Receita: Bacalhau à Portuguesa

Prato de Bacalhau à Portuguesa

O bacalhau, pelo menos aqui no Brasil, ganha um pouco mais de exposição em épocas sazonais como a quaresma, a semana santa e a Páscoa. Basta ligar a TV ou abrir uma revista para encontrar uma saborosa receita. Infelizmente ele não tem muito espaço em outras datas do ano. Também não é para menos, deixando de lado questões ligadas a falta de hábito do brasileiro, o preço “salgado” – com a permissão do trocadilho – ainda é a grande barreira para um consumo em maior escala. Há alguns anos quando acompanhávamos a escalada do dólar, a cada mês os preços subiam. Está certo, nova importação, preço novo! Muito bem. Agora, pergunto aos meus botões: onde foi parar o preço do bacalhau quando chegaram os carregamentos importados com o dólar lá em baixo? Provavelmente, os preços para o consumidor mantiveram-se os mesmos, ou quando muito, baixaram levemente. Por outro lado, a margem de lucro dos importadores, distribuidores e comerciantes aumentou significativamente. É isso aí, na economia, quando é para subir preços tudo é muito rápido, já para baixar, a coisa muda de figura.

Sinceramente pode ser uma boa idéia esperar essas datas passarem e aí pegar uma boa promoção de bacalhau. Ou então, fazer uma pesquisa antes de comprar, assim evita-se cair em certos abusos. Então, o que comer na semana santa? Isso é fácil. Opções de bons peixes não faltam, desde o robalo, o linguado, o atum, a sardinha e a anchova até os peixes de água doce. Contudo, não poderíamos deixar de indicar aos nossos leitores uma receita com bacalhau, seja para a semana santa ou qualquer outra época do ano. Esse típico prato lusitano é muito delicioso e fácil de fazer.

Receita e ingredientes para o Bacalhau à Portuguesa (4 pessoas):

  • 1 Kg de Bacalhau Porto;
  • 1 Pimentão verde;
  • 1 Pimentão amarelo;
  • 1 Pimentão vermelho;
  • 3 Tomates;
  • 3 Cebolas;
  • 10 batatas (pré-cozidas);
  • 1 vidro de palmito;
  • Azeite extra virgem;
  • Azeitonas pretas portuguesas;
  • Orégano.

Modo de preparo:

Para dessalgar o bacalhau, primeiramente retire o couro das postas ainda secas, e em seguida coloque-as num pirex com água e deixe na geladeira por 24 horas. Nesse período troque de água pelo menos três vezes. Depois coloque as postas numa panela com água, leve ao fogo e tire quando levantar fervura. Esse processo é bem eficaz para não deixar que as postas se desmanchem caso você faça três ou quatro fervuras seguidas.

Unte um pirex grande com azeite. Coloque as postas do bacalhau e em seguida as batatas, os pimentões, os tomates e as cebolas cortadas em rodelas. Depois regue generosamente com o azeite extra virgem e salpique um pouco de orégano. Vale a pena investir num bom azeite extra virgem, considerado por muitos um coadjuvante esse ingrediente merece mais atenção. Leve ao forno por 30 minutos e antes de servir adicione as azeitonas. Pronto, bom apetite!

Vinho recomendado: tinto leve e frutado, como o Saurus Patagonia Select Pinot Noir

É uma boa dica procurar por tintos com pouco tanino e boa acidez, como um Dolcetto D´Alba, um Beaujolais Villages ou um Pinot Noir. Para esse post resolvi harmonizar com um jovem e fresco Saurus Patagonia Select Pinot Noir 2005 (R$ 60). Esse pinot de bela cor rubi com transparência, revelou um bouquet discreto, porém muito fresco e agradável. Aromas que lembravam framboesa e um leve toque terroso, com madeira muito bem integrada. Na boca mostrou-se leve, macio e com boa acidez. Final seco, mas não muito longo, com destaque para o álcool. Entretanto, no contexto desse prato (o salgado do bacalhau e a generosa presença do azeite) o Saurus ficou bem interessante.

Comentários

  1. Roberta Pasquale Pinotti diz:

    Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pelo site.
    Farei esta receita no fim de semana e tenho apenas uma dúvida: as azeitonas não devem acompanhar o bacalhau quando estiver no forno? Grata

  2. Felipe Ericeira diz:

    De fato de certo, a receita ficou muito boa mesmo, gostei tb da dica da azeitona.
    Recomendo.

  3. luana diz:

    eu fiz a receita e ficou muito boa

  4. Antonio Rodriguez diz:

    o bacalhau faz parte da gastronomia portuguesa, é cozinhado de diversas maneiras, mas é obrigatório acompanhar as refeiçoes do bacalhau com um delicioso vinho branco fresco, (mas Português), quando acabarem a refeição vão chorar por mais, acreditem!!.

  5. Cássia diz:

    Olá jakson, achei este site hoje.Adorei, e li todos os comentários, parabéns! Imprimi sua receita e estou anciosa. Farei no proximo domingo dia dos Pais. Espero acertar!!

  6. Andre Duran diz:

    Caros Jomar e Jackson,

    Obrigado pela dica de vinho ! Estava mesmo precisando saber qual combinação ia melhor com o bacalhau. Na verdade, vou fazer bacalhau para agradar meu pai, nesse domingo, Dia dos Pais.
    Normalmente não como bacalhau devido à exploração absurda que se faz na Semana Santa e no fim de ano : é uma tradição estrangeira que nos é enfiada goela a baixo, e sempre a preços abusivos. Pela parte que me toca, dispenso esse peixe luso-norueguês em favor de um bom e genuinamente brasileiro pirarucu !

    Obrigado !

  7. nicole varela diz:

    nao esperimentel mas minha mae dessi que uma delicia mas esperito hoje amo bacahlau…hum…..que delicia

  8. Reginaldo diz:

    Como dessalgar o bacalhau

  9. Dirceu, Jr diz:

    Estava procurando uma receita a altura pra preparar no domingo e degustar com a família. Dentre muitas me interessei por esta devido ao número d comentários e também a foto do prato, diga-se d passagem convidativa aos prazeres da glutonaria. To indo agora preparar torcendo pra q todos se agradem. Aguardem futuro comentário a respeito do prato. Desde já agradeço pelas dicas e principalmente pela receita.

    • Nanci diz:

      Estava procurando uma boa receita de Bacalhau a Portugues para nossa ceia de ano novo… 2012 a receita é de 2008…de ano velho para ano novo!!!
      esse parece excelente e vou acrescentar aspgos como na decoração do prato acima>

      Muito bom!!!
      obgda!

  10. Sandra Borges diz:

    Adorei a receita parece apetiso e simples de fazer.
    Farei agora no ano novo !
    Feliz 2011 para todos.
    Beijos.

  11. dario diz:

    oi sou portugues cozinheiro ha 12 anos , eu tiro todo sal do bacalhau em 30 minutos e se quer acompanhar com um vinho que venha verde ou branco bem gelado pois tinto é para carnes so alguns vinhos podem ate passar mas bom mesmo é o verde e branco bem gelados obrigado

  12. leela diz:

    Que delicia!
    Vou fazer logo mais!

  13. Rô Araújo diz:

    Olá, gosto muito de bacalhau e achei ótima a receita. Mas gostaria de saber se dá pra fazer com bacalhau fresco.Fica a mesma coisa?
    Grata

  14. MARIA DAS DORES diz:

    OI JACKSON EU NUNCA TINHA COMIDO BACALHAU MAS O ANO PASSADO NESTA MESMA EPOCA EU PEGUEI ESTA RECEITA SUA E FIZ FOI UMA MARAVILHA ADOREI E VOU FAZER AGORA DE NOVO POREM VOU ACRESSENTAR CHAMPION ESPERO QUE DE CERTO! BEIJOS!!!!!!!!

  15. maria.valdirene diz:

    adorei essa receita me parece prática e gostosa.pretndo fazer em breve para receber alguns amigos

  16. Moreno diz:

    Na foto aparece ovo, mas na receita não, acrescento o ovo depois?

  17. Lucia Helena diz:

    Adorei, o prato ficou maravilhoso. Já comi varias receitas com bacalhau, mas nenhuma de se levar ao forno. Vou fazer nesta Páscoa e ver o resultado com minha família. Retorno com comentários.

  18. Vera Aguiar diz:

    Adorei a receita,bem simples,assim que eu gosto, vou faze-la para poder dar minha avaliação.

  19. dinnha diz:

    ficou lindo mas faltou ovos

  20. Nilse diz:

    Maravilhosa . só .acrescentei batatas e ficou divino c aquele vinho branco claro .. Prato dos Reis .
    Obrigado

  21. katia diz:

    Adorei essa receita, fiz ano passado , alem de um prato lindo, ficou muito, muito saboroso , recebi muitos elogios de todos aqui em casa, vou repetir a delicia na semana santa este ano!!!BEIJOS!

  22. Marce diz:

    Vou fazer

  23. maria pilar andrade diz:

    odoro esta receita, sempre faço na pascoa e tambem faço o bacalhau com arroz. fica uma delicia. feliz páscoa

  24. Boa tarde, não são mencionados na receita os ovos cozidos e nem os aspargos, atravessados no prato ao fundo, e pela aparência dos palmitos eles não foram ao forno.Poderia esclarecer.Obrigado,Flávio Pantoja.

  25. Miguel diz:

    É este prato que vou fazer…
    Lindo e delicioso!
    Feliz Páscoa a TODOS!
    Miguel Dj

  26. sergio mena barreto diz:

    Prato maravilhoso farei amanhã,acompanhado do suco de uva suvalam,e para as visitas vinho gran legado.
    Feliz pascoa a todos

  27. Carla diz:

    Essa Receita Parece Ficar Maravilhosa!!
    Deu Agua Na Boca,Vou Fazer Amanhã!!
    Depois Comento o Sucesso Que Fez OK!!

  28. Wanderson diz:

    Acabei de preparar esta receita, agora é esperar a degustação para ver se vai ser aprovado pela família. Abraço

  29. bernadete diz:

    adorei!

  30. Rosa diz:

    Ola, Como o pimentão é indigesto, sugiro fazer uma leve fervura com ele ja fatiado, o mesmo que fez com o bacalhau. fica mais macio inclusive. E os parmitos ficam bem colocados juntamente com as azeitonas, não depois de pronto no prato e sim nos dois munutos finais no forno, so para aquecerem.

  31. wilma lowe diz:

    E um show! Simples,deliciosa e rapida
    Obrigada

  32. Maravilhosa!!
    Hummmm!!! deu Agua Na Boca,vou fazer dia 21/05
    para o jantar do meu aniversário!!
    Acho que vai ser um o Sucesso!!

  33. Rejane diz:

    deve ser muito gostoso.

  34. ADRIANO diz:

    COM ESA CARA DE ESTA MUITO BOM

  35. ADRIANO diz:

    GOSTEI MUITO DA DECORACAO

  36. Básico, rápido e fabuloso!

  37. Zaragoza diz:

    Eu e minha mulher fizemos e adoramos , obrigado pela receita.
    Acompanhou arroz com brócolis e vinho tinto , sobremesa mousse de chocolate .

  38. Francisco diz:

    Prezado Senhor
    Boa Noite.
    Dica excelente para esse final de semana, valou mesmo !!!

  39. É prazeroso abrir-mos o googleo a procura de exelentes receitas com dicas maravilhosas de bons vinhos .Sou proprietario de uma pequena Petisqueira, através destas receitas faço meu empreendimento crescer e consigo satisfazer minha clientela que por sinal é bem exigente rsrs PARABENS . http://www.fotolog.terra.com.br/pestisqapnea

  40. celia hernandes diz:

    adorei esta euma receita para um janter a dois

  41. Mary diz:

    NAO FIZ AINDA, MAIS FAREI E APOIS DEGUSTAR DAREI MINHA OPINIAO, AMEI A RECITA. FOI A PRIMEIRA RECEITA QUE ABRI, POIS AMO COZINHAR, POREM SO FACO PARA OS MEUS FAMILIARES, VAMOS VER O RESULTADO.

  42. Cristina (Araruama-Rj) diz:

    Adorei esta receita, aliás, eu já sabia fazer, mas desconhecia a colocação de pimentões coloridos.. Acrescentei também a couve em fatias grossas e achei que deu um charme bacana.. Muito obrigada pela dica.. Farei sempre!!! A família amou!!!! Rsssss… Bom apetite para todos…

  43. kalina diz:

    QUE LEGAL E GOSTOSO E SE BACALHAU
    MUITO BOM E SABOROSO.

  44. verianny diz:

    adorei muito bom fica melhor com um vinho pérgula.

  45. mohammed diz:

    eu queria saber, onde entra o palmito que vc esqueceu de colocar na receita?????abraços!!!!!

  46. ferrari diz:

    muito boa sua receita,eu vi na foto mas não vi na receita,posso colocar ovos cozidos tbem não é mesmo?

  47. Angel Maria Mad Gome diz:

    Roberta Pinotti, acho que as azeitonas vão ressecar se colocares no forno. Não vejo a hora de chegar a hora de fazer essa receita,,eh eh eh eh

Trackbacks

  1. [...] e não podíamos deixar de publicar mais uma deliciosa receita de bacalhau. No ano passado, o Bacalhau à Portuguesa foi um sucesso de visitas e elogios. Atendendo a inúmeros pedidos de leitores, agora publicamos o [...]

  2. [...] Tinto (Vinhão), um Pinot Noir ou mesmo um Pinotage. Porém como já recomendei tintos e rosés nas receitas passadas de bacalhau, agora gostaria de propor uma combinação com espumante. Nessa briga o borbulhante [...]

Deixe seu comentário

*