QVinho completa seu segundo aniversário

O tempo voa, mais um ano passou e o QVinho completa o seu segundo aniversário. Muita coisa boa aconteceu nesse período, continuamos com o nosso firme propósito declarado no primeiro aniversário, sempre atrás de melhorias. O nosso blog, mesmo com a tenra idade de 2 anos, já é um grande sucesso, sempre crescendo em número de visitantes e de fãs. Trabalhamos arduamente para produzir um conteúdo independente e relevante, talvez seja por isso que alcançamos o topo do ranking Alexa.com. O QVinho é o site de vinhos e gastronomia mais visitado no Brasil, segundo o Alexa.com (a ferramenta mais usada e confiável para comparar o tráfego de sites), ocupando a posição 662.000 (mês de abril). Recebemos mais de 34.000 visitantes no mês de abril (segundo o Google Analytics), um número bastante expressivo para um site especializado em vinhos.

Além da participação no QVinho, muitas pessoas estão em contato direto conosco por meio de redes sociais. Essa atuação foi um dos grandes diferenciais do QVinho nesses últimos 12 meses, estendendo a cultura do vinho para o Twitter, Facebook, Flickr e YouTube. Essas ferramentas permitem uma troca de informações muito dinâmica, contribuindo para nos aproximar do público. Nesse quesito o QVinho também é líder, em 2 anos conseguimos elevar a nossa presença na web a patamares nunca alcançados no Brasil. Basta fazer uma busca no Google por QVinho e a pesquisa mostrará mais de 25.000 resultados (até o fechamento desse post). Nenhum outro site sobre vinhos no Brasil é mais popular.

Deixemos os números de lado, afinal nós escrevemos para leitores, não para ganhar leitores. Seria muito fácil produzirmos um blog apenas para conseguirmos visitantes, isto é, com o propósito de obter o maior número possível de visitas. A web está cheia de blogs desse tipo, verdadeiras arapucas de anúncios, sempre com conteúdo duvidoso. A nossa proposta é outra, todo nosso conteúdo é original, não publicamos realeses comerciais, fichas técnicas e receitas de terceiros. Tudo aqui passa pela minha mão e a do Jackson, são nossas ideias e opiniões, e temos orgulho disso.

Aproveito a oportunidade para relatar os feitos do último ano:

  • Inovamos ao sermos os primeiros brasileiros a cobrir um evento de vinho em tempo real. Usamos o Twitter – na época uma novidade no Brasil – para transmitir as impressões do Encontro Mistral 2008. Desde então, fazemos isso em todos os eventos e degustações que participamos;
  • Participamos de um encontro de blogueiros em São Paulo, uma iniciativa para promover o vinho e a gastronomia junto a outros bloggers;
  • Realizamos várias degustações e artigos sobre café espresso em casa, inclusive uma série especial de quatro posts, o Ford Edge Espresso Experience, para tratar o assunto cafés especiais. Um sucesso total, já recebemos mais de 200 comentários;
  • Fizemos uma degustação inédita no Brasil, uma prova de chocolates finos de alto percentual de cacau. Algumas marcas apresentadas ainda são desconhecidas por aqui, mesmo assim decidimos publicar o artigo. Cacau é como vinho e foi exatamente isso que mostramos;
  • Aumentamos o volume de receitas harmonizadas, um dos diferenciais do QVinho, aqui a gente mata a cobra e mostra o pau. Preparamos os pratos, combinamos com um vinho selecionado, provamos, fotografamos e depois compartilhamos tudo aqui no blog;
  • Criamos o QVinhoTV, canais de vídeocast no Blip.TV, YouTube e Videolog com as nossas produções;
  • Iniciamos a série On the Road, viagens por regiões vinícolas de destaque, com o objetivo de desvendar os segredos dos melhores vinhos. O On the Road 2009, que aborda Chile e Argentina, está em pleno curso, com vários artigos que ainda serão publicado até o final do ano.

Por fim, agradecemos aos nossos leitores pela fidelidade; aproveitamos também para pedir que continuem participando, enviem comentários e fiquem conosco nas redes sociais.

  • Pingback: QVinho completa 3 anos!

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Obrigado pela força João!

    Abraço

  • http://falandodevinhos.wordpress.com João Filipe Clemente

    Há tempos não tenho navegado pelos blogs dos amigos com a assiduidade que gostaria, muito trabalho, mas sempre bom ler o conteúdo do QVinho ainda mais quando navega por vinhos lusos. Parabéns, muitos mais anos de vida e que sigam nessa trajetória de seriedade e capacidade profissional que demonstram no seu dia-a-dia. Certamente o mais profissional e focado blog de vinhos feito no Brasil.
    Forte abraço

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Obrigado Marcelo! Que bom que você continua nos prestigiando, e continue participando. Abração!

  • Marcelo Brito

    Prezados, Jackson e Jomar
    Parabéns pelo blog tá excelente
    Abraço,
    Marcelo

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Daniel, José Eduardo, Eloise, Joaquim e Américo muito obrigado pelas mensagens de apoio. Continuaremos pesquisando e trazendo informações úteis para os amantes do vinho e da gastronomia. Contamos com a participação de vocês nas discussões em nossos posts. Saúde!

  • Américo

    Muito legal o trabalho de vocês, hoje tenho o esse blog como uma das minhas principais fontes de consulta. Continuem crescendo! Sucesso!

  • Joaquim

    Vcs realmente fazem o que existe de melhor, na internet brasileira, em relação a vinhos. Desde o início, estou de olho em vcs, às vezes mais intensamente, às vezes nem tanto. Continuem em frente com o mesmo talento e persistência. abs.

  • Eloise

    Parabéns, felicidades, muito sucesso e prosperidade para vocês! Abraços Eloise

  • http://www.cortesdecima.pt Jose Eduardo

    Parabéns meus caros, que contem muitas e muitas safras na vida e na blogosfera. Uma abraço luso!

  • Daniel

    PARABÉNS GALERA!!! Continuem fazendo esse conteúdo de primeira e que o Qvinho tenha vida longa. Saúde!