• Receitas

    Publicado em 11 de dezembro de 2008

    Autoria de Jomar

    Tags

    O Natal já está próximo e, como não poderia deixar de ser, o QVinho selecionou uma deliciosa receita para a ceia natalina. Para ser franco é uma das nossas melhores receitas, daquelas que temos dó de compartilhar, mas o espírito natalino acabou falando mais alto, trazendo à tona aquele sentimento de benevolência. Ok! Tenho que confessar, trata-se de mais uma receita da Dona Shirlei, mesmo assim tenho autoridade para transmiti-la, uma vez que costumo participar do seu preparo. A Torta de Frutas do Bosque (ou Torta ai Frutti di Bosco) é uma sobremesa clássica e deliciosa, muito popular na Itália, onde tem diversas variações de preparo. Consiste, a grosso modo, de uma massa fina pré-assada, coberta por um creme fresco de frutas vermelhas.

    A nossa receita é bem generosa, emprega 4 variedades de fruta e 2 tipos de creme branco. Não é difícil de ser preparada, embora exija atenção e ingredientes de qualidade. O segredo está em achar o ponto certo: da textura e espessura da massa, do tempo correto de forno e da consistência dos cremes. Além disso, a qualidade das frutinhas pode fazer a diferença. As amoras são fundamentais, a base do creme, não podem estar muito maduras, assim garantem frescor e compensam a doçura das framboesas. Aliás, esse é o segredo da Dona Shirlei, as amoras frescas do quintal de casa colhidas no ponto certo. Essa torta, servida ao final da ceia com um bom moscatel, pode ser um verdadeiro deleite!

    Receita e ingredientes para a Torta de Frutas do Bosque (forma de 28 cm)

    Massa:

    • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo;
    • 2 colheres (de sopa) de açúcar;
    • 2 colheres (de sopa) de água;
    • 3 gemas;
    • 100g de margarina;
    • 1 colher rasa (de sopa) de fermento químico.

    Misture todos os ingredientes, vá amassando até obter uma massa homogênea, lisa e que não grude nas mãos. Distribua a massa em uma forma para tortas — aquelas que abrem na lateral — untada com margarina, tendo o cuidado de não deixar muito fina, mas evitando que fique espessa demais. Proteja com um recorte de papel alumínio a extremidade final da massa (a borda fina na parte mais alta da forma), para evitar que asse mais rápido que o resto da massa. Leve ao forno e asse por ± 30 minutos a 250 graus (fique de olho, a massa deve ficar com uma coloração creme)

    Creme branco:

    • 1 lata de leite condensado;
    • 3 copos de leite;
    • 3 gemas;
    • 3 colheres (de sopa) de amido de milho.

    Misture todos os ingrediente em uma panela. Dissolva tudo, leve ao fogo, sempre mexendo, até levantar fervura. Deixe esfriar, depois cubra a massa pré-assada com esse creme. Reserve.

    Creme de frutas:

    • 600g de amoras;
    • 300g de morangos;
    • 100g de mirtilos;
    • 100g de framboesas.
    • 2 colheres (de sopa) de amido de milho;
    • Açúcar a gosto.

    Coloque as frutas (reserve algumas para decorar) em uma panela e leve ao fogo, espere começar a ferver para adicionar o açúcar e o amido previamente dissolvido em água. Deixe cozinhar um pouco. Depois de pronto, adicione o creme de frutas por cima do creme branco.

    Finalização:

    Leve à geladeira e deixe resfriar por 24 horas. Antes de servir, bata um pote de natas para produzir um chantily, aplique uma camada generosa nas bordas, finalizando com uma porção de frutas frescas no centro.

    Vinho recomendado: Espumante Moscatel Dom Cândido (R$29)

    A Torta de Frutas do Bosque é gostosa de qualquer jeito, mas pode ficar ainda melhor acompanhada por um espumante do tipo moscatel. Provamos o Dom Cândido, um espumante leve, fresco e muito aromático. Outros moscatéis também vão bem, embora alguns exagerem na doçura e economizem na acidez, mesmo assim são os melhores companheiros para essa torta.

    Esse artigo foi publicado em 11 de dezembro de 2008 às 9:15 am e arquivado em Receitas. Você pode acompanhar todos os comentários por meio do feed RSS. É possível comentar, ou fazer um trackback do seu próprio site.
  • 6 Comentários

    Veja a opinião de outras pessoas e aproveite para deixar a sua.

    1. Quatro taças cheias para essa receita e essa harmonização. Já estou com a boca cheia d’água só pensando e vendo essas fotos. Vai para a lista das sobremesas, não de Natal mas de dia 1 de Janeiro, 2009 que é para começar bem o ano!
      Abraço e grato por compartilhar essa com a gente.

    2. cristine
      11/12/2008
      Responder

      Ver essas fotos antes do almoço foi um martírio… ai que vontade de devorar um pedação desses. Nunca provei algo assim e a combinação com o espumante moscatel deve ficar divina!!! Bjus

    3. Eloise
      12/12/2008
      Responder

      Essa torta é maravilhosa!!!

    4. Tinha-me esquecido, um beijo na Dona Shirlei, afinal é ela a mãe da criança e vocês “meros” delivery boys! rsrsrs Valeu Dona Shirlei.

    5. João
      19/09/2009
      Responder

      é deliciosa

    6. Eloise
      17/01/2010
      Responder

      Fiz a torta para o aniversário da minha mãe. Os convidados adoraram… Ficou muito boa!

  • Faça um comentário

    Compartilhe conosco as suas opiniões.

  • Nome (obrigatório):

    Email (obrigatório):

    Website:

    Comentário: