Você viajaria até Lima somente para comer? Pois saiba que o Peru é hoje um dos melhores destinos gastronômicos das Américas. Infelizmente ainda não conheço essa fantástica cidade peruana, porém pude provar um pouco da sua culinária típica em Santiago. A capital chilena é infestada de restaurantes peruanos, também chamados de Cevicherias (de Ceviche). Conheci os dois extremos, as cevicherias populares e o super refinado Astrid & Gastón.
Localizada em uma tranquila rua residencial do bairro Providencia, a discreta casa rosa pode passar despercebida, mas a sua comida não.
O Astrid & Gastón é um dos melhores restaurantes de Santiago, uma filial da badalada casa que o Chef Gastón Acurio fundou em Lima. Além dessas cidades, podemos desfrutar da comida do Astrid & Gaston em Buenos Aires, Caracas, Bogotá, Quito, Ciudad de Panama e Madrid. Uma verdadeira rede da alta gastronomia.
O Astrid & Gaston é fiel as raízes peruanas. Seus pratos são exóticos e de grande personalidade. O ponto alto são os pescados e os mariscos frescos em inusitadas combinações com batata-doce e milho. A qualidade dos ingredientes, os molhos picantes a base de pimenta aji e o toque de limão deixam os pratos com um sabor incrível. O tal Leche de Tigre é realmente ótimo! Preciso ir até Lima provar o “Leche de Pantera”.
Logo que chegamos no Astrid & Gastón fomos convidados a provar um aperitivo. Uma dose de Puta Madre acompanhada de canchita, um tipo de milho torrado que parece uma pipoca que não estourou. Puta Madre!? Sim, o nome é esse mesmo, uma aguardente com pimenta aji. Queima muito, mas o sabor é ótimo. Bebida pra cabra macho!
Depois do aperitivo básico, pedimos de entrada um Ceviche de Pescado.
E corações de pato no palito, acompanhados por um molho de choclo — um dos inúmeros tipos de milho peruano.
São pratos de sabor marcante, por isso escolhemos um vinho encorpado e com boa concentração, o Nimbus Sauvignon Blanc 2008. Esse branco do Vale de Casablanca é extremamente versátil, acompanhou muito bem o ceviche e os corações.
Para o prato principal, escolhi um atum grelhado com mil folhas de batata-doce e molho picante (óbvio).
O Jackson optou por um cordeiro patagônico.
Que vinho pedir para harmonizar com esses dois pratos? Não tivemos dúvidas, fomos direto na seção “Pinot Noir” da carta de vinhos. Escolhemos o Cono Sur 20 Barrels, um pinot intenso e com ótima fruta, produzido com uvas do Vale de Casablanca. A harmonização foi perfeita para o atum, mas o vinho ficou em desavantagem em relação ao cordeiro. Para limpar o paladar, um delicioso e refrescante sorvetinho de pisco servido em colheres, e para finalizar, um trago largo de Piscola (Pisco + Coca-Cola).
Os pratos do Astrid & Gastón são cuidadosamente elaborados, possuem uma bela apresentação e, como se isso não bastasse, serviço e atendimento sem falhas. A carta de vinhos com enfoque para os chilenos também não decepciona. Sem sombra de dúvidas, comer no Astrid & Gastón é uma experiência gastronômica de alto nível.
Um jantar como esse sai por volta de R$300, dependendo do número de pratos e dos vinhos que você pedir.
* * *
Este post faz parte da série On the Road 2009. Clique aqui |+| para ler mais artigos sobre o Chile e a Argentina. Clique aqui |+| para ler sobre outras viagens dos editores.
Pingback: Restaurantes para comer bem em Buenos Aires
Pingback: A gastronomia no Chile
Pingback: Restaurante Urban - O.Fournier