QVinho faz aniversário de 1 ano

Hoje o QVinho faz aniversário de 1 ano! Há exatos 366 dias publicamos o primeiro artigo deste blog e, desde então, não paramos mais. Estou satisfeito, mas não posso deixar de dizer, mesmo que pareça arrogante e pretensioso, que isso é só o começo. Acredito que o momento seja oportuno para relatar a nossa trajetória até aqui.

O QVinho não começou como mais um site qualquer, como tantos que iniciam na vastidão da Web. Não, somos pessoas aguerridas e determinadas, criamos o QVinho com o intuito de transformá-lo no melhor blog da sua categoria.

Jackson e Jomar

Preciso explicar melhor o que isso significa, já que existem vários tipos de blog. O QVinho é um blog de opinião, de idéias próprias, temos satisfação e orgulho de escrevermos nossas análises e convicções. A mídia tradicional é vazia, carece de liberdade de pensamento e padece por não conseguir proximidade com seus leitores. Por sua vez, os sites tradicionais deixam muito a desejar quanto ao conteúdo, na maioria das vezes apenas replicam informações manjadas e divulgam notas. Existem também os “falsos blogs”, que tentam criar uma percepção de independência e postura crítica, mas por fim servem à interesses comerciais, atuando como papagaios virtuais, induzindo os consumidores a seguir certos caminhos (claro, favoráveis a quem está por trás do blog). Tem também o “Blog Seguro Desemprego”; o cara bloga enquanto está desempregado ou procurando uma ocupação formal — porque poucos, aqui no Brasil, consideram isso uma atividade econômica — e abandona tão logo consiga um emprego de gente normal. Existe o blog despretensioso, feito por aquele cara que tem boa vontade e gosta de falar sobre o assunto — quase sempre é um usuário do Blogger ou do WordPress.com. Esse blogueiro vai precisar de muito foco e atualização, caso contrário terá poucas chances de aparecer. Por fim, chego no ponto que interessa:

O Blog Profissional. Aquele que é mantido por gente que entende do assunto, isto é, de Web. Só isso não basta, é preciso ficar ligado em tudo, ter um estilo editorial, compreender a tecnologia envolvida no processo, escrever bem e ter idéias claras, enfim, você precisar ter talento em diversas áreas. O blogueiro profissional, para ter sucesso, precisa conciliar conhecimentos de tecnologia web, design, marketing e um aguçado senso crítico, pois só assim conseguirá criar um conteúdo rico e capaz de fidelizar leitores.

O QVinho nasceu dentro desse contexto, sempre soubemos que para termos sucesso, teríamos que dar o nosso melhor. O QVinho é realmente tudo isso? Não podemos responder a essa pergunta, porque esse julgamento cabe aos nossos leitores, porém uma coisa é certa, fizemos algo que nunca havia sido feito.

Os números do QVinho

  • 160 artigos (uma média de 13 artigos por mês ou 3,3 por semana);
  • 536 comentários;
  • 205.672 visitas – 29.078 no último mês (segundo o Urchin);
  • 880 links apontando para o QVinho (segundo o Google);
  • Único blog brasileiro na lista dos Top 50 do LocalWineEvents;
  • Liderança de tráfego no ranking Alexa.com (sites de vinho no Brasil – Abril/2008).

Esses números seriam apenas razoáveis, se o nosso blog tratasse de atualidades fúteis, porém o tema aqui é bem diferente. É preciso considerar que o consumo de vinho ainda é pequeno no Brasil, basta ir a qualquer restaurante e observar quantas pessoas bebem vinho e quantas ficam com a cerveja e o refrigerante.

Tendo isso em vista, acredito que conseguimos um ótimo resultado, principalmente por termos atingindo a liderança de tráfego e visitação, tornando o QVinho o site de vinho mais lido no Brasil.

O QVinho está em constante aprimoramento, e não poderia ser diferente, uma vez que a Web está sempre em evolução. A partir de janeiro fizemos modificações importantes, melhoramos o design e a navegabilidade, adicionamos funcionalidades extras, como o QVinho Mobile, uma versão para PocketPCs e SmatPhones; o Buscador, uma excelente ferramenta para procurar informações sobre os nossos temas preferidos; o Diretório, uma lista de lojas, produtores e importadores que pode ser atualizada pelas próprias empresas do setor; e o Painel de Controle, que permite que os usuários registrados configurem suas assinaturas. Além dessas funcionalidades, muitas outras poderão surgir.

Muitos já devem ter notado a caixa de Artigos mais populares na barra lateral esquerda. Lá são exibidos os 10 artigos mais populares do blog, com base no cruzamento de várias informações, como o número de exibições do artigo, número de entradas por buscadores, número de visualizações por feed e número de comentários. Resolvi publicar aqui os 20 mais populares, assim é possível visualizar com mais clareza quais os temas mais populares.

  1. Casas Del Bosque Gran Reserva Pinot Noir 2006 Vs. Finca Del Fin Del Mundo Reserva Pinot Noir 2005
  2. Degustação às cegas: Bordeaux, Chile e Argentina
  3. Mumm Cuvée Spéciale Extra Brut
  4. Degustação de cafés especiais – Parte II
  5. Caminhos do vinho em Mendoza
  6. Degustação às cegas: A Syrah do Novo Mundo
  7. Alamos Pinot Noir 2006
  8. Bodegas y Viñedos O.Fournier
  9. Alamos Malbec 2003
  10. Terrazas de Los Andes Afincado Malbec 2004
  11. Degustação às cegas: Espumantes brut brasileiros (champenoise)
  12. Luigi Bosca Malbec DOC 2003
  13. Trapiche Ciento e Veinte Años 2003
  14. VEO Grande Carménère 2005
  15. Familia Zuccardi Q Trempranillo 2004
  16. Tittarelli Tempranillo Reserva 2003
  17. Ciclos de El Esteco Tinto 2004
  18. Kopi Luwak – O café animal
  19. Uxmal Cabernet – Syrah 2005
  20. Receita: Bacalhau à Portuguesa

Com base nessa relação é possível concluir 4 coisas. Os vinhos argentinos e chilenos são os preferidos dos leitores; Os espumantes são fortes representantes do vinho nacional; estávamos certos quando resolvemos incluir o café especial e o espresso como temas desse blog, dado o expressivo quarto lugar do artigo “Degustação de cafés especias – parte II”; parece que nossas receitas agradam aos leitores, uma vez que o “Bacalhau a Portuguesa” foi publicado há apenas 2 meses e já figura na vigésima posição. Vamos continuar dando boas receitas.

Mas isso tudo só foi possível graças a uma coisa: aos nossos fiéis leitores. Sem essa participação jamais teríamos alcançado esses números, tampouco tido estímulo para continuar blogando. É uma enorme felicidade ver que a cada novo email, comentário, e dúvidas que ajudamos a sanar, contribuem para a democratização do conhecimento desse universo tão peculiar que é o mundo do vinho. Muito obrigado a todos nossos leitores! Continuaremos trilhando o caminho da opinião e da crítica relevante, que auxilie na evolução do setor e dos hábitos do consumo do bom vinho. Um brinde a todos nós!

  • Marta Falcão Azevêdo Gomes

    Jackson, gostaria de fazer contato pq estou planejando ir a Mendoza entre set/out 2011 saindo de Santiago. Gostaria de ver dicas e sugestões sobre esta viagem.Em 2009 visitamos Santiago e adoramos. Aguardando, Obrigada Marta Gomes

  • Pingback: QVinho completa 3 anos!

  • augusto georges ramos

    Parabens pelo blog ! , tambem sou apaixonado pelo Q da Familia Zuccardi ,estou tentando comprar e nao consigo encontrar aqui no Rio . Voces tem algum endereço que eu possa encontrar .

    • http://www.qvinho.com.br Jackson

      Augusto, muito obrigado! E continue vistando o blog.

      Quem trazia os vinhos da Zuccardi era a Expand, mas atualmente não sei quem está importando. Vou pesquisar.

      Abs

      • augusto georges ramos

        Aguardo seu retorno , e muito obrigado pela atençao .

  • Simone

    Conheci o blog essa semana por indicação de um amigo e adorei o conteúdo de vocês. Bastante variedade, artigos bem escritos e um visual muito bacana. O QVinho já está nos meus prediletos. Parabéns!

  • Pri Silva

    PARABENS!!! Abracos da Priscila

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Agradeço a todos pelos comentários gentis e incentivadores aqui publicados! Para nós é uma enorme satisfação contar com vocês. Esperamos continuar trazendo boas matérias e informação à altura das expectativas. Continuem lendo os artigos e, principalmente, participando por meio dos comentários.

    Abraço a todos!

    Jomar Brustolin

  • Anderson

    Muito sucesso para vocês! Desejo ao Qvinho muitos anos de vida, sempre acompanhados de ótimos vinhos. Parabéns!!!

  • http://www.usu.edu Robson Chaves

    Conheço o Jackson e o Jomar há muito tempo. Estes dois sempre estiveram na vanguarda no que diz respeito a boas idéias e super projetos. Não foi supresa para mim o sucesso do Qvinho. Esses rapazes são eruditos clássicos que descobriram como sobreviver num Brasil intelectualmente e socialmente estagnado e retrógrado. Tiveram maturidade e perseverança para persistir em momentos de crise, e ainda criar novos caminhos onde todos viam becos sem saída. Aos nomes desses dois só se pode somar outros que em escala global descobriram como ser cidadãos do mundo, e fugir da mediocridade oferecida diariamente com o pressionar de um botão do controle remoto. Yahoo, Google, Wikipedia, Facebook: fáceis de usar e uma febre no mundo inteiro. Os cérebros por trás dessas ‘idéias’ tem muito em comum com os nossos empreendedores do Qvinho. Todos eles começaram praticamente do nada, e ninguém ‘botou fé’ no início.
    Só sucesso e sorte para vocês do Qvinho no futuro. Daqui da terra do Tio Sam continuo a aprender com vocês e espalhar o conhecimento. Um copo de cada vez….

  • Ramiro

    Olá! Gostaria de deixar aqui meus parabéns ao qvinho. Nos ultimos 7 meses o site tem me ajudado bastante. Gosto de cozinhar, mas nem sempre é fácil combinar a comida com vinho, por isso estou estudando mais esse assunto. Obrigado pelas contribuições.

  • Leticima

    Adorei o site, não entendo muito de vinhos, mas já vi que aqui conseguirei boas dicas e excelente companhia para degusta-los.
    ( quis dizer os vinhos, tá rapazes?)
    voltarei em breve!
    abs,
    Lets

  • Ernesto Flores

    Concordo com o João, o blog de vocês é muito bom. Faz pouco tempo que comecei a ler, mas agora visito direto. Gosto das matérias que prezam pela informação útil e de qualidade. Parabéns senhores, continuem melhorando a cada dia. Saúde!

  • http://falandodevinhos.wordpress.com João Filipe Clemente

    Ia publicar um agradecimento pelos meus orgulhosos números, cerca de 23000 page views e 13000 visitas em 4 meses e crescendo, mas meti a viola no saco! Gente, a isso é que se chama estourar a boca do balão! Sou um blogueiro descompromissado, como vocês tão sabiamente denominaram, buscando compartilhar conhecimento e experiência. Esta não é a minha atividade principal, apesar de ser algo que, espero num futuro não muito distante, venha a agregar alguma renda. De qualquer forma, vossa performance é de tirar o chapéu, e o meu blog é um dos que aponta para vocês. É sempre bom ver gente jovem focada em busca de seu espaço e de claros objetivos profissionais e, quando estes alcançam esses objetivos de forma tão espetacular, só dá para parabenizá-los e desejar um continuado sucesso. Curto demais o blog de vocês, não é a toa que obtiveram esta performance. Adelante!

  • Patricia

    Ebaaaaaa!!! Parabéns pra vocês.
    Continuem escrevendo e que o Qvinho tenha muitas outras comemorações pela frente. Sucesso!

  • mario

    Meus parabéns Jackson e Jomar!

    Mantenham-se firmes nos seus principios e não se curvem ao interesse de meia-duzia de poderosos. Todos nós consumidores ganhamos com uma mídia mais livre e que não tem o rabo preso.

  • Luma Savi

    Parece que foi ontem que li o primeiro post do Qvinho! Quando a coisa é boa não vemos o tempo passar!
    Meus sinceros votos de sucessos. Que qualidade e seriedade continuem sendo os pontos fortes deste canal.Parabéns!

  • Leandro

    Parabéns pessoal! Aprecio os textos bens escritos e precisos, além das excelentes imagens que vocês publicam.

    Salute!

  • Marco Aurélio

    Há mais de 9 meses o Qvinho está na minha lista de favoritos. Sempre quando posso procuro me atualizar lendo seus comentários sobre vinhos e receitas. Concordo com os demais leitores é muito bom o conteúdo que vocês produzem inclusive as fotos. Parabéns!

  • SOFIA

    CONGRATULATIONS! É ISSO É GALERA, VAMOS BRINDAR COM BONS VINHOS E TORCER PARA QUE O BLOG CONTINUE TRAZENDO MATÉRIAS LEGAIS. ABRAÇO A TODOS!

  • Fabiano

    Parabéns a todos do QVinho.
    Na minha opinião, o site se destaca pela seriedade e pela linguagem simples e direta.
    Desejo muito sucesso.
    Brindemos com bons vinhos.
    Abraço.

  • http://www.manalais.com.br/blog Jemon

    Como blogueiro sei que não é fácil construir conteúdo de qualidade. A blogosfera está saturada de blogs recheados de baboseiras. Expor uma opinião com conhecimento de causa não é pra qualquer um.

    Parabéns aos editores do QVinho.

  • http://www.orquidariocarlosgomes.com Carlos Gomes

    Parabéns!!! Sei que é um trabalho árduo manter qualquer site no ar, ainda mais com informações úteis, objetivas, atualizadas e com “convicção”!
    Continuem! Leitura obrigatória para amantes das coisas boas da vida, como os bons vinhos!
    Felicidades aos dois e bons vinhos em 2008!

    Abraços
    Carlos Gomes

  • rodrigo leme

    Parabéns pela produção séria e independente de vcs.
    Sou leitor habitual dos textos deste blog, no que se
    refere à vinhos, café, chocolate, receitas e bacalhaus.
    Obrigado pelos ensinamentos
    Sinceramente
    rodrigo

  • Vivian Pacheco

    Parabéns ao excelente trabalho do QVinho! Há pouco tempo (aproximadamente uns 6 meses), meu interesse por vinho aumentou, qdo comecei a ler mais sobre o assunto. E, além de alguns poucos livros, o QVinho tem sido a ferramenta que mais utilizo para consulta. Prático, objetivo e com muito conteúdo, este site é excelente! Novamente, parabéns!

  • Cris

    PARABÉNS QVINHO!!! Sempre acompanho a dicas de vocês e desejo muito sucesso para que continuem colocando bons vinhos e comentários verdadeiros. No que depender de mim estarei sempre visitando o site.

  • Eloise

    Sem dúvida o Qvinho é o melhor blog da categoria. Parabéns aos editores pelos primeiros 360 dias de muito sucesso do Qvinho! E que venham os próximos anos…Cheios de cultura, novidades e muitas informações.
    Originalidade e Profissionalismo são marcas registradas do Qvinho, mais uma vez parabéns!!!