Queijo Serra da Estrela

Que tal provar um Queijo Serra da Estrela? O mais emblemático queijo DOP de Portugal é produzido de forma artesanal na região demarcada da Serra da Estrela com leite de ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela e coalhado pela flor do cardo, uma erva nativa da região. O resultado é um queijo curado, de massa semimole, amanteigado, de cor branca ou amarelada.

Queijo Serra da Estrela

O uso da Denominação de Origem “Queijo Serra da Estrela – DOP” é reservado aos produtos que obedeçam às características estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, as condições de produção e conservação do leite, higiene da ordenha, fabrico do produto, o saneamento animal e a assistência veterinária, as substâncias de uso interdito, podendo ser utilizada apenas por produtores expressamente autorizados pelo Agrupamento, ESTRELACOOP – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, CRL.

Queijo Serra da Estrela

No Brasil não é fácil encontrar muitas opções de marcas desse queijo. Mas, quem for de São Paulo não terá muitas dificuldades para comprar um Queijo Serra da Estrela de boa qualidade em Delicatessens ou no Mercado Municipal. A António Anastácio e Filhos de Seia, um dos maiores produtores de queijo de ovelha da região, movimenta de 15 a 20 mil litros de leite diários, e é uma das marcas comercializadas no Brasil. Muito embora, a António Anastácio, legalmente não possa vender o seu queijo como Serra da Estrela, por questões burocráticas de certificação, fique certo que seu queijo realmente é delicioso!

Serra da Estrela

Melhor ainda se acompanharmos o Queijo Anastácio (R$60) com algumas fatias de um pão italiano e um vinho branco. Nesse caso escolhi o Greywack Sauvignon Blanc 2010 (R$70) da Nova Zelândia. Ótima estrutura e persistência na boca, um vinho pefeito para acompanhar um queijo com essa textura cremosa e sabor pronunciado.

Greywacke