina, com o mínimo de café recomendável pra 1 xícara de espresso. Consegui criar um pequeno creme, que até marcou as laterais da xícara, mas mesmo assim não é o ideal, muito menos o gosto e aroma que ainda está muito sem graça (na verdade o aroma de vez em quando fica bom, parecido com espresso mesmo)

  • Junior

    Bom dia!
    Assim com o Alan, eu comprei uma Gaggia Espresso Dose, e comigo esta acontecendo a mesma coisa, um cafe quase sem creme, comprei também um moinho popular da cadence, após varias tentativas sem resultado satisfatorio (utilizei cafe novo 100% arabica), comprei outro cafe ja moido para espresso, melhorou um pouco mas continua a desejar, e com pouquissimo creme. Quanto a maquina quando comprei na descrição o filtro nao era pressurizado, agora eles fizeram uma modificação e agora é, como uma das vantagens eles informam que o café fica muito mais cremoso, mas esta acotecendo que e extraido um creme de cor não uniforme e cheio de bolhas. Qual a melhor solução: Trocar o porta filtro? onde estou errando? todos os Problemas no Alan comigo esta acontecendo a mesma coisa… Ajude-nos!

  • Alan

    Olá! Acabei de comprar uma máquina Gaggia Evolution (manual) e ando insatisfeito com os resultados. Não possuo moinho ainda, mas quando fui comprar o café Sul de Minas pedi para moerem para espresso, deixando parecido com um açúcar refinado, um pouco mais fino. O problema é que está saindo aguado e sem creme. Você mencionou que personalizou o portafiltro, como eu sei que o da minha máquina não é pressurizado? A saída é de plástico, é fácil encontrar essas saídas de metal avulsas? Quando eu sei que devo parar de extrair? Quando ficar branco? Na minha extração, os 2 primeiros segundos saem bem pretos, depois fica um pouco marrom e logo fica quase branco, mas não sei em que momento parar (seriam os tais 30 segundos?). Ah, outro detalhe é que quando eu tiro o portafiltro depois da extração, o café está bem molhado (me falaram que devia ficar quase seco), o que pode ser isso? Desculpe o tanto de dúvidas, mas como me falaram muito bem da máquina, devo estar cometendo outros erros básicos. Adoro um café espresso e não estou conseguindo nem aparência, nem aroma, nem sabor de um (na verdade meu melhor resultado foi no primeiro teste com um Melita bem comum). Agradeço a ajuda!

    • Junior

      Alan, você conseguiu melhorar a qualidade do seu Café na sua Gaggia Evolution?

  • Virgilio

    Amigos, alguém conhece a cafeteira Kitchenaid KXB06 Expresso? Quais opiniões vocês têm?

  • Marco

    Olá Jomar , eu estou pensando em comprar um novo moedor , e estou em duvida entre o breville e o gaggia mm , se possivel quero sua opinião sobre qual é o melhor , e também existe outro nesta faixa de preço pois os dois custam em média 300.00 reais , desde já agradeço

  • Wanderson

    Sobre o filtro para 2 espressos que veio na Russell com uma agulha bem fina consegui desentupir sem estragar, mas está saindo mais café de um ladro do que do outro. Estava utilizando o café do ponto cafeterie e tentei o Walita cerrado o creme ficou um pouco melhor mas, apesar do preço acho que não foi uma boa compra. Outro problema sério que eu acho é quando você liga ela, a temperatura sobe muito mesmo com o botão de espresso selecionado, se você tirar um café vai sair queimado e amargo, no caso não acoplo o portafiltro e deixo escorrer um pouco de água até a temperatura baixar para 90~100 graus. A temperatura só deveria subir tanto se fosse selecionado a tecla vapor. E até agora apesar das dicas dos amigos aqui não consegui vaporizar o leite adequadamente, fica igual a leite batido no liquidificador com bolhas de espuma grandes e nada cremoso, não tenho experiência com espressos mas posso arriscar a dizer: Bonitinha mais ordinária. Se alguém conseguiu uma boa experiência com ela favor manifestar. Mas eu digo boa mesmo, espuma espessa, bom aroma e café na temperatura certa. Abraço a todos.

  • Ana Carolina

    Olá! Gostaria de saber qual das duas cafeteiras é a melhor: Cafeteira Expresso Philco PHC 19 ou Cafeteira Espressione Cube?
    Obrigada

    • tatiany

      Eu tbm estava com essa mesma dúvida!!
      Acabei optando pela Espressione Cube,por se tratar de uma empresa especialista no ramo!!Na minha opinião ela é ótima até pq não tive como fazer comparação pois é minha primeira cafeteira espresso.Comprei pelo site CafeFacil, os consultores estão sempre dispostos a tirar qualquer dúvida antes da concretização da compra e o pós venda tbm é 10. Espero ter ajudado.

  • Guilherme

    Comprei uma Russel Hobbs, e esperava que esta cafeteira fizesse um boa café expresso. Para mim ela praticamente coa o café, nem parece ter presssão, sem nenhuma cremosidade. Ela não extrai o aroma do café. Apesar do preço atraente que está sendo vendido no site do Submarino, para mim não vale a pena mesmo!! Ela só é bonita, mais nada!

  • Grázia

    Olá pessoal, comprei uma Russel Hobbs e achei bem chatinho fazer o café nela. Pensei ter desaprendido tudo o que até agora aprendi sobre café.
    A moagem do café e a compactação são diferentes nessa máquina da que se usa nas máuinas profissionais.
    Acho que deveria ter feito uma pesquisa antes, embora o preço seja tentador.

  • JACI

    OLÁ GOSTARIA DE COMPRAR UM CAFETEIRA EXPRESSO, ME INTERESSEI POR UMA DA SAECO VIA VENETO, ALGUÉM PODE ME DIZER SE ELA E BOA MESMO ? PODE SE USAR GRÃOS E PÓ OBRIGADO AGUARDO RESPOSTA

  • tatiany

    Alguem conhece a Cafeteira Espressione Cube?O que tem a dizer dela??é boa ou não??Me ajudem!!rsrs

  • Marco Aurelio

    Ola Randara eu tenho uma philco phc 19 e não tenho do que reclamar ela faz um café bem cremoso é toda de inox pesada e robusta ou seja eu estou bem satisfeito com a minha phc pra quem não que gastar muito é uma ótima opção eu tambem recomendo na sua compra o moedor da cadence pra quem ta começando é uma boa dupla . um abraço

    • Randara

      Olá Marco Aurelio,
      muito obrigada pela sugestão, acho que que vou investir numa philco mesmo…após fazer o meu primeiro café lhe conto o resultado.
      Grata

  • Randara

    Boa tarde,
    estou analisando máquinas de café espresso para comprar, quero algo na faixa de 400 reais., percebi que encontro marcas como a da philco phc 19, essa Hussell Hobbs. Gostaria de saber alguém que conheça possa me ajudar a decidir qual comprar.
    Grata

    • Virgílio

      Amigos, tenho uma Philco phc 19 que realmente faz um bom café, às vezes acho ele um pouco frio, mas o restante ela é boa. Algo que muito de me entristeceu foi o ferrugem no recolhedor de gotas. Entrei na Justiça para obter outro máquina pois ainda estava na garantia e com mais de 60 dias na assistência técnica. Bom pesquisei e comprei a Hussel Hobbs por 449,00 fique supresso, logo após a compra, com os comentários negativos. Quase desistir, todavia a máquina chegou, muito bonita e bem acabada. Fiz o meu primeiro expresso seguindo a risca o manual que é pouco explicativo, mas o café saiu muito bom, temperatura ideal. Estou bastante satisfeito com a máquina. Espero ter ajudado.

  • marco aurelio de sousa

    olá eu sou novo aqui e quero agradecer as dicas sobre café , maquinas e moedores tenho gostado muito e aproveitando eu quero saber sobre xicaras se tem diferença entre uma para espresso e uma comum se no final faz realmente alguma diferença ? obrigado

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Olá Marco, beber um bom café é um ritual, por isso todos os elementos são importantes, inclusive as xícaras. Atualmente uso xícaras em porcelana grossa da Illy, pois mantém o café quente por mais tempo. Aqui no Brasil podemos comprar facilmente as xícaras para espresso da Schimidt, que seguem fielmente o design da Illy.

  • julio

    Jomar, gostei do seu comentario sobre as maquinas de espresso, mas voce nao comentou sobre a pressao( BAR) das diferentes e tipos de maquinas, entre as mais sofisticadas e as mais simples, eu tenho uma bem simples com 19BAR e consigo um excelente espresso bem cremoso.

  • Junior

    Assim como alguns colegas acima, também comprei a cafeteira Russel hobbs, mas devido a opiniões divergentes, liguei para o 0800 da empresa, e fiz a pergunta se o café saia de fato espresso e cremoso, a resposta foi que a cremosidade de fato não era grande e pra melhorar poderia usar o bico vaporizador. Para mim cremosidade em Espresso por vaporizador é nova.
    Moral da história, cancelei na hora.

  • Fernando

    Paulo, de plastico? com esse peso? como disse minha mae tem uma electrolux, e essa sim é de plastico e pesa bem menos que essa Russell Hobbs, ela é de aco inox polido, so notei uma coisa estranha na maquina, quando se aperta o botao para utilizar o vapor a temperatura sobe de 100 para 125 graus e a luz do vapor se acende , no entanto quando desligo o vapor com a temperatura em 125 graus a luz do cafe fica apagada(como se nao estivesse pronta para tirar um cafe), so se a temperatura descer para os 100 graus é que ela volta a acender.
    Amigo Jomar, sabe se isto é normal?

    • Paulo

      Oi Fernando, na verdade foi só uma impressão, não consegui saber o que é o material com muita certeza. Essa questão da temperatura, acho que é isso mesmo – para o café me parece que a temperatura ideal é em torno de 90 graus. Como para fazer o vapor ela precisa chegar aos 100, tem que baixar um pouco a temperatura pra tirar o café. Bom, é o que eu imagino…

  • Carina

    Olá pessoal!
    Alguém sabe se há algum video mosntrando como funicona esta maquina da russel?

  • Paulo

    Também estou aprendendo a lidar com a minha. Por enquanto os resultados ainda não foram os melhores, mas também não tenho nenhuma prática. Será que o corpo dela realmente é de aço? Pra mim me pareceu plástico, não parece metal não.

  • Fernando

    Olha pessoal a minha ja chegou, esta tudo funcionando direitinho(é muito bonita) o material usado parece de otima qualidade, é pesada, usei algumas vezes e digo que so com o uso se consegue tirar um bom cafe, minha mae tem uma da electrolux e digo que essa nao deve nada pra ela, alem de ser muito mais bonita.
    Valeu Jomar, obrigado pela tua resposta, otimo blog, um abraco.

  • Marcos Pina

    Amigo, por favor, tente me ajudar. Eu comprei uma cafeteira Ascaso, e não estou conseguindo fazer um espresso do jeito que gosto. Está ficando ralo. Já testei vários tipos de café, o que estaria acontecendo?

    Obrigado.

    Marcos Pina.

    • http://www.conhecaopantanal.com.br Edelson

      Olá Marcos.
      Os cafés que você está usando já são moídos, ou você está moendo na hora?
      Moer na hora dá uma grande diferença, pois o café que já está moído há algum tempo fica seco!!!
      Se não tiver moedor em casa, compre o café em grãos, e veja se o vendedor pode moer para você.
      Outra coisa, tente compactar mais o café no porta-filtro, isso vai fazer com que o café demore um pouco mais para sair, e o deixa mais encorpado, uma vez que extrai mais os óleos do café, que dão aroma e sabor.

      Abraços!

  • http://www.conhecaopantanal.com.br Edelson

    Corrigindo: Russell, e não “Rossell”… rs

  • http://www.conhecaopantanal.com.br Edelson

    Olá Wagner!
    É isso aí, também acho que na verdade o preço que está no submarino está justo, e não “barato”. O valor nos outros sites é que está abusivo…
    Então, neste caso, vale mais a pena comprar a Gaggia Evolution/Carezza, ou a Saeco Via Venetto, que são cafeteiras já testadas e aprovadas pelos consumidores, do que arriscar com essa Rossell…
    Tenho uma Via Venetto, máquina muito boa, não quebra de jeito nenhum, e faz um espresso muito bom.
    Abraços!

  • Wagner

    Para ter uma estimativa do valor real da Russell Hobbs, talvez seja interessante comparar o seu preço na Inglaterra (que parece ser o único outro país onde ela é vendida) com outras máquinas que também são vendidas no Brasil: na Inglaterra a Russell Hobbs tem preço de £150. É mais ou menos o preço da Gaggia Evolution (encontrei na Inglaterra na faixa de £140 a £200; comprei na EspressoShop por R$450,00). A Gaggia Baby Class está £335 e tem preço médio por aqui de R$1400 (que alguns consideram abusivo). Por esses valores, parece que o preço da Russel no Submarino esteja mais de acordo com o valor real dela.

  • Leo

    Ainda queria saber do autor do blog como ele fez para customizar o porta filtro da saeco. Queria usar um desses (sem válvula de cremar) em minha nova Russel Hobbs. ;) Poderia dar uma dica de onde comprar um desses porta filtros personalizados?

  • http://www.conhecaopantanal.com.br Edelson

    Jomar/Jackson (ou outra pessoa que manja de cafeteiras), vocês conhecem essa Russell Hobbs que o pessoal anda comentando?
    Realmente em vários sites ela está acima dos mil reais, como se fosse algo de muita qualidade, mais cara que a Gaggia Baby, que é uma ótima cafeteira… e no submarino 499 reais!
    Tipo, seria melhor que uma Saeco via Venetto? Ou será que nos outros sites o valor é que está muito alto?
    Abraços!

  • Davi

    Voltando aqui, comprei um café e fiz a moagem e testei em duas diferentes gramaturas. Realmente saiu um bom café e com tempo ideal segundo os entendedores de café. Quanto a temperatura que antes eu tinha criticado, retiro o que disse. Utilizei o vaporizador para encorpar o leite e realmente ficou um creme. Com certeza irei fazer muitos cafés e para meu uso e necessidade estou satisfeito.
    Blog excelente.

  • Leo

    Só para constar, o pessoal tem falado que a máquina demora. Por aqui está demorando por volta de 25s, que para quem não sabe está próximo do tempo ideal para retirar um bom café. Se o café for tirado muito rapidamente ele fica aguado.

  • Leo

    Eu testei a Hussell Hobbs e ela se saiu muito bem. Muito superior ao resultado da Chef da Electrolux. Usei um bom café, com 20 dias da data de torrefação, tomei o cuidado de sempre usar a máquina na temperatura certa e manter o porta filtro na máquina para mante-lo quente (aquilo que qualquer um que queira tirar um bom café deve fazer). Consegui uma crema de 3mm, de cor avermelhada. Similar a conseguida em outras máquinas de qualidade mediana, como os modelos básicos da Saeco.
    Contudo esta máquina, assim como a maioria das máquinas do tipo, possui a tal da válvula de cremar, cujo objetivo é ajudar aqueles que não dominam muito bem a arte do café a fazer com que a passagem ocorra na velocidade correta, mas é uma gambiarra.
    Queria perguntar ao autor onde ele conseguiu o porta filtro e os filtros sem este recurso para a Saeco, pois acredito que essa Hussel Hobbs com um kit desses quebraria um belo galho em termos de máquina para o dia a dia.

    • kassio

      cara, que vc fez pra ela funcionar, a minha nao ta saido a agua quando ligo, me ajuda ai.

  • Davi

    Também chegou a minha hussel hobbs. Como nunca, mas nunca tinha operado uma máquina de expresso hoje foi a minha primeira vez. Tirei um expresso com café normal (aqueles de mercado) para teste, o sabor ficou bom, porém sem muita espuma. Não é muito rápida e o café realmente nao saiu muito quente. Vou tentar me aprimorar.

  • Marcelo

    Consegui utilizar a minha sem maiores problemas. Quanto a alavanca a minha veio com uma certa resistência( têm que dar uma forçadinha, depois ela fica bem macia para utilizar) têm que forçar no sentido oposto de quem está utilizando. Consegui tirar o espresso e o capuccino sem problemas, não ficou as mil maravilhas porém levando em consideração o fato de a máquina ser bem barata lá fora, não era de se esperar muita coisa.

    • Paulo

      Marcelo, me deixou um pouco mais tranquilo… Estou esperando chegar a minha, e pelos comentários já estava bem pessimista. Pelo preço realmente não dá pra exigir muito, mas espero não ter feito um mau negócio…

  • Carlos Marques

    A minha também veio com a alavanca de vapor travada, acho que tem um parafuso ou porca que não foi removido!

  • Maycon

    chegou hoje essa russell hobbs do submarino, não ficou cremoso o café, demora muito e é barulhenta mesmo.

    Mas me tirem uma dúvida.
    Tem que fazer algum procedimento para mover a alavanca do vapor? aminha veio travada, não se move, será defeito?

    Abraço

  • Wagner

    Bernardo, as monodoses são os sachês de café padrão E.S.E. (Easy Serving Espresso) que não são compatíveis com as cápsulas Nespresso. Os sachês E.S.E. são um padrão aberto, mais barato e mais adotado por fabricantes de máquinas e empresas processadoras de café, enquanto o Nespresso é um padrão proprietário da Nestlé, mais caro e com menos opções de máquinas e locais de venda de cápsulas.

  • Bernardo

    Alguem me esclaresse uma dúvida, essa cafeteira da Russel Rubs aceita os saches da nespresso??

    O que seria essas monodoses?

  • Wilbour

    Tive o mesmo problema que o Wanderson, o filtro para 2 xicaras veio entupido. Também não consegui tirar um espresso cremoso, ficou pior que a minha Eletrolux Crema. Testei com sache e com o café moido. Ambos sairam quase sem creme, e a saida foi bem irregular. Vou testar com uma moagem mais fina pra diminuir o tempo do espresso, mas mesmo com essa moagem mais grossa a minha Eletroluz Crema ficou melhor. O vaporizador funcionou bem: Wanderson, tenta mais vezes e vai contolando a temperatura na valvula da maquina sem deixar as bolhas ficarem muito grandes. O leite não vai vaporizar todo mesmo, a não ser que vc tenha muita técnica, que melhora com o tempo. O vapor vc tira com uma colher e coloca no café ou incorpora no leite do fundo da própria caneca, girando e dando umas batidinhas. Procura no youtube pra ver como faz.
    Vou testar com outras moagens mas digo que me decepcionei por enquanto com a maquina. Esperava mais.

  • Wagner

    A minha Russel Hobbs chegou ontem e estou testando-a hoje. E, tal como a do Daniel no primeiro dia, a água não está saindo. O aparelho aquece normalmente até 100~110ºC, mas, ao pressionar o botão de café, a bomba liga (o ruído é alto), e a água não vem. Parece entupimento, ar no sistema, ou alguma válvula que não abre. A saída de vapor (120~125ºC) funciona normalmente.
    Alguém mais passou por isso. ou tem alguma idéia?

    • kassio

      cara, a minha maquina tb veio com esse problema. que que vc fez, troco ela por outra, arrumo? me ajuda ai tb. lvw

      • Ernane

        Também tive o mesmo problema, o vapor funciona, mas a água não sai.

        Vocês conseguiram resolver?

        • Ernane

          Não sei explicar o motivo, mas depois de tentar ontem a noite toda, resolvi fazer nova tentativa hoje e consegui tirar o café na Russell Hobbs. Meio frio, pouca espuma, bem diferente do que eu esperava. De qualquer maneira, vou continuar testando pra ver se consigo melhorar.

      • Camilo Gondim Medeiros

        Oi, gente, boa tarde. Um amigo meu tem uma Ariete Cremissimo (Café de Paris) e me relatou os mesmos problemas que vocês apontam aqui (saída do café de forma muito lenta, café em temperatura baixa, pouca cremosidade ou espuma, pouco sabor, etc). Estes problemas aconteciam desde o primeiro dia. Após examinarmos a máquina, concluimos que deveria estar ocorrendo algum entupimento e não deu outra: ao desmontar o filtro interno, constatamos que o mesmo apresentava alguns cristais – estamos supondo que a máquina tenha sido testada com a água aqui de Campina Grande e que apresenta grande quantidade de sais minerais – após a limpeza, feita em casa mesmo, a máquina tem produzido cafés de excelente qualidade, comparáveis aos que já tomei oriundos de máquinas comerciais em São Paulo e Recife. E olha que não foi utilizado nenhum café especial. Em tempo: a caldeira não tem indicador de pressão mas parecia estar funcionando adequadamente já que o jato de vapor saía muito quente e com alta pressão. Espero ter ajudado.

  • Alexis Rocha

    Comprei a russell hobbs no submarimo, por 399,00 e realmente não faz um bom cafe expresso, nao cumpre o que promete hj estou devolvento!

  • Ricardo

    Ola Wanderson

    Tb tenho uma russel Hobbs e tive a mesma impressão que vc no teste, mas como nunca tive uma outra maquina de expresso fica complicado comparar..

    Quando tirei o cafe tb não ficou muito quente, digamos ficou bom ja pra tomar, mas se demorar muito pra vaporizar o leite e acaba esfriando.

    A maquina de vcs tb não chega o relogio aos 15 bar ?

    abraços

    • Alberto Aguiar

      Cara, comprei essa máquina e consigo tirar bons cafés, o mais importante foi que adquiri um tamper profissional, mandei fazer na empresa em que trabalho, todo de inox e com o tamanho adequado para o porta filtro, compre tambem cafés com data de torrefação pequena e uma pequena dica, ao fazer o flushing do sistema antes de tirar o café, deixe a agua cair na xícara que irá beber, deixando-a pré aquecida, qualquer coisa entre em contato para troca de informações ou se tiver interesse no tamper, antes, o melhor café que consegui nessa máquina foi com a moagem mais fina possível. Forte abraço!

  • MARCELLO VERPA AL HAGE

    tambem comprei a russel rubbs 15bar no submarino.
    paguei r$ 480,00.
    mas estou com medo pois como num lugar custa esse preço e nos outros r$ 1.500,00.

  • Wanderson

    Bom como prometido fiz o teste hoje com a cafeteira Russell Robbs, vou comparar com uma Dolce Gusto que tenho. Não consegui tirar um café com o tanto de creme que a dolce gusto faz, o creme ficou bem fininho, tentei várias vezes e nada, estou usando o café do ponto cafeterie para espresso, achei a máquina um pouco lenta para descer a temperatura quando se utiliza o vaporizador e depois quer tirar outro expresso, o café não sai tão quente quanto na dolce gusto, não consegui também vaporizar o leite, quando apertei a tecla vaporizar ela vai subindo a temperatura e lá pelos 120° a luz acende dizendo que está pronta para vaporizar, o jato de vapor é fraco e não consegue tornar o leite bem cremoso, fica apenas com uma superficie cremosa, não sei se vaporizei pouco (o leite estava gelado). Enfim não se estou apanhando da máquina ou ela é assim mesmo. Alguém que possui pode comentar? Ah e o filtro para 2 cafés veio entupido, vou ver se consigo trocar. Vlw.

  • Carla

    Olá pessoal, comprei a Russel Hobbs dia 16 recebi um e-mail que foi pra transportadora, estou ansiosa para que chegue, comprei no submarino também, como vocês sabem o dia da entrega da de vcs? no site onde tem pra acompanhar o pedido a página não abre. Vcs conseguiram acessar? aguardo respostas…

  • Ricardo

    Ola Galera

    Testei minha Russel Hobbs ontem, e funcionou legal acho que valeu a pena a compra, além disso é muito bonita…
    abraços

  • Wanderson

    A minha chega amahã e posto aqui o resultado, como ainda não tenho um moedor comprei o café do ponto cafeterie para espresso, alguém aqui já usou esse café? R$ 14,00 500g, acho que não deve ser tão ordinário assim.
    Jomar parabéns pelo blog. Vlw.

  • Marcelo

    Concordo com a opnião do Wilbour. Quanto ao Daniel parece que ele se atrapalhou um pouco no manejo da máquina. Pessoal antes de usar qualquer eletrodoméstico leiam atentamente o manual!

  • Eliane

    Olá pessoal!!
    Testei a minha cafeteira Russell Robbs. Achei ótima, tudo funcionou muito bem.

  • Ricardo

    Ola Galera

    Tb comprei uma Russel Hobbs e tb não tem experiência em Cafe Expresso, hj vou testar pra ver se esta funcionando direitinho…
    A maquina pelo menos e bonita, so vamos ver se funciona bem …

    vamos trocando experiências ja que muitos aqui são iniciantes como eu…

    abraços

  • Daniel Andrade

    Nátalia, hoje pela manhã funcionou, sinceramente não posso opinar com precisão, pois não tenho experiência em café espresso e máquinas… Mais de qualquer sorte consegui tirar um café, usei pó convencionou no teste.
    Pelo menos funcionou, não se preocupe temos 7 dias a partir da chegado do produto para trocá-lo diretamente pelo submarino!

    Quando chegar em casa vou usá-la de novo.

    Até.

  • Natalia Cesco

    Daniel, agora q vi seu post…. vc já conseguiu fazer o espresso? Vc acha q naum valeu a pena? Ai meu Deus….
    Vc testou de novo? Conta pra gente…

  • Natalia Cesco

    Wilbour, assim q chegar vc fala aki pra gente? To ansiosa…. paguei 499,00 :(

  • Wilbour

    Também comprei essa cafeteira Glass Line da Russell Hobbs por 399 em 10x no submarino. Tá na cara que está neste preço pra limpar o estoque, talvez eles não vão mais trabalhar com a marca ou algo assim.
    Só pela qualidade dos mateirias usado na sua construção ela vale a pena. Ela usa vidro temperado e metal (além do medidor de pressão) ao inves dos costumeiros plástico e acrílico das cafeteiras nessa faixa de preço.
    Ela custa 250 dolares/ 170 euros lá fora e está no patamar de preço de outras boas cafeteiras, que com imposto e importação, chegam aqui por volta de 1600,00 reais
    A minha chega amanhã e vou testá-la substituindo a minha Eletrolux Crema

    • Eliane

      Olá Wilbour!!
      A minha cafeteira acabou de chegar, muito bonita. Concordo com vc, a questão do preço, já que ela custa muito mais em outras lojas.
      Conforme seu comentário, como vc já possui outra máquina, se possível, gostaria que me informasse como devo preparar o café(água e pó). Vc usa café em pó ou sachês?
      Obrigada desde já!!

  • Natalia Cesco

    E ai pessoal da Russell Hobbs, já fizeram o teste? Eu ainda não recebi…. quem já recebeu e testou? O q achou???

  • Daniel Andrade

    Wanderson, Marcelo: Comprei a bendita da cafeteira da Russell Hobbs da promocao do Submarino (http://www.submarino.com.br/produto/34/21479180/cafeteira+expresso+glass+line+15+bar+c/+bico+de+vapor+-+russell+hobbs)… e pelo que vi é uma furada.

    Chegou hoje. E ao fazer os procedimentos inicias que consta no manual… verifiquei que não está correndo água, parece algum problema na bomba, o vaporizador está funcionando normal, mais a água não alcança a boca.

    A de mais alguém tá assim? Obrigado.

    Jomar parabéns pelo Blog.

  • Rosemara

    Olá Jomar, como vai?
    philco bar 19 cafeteira expresso o q tem
    a me dizer dela?? custa 499,00

    quero adquirir uma expresso pensei nst marca. ou vc me indica outra melhor e nst
    preço.
    aguardo resposta suas.
    abçs
    Mara.

  • ricardo

    Também comprei essa maquina, agora temos que esperar pra testar ja que ninguem parece quem testou ainda, isso se deve provavelmente ao preço anterior de 1700,00…
    Acredito que seja uma boa maquina, pois com esse preço não daria pra comprar algo melhor, somente britania, eletroluxx, e outras.
    abraços.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Wanderson, Marcelo, Vera, Fernando, Davi, Thomas e Marcelo, Russell Hobbs é uma conhecida marca britânica de aparelhos para cozinha, mas não se enganem, hoje é tudo feito na China e vendido a preços populares. Nunca vi nem usei uma máquina de espresso dessa empresa, por isso não posso opinar. Quanto ao preço, é vendida por volta de £150 no Reino Unido (+- R$420), por esse valor dá para dizer que é uma máquina barata.

  • Marcelo

    Fernando, o modelo é igual ao que eu vi em outros sites. Eu comprei no submarino no entanto eu fiquei em dúvida por conta da diferença de preço 1.799 das concorrentes, enquanto no submarino está 399. Aguardando a opnião do nosso professor Jomar.

  • THOMAS

    Bem acho que todo mundo que comprou a cafeteira da Russell Hobbs no submarino veio aqui para saber se fez uma boa compra rsrs.

    Pretendo aprender o batante para meu proprio consumo. Quais leituras para iniciantes voce recomenda?

  • Davi

    Boa noite, estou com um boleto na mão da cafeteira Glass Line 15 Bar, igual a dos amigos dos 2 comentarios anteriores, porém estou em dúvida se compro ou não, se alguém puder ajudar ou dar alguma dica, agradeço.
    O preço dela que eu consegui foi de 474,00.
    Sugestões?
    Obrigado

  • Fernando

    Marcelo, qual o modelo da cafeteira que vc comprou? é aquela com o reloginho de pressao e cabos em madeira? onde vc achou por esse preco? tambemn estou interessado mas achei ela por R$ 1.699.

  • Vera

    Uau! vou comprar a mesma máquina de café que os meninos acima!!! Estou na maior dúvida… não achei comentários favoráveis nem desfavoráveis sobre a marca.

    Adorei seu blog! já add aos meus favoritos!
    (abs: alguns comentários que vc faz aparecem escritos em cima das perguntas.será erro do meu computador?)

  • Marcelo

    Bom dia Jomar. Fiz a mesma aquisição do Wanderson (máquina de expresso a Glass Line 15 Bar c/ Bico de Vapor da Russell Hobbs) paguei por ela 399 no boleto. Será que eu fiz um bom negócio?

  • Wanderson

    Olá comprei uma máquina de expresso a Glass Line 15 Bar c/ Bico de Vapor da Russell Hobbs, gostaria de saber se fiz um bom negócio já que o preço foi bem convidativo. Atualmente não disponho de moinho, até comprar um qual marca de café serial ideal para tirar um razoável expresso já que os melhores os grãos devem ser moídos na hora. Obrigado.

  • alexandre

    Estou em dúvida entre as seguintes máquinas. Delonghi ec200 e Philco phc19. O que vocês acham? Achei a delonghi por R$ 359,00 e a philco por R$440,00. Obrigado.

  • Cassio

    Boa noite, Jomar, parabéns pelo blog, gostaria de uma opinião sua a respeito da máquina de café Bianchi Lara para uso doméstico.
    Obrigado, Cassio.

  • Thais Paiotti

    Olá, Jomar!

    Estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre a SAECO DO BRASIL e pude perceber que você entende MUITO sobre máquinas de café espresso e sobre o mercado. Gostaria de bater um papo com você para trocarmos ideias. Há possibilidade?

    Obrigada e aguardo sua resposta.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Sem problemas, você pode entrar em contato comigo pelo Skype: jomar.brustolin

  • Helena

    É possível uma máquina de 4 bars, fazer um bom café?

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Não, para um bom espresso o recomendado é 9 bar.

  • camilo

    Eu comprei uma Gaggia color e estou com dificuldade de conseguir um bom expresso;
    está muito forte e sem creme.
    O meu café e´Kaquend.
    Obrigado

  • Tiago

    Jomar, obrigado pela dica.

  • Tiago

    Olá Jomar, já faz muito tempo que gosto de um bom espresso puro! Estou na pesquisa de uma boa máquina, e como todos aqui no fórum estou com dificuldades na escolha. Bom antes mesmo de ler todos os post já havia concluído que a Rancilio Silvia é uma excelente máquina, principalmente por tomar muitos espressos tirados nas máquinas desta marca nas cafeterias que frequento aqui em Brasília. Mas estou com dificuldades de encontrar esta máquina no Brasil, e em contra partida a Gaggia Baby Class e a Baby Twin estão a venda em várias lojas on-line, estou com dúvidas em qual máquina comprar.
    Na sua opinião é mais vantajoso importar uma Silvia ou como não tenho experiência em tirar espressos a Baby Class ou Baby Twin seria suficiente.
    Bom de qualquer forma devo comprar um moedor profissional, o que não será difícil de encontrar nas lojas que vendem máquinas profissionais aqui em Brasília.
    Gostaria de saber com a sua experiência o que você escolheria uma Rancilio Silvia com um moedor Rancilio Rocky ou uma Gaggia Baby (Twin ou Class) com um moedorMazzer Mini.
    Parabéns pelo seu belo trabalho feito aqui.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Eu economizaria por mais algum tempo e compraria a Rancilio Silvia e o Mazzer Mini. A Gaggia Baby e o Rocky são bons equipamentos, mas inferiores. A Silvia e o Mazzer, para uso doméstico, vão trabalhar bem por anos, talvez por toda a sua vida. São equipamentos para aguentar uma rotina de trabalho bem superior ao uso doméstico. Mesmo que você não tenha experiência, com bons equipamentos tudo fica mais fácil. Comprar fora do país é uma alternativa, mas com certeza vai sair caro, além de dar uma certa dor de cabeça em função da burocracia.

  • Bernardo

    Jomar, Com relação aos acessórios (tamper, pitchers, termômetros p/capuccino e cesta para borras de café), tenho encontrado uma tremenda dificuldade para encontrar esses itens a venda no Brasil. Só consegui achar em lojas nos EUA, mas, apesar de ser barato, o custo de frete+taxas é exorbitante. Você conhece alguma loja ou representante que vendem esses acessórios no Brasil ?

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Bernardo, infelizmente esses itens só são vendidos por empresas especializadas em equipamentos para cafeterias. Ainda não existe uma cultura de “café espresso em casa” aqui no Brasil, por isso é sempre complicado e, invariavelmente, muito caro.

      • Bernardo

        Jomar, grato pela resposta. Infelizmente aqui no Brasil essa cultura por um bom espresso ainda é incipiente. Depois de muita procura, consegui achar um site que vende esses acessórios, mas o preço é proibitivo.

  • Bernardo

    Jomar, parabéns. Lí todos os seus artigos e vídeos e fiquei fascinado pelo site http://www.coffeegeek.com. Aprendi bastante sobre máquinas de café e moedores também. Infelizmente no Brasil não temos boas máquinas com preços bons como uma Rancilio Silvia. Comprei uma Gaggia Baby Twin que foi o melhor que encontrei por aqui e não estou arrependido. Estou conseguindo tirar excelentes espressos sem filtro de crema e utilizando um moedor de lâmina que brevemente será aposentado, pois já encomentei um de lâminas cônicas. Já comprei um tamper de aço inoxidável e agora só falta melhorar meus cappucinos. Estou apanhando um pouco, mas já consegui fazer muita coisa. Parabéns e continue escrevendo esses textos excelentes.

  • Julio Rosa

    Jomar, o que vc acha da Espressione Roma Deluxe Expresso? Diferentemente das cafeterias que precisam de capsulas exclusivas, penso que com ela eu estaria, digamos, livre para experimentar os mais variados tipos e marcas de café, seja ele moído ou em grão (já que ela vem com moedor). Liberdade tbm para experimentar expressos tirados de grãos menos ou mais torrados, e moídos mais fino ou mais grosso. Abraços

  • Hélia

    Pessoal, alguém tem algum comentário sobre as DeLonghi E155 e/ou a EC200. Gostei do preço delas e queria uma opinião de alguém que as conheçam???
    Obrigada.

  • Augusto Luiz Medeiros

    Tinha uma Máquina de Café Espresso Philco PHC19 comfiltro pressurizado que mau ou bem tirava um crema sem muito esforço. Adquiri uma Ascaso Dream com filtro não pressurizado e não consigo tirar um crema.Já fiz de tudo, várias compactações, vários tipos de moagens. Estou pensando em adquirir um kit de filtro pressurizado. Será que resolverá meu problema ?

  • Elison

    Caro Jomar parabéns pelo seu trabalho, tenho aprendido muito sobre a arte de apreciar um bom café lendo o Blog QVINHO. Quando viajo sempre compro cafés especiais (nos EEUU e tambem no Brasil – Jacu bird).tenho um dúvida: Assisti no youtube o preparo de um “bonito” Espresso com uma Arrarex Caravel. O que você sabe sobre esta manual? Onde posso encontra-la no Brasil?
    Grato.

  • Aécio Melo

    Quero comprar uma maquina de café ItalianCoffee Zerada, onde encontrar fornecedor????

  • Vanessa

    Parabéns pelo blog. Tenho me tornado uma entusiasmada apreciadora de café e as opiniões/dicas de vcs tem sido de grande valia. Tenho uma dúvida: acabo de comprar uma Gaggia automática (Syncrony Compact) e ainda estou apanhando para encontrar o ponto de moagem/quantidade da pó adequados. Vcs dizem que um bom expresso não sai antes de 20 segundos. Como cronometro esse tempo: desde o momento que aciono o processo (que envolve moagem, compactação e extração) ou do momento em que o café começa a sair?

  • clataka

    Thiago, tenho 1 Ariete e nunca consegui usar, comentei até c a autorizada deles p/ saber se tinha como melhorar. A resposta da AUTORIZADA foi: p/ melhorar so trocando por outro de outra marca.

  • Luciana Marchetti

    Quero colaborar com o comentário de Antônio José Matienzo (de 24/05/2010) sobre a Máquina de Café Espresso Philco PHC19 . Meu marido adora café (e café espresso ainda mais)! Resolvi dar uma máquina de presente de dias dos pais. E nem tomava café…não sabia nada…Então pesquisei bastante na internet, e este site foi o que mais me ajudou. PARABÉNS pela iniciativa, por ser objetivo, direto e ajudar até mesmo quem nunca toma café!!! Observando os padrões que uma máquina deveria ter (citados pelo Jomar) e os preços, acabei comprando Philco PHC19 (R$ 450,00). Testei a máquina e meu marido falou que ficou bem “parecido” com o das cafeterias. Usei pó que comprei em uma cafeteria, segui as orientações e fiz o café. Visto o custo x benefício, ADOREI A MÁQUINA E RECOMENDO. Até eu também estou tomando café agora. Aproveito para pedir sugestões para um moedor caseiro. Se é para fazer…vamos fazer direito… Preciso muito de dicas objetivas de opções de um bom moedor para comprar.

    • http://cozinhacapital.wordpress.com Thiago Colletes

      Luciana,

      Uma dica que vale a pena: NÃO compre moedor de lâmina. A moagem não fica uniforme, fica fina ou grossa demais e isso acaba pesando contra a qualidade do café. Sugiro que procure um da Ariete (na espressoshop tem) ou um da Baratza (mais difícil de achar no Brasil, mas possível de importar via Ebay. Sai por uns 500 reais se pegar imposto).

      • http://www.conhecaopantanal.com.br Edelson

        Fala Thiago, tranquilo?
        Aproveitando o gancho… você tem ou já usou esse moedor da Ariete?
        Também preciso comprar um moedor, mas ouvi falar que esse da Ariete não consegue afinar a moagem ao ponto de tirar um bom espresso… dizem que o pó sai um pouco grosso demais.
        Gostaria de saber se essa informação procede.
        Abraços!

        • http://cozinhacapital.wordpress.com Thiago Colletes

          Edelson, tudo bem?

          Eu acabei comprando um moedor de lâmina, não sabia que a qualidade do café ficava inferior. Entretanto, já ouvi prós e contras a respeito do moedor da Ariete. Muita gente falou que a moagem não sai tão fina, mas também já ouvi falar de pessoas que conseguiram um bom resultado fazendo uma boa moagem e compactação. Estou pensando seriamente em comprar um para testar, até conseguir um Maestro ou um Vario por um preço mais em conta.

          Um abraço!

          • http://www.conhecaopantanal.com.br Edelson

            Olá Thiago!

            Eu também tenho um de lamina, da Cuisinart. Para fazer café de coador é ótimo! Até consigo fazer espresso com ele, mas as vezes uma parte do pó fica fina demais e entope o porta-filtro.
            Acho que o negócio é gastar um pouco mais e comprar um bom moedor logo né… já que é pra fazer, vou fazer direito! rs

            Abraços!

  • http://www.choppkremer.com.br chopp

    Interessante esse post, muita informação legal!! Parabéns…

  • Amadeu

    adoro a minha eletrolux café crema.
    Evidente que não é a mesma coisa que o café da cafeteria que usa uma máquina profissional de US$ 10 mil.
    Porém se vc aprender, e eu aprendi brincando, a dosar os cafés moídos para espresso – café do centro ou outros, em qualquer supermercado- com os gourmet – café do ponto em qualquer shopping – vc começa a aprender a tirar um bom café. Pelo menos os meus já saem cremosos e com um blended especial.
    Não vejo necessidade de se gastar horrores .
    Lembre-se, quanto mais curto o café, mais cremoso e com mais blended.

    experimente.

    Espero ter Ajudado.

  • Wilma

    Peloamordedeus é “expresso”. Em português, é mesmo com “x” -não temos a palavra “espresso”, com “s”.

    • http://cozinhacapital.wordpress.com Thiago Colletes

      Wilma,

      Eu até concordo que a palavra “espresso” não consta de nosso dicionário. Entretanto, sugiro que você dê uma lida no blog do Monardo (http://antonello-monardo.blogspot.com/2008/01/por-que-escrevemos-espresso-com-s.html), barista de Brasília. Ele explica bem porque preferimos escrever espresso com s. Questão de gosto, similar a escrever Foie Gras, Petit Gateau e outros milhares de termos que têm equivalente em português, mas não passam a mesma idéia.

      Ao meu ver, o termo expresso, em português, atualmente designa alto feito rapidamente, perdeu um pouco do significado de “tirado sobre pressão”. Assim, eu prefiro escrever espresso, porque remete diretamente ao café.

      Um abraço!

      • http://cozinhacapital.wordpress.com Thiago Colletes

        Para ilustrar melhor o meu argumento, cito a definição de expresso, retirada do dicionário Michaelis:

        expresso
        ex.pres.so
        adj (lat expressu) 1 Concludente, explícito, formal, positivo, terminante. 2 Enviado diretamente. 3 Manifesto por palavra, por escrito ou por outros sinais inequívocos. sm 1 Mensageiro enviado diretamente a um ponto. 2 Trem rápido de passageiros que vai diretamente a um ponto, sem parar em todas as estações.

        Como é possível observar, não é citado o café, nem o método de preparo, nem mesmo alguma referência a “tirado sob pressão”.

  • clataka

    Fazio! se vc vai comprar, vendo a minha q está encostada desde q comprei. Nao vendi até hj pois nao quero enganar ninguem. NAO MOE DIREITO. Heim! Faco R$ 100,00 tah novissima. Serio!

  • Roberto

    Recentemente adquiri uma máquina residencial da marca Briel, gostei muito do sistema de sachês, são muito práticos, principalmente para se ultilizar em casa, o espresso tem qualidade melhor que das superautomáticas com um custo de equipamento muito menor.

  • Fazio

    Caros,
    Pois justamente esta semana me foi recomendado o moinho da Ariete por um barista do Suplicy, de São Paulo. Custa cerca de 270 reais, o que de certa forma me surpreendeu – esperava algo muito mais caro. Mas depois de ler um pouco a respeito deu para ver que há críticas recorrentes a respeito da moagem – a máquina não tem bons resultados quando se quer uma moagem fina – e da limpeza – acumula pó no sistema, que é de difícil acesso.
    Assim, continuo na busca de um bom moedor!

    Alguma recomendação, Jomar e demais?

    Um abraço

  • http://cozinhacapital.wordpress.com Thiago Colletes

    Pessoal,

    Chegou a minha Saeco Aroma em casa. A máquina é excelente, com acabamento em inox, porta-filtro e caldeira em bronze. Como desvantagens, apresenta porta-filtro pressurizado (como toda Saeco, mas o wholelattelove vende porta-filtros comerciais) e Panarello (Vaporizador de leite, faz bastante espuma, mas é difícil para obter microespuma). Rápida para aquecer, suporte a sachês E.S.E., Aquecedor de xícaras… Enfim, achei uma excelente escolha para quem não pode comprar uma top de linha!

  • Glória

    Thiago valeu pela informação.!

  • Gustavo

    Jomar, desculpe o incomodo, mas estou em dúvida! Gosto muito de café espresso, mas não sou um estudioso, mas consigo apreciar sua cremosidade, sabor, aroma… Estou pra comprar uma máquina para uso caseiro e não muito frequente (apenas qdo recebemos amigos ou em situações especiais) Não estou disposto a gastar mais de 1000 reais e minha esposa gostaria de uma máquina com vaporizador para bebidas quentes, Gostaria de algumas dicas. Já vi a Delonghi EC 200, a Eletrolux, Arno…Mas posso pagar um pouco mias caro se valer a pena o custoXbenefício. Um abraço
    Gustavo

    • Thiago Colletes

      Oi, Gustavo!

      Eu dei uma pesquisada recentemente, e achei uns sites legais, como o espressoshop, com máquinas Saeco e Gaggia a preços bons, comparáveis às populares. Vale a pena dar uma pesquisada no mercado livre também, vez ou outra vendem umas máquinas a preços bons (como eu disse num post anterior, achei uma saeco aroma por R$ 519,00). Se você quer uma máquina com vaporizador, sugiro que compre uma com panarello, que, apesar de não vaporizar tão bem quanto uma steam wand top de linha, consegue bons resultados custo-benefício.

      Um abraço, e boa sorte!

      Thiago Colletes

  • Juliana

    Gostaria de saber o que você acha da nespresso manual. Estou querendo comprar uma, mas estou na dúvida se ela é tão boa quanto a automática.
    Muito obrigada!

    • Thiago Colletes

      Juliana,
      Em teoria, a qualidade dos espressos da nespresso são bem semelhantes. O que muda são algumas facilidades nas máquinas, como controle automático de volume de café, preparo de cappuccinos, aquecedores de xícaras, água quente além do café…

      Espero ter ajudado! Boas compras =)

  • http://www.lacucinetta.com.br Ana E.G. Granziera

    Jomar,
    muito obrigada pela ajuda. :D
    Abraços e continue o bom trabalho! :)

    Ana

  • Thiago Colletes

    Jomar,

    Estava lendo a respeito de uns mod’s feitos na Saeco Aroma, de modo a fazer um porta-filtro não-pressurizado. Um deles envolvia cortar/furar o fundo do porta-filtro padrão da Saeco. Você já ouviu falar em algo a respeito? O café da saeco aroma já tem uma qualidade boa com o porta-filtro de série?

    Um abraço,
    Thiago

  • http://www.lacucinetta.com.br Ana E.G. Granziera

    Jomar,
    primeiro de tudo, parabéns pelo blog, excelente trabalho. Li e reli uma dezena de vezes todas as suas dicas e, com base nelas e em meu poder aquisitivo, encomendei numa loja perto de casa uma Gaggia Espresso Color (é a Pure, só que vermelha). Pareceu-me toda em acordo com suas dicas (a não ser pelo case plástico) dentro da categoria “custo-benefício”, e me animou pelo fato de ter assistência técnica no Brasil (importante quando se trata de alguém desastrada). Vi muitos comentários aqui sobre a Classic e a Evolution, mas não encontrei nenhum review da Espresso Pure. Gosto de um café bem tirado, fico passada quando me servem café com gosto de queimado, e não gosto dos cafés das automáticas e afins. Quero me envolver no processo. Vi umas duas críticas não muito positivas no Home-Barista e fiquei sem saber se eram feitas por alguém MUITO mais exigente do que eu ou se eu estava fazendo bobagem em comprar a máquina mesmo. Desculpe-me abusar de sua boa vontade (também tenho blog e sei que isso enche as pitangas às vezes). Obrigada pela atenção!
    Abraços,
    Ana.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Fique tranquila Ana, a Gaggia Espresso Color é uma Gaggia. Deve corresponder as suas expectativas e não custa uma fortuna. É bom não esquecer que os fabricantes sempre lançam novos modelos, mas raramente alteram algum componente interno, por isso as máquinas são muito similares entre si.

  • Glória

    Jomar a Philco PHC19 também faz parte das populares!?

    Tomara que não. (risos)

    • Thiago Colletes

      Oi, Glória!

      Bom, não sou o Jomar, mas dei uma pesquisada a respeito de cafeteiras também, espero que possa te dar uma ajuda =)

      A Philco PHC19 entra no time das populares sim, o que não quer necessariamente dizer que faça um café ruim, só que a marca é relativamente desconhecida em relação a espressos. Dei uma pesquisada no preço dela, e achei o preço um pouco alto. Nesse preço, você consegue comprar uma Gaggia Evolution ou uma Carezza na espressoshop. Caso já tenha comprado a Philco, vale a pena tentar, o resultado pode até surpreender.

      Um abraço!

  • Thiago Colletes

    Pessoal,

    Consegui comprar uma Saeco Aroma express, nova, na caixa, por R$ 519,00. É uma boa máquina? Ela tem alguns bons reviews no coffeegeek… Tenho um moedor da Cadence, mas me falaram que moedores com lâmina não são bons… isso procede?

    Agora, só me resta aprender a comprar um bom café e preparar um bom espresso! Assim que chegar a cafeteira, faço um mini-review! =)

  • clataka

    Ola Fazio, eu tbem estive a procura desse moinho. O unico q encontrei foi o da Ariete e me arrependi. Náo faz moagem fina nem a pau, fiz modificaoes calcando o disco e nada, ate a ass tec deles tentaram e desistiram. Nao tem jeito.
    Boa sorte!!!

  • Fazio

    Caro, aprecio muito um bom café e tenho buscado nas ultimas semanas um moinho para uso doméstico. Cheguei à conclusão de que ter um moinho é a única maneira de poder ter mais de uma variedade de café em casa e poder tomá-lo de diferentes maneiras (mocha e francesa) sem que, pelo tempo guardado já moído, o café decaia e perca suas características. Pela internet e conversas com baristas, vi que um moinho que satisfaça minhas necessidades deve ter o sistema de disco, que não esquenta o café e proporciona uma moagem homogênea. No entanto, ninguém soube me recomendar um moinho pequeno com esta característica e não encontrei nada na internet.

    Você sabe se há um moinho no mercado brasileiro pequeno, de disco e viável para uso doméstico?

  • http://katemari.blogspot.com Katemari

    Hmm… você não gosta dos moedores da Baratza???

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Gosto sim, inclusive tenho um em casa, o Solis Maestro. Não consegue moer muito fino, mas na sua faixa de preço não tem coisa melhor.

  • Marcos

    Jomar, gostaria de saber mais a respeito do porta filtro personalizado que foi usado no vídeo. O filtro não pressurizado melhora o resultado na xicara? é possível fazer essa personalização facilmente?

    • Thiago Colletes

      Marcos,

      O maior problema do porta-filtro pressurizado é que você não consegue tirar um espresso depois do outro, pois a pressão no porta-filtro pode fazer com que o pó espirre se você tirá-lo logo depois do preparo de um espresso… aqui em casa eu já fiz uma sujeira danada com isso, hehehe!

      Além disso, dizem que o creme que ele faz não é o mesmo creme de um porta-filtro comercial, mas a qualidade do espresso, na minha opinião, ainda é bem satisfatória.

      Espero ter ajudado! =)

  • Andre

    Jomar, sei que você já deve estar meio cheio de perguntas se uma ou outra máquina são boas, mas pesquisei e apesar de ter referencias positivas, fiquei na dúvida se vale a pena. Tenho uma Delonghi fraquinha, mas que consigo tirar bons espressos com ela, porém quero dar uma máquina para os meus pais e resolvi comprar uma nova para mim e dar a minha para eles. Como a Rancilio tá fora de cogitação, achei uma Gaggia Baby Class na zyba, que segundo especificações, tem cachimbo profissional e tudo. Você acha uma boa compra ? por acaso ouviu por aí se ela é tão boa quando a classic ? se não souber responder, sem problemas. Parabéns pelo site, estou sempre aqui pegando receitas e vendo os comentários sobre café.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Andre, a única diferença entre a Gaggia Classic e a Baby é o gabinete. A primeira é construída em aço inox (por isso é mais cara), por sua vez a Baby emprega plástico ABS. A Gaggia Baby é uma ótima opção para quem não quer gastar demais. Continue sempre por aqui!

  • Fabiana Almeida

    ela me custou (180.00,) . fora frete.150.00 eu vendo!!, estou em MG, se tiver interesse me mande email..mirigueide@gmail.com

  • Fabiana Almeida

    comprei uma gran gaggia, fiz uma boa compra?? tenho a bomba dela ( UlKa) nova 220v.para vender se alguem interessar??

    • clataka

      Me interessa. Qto voce quer e onde vc esta?

  • gislaine rocha

    ola estou querendo comprar uma expresso p poucas pessoas que seja boa mas lendo seu site achei complicado esse lance de cafe de expresso queria uma que fizesse capucciono vaporizasse leite p chocolate quente essas coisas mesmo que fosse boa mais nao muito cara qual seria ideal tenho uma filha que mora no exterior talvez ela conseguisse uma muita boa com preço melhor o que vc acha? obrigada adorei as dicas

  • rodrigo

    Caros Srs
    Tenho um lote próximo da cidade onde moro,ondefiz uma cerca viva de pés de café arábica, +ou- 120 pés, que já estão produzindo. Agora planteimais 10 mudas de bourbon amarelo.
    Quando o cfé ‘damuito chego a colher quase que uma saca de grãos, a colheita é seletiva, somente as frutas vermelhas, que são despolpadas, imediatamente e lavadas, após 24h em contato com o a;cúcar da fruta,são lavados, secos e eu mesmo torro,torra branda. Consigo uma bebida muito saborosa, equilibrada, sem acidez, sem amargo, com um aroma muito frutado.
    Minha máquina é que não é muito boa, uma Saecco, que tem moedor.
    Gostaria de evoluir para uma máquina melhor. Vcs poderiam indicar alguma, de preferência a ser adquirida aqui no Brasil?
    Grato

  • rodrigo

    As cápsulas de café nespresso em contato com altas temperatura e pressão podem eliminar produtos nocivos à saúde?

  • rodrigo

    As altas temperatura e pressão podem eliminar material tóxico das cápsulas do café nespresso?
    As máquinas de pistão (alavanca) são encontradas no Brasil?
    Qual ummoedor de café indicado,bom e com bom preço?
    Grato

  • Ariolino Andrade

    Tenho uma máquina de café La Pavoni que trouxe de uma viagem que fiz à Itália. Após alguns anos de uso a mesma está apresentando alguns problemas, como fluxo direto de água quente independente de ter sido acionado pela alavanca. Estou procurando alguém que possa indicar uma assistência técnica, Atenciosamente Ariolino

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Qual a sua La Pavoni?

  • Marcos

    Boa tarde,
    Jomar, gostaria de saber a sua opinião sobre as máquinas espresso que usam exclusivamente sachê. Tenho curiosidade especificamente sobre duas máquinas italianas: Nemox Nem 205 e Prima.
    Gostaria de saber se há diferença significativa na qualidade (cremosidade, intensidade e temperatura) do café extraído por essas máquinas, em comparação com as semi-automáticas de uso doméstico. Obrigado.

  • adriana

    por favor a máquina de café expresso da electrolux é boa? Obrigado

  • Daniel

    Olá. Tenho um escritório e estou querendo comprar uma máquina de café espresso. Estou em dúvida entre a Phedra, da Saeco, que permite fazer outras bebidas também, ou então uma Saeco Royal Office, que só faz espresso. O espresso da Phedra é muito pior ou é equivalente ao da Royal Office?

    Obrigado pela ajuda e parabéns pelo blog.

  • Rose

    Jomar,
    Desculpe o incomodo mas gostaria de comprar uma maquina de café para uso doméstico que fizesse chocolate tb. Desculpe a ignorancia mas não entendo absolutamente nada dessas máquinas, não sei se todas fazem, se são só algumas, não sei nada. Se vc puder me dar um help
    E gostaria de uma que saia a medida para xicaras maiores.
    Desde já agradeço,

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Máquina de espresso é para fazer café, além disso, empregando o vaporizador, é possível aquecer leite e preparar qualquer bebida quente.

  • Antonio José Matienzo

    O simples pode funcionar. Fiquei semanas pesquisando a Internet, especialmente o QVinho, para saber como se faz um bom espresso em casa, como encontrar um equipamento, um bom blend, etc. Vi máquinas compactas da Saeco e da ItalianCofee que me pareceram interessantes, mas com custos além de 1000 reais que me pareciam um tanto forçados. Vi máquinas (também italianas) mais baratas, que porém tinham um aspecto mais pobre, cheio de plástico, etc. Espresso de cápsula eu detestei, degustei dois tipos e achei ácidos demais. Fora que a máquina parece um brinquedinho e R$1,60 para cada 50ml de café é uma facada. Dúvidas, dúvidas, dúvidas. Eis que entro numa loja de departamentos, e topo com uma máquina da Philco por 460 mangos. E era a que tinha o melhor aspecto: parruda, toda de inox, para pó normal, com design mais profissional e pressão maior (19 bar). O que estava errado? O “milagre” do preço estava escrito na caixa: “Made in PRC”, ou seja: China. Procurei relatos de consumidores e não tinha a quem perguntar. Arrisquei. Voltei à loja e passei uma pelo caixa. Aproximando-me de casa, passei no mercadinho onde compro um moído na hora (Nhá Benta) que sempre gostei para meu cafezinho de coador. Máquina barata. Pó barato. Tinha certeza que ia dar tudo errado, mas lá fui eu fazer o primeiro espresso da minha vida. Apertei o pozinho, girei o controle e o café ficou… sensacional!!! Cremosidade inacreditável, paladar perfeito. Há duas semanas, é um espresso atrás do outro. Terei supresas com a durabilidade? Levando em conta a qualidade do acabamento e do café, acho que não. Para leitores com o mesmo dilema que eu tinha, minha moral da história: fiquei 100% satisfeito por menos de 500 paus. Acho que valia relatar, né? Abraço a todos!

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Caro Antonio, o seu depoimento é muito bem-vindo! Obrigado por compartilhar a sua experiência com os nossos leitores.

    • Randara

      Olá Antônio, estou na mesma situação que você. A procura de uma máquina boa, por um preço que não seja absurdo. A máquina que você comprou é a da Philco phc19? Já ouvi opiniões ótimas a respeito dela, será que seria uma boa opção?
      Aguardo resposta.

  • Lucas

    Jomar, tudo bem?

    Quero investir cerca de R$2.000 e gostaria de saber, segundo o seu julgamento, qual o melhor equipamento ou conjunto de equipamentos que eu poderia comprar.
    Mto obrigado!

  • clataka

    Jomar/Jackson, quais caracteristicas que definem 1 BOM moinho?

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Um bom moinho é aquele que consegue efetuar uma moagem fina e uniforme. Isso só é conseguido com os moinhos de disco usados em cafeteria, mesmo assim os moinhos domésticos, que geralmente são de cones (ou discos bem pequenos) alcançam um bom resultado.

  • kely

    Boa noite Jomar,
    A gaggia carezza e a gaggia evolution estão com o mesmo valor R$499,00.A dúvida continua….
    Agradeço desde já sua atenção.

  • kely

    Olá boa tarde!
    Parabéns pelas dicas q. vcs tem dado sobre cafeteiras e cafés…
    Estou para comprar uma expresso,e a duvida e se compro a gaggia carezza ou a evolution.Gostaria de saber sua opinião…
    Agradeço desde já.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Kely, eu compraria a mais barata.

  • Glória

    Olá Boa Tarde

    Gostaria de saber se você poderia me informar sobre a marca philips, com relação a máquinas de espresso.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Glória, a Philips faz parte do grupo das “populares”. Leia a dica 1. Não espere nada demais.

  • Denise

    Jomar, vc sabe me informar se as máquinas da Saeco costumam dar muita manutenção?
    Obrigada.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Denise, limpeza é a única manutenção periódica em qualquer máquina de espresso doméstica. Com o tempo alguns problemas podem surgir, como o desgastes das borrachas de guarnição no portafiltro.

  • jose antonio

    jomar, agradeco as informacoes,
    acabei comprando uma Saeco Via Venezia Espresso Machine, vamos ver no que vai dar……estou como criança com uma maquininha que faz cafe, to doido pro treco chegar.

  • Márcio

    Jomar! Me ajude a compreender o seguinte:
    Se fala que para tirar um bom espresso é necessário de 25 a 35 segundos aproximadamente, não muito mais, nem muito menos.
    Para calcular este tempo se leva que fator? Adquiri recentemtente uma Demoka Espressione e posso regular a quantidade de água para o preparo do café, alterando assim o tempo de preparo.
    Grato por seus comentários

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Márcio, comece a contar o tempo a partir do acionamento da bomba.

  • Bruno

    Ola pessoal primeiramente gostaria de agradecer a todos que participam do site, pois todas as informações e duvidas são uteis a todos, por dizer isso por mim, pois sou novato na area e estou muito satisfeito, porem agora vou postar minha duvida, hoje realizei minha compra uma cafeteira Gaggio Baby Classic, compra esta feita com base em leituras aqui mesmo, porem nã oestou satisfeito, sei que é erro meu mas como melhorar? Vindo para casa passei no pão de açucar e comprei um pó de café que se chama Bravo que possui uma embalagem laminada porém quando iniciei a fazer o café percebi que quando eu abria o local onde coloca o pó ainda continha aguá ou seja o café não passava por completo alem disso creme que era bom não existia, oq pode tar ocorrendo, oque fazer? Sera q é o pó que muito grosso ou muito fino, sera q estou pressionando de mais ou de menos, ja realizei todos os teste referente a pressão e nada mudou, gostaria de uma sugestao, grande abraço a todos e parabens pelo site.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Bruno, é normal ficar com água no portafiltro. Compre um café especial com torra recente, leia a dica 18.

  • Valmir

    Fiquei muito feliz em ter encontrado esse site. Saber que tem pessoas que são amantes do café e se dispõe a compartilhar suas experiências pelo simples prazer de informar , ajudar. Realmente o café é uma bebida de sabor inquestionável e poder apreciá-lo da sua melhor forma , fazer a sua extração é algo muito prazeroso. Há pouco mais de dois anos comprei uma máquina de café espresso (Saeco Profi Estro).Confesso que, no início, tive alguma dificuldade em fazer as primeiras xícaras de espresso. Às vezes entupia , não tinha muito creme… Desde então testei mais de uma dezena de marcas de café e hoje posso dizer que encontrei o meu próprio Blend. Estou muito satisfeito com a minha Saeco Profi Estro. Jomar, parabéns pelo site…Abraço e obrigado , Valmir

  • Fabio Melo

    Tenho uma Saeco nina e estou bem satisfeito com os resultado dela depois de alguma experiência. No começo comprei um moedor da Ariete que só serve para ocupar espaço, a moagem sai muito grossa e o café ficava muito ralo. Comecei a usar um blend do Rubro café, no Rio, comprando já moido na loja, depois de alguns testes até acertar a moagem com um funcionário bem atencioso. Acontece que o portafilter é pressurizado e não dá para compactar se não o café não sai. Geralmente estou conseguindo uns 15 seg, mas gostaria de adaptar um portafilter sem ser pressurizado. Compro pronto ou devo me aventurar a fazer um?

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Fabio, até onde sei a Saeco não oferece uma opção de portaflitro tradicional, por isso tive que confeccionar um artesanalmente. Essa última alternativa, apesar de viável, é bastante cara.

  • Fernando

    Tenho uma cafeteira espresso Britania. Não consigo obter um cafe cremoso. Tentei aumentar o tempo de moagem e a compactação para fazer uma infusão de 30″, e quas não saía café pelo filtro, até que a alta pressão fez com que saísse borrifos de café pela parte de cima do porta filtro. Será defeito da máquina ou erro meu? Obrigado pela ajuda.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Caro Fernando, leia as dicas 4 e 18.

  • Vitor

    Jomar:

    Estive olhando alguns cafés para utilizar na minha máquina de espresso, mas me surgiu algumas dúvidas. Vi que no final da reportagem do blog vc sugere algumas marcas, cheguei a dar uma olhada nelas e achei muito interessantes. Mas estive olhando no supermercado tb e vi que algumas marcas colocam na embalagem “café em grãos próprio para espresso”. Fiquei na dúvida se existe um processo especial para a fabricação do café utilizado no expresso, ou basta o grão ser selecionado mesmo e pronto, como o que ocorre com o Santo Grão, por exemplo?

    Desses grãos que vc sugeriu acima, tem algum que excepcional? Tenho amigo que esta voltando da Colombia, pedi para ele trazer um pouco de café para mim, pois sempre ouvi falar que o de lá é um dos melhores do mundo, vc conhece alguma marca para me sugerir?

    abraços e muito obrigado por tudo.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Obrigado Vitor! Você deu um conselho sensato para outros leitores interessados nesse tema. Percebo, pelos inúmeros comentários deixados no QVinho, que as pessoas pensam que para fazer um bom café basta uma boa máquina. Isso não é verdade, por isso caro leitor, antes de publicar um comentário perguntando sobre máquina X ou Y, leia todos os posts do link abaixo:

    http://www.qvinho.com.br/tag/espresso/

  • Vitor

    Pessoal, depois de ler muito resolvi comprar a Gaggia Evolution, estou muito satisfeito com a minha compra. Essa máquina me atendeu muito. Realmente as dicas do blog me ajudaram a decidir qual máquina comprar (melhor custo benefício), e ver que o principal é mesmo se atentar a moagem do grão e a compressão do mesmo no filtro, além da qualidade do grão.

    Quando a máquina chegou usei um café em pó convencional, mas não tive um resultado animador, na verdade fiquei um pouco decepcionado com o resultado cheguei até a olhar um kit acessório da Gaggia chamado “Creme Perfeito”, mas acabei então comprando um moinho e um café em grãos selecionado, a partir desse momento comecei a ver o que a minha máquina poderia me dar. Realmente a perspicácia da relação moagem e compressão é muito importante para que a água possa passar com pressão suficiente para formar um creme perfeito sobre a superfície do seu expresso; agora estou ficando aficionado por expresso, realmente é uma arte e um estilo de vida.

    Bom, gostaria de ajudar as pessoas que estão passando pelo mesmo problema e dúvidas que tive. Sugiro que antes de tomarem qualquer decisão lêem todos os tópicos do QVinho sobre café, pois as dicas são realmente muito válidas.

    Jomar gostaria de parabenizar toda a equipe do QVinho pelo bloq e pelas as reportagens sobre o Café expresso, e principalmente pelas respostas aos internautas.

  • Vitor

    Jomar, vi uma vez um post seu falando sobre um porta filtro que vc vez, onde vc mandou fazer? Tem alguma especificação especial, tipo a pressão ideal?

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Caro Vitor, o portafiltro foi feito de maneira artesanal, empregando uma peça bruta de bronze e utilizando recursos de tornearia e usinagem para chegar nas especificações necessárias. É um processo caro, por isso não recomendo, além de ser “artesanal”, isto é, não há como contratar alguém para fazer isso. No link abaixo você pode ver em detalhes esse portafiltro:

      http://www.flickr.com/photos/jomar_brustolin/tags/portafilter/

  • Vitor

    Já que muitos desesperados pedem ajuda, vou me incluir nesse rol e pedir um esclarecimento sobre a Gaggia 102533 Espresso-Dose Semi-Automatic Espresso Machine, Warm Silver. Uma boa máquina?

  • Vitor

    Gostaria de uma opnião sobre a Gaggia Evolution, pois estava querendo comprar uma maquina de café expresso e tenho medo de fazer uma péssima compra estive olhando a Expressione Cube também.

    Se alguém puder me dar alguma informação agradeço.

  • Anita

    Boa tarde, tenho lido os artigos sobre cafe, tenho uma loja em Itajai de maquinas de cafe espresso, utensilios para baristas, temos a cafeteria tambem. Gostaria de salientar a importancia de estudos na area, quem realmente gosta de cafe e quer aprender mais pode fazer um curso de barista para aprender sobre a historia, variedades de graos, maquinas, vaporizacao de leite… enfim, buscar entender mais. O maior problema eh que a maioria das pessoas pensa que cafe eh tudo igual, e nao eh verdade. O Brasil produz muito cafe bom, mas a gente acaba nao os consumindo. Um apreciador mais exigente vai fazer com que, a longo prazo, restaurantes, bares, cafeterias, panificadoras prestem mais atencao ao cafe e dediquem mais tempo especializando a mao-de-obra, que eh uma parte fundamental e faz parte dos 4 M’s.

    • jefferson filomeno

      Anita, comprei uma DeLonghi e não estou satisfeito com os resultados por ela apresentados: Não faz crema,não aquece muito etc. Tenho moinho com 30 graduações, compacto legal e tudo o mais, mas nada adianta. Queria saber também se você tem assistência técnica, pois a DeLonghi aqui em Floripa ninguém conserta ou ajusta.

  • ligia

    gostaria de saber se a maquina chef crema da electrolux é boa?alguem conhece?quero maquina de cafe expresso mas nao sei qual comprar :(

  • Ingrid Kuhn

    Olá Jomar,
    eu tenho uma Saeco Vienna e acho q não estou acertando na regulagem da moagem, ja está em 0 e continua saindo fraco, pro meu gosto, eu li nesse pequeno FAQ q a maquina deve estar bem aquecida antes, e estou usano do café Aralto do Cafe do Ponto, vc pode me indicar, sugerir, palpitar um numero da regulagem do moedor praq possa tirar um cafe decente? alias, seu siteé fantastico, tem tudo q eu gosto demais, cafe, vinho e boa comida! ;-) ) parabéns pelo site.

    Ingrid

    • P E R E S

      Quanto menor a numeração da regulagem, mais fina será a moagem dos grãos, e mais forte será o café.
      Neste caso pode ser:

      – grãos estão murchos( café sai fraco e sem creme)

      - nova regulagem direto no moinho.

      -Lâminas podem estar sem corte.

      - Moinho deslocado

      Peres

  • Graciete Barros

    Parabens Jomar,
    Partilhar o nosso saber com outras pessoas é uma nobreza de poucos! Isso somente lhe engrandecerá !
    Agora posso presentear melhor e com qualidade meu maridinho.
    Que Deus continue lhe abençoando muito.
    Grá

  • Dr. Roberto

    Parabéns pela iniciativa e pelo site. Gostaria de sua opinião entre a Gaggia Evolution ou Expressione Cube Plus. Muito grato!

  • Mauricio

    Olá Bruno,

    Comprei um Gaggia Paros há alguns meses e tive a mesma dúvida. Acabei perguntando ao revendedor da minha máquina (no caso, loja zyba) se havia algum porta filtro profissional compatível com a minha máquina, e me indicaram o porta filtro (charuto) do Saeco Aroma SE comercial. Acabei comprando lá o meu porta-filtro comercial – funciona perfeito, mas achei um pouco cara a aquisição (deu R$ 300,00 novo, R$ 150,00 usado). Acho que talvez fosse melhor importar (ou montar) o seu portafiltro nesse site (http://www.espressotec.com/store/pc/Portafilter-Handles-Spouts-Gauge-Kits-c108.htm, http://www.espressotec.com/store/pc/Gaggia-Portafilter-Handle-108p64.htm). Vários sites dizem que os portafiltros da Gaggia e da Saeco são intercambiáveis, mas não sei se isso ocorre em todos os casos, acho que cabe aqui perguntar ao Jomar :) . De qualquer forma, andei pesquisando e vi num site alguém tentando trocar o portafiltro da Saeco por um da Rancilio, e o portafiltro da Rancilio era menor, essa pessoa acabou trocando por um portafiltro comercial da Gaggia. Fiz o inverso (troquei um portafiltro Gaggia por Saeco profissional), e também deu tudo certo.

    Gostaria de agradecer ao Jomar pelo excelente site. O site foi fundamental para fazer meus primeiros ‘espressos’

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Legal Maurício! Fico feliz em saber que colaborei com o seu aprendizado. Abraço!

  • Priscila

    Olá! Queria parabenizá-lo pelo site. Não gosto de expresso e não sabia absolutamente nada sobre o tema, mas como quero dar uma máquina de presente para o meu namorado, tive que fazer umas pesquisas antes. Seu site me ajudo muito!
    Agora estou em dúvida entre a Saeco Odea Giro e a Jura Ena4. A Jura está mais barata… Se vc fosse comprar, qual das duas escolheria?
    Obrigada,
    Priscila

  • Vanessa

    Jomar, desculpe o incomodo mas gostaria de comprar uma maquina de café para uso doméstico que fizesse chocolate tb. Desculpe a ignorancia mas não entendo absolutamente nada dessas máquinas, não sei se todas fazem, se são só algumas, não sei nada. Se vc puder me dar um help.
    Desde já agradeço,
    Vanessa.
    Parabéns pelas dicas!!

  • Edson França

    Tenho muito apreço pela maquina Italian Coffee, porem não vi ela relacionada, nem nas populares indicada por você Jomar, será que eu poderia saber o motivo. Deve ter algo de ruim na Italian Coffee que eu não saiba.
    Gostaria de ouvir um comentario seu a respeito,ja que vejo tantas destas maquinas aqui no Rio de janeiro.

  • Bruno

    Olá Jomar,

    Antes de mais nada parabéns pelo site e pela matéria. Ficou excelente e ajuda muito quem está começando agora na “arte do café”.

    Recentemente comprei uma Saeco Via Venezia, igual a sua e gostaria de saber como faço para trocar meu portafiltro pressurizado por um igual a este seu.

    Um abraço, Bruno.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Bruno, acho que não existem portafiltros normais para a Saeco, por isso fui obrigado a fazer um.

  • Ricardo

    Cafeteira Expresso 15BAR c/ Moedor Fun Kitchen (R$494), o que vc acha dessa maquina?
    estou na duvida em qual comprar e não quero gastar muito
    essa ja vem com um moedor junto
    grato

  • André

    Ahh, a minha é a BRCE-2

  • André

    Vou deixar meu relato:
    Aprendi muito aqui, principalpmente no quesito preparação do café antes de colocar na máquina. Eu estava chateado pois achava que minha máquina, Britania, às vezes, com muito café compactado, ficava demorada… Achei que o Espresso tinha q ser mais rápido. Mas despois dos vídeos, vi que ela está simplesmente fantástica. Bom, pra falar da máquina, não é Masserati, rsrs, mas olha, é meu “fusca” que não troco por nenhuma! Me impressionou, se saiu melhor que muitas que vi por aí, o “Crema” está simplesmente fantástico, eu brinco e digo que retiro um café com “colarinho”. Sem puxasaquismo, eu raramente, pra não dizer, muito mas muito raramente tomo um café em algum lugar que faça espresso tão bom como o que estou fazendo. Portanto, na minha humilde opinião, a Britânia se saiu muito a cima das expectativas para seu preço!

  • lorraine

    comprei uma maquina de café expresso e não to conseguindo faser café nela to usando pó normal comprado sem saquinhos de mercados é esse o prosedimento ? ou tem um pó especial pra elas? por favor me respodam obrigada

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Lorraine, leia as dicas 12, 18 e 20. Resumindo, você terá que investir tempo e dedicação para aprender a tirar um café espresso decente. Comece lendo todos os artigos do link abaixo:

      http://www.qvinho.com.br/tag/espresso/

      Boa leitura!

  • http://01212 Claudiaiara Vieira dos Santos

    Possuo uma máquina de café que está com defeito(a borracha devolve a àgua e naõ passa o café).
    Como posso conserta-lá?
    obrigada.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Você terá que substituir a borracha. Isso é normal, depois de alguns anos essas borrachas “cansam”. Procure por uma assistência técnica.

  • Henrique

    Boa tarde. Sou apreciador de um bom café. Uma vez tomei um café inesquecível em Miami, e essa referência me fez ficar talvez exigente demais. Tenho uma máquina ascaso “arc fun” e um moinho Ariete. Não consegui, ainda, “aquele” espresso… Como a máquina admite sachet, tenho feito muitos espressi desse jeito, mas nem eles ficam aprazíveis. Tenho tentado variar moagem, mas, não consegui ainda. Como sei que a máquina é boa, será que é a compactação? Qual a sugestão de grãos vc me faria? Aguardo. Obrigado.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Henrique, o negócio é testar diferentes tipos de grão, só não esqueça de comprar cafés frescos, com no máximo 1 mês de torra. O moinho da Ariete é satisfatório, muito embora não consiga atingir um resultado próximo ao das cafeterias. Minha dica é a seguinte: se você é exigente e não está satisfeito, compre um moinho melhor.

  • Luiz Fernando

    Jomar, vi no site da americanas uma maquina brasilia-rossi de capsula, mas diz ser exclusiva para cápsulas Santa Fé, a pressão dela é de 19 bar, será que vale a pena compra-la???, e se eu nao encontrar esse Santa fé, será possivel usar de outro fabricante??

  • Luiz Fernando Ortiz

    Olá, Jomar boa tarde. Muito bom o seu site. Com as dicas aprendidas aqui, agora consigo tirar um bom café em minha cafeteira da Delonghi EC200.
    Como gosto de tomar um bom café, sempre utilizo o porta-filtro duplo. Quando utilizava o comum o café ficava muito “aguado” e não ficava cremoso. Utilizo o Blend do Santo Grão.
    Achei a medida certa de compactação e moagem, o café fica uma delicia. Na minha opinião (“posso estar errado no que vou escrever”), mas para tirar um bom café a máquina não é o mais importante, mas sim a qualidade do café, bem como a compactação e moagem.

    Abraços,

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Exatamente Luiz, qualidade e frescor do café são fundamentais, sem isso máquina nenhuma irá produzir um espresso decente. A moagem e a compactação também são de extrema importância, sem acertar essa combinação o café nunca sairá cremoso, mesmo que o grão empregado seja fresco e de alta qualidade.

  • Marcio

    Olá, Jomar! Parabéns pelo site! Tornei-me um leitor assíduo!

    Testei a Delonghi EC 700, até faz um bom café, mas por ter porta filtro pressurizado, exatamente como aprendi com você, realmente faz um creme fake e não aceita uma boa compactação (a borra fica encharcada).

    Estou na dúvida entre a Delonghi EC700 (R$ 900,00) e a Gaggia Paros Espresso Machine (R$ 1.200,00). Você me aconselharia uma das duas (ou alguma outra nessa faixa de preço)?

    Até onde sei a Gaggia Paros só é comercializada no Brasil por essa loja: http://www.lojazyba.com.br/produto.php?cod_produto=270931

    Apesar do seu objetivo não ser o de consultoria individual, com certeza você está se tornando um mestre na iniciação de vários

    Obrigado!

  • Victor

    Olá, a ariete retrô me parece robusta,mas vc colocou entre as populares,vale a pena?

  • Elaine

    Oi, vc conhece a Zeex??

    Parabéns pelo site!!
    Abraços.

  • Micael

    Jomar, voce chegou a fazer o video explicativo para uma extraçao numa semiautomatica ( a sua celébre Via Venezia)?

    No mais, parabens pelo site e abraços

  • Celso

    Bom dia: estou comprando uma máquina delonghi automática magnifica 4000, pelo cafefacil, pois tive elogios desta máquina por colegas.,principalmente pela facilidade e qualidade. Achas que pode ser uma boa compra, comparando valores entre outras?
    Obrigado

  • Sandro

    Jomar, boa tarde

    Grato pela resposta. Na verdade é da saída de água quente mesmo (que passa pelo porta filtro), mas acho que é cisma minha. Como eu disse comprei 3x café do Santo Grão (2x moído e 1x em grão) e foi simplesmente fantástico. Comprei, ainda, 1x do Atelier do Café (moído) mas veio muito grosso, própria para a Bialetti (minha mulher tem um monte delas). Devolvi e eles mandaram outro com a mesma moagem. Nem subindo em cima do porta filtro deu para fazer com creme. Agora comprei deles em grão. Me diz uma coisa. Você já provou esse café Moka (peaberry) da Fazenda São João? Chamam de caviar do café e o preço é 1/2 dos outros. O que achou?

    Sandro

  • Sandro

    Jomar, bom dia

    Comprei uma Gaggia Evolution e utilizei com Café Santo Grão moído para espresso. O resultado foi muito bom, com bom sabor e muito creme. Minha filha estava nos EUA e pedi para ela me trazer um moinho Baratza Plus e agora estou apanhando um pouco com a moagem e a compactação (o engraçado é que o tamper de plástico fornecido pela Gaggia é de 55 mm e não de 58 mm), mas pelos testes que eu fiz acredito que tenha que moer o mais fino possível. É isso mesmo? Outra coisa. Depois de umas duas semanas, fui fazer um espresso e esqueci o botão de vapor ligado e a água saiu com muita pressão. Agora tenho a impressão que a água sai com pouca pressão. Tem uma maneira prática de saber se a saída de água está normal ou devo levar na assistência (dada pela Saecco)? Ah. No vídeo demonstrativo, ele sugere um flush antes de fazer o espresso. Na minha máquina também é preciso? Grato e parabéns pelas matérias.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      É isso mesmo Sandro, também tenho um Baratza e já verifiquei que para a maioria dos grãos é necessário moer no ajuste mais fino. O jeito é testar. Quanto a Gaggia Evolution, é sempre bom efetuar o flush, independentemente do tipo de máquina. Você se refere a saída de água da torneirinha? Se for isso fique tranquilo, a pressão não tem importância.

  • Camilla

    e a marca Bialetti mokona? alguém conhece?

  • Ricardo

    Jomar, comprei uma Gaggia Carezza e um moinho Ariete com regulagem para moagem. Estou usando o café Empório Brasil que ganhei da loja onde comprei a máquina, e tentei varios pontos de moagem, mas não consigo fazer o café com um bom creme. Alguma dica sobre o ponto de moagem ou sobre o uso da máquina? Ou será a compactação no filtro que não está boa? De dê algumas dicas… Abraço

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Ricardo, já dei as dicas no post. Leia novamente e repita os procedimentos. Procure testar diferentes pontos de moagem e compactação. Não esqueça de usar café fresco e de alta qualidade.

  • Eugenio

    Opa, Jomar/Jackson, por favor desconsidere mensagem anterior, depois de ler/reler praticamente todo seu blog com calma, resolvi não optar por super-automática, estou a caça de uma máquina+moinho, interessante que no ebay encontra, mas ninguem envia para o Brasil, diferente de qualquer outro produto eletronico que sou acostumado a comprar, bom, aqui na minha região, Vitória-ES, encontrei a mini vivaldi + moinho por 9.000,00, poderia me dar sua opiniao se vale a pena? difícil achar o que quer aqui no brasil, tem-se muito pouco opções.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      A La Spaziale Vivaldi é excelente, sem dúvida uma máquina para quem é exigente e busca uma performance superior, quase nunca alcançada por máquinas domésticas. Quanto ao preço, realmente é vendida a um valor bem elevado no Brasil. Nos EUA pode ser comprada por 2.200 dólares. Acho um investimento alto para uso doméstico.

  • Eugenio

    Olá Jomar, a uma semana estou pesquisando para compra de uma máquina espresso, hoje fechei por telefone uma Saeco Talea Touch, por R$ 3.900,00, acho que porque achei ela bonita, iria pagar segunda, hoje é sábado, mas agora lendo nesta madrugada aqui, são tantas coisas.. hehe. Se pudesse me ajudar, uma máquina de até 5mil, para utilizar em casa, gosto de praticidade, mas sou exigente, alguma que se encaixe? desde já agradeço, fantástico ter achado este seu blog antes da compra. abraço.

  • Carlos Alberto Godinho

    Comprei uma maquina de caf expresso LaPavoni. No início só tinha vazamento, descobri que ua pe;a plástica acoplada ao filtro tampava totalmente a saída.
    A retirei o café nao sai cremoso.
    Onde posso comprar nova peça
    Muito obrigado

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Caro Carlos, você não precisa de peça nenhuma no portafiltro. Siga rigorosamente as dicas dos itens 3, 4, 5, 6 e 18. Lembre-se que é preciso executar vários testes até obter um bom resultado. Isso é normal.

  • waldiney

    Ola Jomar, na minha opiniao, voce deveria abrir um espaço para o pessoal ,que tem maquinas de espresso, comentarem sobre as qualidades da maquina, onde compraram e outras coisas mais. Sabendo da experiencia de quem ja tem a maquina ficaria mais facil a escolha para quem quer comprar. Um abraco e mais uma vez, parabens por todas essas informacoes.

  • Daniel Pacheco

    Amigos, comprei a pouco uma Nespresso c110 + Aeroccino no Canadá por 249 dólares canadenses, menos de 450 reais… Aqui custa uns 1800,00 reais.

    Comprei também umas 300 cápsulas por cerca de 160 $ canadenses, ou seja uns 60 centavos cada = algo em torno de 1 real por cápsula…

    Alguém saberia me dizer porque aqui no Brasil, as cápsulas custam cerca de 2,20 reais, sendo que o nosso café é quase sempre a base dos blends das cápsulas? Um absurdo!!!

  • JOSE ROBERTO MINATEL

    optei pela gaggia syncrony compact digital, não sei se fiz um bom negocio, vou experimentar

  • JOSE ROBERTO MINATEL

    bom dia, a cafeteira expresso automatica magnifica de longhi espm 4000, é boa, custa em torno r$ 2.500,00, tem melhor nesta faixa, por exemplo saeco

  • Gambit

    Se vc tem dinheiro, compra de capsula… muito pratica, e rapida de preparo. A dolce gusto tem uma vantagem que prepara varios tipos de bebidas e nao só o cafe expresso. O cappucino preparado por ela é uma delicia. Ganha ate do café expresso.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Não sei se a Dolce Gusto é uma verdadeira máquina de espresso. Agora, se a Nespresso deixa a desejar, imagina a irmã pobre…

  • Ronaldo

    Tem razão é um bom site!
    Rancilio Silvia:
    http://coffeegeek.com/proreviews/firstlook/ranciliosilvia/details a melhor matéria,embora muito extensa sobre essa máquina,que tem muita estória,mas demora demais para esquentar,prefira uma Le LIt PL041 que está em promoção na 1st line
    http://www.1st-line.com/machines/home_mod/lelit/PL041.htm

  • Marco Mainieri

    Olá,

    A máquina Rancilio Miss Silvia tem o porta filtro pressurizado?
    Abraço, Marco M.

    Obs.: É muito bom ter um site como esse. Parabéns!!!

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Marco, o portafiltro da Rancilio é o tradicional. Obrigado pelo elogio! Abraço!

  • Marco Mainieri

    Etou fazendo pesquiza de preço da máquina Rancilio+Moedor Rancilio encontro com preço acima de R$4500,00. Gostaria de saber onde o Marcos encontrou por U$1000.Abraço, Marco M.

  • Pingback: Ford Edge Espresso Experience #3: o blend e a torrefação

  • Mario Kenji

    Jomar/Jackson

    Adquiri a Cafeteira Gaggia modelo Carezza e agora estou tentando tirar aquele cafe expresso tão sonhado…rsrs…estou necessitando de um modedor modesto ($$$), achei no mercado moedor simples da Ariete na faiza de R$200,00 a R$250,00. Voce acha que consigo fazer a moagem propriada para o meu cafe expresso tão sonhado?
    Obrigado.

    Abç. Mario K.

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Mario, o moedor da Ariete deixa a desejar, pois não consegue efetuar uma moagem suficientemente fina para um espresso consistente. Agora, é melhor um moedor desse tipo do que nada. Acredito que a relação custo/benefício seja apropriada. Eu compraria.

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Giselle e Alessandra, vejam os comentários do Jomar onde foram indicadas boas compra de máquina de espresso: http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/maquina-de-cafe-espresso-casa-escritorio/#comment-1500

    Marcos, acredito que se você puder comprar uma Rancilio Silvia e mais um moedor também da Rancilio por $1.000, estará fazendo um bom negócio. É uma excelente máquina e se você seguir as dicas que já demos no blog, com certeza seu espresso ficará ótimo.

    Marta, primeiro, qual é a sua máquina? Segundo, você leu atentamente todos os nossos artigos com as dicas de como extrair um espresso? Inclusive os 4 vídeos da série “Ford Edge Espresso Experience”?
    http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/ford-edge-espresso-cappuccino-e-latte-art/

    Mônica, se você aprecia a praticidade das máquinas de cápsula vai ser difícil te provar os benefícios e vantagens de extrair um café pelo método tradicional. Se você tem a praticidade das cápsulas como vantagem, por outro lado a qualidade do café é mediana. Isso é fato! Sem falar no preço absurdo dessas cápsulas, quando estamos num país que é um grande produtor de café. Quanto a Dolce Gusto não tenho informações sobre a sua operação.

    Mario, a pressão é fundamental para extrair um bom espresso, porém a partir de um ponto (15 bar ou mais) não é um fator determinante para a qualidade. Segue abaixo um comentário do Jomar falando exatamente sobre a pressão das bombas:
    http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/maquina-de-cafe-espresso-casa-escritorio/#comment-1537

  • Mario Kenji

    Excelente site, meus parabens. tenho uma pergunta, gostaria de saber se a pressão acima de 15Bar de uma cafeteira, influi para tirar um cafe expresso. Ex. 17,5Bar – Potencia 1425Watts.
    Abç. Mario K.

  • Monica

    Olá,
    Gostaria de saber sua opinião sobre a máquina Arno Dolce Gusto. Gosto da praticidade de ter a opção de colocar a cápsula e de sair o café. Já degustei um café tirado da Nespresso e realmente me agradou. Só não gosto do preço das cápsulas e de ter poucos locais de venda delas. Li algo sobre a Dolce Gusto da Arno que dizia que o controle de saída de água seria manual – ou seja – você teria que saber a quantidade de água que deve-se colocar para preparar o café, não tendo nenhuma indicação para a dosagem correta. Isso procede?
    Parabéns pelo seu blog.
    Obrigada

  • Marta

    Eu já comprei uma máquina de café espresso , mas não aprendi ainda como fazer aquele café igual das cafeterias . Por favor me ajudem

  • Marcos

    Jomar, parabens pelo site.. foi atraves dele que eu comecei a me interessar mais por este fantastico mundo do café, tão complexo e rico quanto o dos vinhos.. Fiz uma pesquisa por maquinas e cheguei no modelo Rancilio Silvia Espresso Machine, que inclui o Rancilio Rocky Coffee Grinder e Stainless Steel Base.. o valor do kit está em torno de US$ 1000. Voce pensa que é uma boa compra?

    Obrigado e um abraço

  • Alessandra

    Olá,

    Estou a procura de uma máquina que realmente eu consiga tirar um verdadeiro expresso.
    Procuro também com vaporizador para que possa fazer capuccino, porém nada de uma máquina que custe “milhões”.
    estava vendo para importar uma rancilio ou uma gaggia classic, o que vc acha, apesar de saber a diferença que ambas tem sobre valor e nomes e qual mais seria uma ótima opção?
    grata

  • Giselle

    Olá,
    Estou a procura de uma máquina superautomática. Tenho um comércio e gostaria de colocar café expresso, mas não devo tirar muitos cafés por dia, por isso dei preferencia para uma superautomatica.
    Qual a melhor opção entra a Jura e a Saeco ? Vc sugere alguma ?
    Fiquei interessada pela Máquina de Café Impressa E80 Jura (R$ 2300,00), o q vc acha ?
    Tem uma da marca Jura que ja prepara o capuccino, o que vc acha (Máquina de Café Impressa F9 – Jura – R$ 6000,00) ?
    Você já ouviu falar da marca Flama = Cafeteira Expresso Automática Flama FL1291 (R$ 2500,00), é uma boa máquina ?
    Obrigada,

  • Clataka

    Olá Alice,(Jomar desculpe por entrar em contato direto) entre em contato c/ ECCO CAFFE Mania. Pois compro as cápsulas deles sem muito questionamento. Nao sao o primor de atendimento, mas sao diretos e sem muita conversa. De fato a LAVAZZA deveria tomar alguma atitude contra essas revendas, sao extremamente ostis.

  • Sandro

    Jomar, bom dia

    De tanto ler a coluna e comentários comprei uma Gaggia Evolution, mas ainda não comprei um moinho (nem o café). Você citou alguns sites para compra de café pela internet e o que achei mais interessante foi o Atelie do Cafe (eles agoram torram de 4a feira). Com a opção de café já moído deles (para espresso) é possível obter um bom resultado nessa máquina? E com sachês? Tenho um moinho manual italiano (antigo, usado e em bom estado) que ganhei de uma tia quando estive lá recentemente. Será que consigo acertar a moagem com ele (enquanto não compro um)?

    Grato

    Sandro

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Michel, Adilson, Paulo, Luiz, Silma, Fábio, Jairo e Alice:

    O meu objetivo aqui não é prestar uma consultoria individual, mas sim informar os leitores para que cada um possa efetuar uma melhor compra. Não conheço todas as máquinas disponíveis no mercado, por isso peço a compreensão de vocês.

    Por favor, acessem o link abaixo, tem muita informação:

    http://www.qvinho.com.br/tag/espresso/

  • Érlon Raposo

    Jomar, show de materia e muito legal o site.

    Depois de ler as dicas no site, comprei um Gaggia Clasic Coffee (Foi boa aquisição?) e ainda não consegui tirar um bom espresso, hora sai com creme e hora sem.
    Perguntas:
    Preciso encher por completo o porta filtro de café, ou posso colocar pouco café?
    Por falta de moinho, estou comprando pó de café em casas especializadas em espresso, mas vejo uma diferença na moagem do grão (hora a moagem sai fina e hora mais grosso). Qual seria a moagem ideal, o mais grosso ou o fino? Tem certas horas que o café nem sai da máquina.
    Agradeço a ajuda.
    Grande abraço,

    Érlon

  • Alice

    Comprei uma LAVAZZA EL 3100 no exterior e é exatamente como já falaram nesses comentários. O tratamento é absurdamente grosseiro com quem é proprietário da máquina, com quem não a aluga ou não é empresa. Uma senhora da Lavazza mandou que eu fosse consertar na Itália !!! Após um mês de LUTA para fazer uma manutenção, me indicaram uma empresa, que não fornece nenhuma nota de serviço, ou seja, eles pegariam a minha máquina e eu não ficaria com nenhum comprovante. Como a LAVAZZA acha que vai fazer sucesso no Brasil, com pessoas tão despreparadas para lidarem com os clientes. Como eu ia saber que só consertavam as próprias máquinas? A CAFÉ FLORENÇA mandou eu jogar minha máquina fora e alugar a deles. Gente, por que eles não voltam prá Itália, onde esse. tratamento “VIP” deve fazer mais sucesso.

  • http://www.ajaa.hd1.com.br Jairo

    Olá Jomar, gostaria de agradecer pelas dicas e respostas publicadas aqui, foram muito esclarecedoras. Procurando na internet por um produto nacional, feito em metal e semi automático, encontrei uma máquina chamada Sofia Semi automática.O senhor conhece esta marca? É uma boa opção residencial?
    Obrigado
    Jairo

  • Fábio

    Jomar,

    Estou interessado na Astoria Prima Cafe, considerando o sistema de sachê qual a sua opinião sobre ela? Há algo muito melhor no mercado com preço similar?
    Abs
    Fábio.

  • Silma

    Após muitas consultas, analisando custoxbenefício cheguei a 02 modelos da Espressione: Cube e Cube Plus. Qual seria o mais indicado, considerando-se que tenho apenas 04 pessoas em casa que ADORAM café?
    É verdade que o café expresso não é muito saudável? E o capuccino?

  • Luiz Fernando Santos

    Caro Jomar tudo bem? Pretendo adquirir uma máquina manual
    doméstica, e estou interessado na CAFETEIRA EXPRESSO DOMÉSTICA KXB06 da KitchenAid, essa é uma boa máquina?

    Grato

  • Paulo

    Excelente a matéria!! Estou começando neste mundo do café e gostaria de uma dica na compra da máquina! De tudo o que foi recomendado e que consegui encontrar para comprar a melhor relação custo benefício que encontrei foi numa Jura Impressa E 80, por 1.990,00. O que vc achou do preço? Tem algum comentário a fazer sobre a máquina? Obs: estou degustando quase todo dia um belo café na cafeteria perto de meu escritório, mas gostaria de ter este prazer também em casa, embora não vá usá-la com tanta frequência – com base nisso aceitarei as dicas que bondosamente possa me dar. Desde já agradeço!!!

  • Adilson

    Jomar,
    Estou a procura de uma boa maquina de espresso, o que voce acha da
    Cafeteira Expresso Mokona Prata Bialetti (italiana), ela tem um bom preço R$700,00 (no Brasil), seria uma boa escolha!
    Se puder me dar uma opinião sobre esta maquina, fico grato!

    • Camilla

      Olá Adilson, vi que vc fez uma pergunta sobre a cafeteira Bialetti Mokona. Você chegou adquirí-la? Gostou? Abraço.

  • Michel

    Jomar,

    só mais uma dúvida.
    Nespresso e Illy (cápsulas) são a mesma coisa, ou existe alguma diferença na qualidade.
    Pois tenho medo de comprar uma das duas e fazer a escolha errada.
    Na Nespresso vi que existe uma quantidade boa de cápsulas, e o sistema da Illy existe menos variedade, mas a máquina da Illy me pareceu mais robusta, sem contar a qualidade do café.
    Se vc puder me indicar alguma, ficaria grato.

    Obrigado

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Jensen: Boas máquinas de espresso custam caro, não tem jeito. Recomendo uma máquina compacta das marcas Top.

    Michel: A questão cápsula vs. pó é bastante relativa e não tem relação com qualidade. A cápsula oferece mais praticidade, porém a um custo elevado. As máquinas tradicionais que usam pó são menos práticas, em compensação são mais econômicas.

    Silvio: Recomendo os cafés citados no item 18.

  • Silvio

    Adorei, o café illy, porém não sei onde adquiri-lo em kilos,
    quais lojas posso procurar ou encontrar com facilidade?
    ou então indicar algum café com qualidade próxima ao do illy, grato

  • Michel

    Jomar,

    estou quase me decidindo pela máquina Illy X7 com sistema de cápsula que utiliza o método Iperespresso. O preço da máquina até que não está tão ruim. R$ 1500,00, mas o problema desse método é exatamente ficar amarrado comprando as cápsulas à R$ 2,00 a cápsula.
    Minha dúvida é a seguinte: Vale a pena essa máquina pela qualidade, mesmo tendo que comprar as cápsulas, ou por esse preço de máquina consigo alguma outra com a mesma qualidade.
    Obrigado

  • Jensen

    Jomar,

    Estou a procura de uma maquina que me permita tirar um espresso de qualidade.

    Usarei esta maquina em um pequeno estabelecimento (confeitaria), onde o café seria apenas um atrativo extra. O café precisa ser bom pois é uma confeitaria que atende clientes sofisticados em uma pequena cidade no interior.

    Apesar disso, não deve vender mais do que 20 ou 30 cafés/dia.

    Você saberia me indicar uma maquina que aguente esta demanda e não custe um absurdo como as super profissionais, e que, de preferência, tenha uma boa “aparência” ? Não quero super-automáticas, de sache ou capsula ;)

    Muito obrigado e parabéns pelo site,

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Márcio: A minha preferência é nessa ordem: La Pavoni Europiccola, Francis Francis! X1, Gaggia Classic e Saeco Via Venezia. Não compraria as outras marcas.

    Thiago: Não conheço a Aurora.

    Orlando: Não faço idea. Já contatou o fabricante? Então, as máquinas ditas “populares”, como eu designei nesse post, geralmente não possuem peças de reposição. Mesmo assim, exija a assistência do fabricante.

  • orlando giro

    jomar, boa tarde.
    por gentilza, você saberia informar onde encontro o anel de borracha do cachimbo para sache da cafeteira de longhi ec200?
    ou se existe outra marca similar que possa ser adaptada? onde encontro?
    etou em são paulo zona norte.
    aguardo retorno,obrigado,forte abraço.

  • Thiago

    Jomar, conhece a marca de uma cafeteira espresso italiana chamada AURORA? O que diz dessa marca?

  • Márcio

    Caro Jomar,

    Muito obrigado pelos esclarecimentos.

    Ainda, por gentileza, entre as máquinas citadas intermediárias (Saeco, Gaggia, La Pavoni, Solis, Francis Francis!, Ascaso e Jura Capresso), você poderia colocá-las em ordem crescente de qualidade, ao seu ver?

    Saeco são caras, mas parecem ser uma boa máquina. Jura você comentou que são ainda melhores e foi procurar na internet, e o preço já dobra praticamente em relação a Saeco.

    Os sabores são sensivelmente diferentes dos cafés produzidos?

    Obrigado!!

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Márcio: Sim, as máquina superautomáticas da Saeco podem fazer um bom café. São inferiores a Jura, porém bem reguladas são boas companheiras em escritórios.

    Carlos: Recomendo que você procure pelas máquinas compactas dos fabricantes top de linha que citei nesse artigo. Leve em conta a assistência técnica.

    Luiz: A Ascaso é muito cara e não oferece nada para justificar o seu valor. Eu não compraria.

    Fernanda: Ainda não conheço as Krups superautomáticas. Como esse fabricante só faz coisas econômicas, acredito que não devemos esperar grande coisa.

  • Fernanda

    Jomar, gostaria de saber sua opinião a respeito da máquina superautomática da Krups.

    Esta máquina tira um bom espresso?

    Obrigada.

  • Márcio

    Jomar, cadÊ vc?rs

  • Luiz

    Jomar,
    Andei pesquisando também umas cafeteiras bem bonitas – Cafeteira Espresso Arc Fun – Ascaso, que estão por volta de R$ 2.000,00, gostaria de saber se essa marca (Ascaso), é uma marca conhecida e de qualidade. Mais uma vez obrigado pelo site e pela atenção.

  • Carlos Eugenio Pereira Rebouças

    Jomar boa tarde
    Estou morando numa cidade no interior da Bahia com uma população de 14.000,00 ,estou querendo abrir uma lanchonete com café expresso qual voçe mim indicaria pois fico preocupado com a manutenção da mesma. O que voçê acha da cafeteira expresso trevi chiara spidem
    Obrigado e parabéns pelo site

  • EDSON

    COMPREI UMA MAQUINA DE CAFÉ KRUPS, ELA TA QUEBRADA E NÃO SEI ONDE COMPRO UMA BOBINA QUE QUIMOU, A BOBINA É INVENSYS MOD CP3L/ST
    COMO É DIFICIL, TER QUE DESCOBRIR PEÇAS E FABRICANTES

  • Márcio

    Jomar, obrigado pelo retorno.

    Lhe pergunto: as máquinas da Saeco para grão, superautomática, fazem um bom espresso se houver um bom grão? São aprovadas pelo teu paladar?

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Luiz: A história do portafiltro das Francis Francis! é bem confusa. A maioria das lojas vendem apenas com o modelo para sachê, sei que existe a versão para pó, mas nem todos informam se a máquina é vendida com as duas opções.

    Thiago: É isso mesmo! O design e a construção do portafiltro interferem decisivamente na qualidade do espresso. A peça que você viu no video foi confeccionada artesanalmente, haja vista que a Saeco não possui uma alternativa ao original pressurizado. Comprei o bronze, fiz a usinagem e a cromagem da peça. O bico de saída é de uma máquina comercial da Rancilio. Não há dúvida quanto a superioridade desse portafiltro, o problema é que gastei R$200 para confecciona-lo.

  • Thiago

    Jomar, obrigado pela sua resposta. Eu li sim tudo com muita atenção, inclusive outras partes do seu site. Eu já usei café de outras marcas, e achei algumas que ficam melhor. Mas de fato, um teste interessante foi a troca do filtros. Tive resultados bem diferentes usando outros filtros (da mesma marca, originais). Como vi no seu vídeo, você possui um porta filtro personalizado para uma máquina simples, e eu gostaria de saber onde posso conseguir um desses (entendi que mandou fazer, onde consigo mandar fazer um para a minha máquina?)
    Thiago.

  • Luiz

    Jomar,
    Decidir ler a matéria completa sobre a X3 no site CoffeGeek. O modelo vendido nos EUA tem os dois portafiltros (sachê e grãos). O mesmo modelo está sendo vendido no Brasil no site do Submarino, mas não consegui saber se aqui vem apenas com o portafiltro de sachê, pois não tem nenhum SAC ou representante da Illy.
    Mais uma vez parabéns pelo site.
    Obrigado.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Luiz, o grande diferencial das máquinas Francis Francis! é o design. São robustas e com caldeiras em latão com boa capacidade. O que mais posso dizer? São todas muito boas. Agora, a maioria delas possui portafiltro apenas para sachê (caso da X3). Isso é uma desvantagem evidente; eu não compraria uma máquina desse valor apenas para usar sachês. O modelo X5 é o mais interessante, uma vez que oferece as duas possibilidades (nos EUA, não sei aqui no Brasil).

    Dentre os outros modelos citados, compraria a Gaggia Evolution, simplesmente por ter o melhor design de portafiltro.

  • Luiz

    Jomar,
    Eu gostei muito do design e do preço da FrancisFrancis X3 $399, no site CoffeeGeek traz boas referências desse modelo, mas ainda estou com uma dúvida. Essa cafeteira trabalha apenas com o sitema de sachês ou posso preparar expressos usando grãos moídos na hora? Qual a opinião do Qvinho sobre esse modelo?

  • Luiz

    Jomar,
    Estou ficando muito confuso com todas essas informações sobre máquinas de café expresso. Gostaria de comprar uma máquina que preparasse um expresso gostoso, e que custasse no máximo US$ 400. Eis algumas opções que achei interessante: Saeco Magic Cappucino Plus Espresso Machine $350.00; Saeco Nina Cappuccino/Espresso $250.00; Gaggia Evolution Espresso Machine Kit $380.00; Capresso EspressoClassic Luxe Espresso Machine $265.00; FrancisFrancis X6 Trio Espresso Machine Kit (usa apenas sache) $400.00. Gostaria de receber uma luz, uma inspiração, para que possa fazer uma boa comprar e desfrutar de um bom espresso.
    Obrigado.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Bruno: É um pouco difícil falar sobre moinho porque não exitem muitas opções domésticas aqui no Brasil. Uma opção interessante é o da Ariete.

    Felipe: Você matou a charada! As máquinas populares são muito parecidas e geralmente montadas com componentes de qualidade duvidosa.

    Evandro: Parece que as máquinas Francis Francis! vendidas no Brasil só empregam o sistema de sachê.

    Márcio: Uma superautomática precisa ser “regulada” para cada tipo de café, uma vez que possui um moinho interno. Acertando esse ajuste é possível tirar ótimos cafés com ela, além de ser mais econômica que uma Nespresso. O problema é que a maioria das pessoas não estão dispostas a entender isso, simplesmente colocam qualquer grão na máquina, sem nenhum teste de moagem. Nesse caso existem poucas chances de sair um espresso decente. A Nespresso por sua vez tem um padrão, basta colocar a cápsula e apertar o botão. Com certeza não é o melhor espresso do mundo, mas é sem dúvida melhor que o espresso de uma superautomática desregulada.

    Thiago: Você leu com atenção todos os tópicos desse post? Tente efetuar mais testes com diferentes tipos de grão, variando a moagem e a temperatura da máquina. Se não der certo talvez a resposta esteja na dica 11.

    Virgínia: A Mila Espressione é uma máquina do tipo “popular”. Não há muito o que dizer. Quanto aos cafés, devo avisá-la que pó comercial não serve para fazer espresso. Leia a dica 18.

    Junior: Faema e Italian Coffee são máquinas voltadas para o setor profissional. A primeira tem importância histórica, uma vez que inventou o sistema conhecido como E61, já a segunda… a Italian Coffee não possui uma boa reputação no mercado.

    Luiz: As máquinas da Saeco são todas muito parecidas. US$ 300 é um pouco caro para uma máquina de plástico.

  • Luiz

    Jomar,
    Gostaria de saber se vc tem alguma informação sobre essa nova cafeteira da Saeco – Saeco Nina Cappuccino Espresso Machine. Estou pretendendo compar uma em NY, por $300.00, mas ainda tenho dúvidas se será uma boa compra. Essa será minha primeira cafeteira expresso e não sou nenhum expert no assunto. Muito obrigado pelo site.

  • http://www.barista.zip.net Hilton

    Gostaria apenas parabenizá-lo pela excelente matéria. Tenho o café como paixão recém-descoberta na condição de barista, como hobby. As dicas para escolher uma máquina espresso vai me ajudar a não perder essa paixão. Assim como um carro,devo começar com um UNO pra chegar o grande dia de pilotar uma Maseratti. Parabéns pela matéria.

  • Junior

    Olá boa tarde, poderia fazer um comentario das maquinas de cafe expresso das marcas faema e italian coffe….

  • Virgínia de Araújo Brison

    Estou interessada numa cafeteira espresso “mila expressione”.
    Será que é uma boa cafeteira?
    E se eu comprar eu posso usar nela pó de café, desses normais que compro em supermercado?
    Por favor me mande uma resposta com urgência.

    Obrigada
    Virgínia

  • Thiago

    Jomar, tenho uma delonghi EC200 e não estou satisfeito com o espresso que faço com ela. Existe algum porta filtro ou outro acessório que posso utilizar para melhorar o espresso que faço? O meu espresso sai sem creme, e o café praticamente pinga do porta filtro, mesmo moendo mais grosso (Moedor Ariete). Tem alguma sugestão?
    Thiago.

  • Márcio

    Caros,

    As máquina superautomáticas são para um público não exigente? Ela não fornecem um café bom?

    “Para quem é exigente, quer praticidade e não pretende tirar muitos cafés por dia: Nespresso

    Para quem não é exigente e quer praticidade, além de tirar muitos cafés por dia: Uma superautomática.”

    E uma Nespresso automática, acaba dando no mesmo?

    Obrigado pelo auxílio.

    Minha dúvida é porque gosto da praticidade de uma máquina automática, mas quero também um ótimo café espresso. O moedor delas não é bom? O que torna-as como ” público não exigente”?

  • Evandro Guerra

    Olá sou novo aqui, dei uma pesquisada mas nao achei o que eu queria saber se essa pergunta ja foi feita me desculpem.
    Estou interessado em comprar um maquina espresso ILLY FRANCISFRANCIS X6, mas ainda não consegui saber se essa maquina é para pó, sache ou os dois.
    Me ajudem por favor.
    E essa maquina é boa, e se essa for só de sache a X1 tambem é?
    Obrigado

  • http://felipecn.com/wp/ Felipe Cepriano

    Eu vim com perguntas e agora venho com algumas respostas…

    Fuçando no Submarino vi que a Mila da Espressione (que não está nem no site brasileiro dela nem no site americano) é igual a uma cafeteira da Conthey. Provavelmente é uma xing-ling qualquer que compram e colocam a marca nela.

    E achei um tópico falando sobre café, com varios elogios a Electrolux.

  • http://felipecn.com/wp/ Felipe Cepriano

    Olá Jomar,

    Antes de mais nada agradeço pela série de aritgos, me ajudou a conhecer melhor o espresso.

    Mas estou em dúvida entre duas máquinas de espresso, uma Espressione Mile e uma Electrolux Crema. Me parece que a Espressione parece ter um pouco mais de tradição em cafeteiras, você sabe algo sobre essa Electrolux?
    Procurei, mas não achei nada sobre nenhuma das duas, só acho sites de vendas…

  • Armando Santos

    Jomar,

    Gostaria de saber se vc conheçe a Cafeteira Espresso DeLonghi EC200 – Café em Sachês E.S.E. ou Pó ?
    Estou pensando em comprar, mas queria ter uma ajuda de quem conheçe.

    Parabéns pelo Site.
    Muito boommm.

  • Júlio Satoru

    Olá Jomar e Bruno, a respeito da Francis Francis X1. Comprei uma X3 pelo site da americanas e a máquina vem apenas com porta-filtro para sachê. Consultei o fornecedor das Francis Francis aqui no Brasil e estranhamente aqui todas os modelos distribuidos por eles vem apenas com o porta-filtro para sachê. O mais estranho é que a X1 seria um modelo produzido para ser usado principalmente com pó.

    Abraços e parabéns pelo site.

  • Bruno

    Jomar,
    Obrigado pela dica na Francis!!!!
    Estou com dificuldade de encontrar um moinho dos que você indicou aqui no Brasil. Você tem alguma dica de moinho?
    Abraço!!

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Bruno: A Francis Francis X1 é muito mais máquina. Não pense duas vezes.

    : Nespresso é um sistema proprietário da Nestlé. Acho pouco provável que que outras empresas produzam cápsulas para Nespresso, uma vez que a Nestlé não tem o menor interesse nisso. É uma estupidez o “jeitinho” para reaproveitar a cápsula, nesse caso é melhor comprar uma máquina semiautomática com portafiltro tradicional.

  • Jomar,
    Eu achei o maximo a maquina nespresso, e gostei muito dos cafes que eles tem. Porem o preço do cafe é muito caro, quero saber se voce acha que vão lançar cafes em capsula de outras marcas para ser usadas nessas mquinas nespresso? Outro problema dela é não fazer espuma de leite, tem que comprar uma jarra a parte. Não consigo tirar essa maquina da cabeça. Vi tambem que as pessoas limpam as capsulas e colocam outro cafe gourmet dentro e fecham com papel aluminio (será que da certo?) no video deu certo.
    será que não vou me arrepender de compra-la?
    Obrigado pela ajuda.

  • Bruno

    Jomar,
    Parabéns pelas informações!!!Muito bom seu Blog! Estou na dúvida entre comprar uma Ascaso Dream e uma Francis Francis X1. Gosto de tomar um espresso curto, bem cremoso, mas também dou valor ao Design da máquina. Alguma sugestão?
    Obrigado!!!

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    : Sinceramente eu não recomendo as máquinas que usam sachês. Esse sistema está sendo gradativamente substituído pelo de cápsula.

    Aluizio: É claro que o portafiltro interfere, é uma das peças fundamentais da máquina de espresso. A referida peça deve ser uma válvula para pressurização, um artifício de utilidade duvidosa presente em quase todas as máquinas populares.

    Adriano: A Gaggia Evolution não é diferente de outras máquinas. Atente para a moagem e a compactação. Releia os tópicos 3, 5, 7 e 9.

  • qual marca você pode me indicar das mais baratas pra sachê? Ou tenho que investir numa maquina da illy? Estilo retro sabe dizer se é boa? Pensei tambem numa delonghi barata de sache ou na crema da electrolux.
    Pode me dar uma ajuda, pois não sou um exigente, porem gosto de um cafe bem cremoso e saboroso.
    obrigado.

  • http://DecepocomGaggia??? Adriano

    Olá Jomar,

    GOsto muito de cafés expresso, a cerca de dois anos comprei uma cafeteira DeLonghi, me serviu muito bem nesse período, este ano resolvi comprar um nova máquina, e usei o seu excelente blog como base para escolha. Acabei optando pela Gaggia Evolution após ver esse video http://www.youtube.com/watch?v=QYquAathPmQ a máquina chegou, aproveitei também suas dicas de cafés e comprei três tipos de moagem do Blend Santo Grão, bom o resultado é que gastei quase metade do café que comprei e ainda não consegui chegar nem perto do que eu tinha com a minha velha DeLonghi. Segui as especificações mas, o café sai ralo, é como se faltasse algo. Você teria alguma outra dica para essa máquina em especial? Estou até pensando em devolver a máquina. :(

  • Aluizio Guimarães

    Caro Jomar, existe influência do porta filtro na qualidade do café? Tenho uma Ariete Elizir e ela vem com uma peça de plástico e outra de silicone que ficam entre o porta filtros e o filtro, proponto um creme mais denso. Confesso que não notei nada de alteração ao creme NÃO existente (com ou sem estas peças). Você tem como ajudar-me?

  • http://www.mudancas-sua-mudanca.com.br mudanças

    brigada pelas dicas

    michelle

  • Continuo com duvida quanto a maquina de café em sache, quero saber se existe opções de cafés escelente ou bons em sache, e quais as marcas que me indicam pra comprar?
    Obrigado pela atenção.

  • Clataka

    Esqueci de citar q tentei comprar somente capsulas.

  • Clataka

    Hj fiquei espantado!! Tenho tbem em casa p/ ocasioes de pressa uma cafeteira da Lavazza EL 3100 de capsulas. Sempre adquiri de 1 fornecedor e o horário de atendimento tinha passado e procurei outro. Ql nao foi minha surpresa apos a consulta de precos e tentar adquirir, a atendente me perguntou de ql empresa eu tinha alugada a maq; eu respondi q era de minha propriedade; surpresa ela comecou a me questionar como, e de q empresa eu tinha adquirido e para fornecer as capsulas eu teria q enviar uma declaracao de procedencia por escrito senao nao poderia fornecer. So faltou me colocar num pau de arara. Fica ai meu depoimento.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Jô: as máquinas que fazem uso de sachê podem representar uma boa saída, mas é bom não esquecer que existem poucas opções de café no mercado.

    Adriana: eu compraria a mais barata.

    Clataka: não adquiri. Confeccionei o portafiltro de bronze em um torno, depois foi feita uma cromagem e o cabo. O bico de saída é de uma Rancilio.

  • http://www.ateliedocafe.com.br Cristina

    Jo,

    vi teu comentario sobre maquinas de sache, tem maquinas no mercado muito boas que extraem um cafe excelente de forma pratica e “limpa”. Eu sou fã deste metodo principalmente porque na minha casa tomamos pouco café e o metodo é muito pratico. So te dou um conselho: cuidado com as maquinas muito baratas, dê preferencia por uma maquina que seja só para sache. Para a extração do sache é preciso que a maquina tenha pressão e algumas maquina que dizem servir para po ou sache não funcionam corretamente para nenhum dos dois metodos. eu tenho uma SGL, recomendo!

  • Clataka

    Jomar, gostaria de saber onde vc adquiriu o porta filtro nao pressurizdo da Saeco Via Venezia? A minha naq é a ESTRO PROFI q e identica a Via Venezia porem c/ moinho integrado; moinho q nao uso pq nao me agradou. uso 1 moinho profissinal da Caffecrem.
    ab.Claudio

  • ADRIANA

    Estou interessada em adquirir uma máquina expresso ,estava olhando a odea go e gaggia synrony comp .Qual seria a melhor ? obrigada

  • Parabéns pela matéria.
    Quero comprar uma maquina, porém tenho uma duvida quanto a maquinas para saché, o café fica saboroso? vale a pena uma maquina dessa? Não gosto muito de trabalho com limpeza (por isso adorei a nespresso, porem o custo afasta qualquer hipotese). Mas acredito que pode me ajudar, pois não sou um consumidor tão exigente , mas gosto de um café saboroso e com um bom crema. Pode me ajudar?