Restaurante Astrid & Gastón em Santiago

Você viajaria até Lima somente para comer? Pois saiba que o Peru é hoje um dos melhores destinos gastronômicos das Américas. Infelizmente ainda não conheço essa fantástica cidade peruana, porém pude provar um pouco da sua culinária típica em Santiago. A capital chilena é infestada de restaurantes peruanos, também chamados de Cevicherias (de Ceviche). Conheci os dois extremos, as cevicherias populares e o super refinado Astrid & Gastón.

Localizada em uma tranquila rua residencial do bairro Providencia, a discreta casa rosa pode passar despercebida, mas a sua comida não.

O Astrid & Gastón é um dos melhores restaurantes de Santiago, uma filial da badalada casa que o Chef Gastón Acurio fundou em Lima. Além dessas cidades, podemos desfrutar da comida do Astrid & Gaston em Buenos Aires, Caracas, Bogotá, Quito, Ciudad de Panama e Madrid. Uma verdadeira rede da alta gastronomia.

O Astrid & Gaston é fiel as raízes peruanas. Seus pratos são exóticos e de grande personalidade. O ponto alto são os pescados e os mariscos frescos em inusitadas combinações com batata-doce e milho. A qualidade dos ingredientes, os molhos picantes a base de pimenta aji e o toque de limão deixam os pratos com um sabor incrível. O tal Leche de Tigre é realmente ótimo! Preciso ir até Lima provar o “Leche de Pantera”.

Logo que chegamos no Astrid & Gastón fomos convidados a provar um aperitivo. Uma dose de Puta Madre acompanhada de canchita, um tipo de milho torrado que parece uma pipoca que não estourou. Puta Madre!? Sim, o nome é esse mesmo, uma aguardente com pimenta aji. Queima muito, mas o sabor é ótimo. Bebida pra cabra macho!

Depois do aperitivo básico, pedimos de entrada um Ceviche de Pescado.

E corações de pato no palito, acompanhados por um molho de choclo — um dos inúmeros tipos de milho peruano.

São pratos de sabor marcante, por isso escolhemos um vinho encorpado e com boa concentração, o Nimbus Sauvignon Blanc 2008. Esse branco do Vale de Casablanca é extremamente versátil, acompanhou muito bem o ceviche e os corações.

Para o prato principal, escolhi um atum grelhado com mil folhas de batata-doce e molho picante (óbvio).

O Jackson optou por um cordeiro patagônico.

Que vinho pedir para harmonizar com esses dois pratos? Não tivemos dúvidas, fomos direto na seção “Pinot Noir” da carta de vinhos. Escolhemos o Cono Sur 20 Barrels, um pinot intenso e com ótima fruta, produzido com uvas do Vale de Casablanca. A harmonização foi perfeita para o atum, mas o vinho ficou em desavantagem em relação ao cordeiro. Para limpar o paladar, um delicioso e refrescante sorvetinho de pisco servido em colheres, e para finalizar, um trago largo de Piscola (Pisco + Coca-Cola).

Os pratos do Astrid & Gastón são cuidadosamente elaborados, possuem uma bela apresentação e, como se isso não bastasse, serviço e atendimento sem falhas. A carta de vinhos com enfoque para os chilenos também não decepciona. Sem sombra de dúvidas, comer no Astrid & Gastón é uma experiência gastronômica de alto nível.

Um jantar como esse sai por volta de R$300, dependendo do número de pratos e dos vinhos que você pedir.

www.astridygaston.com

* * *

Este post faz parte da série On the Road 2009. Clique aqui |+| para ler mais artigos sobre o Chile e a Argentina. Clique aqui |+| para ler sobre outras viagens dos editores.

  • Bruno

    Alguém poderia me fazer uma estimativa de preço, por casal, pra um jantar (entrada + prato principal + sobremesa + vinho “médio”)?

  • Pingback: Restaurantes para comer bem em Buenos Aires

  • Pingback: A gastronomia no Chile

  • Luciana h

    Estivemos em Santiago e fomos a um restaurante Peruano, tambem no bairro de Providencia . Nostrum Mar , excelente , vale a pena. Comida sensacional, a harmonização com os vinhos que foram propostos , o jantar foi fantastico.

  • Pingback: Restaurante Urban - O.Fournier

  • maria tereza

    não gostei do restaurante Astrid & Gastónnte .

  • Fernanda

    Já tinha ouvido falar muito bem desse restaurante, mas em nossa ultima viagem a Santiago não tivemos tempo suficiente para conhece-lo. Depois de ler o artigo de vocês e ver essas fotos lindas não falharemos da próxima vez.

    parabéns!

  • Nelson Gasparian

    Coincidentemente estivemos no Astridygaston em janeiro deste ano. Concordo com todos os comentários do artigo. Realmente, é impressionante a riqueza e a diversidade dos sabores aos quais somos apresentados na primeira vez em que levamos o garfo à boca. Os temperos são fantásticos e principalmente imprevisíveis. Os resultados, inesperados, ficam na memória por muitos dias e o restaurante vira assunto para muito tempo depois que você já voltou de Santiago.
    Durante nosso jantar no Astrid, escolhi um branco encorpado da Concha y Toro, o AMÉLIA, um chardonnay de muita personalidade e que acompanha com classe diversos dos pratos do Astrid. Bom Apetite! Nelson

  • http://manalais.com.br/blog Jemon

    Os pratos do Astrid são verdadeiras obras de arte. Uma ode à estética.

    Abs,

    Jemon

  • Luiz Claudio

    Como sempre show de bola! Os pratos parecem sensacionais… ai que vontade. Abs

  • http://www.mentalidade.com MENTALIDADE

    Os pratos da América Latina são muito variados e apreciados, mas dizem que os peruanos são inigualáveis. Parabéns pela matéria. Mentalidade

  • MARCO AURELIO

    Muito bonito esses pratos e excelente recomendação p/ visita a Santiago. Aguardando outras … Grato. Marco Aurelio.