Antioxidantes naturais. Saiba o que o chocolate pode fazer pela sua saúde

Descoberto em terras astecas e, posteriormente, levado por Cortez ao continente europeu, o chocolate sempre exerceu um enorme fascínio sobre o ser humano. O chocolate, inicialmente, era conhecido apenas como uma bebida saborosa com efeitos energético e afrodisíaco. Somente mais tarde, por volta do ano de 1840, ele passou a ser consumido em sua forma sólida como conhecemos hoje. Desde então, esse nobre e nutritivo alimento, derivado das sementes do cacau, viveu dias de glória, mas também de decadência. Durante alguns anos foi considerado um vilão. Contudo, com recentes estudos, o chocolate parece ter saído do rol dos condenados e passou a figurar na lista dos alimentos benéficos à saúde.

Chocolate escuro com alto percentual de cacau.

Já virou rotina, a ciência, a cada dia que passa, apresenta novas pesquisas e derruba antigos mitos. Foi assim com o café, o ovo, a carne vermelha e, com o chocolate não foi diferente. Qual foi a descoberta? Flavonóides. Encontrados em boa quantidade no cacau, os flavonóides são polifenóis que, devido as suas propriedades antioxidantes, combatem os efeitos nocivos dos radicais livres, prevenindo assim doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer. Esses polifenóis também estão presentes em outros alimentos como a uva, o mirtilo e o chá. Porém, antes que os chocólatras de plantão resolvam tirar o atraso, preste atenção em alguns detalhes. Somente o chocolate com alto percentual de cacau (50%, 60% e 85%), pode trazer benefícios reais. Ou seja, os chocolates amargos e escuros “Dark”. Desculpe decepcionar os fãs do quanto mais doce melhor.

Infelizmente, o nosso tradicional chocolate ao leite possui um baixíssimo percentual de cacau, que de tão baixo dificilmente é divulgado no rótulo (mesmo porque cacau de qualidade é muito caro). Em compensação esses mesmos produtos exageram no açúcar, em aromatizantes artificiais e na gordura hidrogenada (gordura trans). Aliás, se compararmos, por exemplo, uma barra de Nestlé Clássico ao Leite fabricado na Suíça, com o similar tupiniquim da própria Nestlé dá vontade de chorar. A qualidade aqui anda tão ruim que esses produtos deveriam ser proibidos de se chamar chocolate. Uma sugestão seria: “gordura açucarada com sabor artificial de chocolate”. Não precisa nem dizer que o consumo regular desse tipo de chocolate está longe de ser saudável.

Hoje, no Brasil, já existem excelentes opções de chocolates ricos em cacau. Desde uma infinidade de produtos artesanais, produzidos por mestres chocolatier como a Amedei, a Pierre Marcolini, a L`Artesian du Chocolat, até os de escala industrial de marcas multinacionais como a Nestlé, a Hershey´s, a Lindt e a Kraft. Neste artigo procurei selecionar boas marcas de chocolate que podem ser consumidos sem medo. No meu próximo post darei sugestões interessantes de harmonizações com o chocolate, inclusive com vinhos. Exatamente, com vinhos!

Amedei

AmedeiIsso sim é chocolate! Simplesmente, a Amedei é uma referência quando se fala em chocolates de altíssimo padrão. Localizada numa cidadezinha perto de Pisa, a italiana Amedei produz verdadeiras obras-primas a partir do cacau. Quem lembra da nossa entrevista com o Manuel Louzada, da Terrazas de Los Andes? Nela, o enólogo defendeu com um dos grandes diferenciais, o cuidado com os vinhedos. Pois é, com a Amedei a história é a mesma. Segundo os irmãos Alessio e Cecilia Tesseri, o cacau seria muito parecido com a uva. Em boas safras e num bom terroir para o cacau estariam alguns dos segredos para confeccionar os estupendos chocolates da Amedei. Na sua linha de produtos possuem chocolates (70% cacau) produzidos a partir de “crus” localizados no Equador, Venezuela, Madagascar, Trinidad, Jamaica e Granada. Dentre eles, a empresa detém o monopólio de um dos mais famosos crus, o Chuao, na costa da Venezuela. Sem falar que a Amedei só trabalha com as variedades mais nobres do cacau (Trinitario e Criollo).

Moonstruck

MoonstruckConheci há pouco tempo os produtos dessa pequena fabricante de chocolates norte-americana baseada em Portland. Na verdade, estava em busca de alguns Pinots do Oregon, por tabela acabei conhecendo os delicados e saborosos chocolates da Moonstruck. Fundada em 1993, e defendendo uma proposta que o chocolate não é um simples doce, mas uma nobre experiência para os sentidos, a Moonstruck capricha em seus produtos. Atualmente a empresa conta com inúmeras lojas nos estados da Califórnia, Michigan, Massachusetts e Virginia. Tive a oportunidade de provar uma série de barras de chocolate escuro, nas versões puro, com pimenta e com café. Com um perfume intenso e fresco, sua textura é deliciosa e persistente na boca. Difícil dizer qual deles era melhor. Vale a pena experimentar!

Hershey´s Special Dark – 60% de cacau

Chocolate Hershey’sMaior fabricante de chocolates dos Estados Unidos, com faturamento de US$ 5 bilhões e exportações para 90 países, a Hershey´s é uma marca ícone do setor. Fundada no início do século XX por Milton Hershey, a empresa possui uma ampla linha de produtos que engloba chocolates ao leite, escuros, com caramelo, cookies etc. Não sou muito fã dos chocolates da Hershey´s. A grande maioria de seus produtos são produzidos para agradar o gosto, exageradamente doce, dos americanos. Mesmo aqui, com pequenas adaptações na fórmula para conquistar o paladar do brasileiro, ainda sim, é muito açúcar! Mas, nem tudo está perdido. Na segmentação premium a Hershey´s possui bons chocolates, principalmente nas linhas “Especial Dark”, “Extra Dark” e “Cacao Reserve”. Nesses produtos o percentual de cacau é de pelo menos 60% e, a presença de flavonóides antioxidantes é utiliza como um forte apelo de marketing. Não é um chocolate excepcional, que se compare com a qualidade de outros chocolates artesanais, porém é facilmente encontrado em qualquer PDV, e possui um preço bem acessível. É uma boa opção para consumo mais freqüente.

Lindt & Sprüngli Dark Extra Fine – 85% cacau

Chocolate suiço LindtUma das mais tradicionais companhias suíças de chocolate, com mais de 160 anos de história. David Sprüngli-Schwarz e seu filho, Rudolf Sprüngli- Ammann, iniciaram suas atividades em 1845, numa pequena loja de Zurich. Somente em 1899, com a estruturação de uma nova fábrica, e após a sociedade com o renomado chocolatemaker de Berna, Rodolphe Lindt, a companhia passa a se chamar “Lindt & Sprüngli”. A marca sempre esteve associada a excelentes chocolates ao leite, como convém ao bom chocolate suiço. Porém, a Lindt vem produzindo a linha “Dark” onde a concentração de cacau pode variar de 48% a 85%. Além disso é possível encontrar essas barras em aromáticas e deliciosas versões de laranja, menta e amêndoas. O Dark Extra Fine, como era de se esperar, é intenso e persistente graças a sua alta concentração de cacau. Difícil harmonizar com qualquer outra coisa que não seja um bom café espresso.

  • Andréa

    gosto de cacau, inclusive pego o caroço e torro em seguida tiro a casca e guardo a essência para se deliciar mais tarde é muito amargo mais tem um sabor maravilhoso passo o dia comendo é bem melhor q o próprio chocolate. Experimentem, eu adoro. bjs

  • António Quiosa

    é dificil definir o que é chocolate quando se gosta, e havendo sabores como sabores diversos, ´sendo facil contagiar quem não aprecia o este incrivel produto! vicio muitos individuos porque gosto de oferecer e vender.

  • Fernando

    Ótima matéria. Alguém experimentou o chocolate 70% cacau da Cacau show? O que acharam?

  • flaviane

    ola gostei muito da materia sobre o chocolate eu gostaria que escrevessem mais sobre os beneficios do chocolate na saude
    é que eu estou pretendendo estudsar mias sobre essa delicia

  • http://www.conhecaopantanal.com.br Edelson

    Olá Talita.
    Os chocolates da Lindt e Hershey´s eu já encontrei na loja da Tateno, não sei se você conhece, fica na Av. Dr. Ricardo Jafet, próximo ao metrô imigrantes. Tem muitos chocolates vagabundos, mas tem alguns sofisticados também.
    Esses outros da Moonstruck e Amedei eu nunca vi, mas creio que deve ter no Empório Santa Maria (www.emporiosantamaria.com.br), ou no Empório Santa Luzia (www.santaluzia.com.br).
    Se encontrar me avise… rs

  • Talita

    Olá!!! Amei a reportagem !!! Foi o melhor que eu consegui encontrar sobre esse tipo de chocolate….

    Meu namorado ama chocolates com alta porcentagem de cacau na fórmula, mas não faço, idéia de onde encontrá-los… vocês podem me dar alguma dica? eu moro em são paulo capital.

  • João Aercio

    Legal. esta sua postagem. Sou da bahia e tenho fazenda de cacau. E estou pesquisando como melhorar o chocolate. Eu utilizo 100% do cacau. Ou seja, sem retirar a manteiga do cacau. O açúcar utilizo orgânico, e fica muito bom. Minha duvida realmente é como tirar a manteiga do cacau e reduzir a porcentagem de 100% para 60, 70 e 80% de cacau. Se puder me ajudar, agradeço. Acho que existem maquinas para isto mas não conheço.
    obrigado!

  • Bel

    Vou dar a dica de uma das minhas marcar preferidas, a Nugali de Pomerode/SC, tem chocolates incríveis com 70 e 80% cacau. Não é facil de achar, mas vale a pena.

  • Raul Ricardo Medeiros

    Tenho uma filha que adora chocolate.
    Infelizmente sofre de bronquite asmática,
    O chocolate não é indicado pra quem
    tem essa doencça?Será que faz mal?
    Antecipadamente agradeço a atenção
    Raul

    • http://www.qvinho.com.br Jackson

      Olha Raul, sinceramente não sei se o chocolate com alto teor de cacau tem alguma contra indicação para quem tenha bronquite. Talvez seja melhor você consultar um médico especialista, ok? Abs

      • Fernando

        Olá Jackson, tudo bom?

        Gostaria de saber opiniões sobre o chocolate 70% cacau da Cacau show. Já experimentou?

        Abraços e parabéns pelas matérias.

        • Kadilma Melo

          Sim ótimo…………….demasiadamente saboroso

  • Patrício

    Sou diabético e, embora goste, quase não como chocolates. O dietéticos que existem são raramente encontrados mas também não passam de “gordura com sabor artificial de chocolate” com a diferença de levar adoçante no lugar do açúcar tão caro aos paladares primevos. Antes da doença eu costumava comer prazerosamente os amargos e a minha pergunta é: existem chocolates de verdade dietéticos? Quem souber, por favor me informe. Agradeço antecipadamente.

  • Ana

    Otima materia! E para o senhor Tilson Prates:Como eu gostaria de experimentar o chocolate de voces! Espero poder encontrar na proxima vez que for ao Brasil. Por favor divulgue o nome do produto para que possa saber o que procurar.

    Ana

  • Elieldênia

    e onde vai ficar os quilinhos a mais?

  • Tilson Prates

    Moro na região cacaueira da Bahia e produzimos chocolate caseiro com amendoas de cacau selecionadas, nossa barra tem aproximadamente 50% de amendoas de cacau sem absolutamente nada de gorduras trans, esta-
    mos comercializando nosso chocolate artesanal caseiro há 03 anos, e a cada dia ganhamos mais clientes, gostariamos de ver uma reportagem
    com este tipo de chocolate, que por sinal é incentivado pela Ceplac
    órgão do governo federal que cuida e incentiva a cacauicultura, e é detentora de um chocolate exepcional.
    Atenciosamente,
    Tilson Prates

    • REGINALDO DUDA

      como faço pra saber dos preços, outras variedades de cacau a mais porcentagens e se voce envia pra longe, sou de pernambuco e moro na capital.

  • Pingback: Avaliação de chocolates Dark com alto percentual de cacau

  • Monica Souza

    bom CHOCOLATE É TUDO DE BOM QTO A MATÉIA LEGAL, MAS FIQUEM DE OLHO NADA SEM EXAGERO OK….

  • LOURDES

    ADORO CHOCOLATE ESTOU A COMER!!!HUMMMMMMMMM

    • Lourdes

      Olá minha xará, eu e minhas filhas adoramos chocolate amargo, mesmo sabendo que em excesso faz mal.Mas, o que se há de fazer se é tão gostoso?Haja chocolate…..

  • Luciana

    Se eu comer chocolate vou morrer… se eu nao comer vou morrer… então…

    VAMOS COMERRRRRRRRRRRRRR !!!!

  • Pingback: Vinho e chocolate: uma combinação a ser descoberta | QVinho - Blog de vinhos, gastronomia e espresso

  • Pingback: Old Vines Luccarelli – Primitivo di Manduria 2004 | QVinho - Blog de vinhos, gastronomia e espresso

  • Pingback: Chocolate Escuro vs. Chocolate ao Leite | QVinho - Blog de vinhos, gastronomia e espresso

  • Sandra

    Também adorei o filme Chocolate, as receitas que ela faz com o chocolate são de dar água na boca!

  • Joãozinho do Cruzeiro

    Vale a pena assistir o filme “Chocolate” com Johnny Depp

  • Kayser Soze

    Hershey’s é produto para o gosto de americano, extremamente doce (quando não dark chocolate), engorda e tem gosto de parafina.

  • http://gourmandisebrasil.blogspot.com/ Nina

    Além de tudo isso, os rsíduos da fabricação do chocolate podem ser transformados em biocombustível!
    abs.

  • Ana Laura

    Hummmmmm!!! Eu amo chocolate e agora sabendo que ele faz bem à saúde, vou comer sem culpa! Adorei o novo conteúdo do Qvinho. Parabéns, inovando como sempre!