Completamos hoje o nosso terceiro aniversário e parece que foi ontem que começamos. Chegamos até aqui com essa sensação, e achamos que ela irá perpetuar por um bom tempo, dada a dinâmica de um blog sobre vinhos. Cada post novo é um aprendizado, por isso é sempre estimulante, sem nos contaminarmos por aquela acomodação típica dos sabichões. O constante aprimoramento é uma das chaves para o sucesso de qualquer blog, no caso de QVinho, procuramos nos manter sempre na vanguarda. Vale mencionar que germinamos o QVinho em terreno praticamente virgem, na realidade começamos no ano de 2006, publicando textos sobre vinhos no blog corporativo da empresa onde trabalhamos. Depois de algum tempo chegamos a conclusão que aquele espaço não era adequado, daí em diante fizemos alguns estudos e não demorou muito para lançarmos a primeira versão do QVinho. Fomos ousados desde o início, criamos o nome, registramos um domínio e contratamos um servidor para hospedar o nosso blog sob a plataforma WordPress (que na sua versão 2.1 estava longe de ter a popularidade de hoje). Provavelmente fomos os primeiros “malucos” no Brasil a fazer isso para escrever sobre vinhos; pregávamos a importância dos blogs como profetas em um mundo pagão, repleto de pessoas que agiam como traças devoradoras de papel, sem qualquer interesse na informação fluida do meio digital. Quando poucos conheciam ou falavam sobre um tal de twitter, isso em meados de 2008, cobrimos online os primeiros eventos de vinhos.
Hoje a realidade é outra, no último ano a web presenciou um boom de enoblogs, com isso a nossa imagem de malucos perdeu o sentido, ganhando um contorno de pioneirismo. Hoje existem mais de 150 blogs sobre vinho no Brasil (segundo o Enoblogs), de certa forma nos sentimos como padrinhos de muitos desses blogueiros, mesmo sem conhecermos a grande maioria deles. O QVinho continua liderando o ranking Alexa.com (posição 270.000 até o fechamento desse post), mantendo-se como o site de vinhos mais visitado no Brasil, com uma média de 1.200 visitantes/dia (dados do Google Analytics). Esse reconhecimento pelos leitores é resultado do nosso esforço em manter o foco, mostrando que é possível fazer um trabalho de credibilidade em um blog de vinhos. Por isso vamos continuar o nosso trabalho, dentro dos mesmos princípios já declarados no 1º [+] e no 2º aniversário [+]. Aproveitamos para chamar a atenção ao projeto QVinho On the Road. Em 2009 visitamos 15 vinícolas na Argentina e Chile, bem ao estilo mochileiro, para sentirmos na pele o local onde nascem os vinhos. Fizemos mais de mil fotos, preenchemos alguns gigabytes com vídeos e por fim publicamos 25 posts com informações detalhadas sobre o que vimos nessa viagem. Confira aqui [+]! Este ano daremos sequência ao On the Road, com novidades e algumas melhorias.
Agradecemos a todos os nossos leitores, simplesmente afirmando que sem vocês nada disso teria sentido. Saúde a todos nós!