Chocolate Escuro vs. Chocolate ao Leite

PralusParece que o chocolate está mesmo na pauta. Um dia depois de publicarmos o nosso artigo sobre chocolates, o renomado jornal norte-americano The New York Times trouxe uma matéria muito interessante sobre a briga entre os chocolates escuros e os chocolates ao leite (veja o artigo Dark may be king, but milk chocolate makes a move). Nessa matéria, a jornalista Julia Moskin, apresenta o ponto de vista dos defensores de ambos os lados. A discussão vem à tona principalmente em função do movimento de renascimento do chocolate ao leite. Segundo especialistas, nos últimos dez anos nada foi feito pelo chocolate ao leite, que infelizmente ficou estigmatizado como um produto industrial e, consequentemente, de baixa qualidade. Entretanto, para brigar em qualidade com os chocolates “dark”, e melhorar a imagem do chocolate ao leite, alguns top chocolateirs estão apresentando novidades. Entre eles está o chocolatemaker toscano Andrea Slitti, responsável pelo desenvolvimento do Lattenero, o primeiro chocolate “Dark Milk” com cinco níveis de cacau (45% até 70%). Slitti é um dos defensores do chocolate ao leite, segundo ele “produzir chocolate ao leite é muito mais complicado do que produzir chocolate escuro”. Outro nome que engrossa a lista dos ardorosos amantes do chocolate ao leite está Stéphane Bonnat, de Voiron, perto dos Alpes franceses. Com uma tradição que começou em 1884, Bonnat produz excelentes chocolates ao leite, com pelo menos 65% de cacau sólido, proveniente de diferentes plantações na Indonésia.

Por outro lado, especialistas como Chloé Doutre-Roussel, da loja londrina Fortnum & Mason, assim como outros puristas, acreditam que ao chocolate dark bastaria a mistura do cacau e do açúcar, sem qualquer adição de gordura ou mistura com outros elementos como o leite. Em relação ao percentual de cacau, Chloé vai além, “percentagens não nos dizem nada sobre o sabor ou a qualidade do chocolate. O percentual diz apenas quanto a barra possui de cacau sólido, mas o aroma e a qualidade são determinados por outros fatores: como as sementes são fermentadas, quanto tempo elas foram torradas e de que solo vem o cacau.” Está certo que analisar a qualidade do chocolate a partir do terroir do cacau e todo o cuidado no processo de produção, realmente é um luxo restrito a poucos produtos. Hoje, o que vemos são chocolates com baixíssimo percentual de cacau, que dispensam análises ou comentários. Mesmo nos Estados Unidos, segundo normas da FDA, o chocolate ao leite pode conter menos de 10% de cacau. Pior para o consumidor, melhor para a indústria. Para vender mais, os fabricantes não pensaram duas vezes: menos cacau na fórmula, mais açúcar, gordura e emulsificantes. Isso faz sentido, já que o cacau nunca foi um produto barato, para se ter uma idéia somente nos últimos dois anos sua cotação subiu 150%! Mas voltando aos chocolates top, a briga é boa. Independentemente de quem seja o vencedor, chocolate ao leite ou dark, nós consumidores saímos ganhando.

  • emely gabrielle

    Gosto demais de chocolate, quando tenho dinheiro compro 2 ou 4 barras de chocolate, é meu doce favorito.

  • shirlei

    adoro chocolate visando sua perfeição em todos os momentos de nossas vidas.

  • Michelle

    Chocolate fica perfeito em quaisquer ocasião, 15 anos, casamento, e outras comemorações em que se pode imaginar. além de ser super saboroso, ele , sendo consumido em pequenas quantidades pode-se saborear e aproveitar o que o cacau nos dá de melhor.

  • Pingback: Avaliação de chocolates Dark com alto percentual de cacau

  • samira

    amooo chocolate ao leite…………

    poderia saber mais sobre como é feito?

    pois estou fazendo um tcc sobre chocolate!!

    ficarei muito grata.

    • veriana

      olá Samira
      tb estou fazendo um tcc sobre chocolate,
      e vou desenvolver no meu estágio como fazer chocolate ao leite e tb estou precisando dessa resposta adoraria saber…

      • JOSÉ

        Quero produzir chocolate ao leite. Poderia me dar umas dicas?

  • Pingback: Vinho e chocolate: uma combinação a ser descoberta | QVinho - Blog de vinhos, gastronomia e espresso

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Eu gosto de chocolate com muito cacau, principalmente para acompanhar um bom espresso. Essa combinação é maravilhosa! Recomendo.

  • fabiana

    De vez em quando eu compro chocolate meio-amargo pra me acostumar, mas o que eu gosto mesmo é de um bom Lindt ao leite. Se for aquele de pistache então…