QVinho em versão mobile

Começamos 2008 com novidades no campo tecnológico. Os leitores do QVinho, desde a última semana, também podem acompanhar os artigos mais quentes no mundo do vinho acessando o site a partir de telefones celulares, Smartphones e PocketPCs. A tecnologia empregada no site do QVinho é a mesma utilizada pelos sites do NYTimes e do Google em suas plataformas mobile. Isso garante muito mais rapidez e praticidade, já que você pode se atualizar nos seus assuntos prediletos, tirando proveito da tecnologia sem fio. Se você está no supermercado, por exemplo, e tem dúvidas se compra o vinho que está na promoção; acesse o QVinho e pesquise em nosso banco de dados as avaliações desse rótulo. Para acessar é muito simples:

QVinho em versão móvel

Via Wi-Fi: pode ser utilizado por qualquer aparelho (Smartphone ou PocketPC) que possua conexão Wi-Fi. Basta conectar-se num ponto de acesso que ofereça o sinal Wi-Fi (aeroportos, cafeterias e shopping centers). Alguns lugares disponibilizam o serviço gratuitamente, já outros cobram pelo tempo de conexão. Muito embora, no Brasil, os pontos de acesso ainda sejam limitados e o sinal tenha baixa qualidade, ainda assim é muito mais vantajoso do que acessar via GPRS/EDGE das operadoras de telefonia.
Uma vez conectado, digite no browser (Intenet Explorer ou Opera Mini) o endereço do QVinho – http://www.qvinho.com.br – que automaticamente você será direcionado para a versão mobile do site. Muito mais leve e rápido para carregar, o QVinho Mobile exibe as fotos e o texto integral das matérias, além disso você pode navegar pelas categorias e fazer comentários.

Via GPRS ou EDGE: pode ser utilizado por aparelhos celulares tradicionais ou pelos Smartphones e PocketPCs nas situações onde você não tenha por perto uma conexão Wi-Fi. A desvantagem dessas conexões está no preço abusivo cobrado pelas operadoras nos pacotes de transmissão de dados. As tarifas por kb transferidos estão muito acima das praticadas em outros países (e, ainda tem gente que acha que temos uma concorrência verdadeira no segmento de telefonia, mas deixa pra lá!).

Nos celulares tradicionais você deve acessar inicialmente uma página que possibilite uma interface WAP, como por exemplo, a de um agregador de conteúdo como o Google Reader. Antes você deve abrir uma conta e personalizar uma página pessoal. Na seqüência, assine o feed (RSS ou Atom) de todos os websites que deseja receber notícias (no QVinho basta usar o FeedBurner, ou copiar o link do RSS, no topo da barra lateral esquerda, e então adicionar no Google Reader). Depois que a sua página pessoal estiver montada é só acessar do seu celular o Google Reader – www.google.com/reader/m – para conferir as notícias mais recentes do QVinho. Para os Smartphones e PocketPCs o procedimento é o mesmo utilizado na Wi-Fi. Simplesmente digite no browser o endereço do QVinho.

Faça um “Test Drive” no QVinho Mobile:

Simulador do Opera Mini

Para saber mais sobre o Google Reader e como assinar um feed:

FeedBurner Help Center
Google Reader Help Center