Morre aos 94 anos Robert Mondavi

Morre aos 94 anos Robert MondaviFaleceu hoje, 16 maio de 2008, um dos nomes mais proeminentes do mundo do vinho: Robert Mondavi. Nascido em 18 de junho de 1913, Robert Mondavi construiu um império avaliado em US$ 1,3 bilhões. Seu trabalho foi fundamental para projetar perante o mundo a qualidade dos vinhos do Napa Valley e, por conseguinte, da Califórnia. Adorado por muitos e odiado por tantos outros, o visionário Robert Mondavi fundou em 1966 a Robert Mondavi Winery. Durante um longo período a companhia formou parcerias na Itália com a família Frescobaldi, no Chile com a família Chadwick da Viña Errazuriz e na Austrália com a Rosemount. Em 1979, juntou-se ao Barão Philippe de Rothschild do famoso Château Mouton-Rothschild para criar o Opus One no Napa Valley. A vinícola debutou com sua primeira safra em 1981; uma caixa foi vendida num leilão por US$ 24 mil. Porém, em 2004, após inúmeras disputas internas a família decidiu vender as marcas que integravam o portfólio da Mondavi.

  • http://COSTOGOLFFLORIPASC vicente pollano junior

    ESTIVE ESSE FIM DE SEMANDA COM MEUS AMIGOS FERNANDO MARCONDES E FAMILIA QUANDO TIVEMOS O PREVILÉGIO DE SABOREAR UM VERDADEIRO MILAGRE DA VINICULTURA, NADA MENOS QUE UM ROBERT MONDAVI( RESERVA 2005). DE TODOS OS VINHOS CONSUMIDOS NEQUELA DELICIOSA ALMOÇO, QUE NÃO FORAM POUCAS AS GARRAFAS O FECHAMENTO COM ESSE NECTAR DOS ESCOLHIDOS FOI REALMENTE UM SUBLIME ENCERRAMENTO DE TAMANHA DELICADEZA DESSE ANFITRIÃO QUE TÃO BEM NOS RECEBEU
    QUERO DIZER QUE CONTINUO ANSIOSO PELA PRÓXIMA DEGUSTAÇÃO.
    QUE DESCULPE OS COMENTARIOS ACIMA, MAS NÃO DIGAM QUE ELE NÃO SABIA FAZER VINHO. QUEM TIVER ALGUMA DÚVIDA QUANTO A ISSO , FAÇA UMA PROVA E JAMAIS SE ARREPENDERÁ. NÃO EXISTE NADA IGUAL
    QUE DEUS ABENÇOE OS MONDAVI’S
    ABRAÇOS
    DR. VICENTE POLLANO JUNIOR
    FLORIANOPOLIS SC

  • Ramon

    Vai com as pulgas!
    Taí um legítimo bastião do american way of life. Creio que essa família
    Mondavi nutra apenas um sentimento pelo vinho: ganância.
    Não que os europeus não tratem o vinho como negócio, mas os Mondavi introduziram a ferocidade do mercado competitivo numa atividade milenar
    e poética. Criaram vinhos com objetivos de competição e reconhecimento
    da crítica. Definitivamente o consumismo e a imbecilidade não combinam
    com o vinho.

  • Renan Dantas.

    Caros amigos.
    Estou muito triste, pois, morreu o homem que trouxe para a minha vida a inspiração de ser o conhecedor do Mundo do vinho.
    “Que Deus tenha te guiado para um paraiso, das demais uvas, que a sua partida, venha a fazer com que as pessoas tenha mais amor ao liquido sagrado.
    Você foi o homem que nos ensinou muitas coisas com as suas palavras e os seus conhecimentos”.
    Que Deus tenha piedade de Nós. Amém.
    Renan Dantas.

  • http://www.manalais.com.br/blog Jemon

    Bob Mondavi foi um dos maiores empreendedores do mundo do vinho. Sua história pode render um bom livro, talvez, no estilo Sydnei Sheldon ou Mário Puzo.

  • Jonas

    Tive a oportunidade de trabalhar em uma vinícola na Califórnia no ano passado, e, em uma das minhas visitas ao Napa Valley parei na vinícola de Robert Mondavi. Os vinhos californianos são realmente espetaculares, e os do Napa Valley sem dúvida, os 3 melhores do mundo. É uma perda importante ao mundo do vinho, mas vale o grande legado deixado por Robert Mondavi.