Receita: Tiramisù

Tiramisu

Tiramisù

É sempre difícil escrever a receita de um prato clássico, afinal o que acrescentar de novo? Nada, certos pratos são clássicos justamente pela simplicidade, e nesses casos, é bom não tentar inventar. O Tiramisù é assim, a mais famosa sobremesa italiana, apesar de extremamente simples, sofre com invenções desnecessárias. O complicado do Tiramisù não é prepará-lo, mas sim encontrar o seu principal ingrediente, o mascarpone, que é um laticínio italiano semelhante a um queijo cremoso. Como geralmente chega por aqui a preços muito elevados, é comum “inovar”, substituindo o verdadeiro mascarpone por produtos similares. Não quero ser chato, mas mascarpone é mascarpone, e não há nada igual. Costumo ver Tiramisù feito com cream cheese, ricota e nata batida, esse tipo de gambiarra não ajuda. A melhor alternativa, na falta do mascarpone italiano, é usar o “mascarpone brasileiro”. Sim, existem algumas empresas que fazem esse tipo de queijo aqui no Brasil, seguindo a receita italiana. Além do mascarpone, outro ingrediente importante é o café, que deve ser especial, preferencialmente espresso (em casa uso a Bialetti). Outro segredinho é a bebida alcoólica que é misturada ao café. Eu costumo empregar Rum envelhecido com um pouco de Amaretto Disaronno, mas outros destilados podem servir bem. Depois dessa breve introdução, vale dizer que o Tiramisù é um tipo de pavê, servido bem gelado, composto de mascarpone, ovos e biscoito champagne embebido em café. É delicioso e fácil de fazer.

Receita e ingredientes para o Tiramisù

  • 400 gramas de Mascarpone;
  • 6 ovos;
  • 100 gramas de açúcar de confeiteiro;
  • 300 gramas de biscoito tipo champanhe coberto com açúcar;
  • 300ml de café;
  • 50ml de vinho Marsala, Rum ou Grappa;
  • Cacau em pó.

Preparo:

Primeiro faça o café e deixe resfriar. Separe as gemas das claras, bata esta última, quando estiver em ponto de neve, acrescente metade do açúcar (50g) e reserve. Bata as gemas com o açúcar restante até obter um creme homogêneo, em seguida adicione o mascarpone e continue batendo até o creme ficar uniforme e consistente. Depois de bater o creme, acrescente as claras em neve e misture a mão delicadamente, até obter uma boa uniformidade. Creme pronto, pegue uma travessa de vidro de 20x30cm e coloque uma fina camada de creme no fundo. Use uma espátula de silicone para emparelhar. Em um prato fundo despeje a mistura de café com a bebida alcoólica, o suficiente para ter uma profundidade de 1cm. Molhe o biscoito no café, em ambos os lados, mas sem deixar de molho. Arranje os biscoitos embebidos na travessa, um a um, lado a lado, até formar uma camada completa. Cubra a camada de biscoitos com creme. Repita com mais uma camada de biscoito e finalize com outra camada de creme. Leve ao freezer e espere 4 horas até gelar. No momento de servir, retire do freezer e corte em pedaços com uma faca, aguarde alguns minutos e retire da travessa com a ajuda de uma espátula. Sirva com cacau peneirado por cima.

Advertência! O tiramisù é feito com ovos crus, portanto faça por sua conta e risco. Utilize apenas ovos frescos e mantenha esta sobremesa sempre no freezer.

Vinho Recomendado

O Tiramisù é um pavê de textura leve e delicada, porém muito intenso de sabores e aromas, devido a presença de café e cacau. As melhores harmonizações acontecem com vinhos fortificados, principalmente com Porto e Madeira. Outra combinação interessante é com o Marsala Doce, o típico vinho siciliano de sobremesa.

  • http://www.qvinho.com.br/receitas Alessandra lyrio

    Ainda bem q não se engorda só de olhar. Lindo mto Sucesso pra ti.

  • Eliani

    Nossa maravilhoso, minha sobremesa preferida adoro.. E adorei sua receita. bjos

  • djanira

    este post é incrível! Obrigado pela informação!

  • elisangela

    Adorei sua receita,parabéns

  • http://www.gopantanal.com.br Edelson

    Esse é um dos meus doces preferidos! Tiramisù (quando bem feito) é aquele tipo de sobremesa que você come bem devagar, apreciando pedacinho por pedacinho, e torcendo para que não acabe logo… rs
    Parabéns pela receita.
    Abs