Receita: Salada de Frango

Ainda bem que as pessoas evoluem, caso contrário eu nunca poderia criar uma receita como essa. No auge da minha ignorância juvenil, pensava que saladas fossem pratos para mulherzinhas. Não são, podem até substituir uma refeição completa, desde que bem feitas. Ainda bem que não demorei para descobrir as virtudes de uma boa salada, principalmente acompanhadas de vinho. Sim! Sou fã de certas saladas com vinho espumante, uma combinação que pode ser muito agradável, que não pesa no estômago, é saudável e, além de tudo, refinada. A nossa salada de frango é composta por folhas mistas, queijo de cabra, frutas e peito da dita ave.

Salada de Frango

Salada de Frango

O segredo está na qualidade dos ingredientes e nos contrastes de sabores. A relativa neutralidade das endívias e da alface frisada servem de base; a rúcula, de sabor mais incisivo, dá a tônica. O sabor levemente picante do queijo de cabra, junto com a redução apimentada de balsâmico e o azeite extra-virgem, ficam incrivelmente harmônicos na presença das nêsperas e dos figos. Um belo tempero para as folhas. O frango é só um adereço de proteína, como possui um sabor bem suave, ganha riqueza com a redução de balsâmico e o azeite.

Receita e ingredientes da Salada de Frango (4 pessoas):

  • 1 Maço pequeno de rúculas;
  • 1 Maço pequeno de alface frisada;
  • 8 Folhas de endívias;
  • 1 Peito de frango médio;
  • 5 Nêsperas;
  • 4 Figos;
  • 150g de queijo de cabra Cablanca;
  • 100ml de vinagre balsâmico;
  • Azeite de oliva extra-virgem a gosto;
  • Pimenta dedo-de-moça a gosto;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Frango: pode ser preparado de duas formas, grelhado ou cozido no leite. Corte o frango, ligeiramente congelado, em tirinhas de mais ou menos 1 cm. Tempere com sal e grelhe numa frigideira apropriada ou num grill elétrico. Para cozinhar no leite, coloque as tiras numa panela e adicione 500ml de leite. Cozinhe em fogo brando até reduzir todo o leite. Depois de pronto, reserve as tirinhas de frango.

Redução picante de balsâmico: numa panela pequena adicione 100ml de vinagre balsâmico, 3 colheres de chá rasas de açúcar e meia pimenta dedo-de-moça cortada em pedaços bem pequenos. Cozinhe em fogo brando até reduzir um pouco (algo em torno que 4 e 5 minutos). Reserve.

Montagem: disponha em uma saladeira as rúculas para formar uma base. Por cima das rúculas coloque as alfaces frisadas e por último as endívias. Forre as endívias com as tiras de frango. Corte as nêsperas e os figos em quatro partes; distribua por cima das folhas. Adicione o queijo em lascas grossas e por último o sal, a redução de balsâmico e o azeite de oliva. Sirva com vinho espumante.

Vinho recomendado: Espumante Brut Angheben

Espumante Angheben Brut

Espumante Angheben Brut

A nossa salada de frango vai bem com qualquer Brut, embora o molho ligeiramente picante peça um espumante mais encorpado. O Angheben Brut cumpre bem esse papel, um espumante champenoise produzido em Encruzilhada do Sul, com bom corpo e intensidade aromática. O grande charme desse espumante é o seu aroma frutado, com notas de abacaxi e fermento de pão. Tem uma cremosidade razoável, mesmo assim conseguiu harmonizar muito bem com a salada, limpando o paladar e promovendo uma refrescância.

Excelente
Espumante gostoso, com boa fruta e intensidade aromática. Seria ainda melhor se apresentasse uma acidez superior.

Grad. Alcoólica: 12,5%
Preço: R$ 38

  • Juliana

    Ei, não dá para substituir o frango por uns camarões?! Deve ficar bom também!!!

    • http://www.qvinho.com.br Jackson

      Com certeza Juliana. Pode substituir que vai ficar uma delícia! Abs

  • Eloise

    Esta salada ficou MARAVILHOSA e com o espumante então…PERFEITA! ADOREI!!!