Viagem pelos caminhos do vinho na Argentina

Gosto de dizer aqui no QVinho que um dos melhores aprendizados para quem aprecia vinhos – seja de forma despretensiosa como um consumidor ou como um profissional – é conhecer as regiões vinícolas. Os cursos e ensinamentos dos livros ajudam? Sem dúvida, é o alicerce do aprendizado, mas conhecer o terreno, o clima, e principalmente, as pessoas que fazem o vinho é uma experiência muito mais completa. Claro, nem sempre isso é barato, ainda mais quando falamos de regiões na Europa, África do Sul e Austrália, sem falar no tempo necessário para empreender um projeto desses. Com o QVinho, na medida que é viável ausentarmos de nossas atividades principais (sim, não vivemos apenas de escrever sobre vinhos e viajar), manteremos o QVinho On the Road. Ano passado, por exemplo, a viagem para o Chile e Mendoza foi um sucesso, tanto que já temos um On The Road planejado para esse ano na Europa, aguardem!

Enquanto isso, fico feliz em comunicá-los que recebi um convite da Wines of Argentina para visitar as regiões vitivinícolas da Patagônia e Mendoza. A viagem começa dia 06 de junho, e serão sete dias percorrendo importantes vinícolas dessas regiões, conversando com enólogos e, é claro, degustando vinhos. Não dá para dizer não para uma oportunidade como essas. Infelizmente, neste roteiro de pouco mais de uma semana, não será possível conhecer as vinícolas de Salta, já que as distâncias entre essas regiões é muito grande. Contudo, teremos uma prova especial com rótulos representando as principais bodegas de Salta.

Se durante o QVinho on The Road visitamos diversos estabelecimentos em Mendoza, agora terei a oportunidade de conhecer novas bodegas, e ainda visitar lugares únicos em Neuquén e Río Negro. Nos próximos posts vocês poderão conhecer em mais detalhes cada um desses lugares. Acompanhem também meu Twitter @jacksonbr e a página de fãs do QVinho no Facebook: www.facebook.com/QVinho

  • Fatima

    Oi!
    Em Medonza fui na Bodega da Familia Zuccardi. Maravilha! Almoçamos lá tbém, excelente comida, vinhos maravilhos (Santa Julia ,Malbec****) e para minha surpresa conheci os 3 tipos de azeite que eles tbém produzem e me apaixonei . O Arauco(picante no final) foi o meu preferido.Não deixem de comprar os vinhos e os azeites da Familia Zuccardi. Divinos!

  • Perola

    Ficarei 3 dias em Mendoza com meu marido. Gostaria de dicas para conhecer viniculas. Ficaremos com carro alugado. Quais os melhores roteiros e locais para almoço e jantar. Agradeço a ajuda. Bj, Perola

  • MARCELA

    ótimo artigo, dicas perfeitas. Obrigada…

  • http://www.gulodiceoblog.blogspot.com Mônica Santos

    Olá, como jornalista e fã de vinhos, da boa mesa e cafés, curti bastante o blog. Parabéns, voltarei mais vezes, com certeza.

  • Pingback: WofA 2010: O panorama atual do vinho argentino

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Camila e Denis, muito obrigado! Realmente a ideia dos posts é transmitir o máximo de informação para que os consumidores aproveitem da melhor maneira cada momento dessas viagens.

    Sem dúvida virá bastante coisa boa pela frente. Acompanhem os próximos posts, tenho muitas novidade dessa minha última viagem à Argentina.

    Abraço

    • Julio Izaga

      Jackson,
      Estou de viagem para Mendoza (afinal), saio 18 e volto 24.03.11.
      Dicas atuais – agradeço
      JIzaga

  • Denis Melo

    Caro Jackson
    Estamos em Mendoza e as dicas do Qvinho foram excelentes na hora das escolhas dos vinhos e restaurantes.
    Acabei de voltar da Salentein e fiquei encantado com a linha Primus e o Numinas
    Obrigado a toda equipe do Qvinho por nos presentear com dicas e desgustações tão didáticas. E que venha mais Argentina, Europa e outros locais produtores…
    Um abraço
    Denis

  • Camila

    Acabamos de voltar de Mendoza e a viagem foi realmente incrível!
    Imperdíveis as visitas na Catena, La Rural, Salentein, Luigi Bosca… e tantas mais ficaram pra trás que certamente justificam uma nova aventura pela região!
    Aproveite muito!
    Camila e Eduardo
    SP

  • http://champagne-vinho.com.br/produtos São Paulo Gourmet

    Como importadores de vinhos argentinos e ex-expatriados neste país que tanto amamos, não vamos perder as suas colunas … Nós distribuímos vinhos de Mendoza e de Catamarga. Quem sabe! Talvez você vai falar sobre Finca Don Diefo e Naiara Wines! E do nosso amigo e compratriote Philippe Subra…

  • bruno mendonca

    que legal … estaremos tb por la em mendoza dia 20/06 e tb vamos nos esbaldar
    bruno e sandra
    aracaju/se