A gastronomia no Chile

Viajar é fantástico, dá a oportunidade para observarmos como outras pessoas, com identidade cultural diferente da nossa, pensam e agem. A gastronomia é um forte indicador da cultura de um povo, por isso não entendo porque algumas pessoas preferem comer em grandes redes de fast food, deixando de lado a diversidade em favor da padronização. Durante o QVinho On the Road 2009 pudemos nos aprofundar na culinária chilena e argentina, desta última trataremos mais a frente. A cozinha chilena não possui uma identidade própria, e é fortemente influenciada pelos países vizinhos, principalmente pelos peruanos. É bom deixar claro que os principais atrativos veem do mar: peixes e moluscos. O Chile é um paraíso para quem gosta de frutos do mar, porém deixa a desejar na variedade de peixes.

Esqueça os restaurantes do Mercado Central com aqueles salmões sem graça, o negócio é se aventurar pelos inúmeros restaurantes peruanos de Santiago. O Ceviche é básico, peça como entrada e depois se arrisque em qualquer outro prato. Os peruanos dominam, seja na segmentação popular como na de alta gastronomia. Os restaurantes mais baratos, presentes em todos os cantos do centro de Santiago, são bem típicos. Os pratos são bons, porém bastante carregados, combinações inusitadas de inúmeros tipos de milho e batatas, sempre com muito limão, coentro e, obviamente, pimentas aji. Para quem pode gastar mais, recomendo sair do centro e ir para a charmosa Av. Nueva Costanera, onde fica o badalado La Mar. Aqui o exotismo da culinária peruana ganha contornos de sofisticação. Agora, se o objetivo for a alta gastronomia, então o Astrid & Gaston e a melhor opção. Fugindo das raízes peruanas, os melhores restaurantes de Santiago servem peixes e ótimos moluscos. O Infante 51 é uma ótima opção para saborear as machas, ostiones, almejas e locos, além do famoso caranguejo gigante, a centolla. Outra boa opção é ir até Viña del Mar, balneário com ótima infraestrutura e muitos restaurantes. Almoçamos no Delicias del Mar em Reñaca, um restaurante frequentado por muitos turistas, com boa comida e preços razoáveis. A melhor pedida são machas parmesanas de entrada, Reineta com Mariscos e um bom Sauvignon Blanc.

O Chile é famoso no Brasil principalmente pelos vinhos tintos, talvez por isso pareça estranho afirmar que sua comida é muito mais favorável aos brancos. É claro que existem muitas opções aos peixes e frutos do mar, mas esse é o seu principal patrimônio gastronômico, que sempre vai muito bem com vinho branco. Ponto para o ótimo Sauvignon Blanc chileno.
Restaurantes recomendados:

La Mar Cebicheria

Av. Nueva Costanera, 3922

Astrid & Gastón

Calle Antonio Bellet, 201 – Providencia

Infante 51

Calle Jose Manuel Infante, 51 – Providencia

Delicias del Mar

Em Viña del Mar: San Martin, 459
Em Reñaca: Borgoño, 16000

* * *

Este post faz parte da série On the Road 2009. Clique aqui |+| para ler mais artigos sobre o Chile e a Argentina. Clique aqui |+| para ler sobre outras viagens dos editores.

  • http://gabiella gabi

    esse saite e bom de mais

  • http://www.golagelato.com.br Gelato

    tenho amigos chilenos e eles fazem essas delicias sempre…uma vez que você conhece nunca mais quer deixar de comer…é muito bom!!!

  • BRUNA

    otiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmo este sait adorei mesmo

  • pâmela moraes

    gostaria de saber se aqui em belém do pará,vcs conhecem algum restaurante que servir comida chilena

  • ALEX

    VCS SABEM SE TEM UM RESTAURANTE CHILENO NO RIO DE JANEIRO??? ESPERO RESPOSTA

  • alisson

    o meu muito legal esse site mesmo um barato mas como vc ja viu no comentario acima poderia melhorar

  • rityelen

    axei mt bom mais axo q poderia flar um pouco mais sobre o chile e os costumes de la seria bem legal
    obrigada pela atenção bjus rity

  • osmar

    nosssaaaaaaaaa esse site me deixou simples fazer um trabalho sobre gastronomia co chille

  • Simone Mello

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se aqui no Rio de Janeiro, possui algum restaurante que serve comida típica do Chile.

    • Luis Peña

      Tá dificil em Sampa tem, teve até a semana gastronomica no Intercontinental , aqui estou louco atras dos LOCOs que são moluscos do Pacífico fazem 40 anos que tive oportunidade de experimentar na casa de parentes em Santiago.ufa estoi loco para repetir alguem tem sugestão ?

  • luara borges

    Esse site é ótimo,me @judou b@stante no meu trabalho!!!!!!!
    obrigada.Xau!!!!!

  • Pingback: Restaurantes em Mendoza