Alamos Reserve Tempranillo 2005

Bodega Catena Zapata Alamos Reserve Tempranillo 2005Já falei sobre a confusão de rótulos da Bodega Catena Zapata, que não ajuda o consumidor, mas em compensação, todos os vinhos costumam ser muito bons. A série “Reserve” da linha Alamos, segundo informações do produtor, é vendida somente na Argentina, como esse interessante Tempranillo que não possui similares na casa Catena. Cor violeta com pouca transparência, mas não totalmente opaco. Nariz intenso e fresco de mirtilo e ameixas pretas, com notas mais complexas provenientes da maturação em carvalho (9 meses: 55% em barricas francesas e 45% em americanas). Corpo médio, com taninos suaves e acidez marcante. Final de boca frutuoso e ligeiro. É curioso observar que a Catena Zapata não oferece nenhuma outra opção de Tempranillo, mesmo assim, acredito que esse exemplar cumpra com louvores a sua proposta. Não esperem um Rioja ou algo parecido, pois surpreendentemente, o carvalho aqui é bem integrado e discreto, deixando a fruta em evidência.

Muito Bom
Tempranillo fresco e frutado. Acompanha bem aves assadas, como codornas e perdizes, ja que possui boa acidez e não é pesado.
Grad. alcoólica: 13,5%

  • João Carlos

    Navegando esses dias pela internet descobri o Qvinho. Muito boa a iniciativa. Também já provei esse tempranillo quando estive na Argentina. Realmente é uma vinho bem agradável e fácil de beber. Abs.