Caminhos do vinho em Mendoza

Para apreciadores, bebedores de um bom vinho, ou simplesmente, para quem curte belas paisagens, fica a dica para conhecer a cidade de Mendoza aos pés da cordilheira dos Andes. Para chegar lá existem duas opções, a primeira delas partindo de Santiago no Chile, e a segunda de Buenos Aires. Se a escolha for pela capital chilena, os mais de 390Km de estrada que cortam os Andes podem ser percorridos utilizando uma das inúmeras empresas de transporte rodoviário que operam nessa linha.

Cordilheira dos Andes

O legal é fazer esse trajeto durante o dia, assim é possível apreciar a belíssima paisagem da cordilheira. Agora, se você preferir chegar em Mendoza de avião, a alternativa é partir do Brasil rumo à Buenos Aires, e de lá pegar um vôo doméstico da Aerolíneas Argentinas que parta do aeroparque. Ao chegarmos em Mendoza um vinhedo logo na entrada do aeroporto lembra que estamos na região que produz 70% da produção de uvas e vinhos da Argentina.

Mendoza

O que mais chama a atenção na cidade de Mendoza é quantidade de praças, árvores e o moderno sistema de irrigação que deixa ainda mais verde a arborizada cidade. Na minha opinião uma das melhores maneiras de conhecer a região é alugar um carro, seja para conhecer as localidades na Ruta 7 (Uspallata, Los Penitentes, Punte del Inca e o Parque Nacional do Aconcágua), ou para visitar as vinícolas.

Mendoza - Plaza Independencia

Para os mais acomodados existe a opção de contatar uma das operadoras locais de turismo que vendem pacotes com tours guiados nas bodegas incluindo degustação e almoço. Particularmente acho esses pacotes um pouco caros, além do que, dificilmente as visitas são realizadas nas bodegas mais renomadas. Para quem se aventurar por conta própria aqui vão algumas dicas: checar no website das vinícolas os dias e horários de visitação; mandar um e-mail ou telefonar agendando a visita; conseguir um mapa detalhado da região e, dependendo da bodega a ser visitada, sair com uma boa antecedência já que alguns contratempos relativos à localização são bem comuns. A maioria das visitas e degustações são gratuitas, mas não espere provar os vinhos mais tops, nesses casos existe a opção de pagar pela degustação de uma taça. Boa parte dos produtores possui uma área de varejo onde podem ser adquiridos os vinhos e alguns souvenirs. Porém, comprar muitos vinhos nas bodegas ou nas lojas da cidade não é algo muito vantajoso, já que em média, os preços são levemente superiores as boas enotecas de Buenos Aires. Se a idéia é comprar alguns rótulos mais rebuscados de vinícolas boutique, dirija-se a Av. Sarmiento e procure pelas wine shops Puracepa e La Bodeguita.

Tunuyán - Ruta 89

Vale a pena visitar as regiões de Tupungato e Tunuyán para conhecer vinícolas como a Salentein, considerada uma das mais modernas da região, seus vinhedos estão a mais de 1.200mts de altitude. Para chegar lá pegue a Ruta 89 a partir de Tupungato, a vista da cordilheira ao fundo é fantástica. Alguns quilômetros à frente, na Ruta 94, encontramos a Lurton, e ainda no Valle do Uco, em La Consulta, estão as bodegas O. Fournier e Finca La Celia.

Salentein - Tunuyán

Também é obrigatória a visita a Catena Zapata, localizada em Agrelo (para variar nenhuma placa ou sinalização que facilite a vida dos turistas mais desavisados). Outras bodegas interessantes são a Norton, Carlos Pulenta e La Rural (Família Ruttini) que possui um Museu do Vinho para visitação. Se bem que a Ruttini, uma das mais antigas e tradicionais vinícolas de Mendoza, hoje pertence ao Grupo Catena. Diga-se de passagem, a maioria das pequenas bodegas familiares estão sucumbindo diante do poder de investidores e grandes grupos internacionais. Joint-ventures com nome e sobrenome: Rothschild, Grupo LVMH, Sogrape, Lareunt Dassault, Lurton, Fournier, Paul Hobbs, Roberto Cipresso, Michel Roland… É, o business do vinho na região de Mendoza é briga de cachorro grande!

Catena Zapata - Luján de Cuyo

E, como ninguém pára em pé só bebendo vinho, peça um bife de Chorizo num dos bons e acessíveis restaurantes localizados na Av. Sarmiento, ou se o orçamento permitir, conheça os sofisticados La Bourgogne, da bodega Carlos Pulenta, e o 1884 Francis Mallmann, da Escorihuela Gascón.

Para saber mais sobre que vinhos comprar, procure em nosso blog os Posts de degustações com o Tag “Mendoza”. Outras informações podem ser obtidas nos sites:

www.turismo.mendoza.gov.ar
www.mendozatour.com.br

  • celia Regina

    Por favor qual a comida servida na festa do vinho em Mendoza?

  • Maria de lourdes Costa

    Ola amigos adorei essa visita tanto que já estou me programando para uma viágem em 2014 quero estar na cidade de mendonza em mes de fevereiro e desfrutar e conhecer essa fantástica cidade Um abraço!
    Boas festas e muito boa sorte. Maria de Lourdes Costa

  • Guest

    Olá amigos adorei esntarr aqui e saber sobre vinhos e como chegar até voc~es bravo!!

  • luiz carlos alves flores

    IREI A SANTIAGO DO CHILE, pela primeira vez, no final de abril. Por favor, dicas para melhor aproveitamento do passeio.

  • luiz carlos alves flores

    Vou dar um pulo até Santiago do Chile no fim do mes. Quais dicas boas poderiam me dar ???

  • mariane andrade

    olá! Morro de vontade de conhecer Mendoza e seus arredores, mas tenho um bebê de 7 meses… você acha que a viagem seria indicada para fazer com ele e meu marido?
    E qtos dias você acha que seria legal ficar?
    obrigada!

    • http://www.qvinho.com.br Jackson

      Mariane, não sou um especialista em viagens com crianças, mas vamos combinar que fazer uma viagem dessas com um bebê de 7 meses não é uma tarefa fácil. Provavelmente você não vai aproveitar os passeios e, é claro, as degustações. Deixe para outro momento, daí sim planeje ficar por pelo menos 4 dias e curta o máximo! Você não vai de arrepender.

      Abraço

      • mariane andrade

        muito obrigada, jackson! você tem razão… parabéns pelo blog! abraço!

  • Flávio Ferreira

    Jackson, boa noite.
    Pretendo visitar as vinícolas de carro em 3 dias e reservar com antecedência, mas não sei quais são as que ficam perto uma das outras. Minha preferência são: Catena Zapata, Achaval-Ferrer, Ruttini, Família Zucardi, Luigi Bosca, Ruca Malen e Belasco de Baquedano. Você poderia informar quais são as que ficam próximas? Grato.

  • Alessandra

    Estamos planejando Rio- Buenos Ayres-Bariloche-Mendoza-Foz do Iguaçu-Rio para o mês de julho. Gostaria de saber se é um mês legal oara conhecer as Bodegas. Segundo gostaria de receber sua recomendaçao para dois dias em Mendoza.

    • Rodrigo

      A melhor data para conhecer as bodegas, e na epoca da colheita, que acontece no final do mes de fevereiro, ondem acontecem as festas regionais da colheita, chamadas vendimias.

  • arlete

    qyem tiver oportunidade va conhecer mendoza, cidade que nos encanta pelos seus lindos vinhedos,clima,e gente mto bonita.e bem receptivas .

  • VERONICA

    meninos sera que voces teriam dicas para bodegas no uruguai???
    aproveitei bastante as dicas de vcs para Mendoza.
    GRATA

  • Joel

    Estou programando um viagem para mendoza e Dezembro/2011 e este site é ótimo pra conhecer a cidade e os pontos turísticos, parabens.

  • aldori rodrigues macedo

    gostoria de uma boa vinicola com bons vinho para reprezentar no brasil
    moro em canela serra gaucha aki é um dos melhores mercado do brasil por todo mundo passa aki

  • http://www.lepetitcomit.blogspot.com Sandra

    Adorei as dicas do blog, muito úteis, visto que viajarei com meu marido em julho-2011.

    Um abraço

  • Silvia

    Realmente Mendoza é maravilhosa!! Fui a trabalho mas deu para conhecer muito a cidade…Lindo ver as famílias todas reunidas nos bares e restaurantes das praças com as crianças brincando livremente as 22h 23h da noite.. Vale a pena conhecer!!!! Recomendo!

  • Edmilson Lyra

    Formidável.
    Imagens e leitura simples, direta e agradável.
    Parabéns.

  • Helio…

    Estamos programando viagem para Santiago/Mendonza/Buenos Aires para maio, e as dicas desse blog foram sensacionais, ajudam e muito na programação para uma viagem prazeiroza e economica.
    Obrigado Jackson.

  • Denise Badaraco

    Recomendo almoço na Andeluna Cellars, o restaurante Tristán Barraza, visita a vinicola butique Brescia, Renacer, Bodega La Azul e a Pasrai, fábrica de azeites.

    Legal o blog
    Denise

  • etelvina fabro

    gostaria de agendar uma visita ao vale do paipu para maio, como devo fazer??obrigado etelvina

  • iSABEL resende

    gostaria de dicas para a viajar a Santiago e Mendoza. Tenho 7 dias e gostaria que me ajudasse a fazer esse itinerario, quantos dias ficar em cada lugar, quais viniculas devo visitar e a maneira melhor de aproveitar esses dias.
    obrigado

  • Marcia Monteiro

    Muito boas dicas.
    Valeu!

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Prezados leitores,

    Agradecemos todo o carinho estampado nos comentários, mas diante do grande número de dúvidas relacionadas as particularidades do roteiro de viagem para Mendoza, não conseguimos dar respostas individualizadas para todos os interessados.

    Sugiro de leiam com atenção o artigo, bem como os comentários do post. Outros artigos sobre as vinícolas e vinhos da região também podem ser úteis:

    http://www.qvinho.com.br/on-the-road/2009-chile-e-argentina/

    http://www.qvinho.com.br/vinhos/argentina/wofa-2010-o-panorama-atual-do-vinho-argentino/

    Para visualizar o mapa e as distâncias entre as vinícolas:

    http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=en&msa=0&msid=112849210074780877538.0004610286734ec310e92&ll=-33.793914,-69.093533&spn=0.052997,0.111494&t=h&z=14

  • Sabrina

    Que bom foi encontrar esse blog… Estamos indo em janeiro para Santiago (7dias) e Mendoza (5 dias). Pergunto: 1- Quais as vinicolas, dentre as seguintes: Salestein, O.Fournier, Catena, Terrazas de los Andes, Norton e Família Zuccardi, que podemos conciliar visitas numa mesma saída? 2- De todas que vcs estiveram, qual a que mais encantou e quais possuem restaurantes e pousadas? 3- O aluguel de carro na Argentina costumava ser bem caro. Ainda é assim? Não é melhor deixar tudo reservado aqui do Brasil? 4- No início do ano, é muito difícil conseguir vaga em hoteis ou pousadas em Mendoza? ?Vcs acham muuuuito arriscado ir sem reservas? É que queríamos ficar uma noite em cada pousada diferente, mas estamos receosos de não conseguir vaga e de ficarmos sem ter aonde dormir… Desde já, agradeço imensamente pelas dicas.

  • RENATA DIAS

    OLÁ! PARABÉNS PELO BLOG! PRETENDO IR A MENDONZA EM MARÇO, NA ÉPOCA DA VINDIMA, E CERTAMENTE APROVEITAREI AS INFORMAÇÕES AQUI POSTADAS!
    GOSTARIA DE APROVEITAR A OPORTUNIDADE E PERGUNTAR SE EXISTE ALGUMA VINÍCULA NA REGIÃO DE MENDONZA QUE OFEREÇA HOSPEDAGEM.

  • Newton Coraiola

    Prezado Jackson:

    Estive com minha esposa durante uma semana em Mendoza, de 06 a 13 de setembro. As suas dicas, transmitidas pelo QVinho e pessoalmente no teu escritório, foram fundamentais para uma viagem inesquecível.

    Visitei as seguintes vinícolas: La Rural, Familia Zuccardi, Salentein, Andeluna, Septima, Sottano, Mendel, Ruca Malen, O. Fournier e Catena Zapata. Se fosse possível refazer o roteiro, incluiria mais uma bodega boutique, tipo Carmelo Patti, e uma fábrica de azeite. As pessoas que conheci nas visitas me sugeriram conhecer também a Luigi Bosca e a Cheval des Andes, esta última principalmente pela arquitetura.

    Dos almoços em vinícolas, a Ruca Malén e a O. Fournier são imperdíveis. Dos restaurantes destaco o Azafrán.

    Me falaram muito bem de dois produtores: Atamisque e Antacura.

    A visita às altas montanhas vale a viagem.

    No mais, hidratante 3 vezes ao dia, um condicionador para os cabelos e roupa de esqimó para o Parque Provincial do Aconcágua.

    Abraço,

    Newton Coraiola

  • Lumena

    Estamos indo no início de outubro para Mendoza e de lá para Santiago. Gostariamos de dormir uma noite no caminho. É possível alugar o carro em Mendonza e entregar em San Rafael? Tem sugestão de alguma locadora que faça este serviço?
    De San Rafael para Santiago tem onibus? Qual companhia?
    Obrigada,
    Lumena

  • Eduardo

    Ola Jackson,
    Estou indo com minha noiva na semana que vem do dia 25/08 a 06/09 para Mendoza seguido de Las Leñas. Como é essa época por lá ? Fico em Mendoza na pousada Borravino (Chacras de Coria) e vou alugar um carro logo no aeroporto de 25/08 a 27/08 e no dia 28/08 rumo à Las Leñas de onibus e fico lá até o dia 04/09 onde retorno para Mendoza (fico no Centro de Mendoza) até o dia 06/09. Como visitas, já agendei:
    Dia 26/08 – Norton, Tapiz e Catena Zapata. 1:30hs cada visita.
    Dia 27/08 – Luigi Bosca, Nieto Senetiner, Alta Vista e Viña cobos. 1:30hs cada visita tb.
    Está bom esse roteiro ?
    Que dica vc pode me dar de lugar bom para almoçar próximo a essas vinícolas. Já agendei almoço na bodega Nieto Senetiner. Sabe se é bom ?
    Com relação a aluguel de roupa de esqui, tem alguma sugestão tb ?
    Quais dicas de vinho vc pode me dar ? Abs,
    Eduardo

  • Marco Aurélio

    Meu caro Jackson!
    Gostei muito do seu blog, parabéns!
    Estou com uma viagem marca para início de setembro, Santiago e depois para Mendoza.Estou querendo alugar um carro ir até Mendoza.A questão é…..a estrada nesta época do ano é trafegavel, tem neve …..é perigosa…. ou é melhor ir de onibus e voltar de avião para Santiago?Qual é a dica?Abraço

  • http://www.andesturismo.com.br Zelia

    Olá Jackson
    Somos uma empresa de Turismo de Porto Alegre RS,estamos com um roteiro espetacular para a FESTA DA VINDIMA em Mendoza,saída dia 02/03 a 08/03/2011.No dia 05/03/2011 vamos participar do grande desfile CARROUSEL,com suas tradições,costumes,shows artísticos,danças,bailes com coroação da nova Rainha da Vindíma 2011,com encerramento de fogos de artifícios e muito mais…Visitaremos também varias vinícolas.Gostaria de sua opinião sobre nosso roteiro,pois se trata da maior FESTA DOS MENDONCINOS.
    Abraços

    • Beatriz Coelho

      Qual é a agência ? Eu gostaria de saber o valor, pois é meu aniversário dia 5/03. Obrigada meu email é biagreen35@yahoo.com.br

  • veve

    prezado jackson

    eu, meu marido e outros casais, estamos pretendendo ir mendonza ano que ve-2011 na epoca do carnaval. gostaria de saber se é uma boa epoca.

    desde ja obrigada pela atenção dispensada

    • http://www.qvinho.com.br Jackson

      Sim, a época é ótima! Quando fizemos o QVinho On The Road 2009 foi exatamente no feriado de carnaval (vejam as fotos).

      Abraço

  • Israel

    Já estive em Mendoza. Aliás, meu pai nasceu lá, em Colônia Alvear, Estive na época da festa da vindimia. Além dos vinhos deliciosos, Mendoza é uma pintura da natureza. Em outubro, vou com filhos, nora, genro, neta, irmã e sobrinha, de novo e vai ser bom tomar vinho, saborear o bife de chorizo, com ensalada de lechuga, claro e ainda ter bastante gente para me levar para o hotel, depois.

  • http://sullacostamundoafora.wordpress.com sueli

    Tenho primos em Mendoza e desde 1975 frequento a cidade .Sempre íamos de carro de S.Paulo fazendo a cada viagem uma rota diferente e por várias vezes cruzamos a cordilheira ate Santiago e fomos até o sul do Chile e entrando novamente na Argentina por Bariloche e seguindo até B.Aires.
    Para quem gosta de dirigir é expetacular este trajeto.
    Agora já estou preferindo ir por via aérea, apesar de que a dois anos atras, para nao perder o costume fomos de carro até Ushuaia, 6.500 kms. só ida. Para quem gosta de dirigir é muito bom este trajeto e o contato com o povo.

  • Rosangela

    Gostaria de saber qual a melhor epoca para visitar as vinicolas?

    • http://www.qvinho.com.br Jackson

      Rosangela, se você não quer pegar muito frio, a época de colheita entre fevereiro a abril é linda!

  • Nay

    Olá! Estou pesquisando um destino para minha Lua de Mel. Adorei este site! Alguém sabe me dizer se final de outubro é uma boa época para fazer o roteiro do Vinho em Mendonza? Fiquei bastante interessada em viajar para Santiago e fazer o percurso até Mendonza. Abraços, Ná

  • marcel

    Carlos muito obrigado pelas dicas.

  • Jose Adriano Mendes Silva

    Iremos a Mendoza no mês de maio, se possivel gostaria de sugestões de bons hoteis na cidade

  • Rodrigo Souza Lima

    Belo Blog, Parabéns!!!!

    Estou indo para mendoza em Julho com minha noiva e gostaria de saber se nas proximidades possuem regiões com neve e passeios de snowmobil, cães puxando trenó, etc.
    Fora viniculas quais as atrações turísticas? Vale apena ficar em Apart Hotel? Alguém recomenda um? estou querendo algo em torno de U$60,00 dólares a diária.
    Não conheço nada em Mendoza, pretendo alugar um carro e fazer um roteiro por conta própria. Ficarei 4 dias, alguém possui um roteiro nesse tempo já feito???
    Agradeço desde já a ajuda.
    Abraço……

  • marcel

    Como seu foco são as vinicolas quais delas devo visitar? Isso se você tem essa informação.
    Abraço Marcel

    • Carlos Machado

      Marcel,
      Estou considerando a relação abaixo.
      Indico-lhe o site http://www.vinesofargentina.com onde encontrará além da relação abaixo, outras informações interessantes.
      Abraço,
      Carlos.

      Best bodega to barrel taste
      Carmelo Patti

      Best modern bodega
      Salentein and O.Fournier

      Best circuit in a day
      Carmelo Patti, Achaval Ferrer, Ruca Malen, Bodega Vistalba

      Best place to taste highly rated wines
      Achaval Ferrer

      Best bodega at sunset
      Septima

      Best bodega for stargazing
      Carinae

      Best bodega dining
      Ruca Malen (Lunch)
      Bistro La Tupina at Altus Winery (Lunch)

      Best historical bodega
      La Rural

  • marcel

    Carlos
    Como não conheço muito a região talvez você não tivesse alguma sugestão de passeios que são imperdíveis por lá. Os passeios ainda não marquei nenhum.
    Abraço
    Marcel

    • Carlos Machado

      Marcel,
      Meu foco serão as visitas a vinícolas e degustações de vinhos.
      Então poco sei sobre outros passeios.
      Fico lhe devendo.
      Mas reproduzindo uma sugestão que encontrei em uma proposta de pacote que me enviaram:
      Excursão de Alta montanha. Esta excursão está dividida em 3 etapas, isto deve-se as condições climáticas. Circuito que oferece particularidades naturais que se destacam dos demais passeios. Seguiremos pelo acesso sul até tomar a variante que nos levará até Potrerillos, Uspallata ( valle cordilheirano com importantes formações e coloridos montes que dão identidade própria para esta paisagem). Reiniciando o percurso, entraremos no grande cordão frontal da Cordilheira dos Andes. Visita histórica ponte de Picheuta, com seus túneis. Polvarfedas ( população ferroviária ), Paramilos e a população de Punta de Vacas, nascente do Rio Mendoza ( ponto de Observação do Cerro Tupungato, e visita ao centro de Esqui Los Penitentes. Ponte del Inca com suas fontes de águas termais, sulfurosas e radioativas ( 2720 mts sobre o nível do mar ). Observador do Cerro Aconcagua (colosso da América com 6959 mts sobre o nível do mar) . Região de fronteira, última população Argentina antes da fronteira com o Chile. Depois de um curto percurso, nos encontraremos diante do Cristo Redentor (4.200 mts) expressão insuperável da epopéia da paz, limite argentino-chileno.
      Abraço,
      Carlos.

  • Carlos Machado

    Marcel,
    Já escolheu o hotel ?
    Estou pensando no Executive, que possui inclusive unidades temáticas (relativas às Bodegas), e parece ficar no meio entre alto valor e muito simples.
    Minhas questões estão nas visitas.
    As bodegas que fiz contatos me responderam bem, mas percebe-se que cumprem um “manual” para os turistas em geral.
    O que pretendia era chegar em uma empresa ou profissional que entendesse a minha necessidade por visitas e degustações qualificadas, e assim fizesse os agendamentos.
    No Brasil por exemplo conto com uma empresa que cuida de tudo, diante de viagens qualificadas em torno do vinho.
    E ainda tem a questão do transporte, pois não posso alugar um carro e dirigir após as degustações.
    Ouço dizer de um serviço chamado por “remis”, mas também não cheguei a uma informação objetiva.
    Vamos teclando … e nos informando.
    Abraço,
    Carlos Machado.

    • marcel

      Irei ficar no Ibis. Acabei optando por uma rede na qual ja fiquei em vários locais e conheço muito bem. Fazendo algumas pesquisas pela internet achei dois sites interessantes: um é da adventure club onde eles falam muito sobre as vinicolas e o outro é a interhabit. Não as conheço mas me pareceu interessante. Abraços Marcel

      • Carlos Machado

        Marcel,
        Estive vendo os sites que indicou, achei interessante os roteiros da Adventure.
        No seu projeto de viagem, tem algo que ainda não esteja definido, e para o qual precisa de sugestão ?
        Abraço,
        CM

  • Carlos Machado

    Marcel Arruda,
    Tomo a liberdade para deixar minha opinião.
    Estou programando minha viagem a Mendoza (com BsAs) para junho, e procurei bastante por um roteiro de agência ou operadora (pois minha opção sempre foi pela imprevisibilidade, comodidade e profissionalismo), mas não encontrei nada (para a minha surpresa).
    Então passei a formatar minha viagem no estilo “faça você mesmo”, ainda que esteja inseguro com a opção.
    Se tiver interesse, podemos trocar informações por aqui.
    Abraço,
    Carlos Machado.

    • marcel

      Ola tudo bem? Eu costumo fazer minhas viagens por conta mas alguns pacotes turisticos acabo reservando por aqui para não perder muito tempo no local. Irei para Mendoza dia 29/05 e dia 02/06 partirei para Buenos Aires. Como ja conheço Buenos Aires para mim fica mais tranquilo, mas Mendoza me deixou um pouco inseguro pois não estou conseguindo muitas informações. O que você achar de interessante e quiser trocar informações eu agradecerei. Abraços Marcel

  • marcel

    Estarei indo de avião e gostaria de saber se você sabe sobre reserva de pacotes aqui pelo Brasil? Sem mais Marcel Arruda

  • marcel

    Estou indo com uma amiga para Mendoza dia 29/05 e devo ficar até dia 02/05. O que você me aconselha em visitar por lá. Você sabe me dizer quais são as melhores vinícolas? Sem mais
    Marcel

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Aos amigos leitores: Carolina, Felipe e Carlos.

    Sim, os meses de maio e junho são muito bons para visitar a região. Claro, dependendo do ano você pode pegar um frio mais intenso em junho. Mas, de modo geral, nada que atrapalhe a viagem de vocês.

    Carlos, consulte algumas locadoras e verifique as possibilidades de locação e transporte com motorista para fazer o tour na rota do vinho.

    Localiza
    Primitivo de la Reta 936 – City of Mendoza
    Tel: +54 (0261) 429-6800 / 154538162 http://www.localiza.com.ar

    Alamo
    Primitivo de la Reta 928 – City of Mendoza
    Phone: +54 (0261) 429-3111 / 154191717.
    E-mail: Mendoza(at)alamoargentina.com.ar
    Website: http://www.alamoargentina.com.ar

    Avis
    Primitivo de la Reta 914
    Tel: +54 (0261) 420-3178 / 429-6403
    reservation(at)avis.com.ar
    http://www.avis.com

    Dollar
    Gutierrez 567 – City of Mendoza
    Phone : +54 (0261) 425-0430 / 155385325 / 15511350
    mendoza(at)dollar.com.ar
    http://www.dollar.com.ar

    Hertz
    Espejo 415 – City of Mendoza
    Tel: +54 (0261) 423-0225 / 156573388
    reservas(at)milletrentacar.com.ar

    Via
    San Juan 931 – City of Mendoza
    Tel: +54(0261) 429-0876 / 155074100
    info(at)viarentacar.com.ar
    http://www.viarentacar.com.ar

  • Paulo

    Oi,gostaria de saber qual a melhor rota,Foz do Iguaçu-Mendoza-Santiago,e qual a distancia.Pretendo fazer com minha familia,em julho,de CRV.Alguem q tenha feito e puder me dar algumas dicas ,tambem qto a travessia .Desde já agradeço.

    • http://www.qvinho.com.br Jackson

      Olá Paulo,

      Até hoje minhas viagens para Santiago e Mendoza foram por via aérea, dessa forma não posso informá-lo com precisão qual a melhor rota para você chegar lá a partir de Foz. Porém, em alguns comentários de leitores acima foi relato um pouco da experiência de viajar de carro até Mendoza. De qualquer forma de Mendoza à Santiago não tem erro, pegue a Ruta N.7 e siga a placas.

      Grande abraço e aproveite a viagem!

  • Carlos Machado

    Vou para Mendoza na primeira quinzena de junho. O que me diz do clima (temperatura em especial) ? Em Mendoza, para a rota pelos vinhos, seria melhor um remis ? Abraços.

  • Felipe Genovez

    Pretendo viajar para Mendoza em maio e de lá para Santiago (saindo de Floripa/SC), de carro, ida e volta. Pergunto: é uma boa época?

  • Carolina

    Olá! Parabéns pelo site! Está sendo muito útil na programação da nossa viagem!
    Estamos programando nossa lua de mel (no início de junho) para mendoza e santiago.
    Gostaria de saber se essa é uma boa época para visitar a região e se há neve.
    Desde já obrigada!

  • Priscilla Meira

    Olá, estava pesquisando sobre mendoza e acabei conhecendo seu blog, sou estudante de logística em Brasília eu e minha turma (23 pessosa) estamos com viagem marcada para Mendoza agora em Maio, para conhecermos as viniculas ideia do nosso professor , estou super ansiosa o menhor que vamos ter o prazer de degustar o almoço, que dizem ser uma maravilha.

  • Andréa

    Olá Jackson, Você tem razão, é muito longe, resolvemos mudar o roteiro, vamos para Bariloche e San Martin de Los Andes. Em uma próxima viagem faremos o Caminho dos vinhos, e com certeza voltarei a pedir informações. Muito obrigada.

  • Andrea

    Olá Obrigada. Meu marido gosta dos vinhos da região de Mendoza e pensei em ir para Bariloche de avião, já pesquisei alguns vôos a viagem é em torno de 2 horas, por isso gostaria de saber se 2 dias é suficiente ou seria melhor ficarmos 3. Obrigada e agradeço a atenção.

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Olá Andréa

    Na verdade em Bariloche vocês não estão nada próximos dos roteiros do vinho. Mesmo para conhecer as bodegas da Patagônia, é uma boa puxada!

    Se vocês quiserem conhecer, por exemplo, algumas vinícolas que estão nos arredores da cidade de Neuquén:

    Humberto Canale: 480Km, ou mais de 6 horas de viagem.
    Bodega Del Fin del Mundo: 490km
    Família Schroeder (Saurus): 490km

    Abraço e aproveitem bastante a viagem!

  • Andréa

    Olá. gostei muito do site. As fotos de Mendoza são lindas. Em junho estou indo para Bariloche, meu marido gostaria muito de conhecer o caminho dos vinhos, como não estamos indo com agencia de viagem, gostariamos de saber se em 2 dias temos condições de visitar algumas vinicolas e se há hotéis no caminho dos vinhos.
    Como temos apenas 02 dias, tb gostaria de algumas dicas das vinícolas pra conhecermos. Obrigada. Andréa

  • carolina calazans

    Gostaria de saber se ha colheita de uvas em Mendoza, ou em outra cidade proxima de Santiago, durante o mes de Abril

  • ana

    Oi, estarei indo a Mendoza no carnaval, e gostaria de saber se o pessoal da fiscalização anda engrossando muito na hora de chegar com uns rótulos na mala.
    Thx in advance!

  • Ronaldo Alves

    Muito legal, vou seguir as dicas. Estou com ida marcada para Abril 2010.é uma boa época?

  • Francisco Junior

    Amigos, recomendo também visitarem as bodedas da Patagonia Argentina. Na provincia de Neuquén encontramos as Bodegas del fin del mundo e familia schroeder, são lindas e possuem visitas guiadas de hora em hora. Na familia schroeder há um restaurante espetacular, há um rodizio de comidas e vinhos magnifico por $ 125,00 pesos/pessoa, (inclui entradas, principal, vinhos e postres) aproximadamente R$ 60,00/pessoa, vale a pena. Boa viagem e bons vinhos!

  • felipe

    adorei o blog, estou organizando uma viagem para 2010 e achei ótimas informações aqui.
    parabéns

  • John

    Ola – estou planejando uma viagem de carro entre Santiago e Mendoza para visitação dos vilhedos.
    Na avaliação de voces qual a melhor época do ano para essa viagem?

    • http://www.qvinho.com.br Jackson

      John, essa região é bonita em todas as estações. Tudo vai depender do que você está disposto a ver. De dezembro a abril você pegará um clima ameno, com vinhedos verdes e uvas a espera da colheita. Já no inverno a cordilheira coberta de neve dá um toque todo especial.

      Se qual for a sua decisão, espero de faça uma ótima viagem. Ah, não se esqueça dos cuidados em relação a locação do carro (veja meu comentário de 04/03/2009).

      Abraço

  • Angelo

    Olá,

    Sai mais barato comprar vinho na wineshop de mendonza do que nas vinicólas?

    Obrigado

    • http://www.qvinho.com.br Jackson

      Olá Angelo,

      Tudo vai depender da bodega, mas via de regra não espere preços mais baixos nas vinícolas. Em alguns casos os vinhos podem custar até mais caro que em lojas especializadas.

      Sugiro que você avalie cada situação, ou na dúvida, compre numa wineshop que possua preços bons ou tax free (a devolução do IVA que está embutido nos preços).

  • Bruna

    Ola, vou para Mendoza no reveillon, saindo de Sao Paulo de carro.
    Gostaria de dicas de hospedagem e tambem passeios q nao podem faltar!
    Obrigada! Abraco!

  • Rodrigo

    Estarei em Mendoza com meu Tio entre 18 e 19 de outubro. Vamos de pacote, mas temos intenção de fazer alguns passeios e visitas por conta se possível. Ótimas dicas aqui, sensacional.

  • Eveline

    Olá,
    farei uma viagem a na qual ficarei 3 dias em Buenos Aires e 4 em Mendoza, de 7 a 13 /10, é pouco tempo, mas gostaria de aproveitar bem o tempo, sou solteira, vou só, gostaria de sugestões de passeios, bares, pubs e vinicolas intessantes pra se ir só, sem problemas… Sugestões são muito bem vindas. Desde já agradeço. Um abraço.

  • Helio

    Estarei em Mendoza no período de 6 a 8/10. Alugarei um carro para ir às bodegas, como vocês sugerem. Pensei em visitar Catena, Salentein, Zuccardi, Renacer e O. Fournier, mas ainda estou confuso em organizar/otimizar as visistas. Por exemplo, quais consigo visitar numa mesma saída, por conta das distâncias. Suas sugestões são muito bem vindas. Desde já agradeço a ajuda. Abraços.

    • Janaina

      Helio, tudo bom?
      Estou com este mesmo problema, vc achou alguma solução para organizar as visitas?

    • Sabrina

      Li um comentário seu no blog qvinho.com.br. Vc perguntava sobre quais vinicolas conseguiria conciliar;otimizar num mesmo dia, numa mesma saida. Estamos indo à Mendoza em janeiro e gostaríamos de saber se conseguiu desvendar a sua dúvida, que é a mesma nossa. Tb queremos conhecer as mesmas vinicolas de seu interesse. Aproveito para tirar uma casquinha e fazer mais uma pergunta: quais os restaurantes que vc mais gostou nas vinicolas? Grata, Sabrina

  • Fabiano Moraes

    Olá,parabéns pelo site.Estou querendo ir com minha esposa para Santiago e Mendoza,gostaria de saber se essas cidades são caras e é muito longe para ir a Val Paraiso e Vina del Mar,é perto?aguardo e um forte abraço.obrigado!!!

  • Vitor

    Boa tarde. Antes de tudo quero parabeniza-los pelo site e informações que nele são apresentadas. Sou estudante de eng. agronomica e busco experiência na área vitivinicola. Se for possível, gostaria de alguma informação a respeito de oportunidades de experiência na região de Mendonza.
    Obrigado!

  • Doca

    Boa tarde, estou saindo de Chapeco SC com destino a Mendoza, viajem de carro, pretendo ir ate Vina Del Mar, voltando por San Carlos de Barriloche, suas dicas foram muito valiosas…

  • Pingback: Restaurantes em Mendoza

  • João

    Gostaria de saber se alguem tem informações de onde eu posso alugar correntes para pneus em Mendoza.
    Obrigado

    • http://www.qvinho.com.br Jackson

      Não tenho essa informação. Talvez as locadoras de automóveis de Mendoza possam informá-lo.

  • Ariel W

    Jackson, obrigado pela resposta! Alem da Salentein e Catena, tambem me recomendaram a Norton e Famiia Zuccardi. Voce as conhece?

    Parabens novamente pelo site, é realmente muito legal.

    • http://www.qvinho.com.br Jackson

      Sim, já estive na Norton e o passeio é muito bacana. Está bem próxima da Terrazas, acho que vale a pena conhecer. A Família Zuccardi ainda não visitei.

  • Cláudio Santos

    Olá. Sou agente de uma empresa em S.Paulo e estarei indo a mendonza para analisar preços de vinhos para futuras importações. Sabes me informar se consigo alguma informações sobre preço por algum sate? ou informaçõs pernitentes ao meu caso? Obrigado

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Obrigado Ariel, espero que você continue frequentando o blog.

    Se a sua programação permitir faça um passeio até o Valle de Uco e visite bodegas como a Salentein (Ruta 89, Los Arboles – Tupungato) e a O. Fournier (Los Indios – La Consulta). Na O.Founier você pode reservar também um almoço com uma maravilhosa vista para os Andes.

    Em Lujan de Cuyo, mais próximo de Mendoza, você pode visitar a Catena ou a Terrazas de los Andes.

    Veja no link abaixo como chegar:

    http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=112849210074780877538.0004610286734ec310e92&ll=-33.400492,-68.951569&spn=0.851838,1.785278&z=10

  • Ariel W

    Gostei muito do blog. Vou passar dois dias em Mendoza em julho e gostaria de visitar pelo menos 3 vinicolas… Quais são as vinicolas que voce mais recomenda?

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Obrigado Sidnei! Espero que as informações seja úteis na sua próxima viagem a Mendoza. Até uns 19 km a partir de Mendoza vocês podem fazer um tour pela vinícolas na região de Luján de Cuyo. Para saber mais acesse o website http://www.lujandecuyo.gov.ar/

    Um pouco mais adiante (65 km de Mendoza) vale a pena conhecer Potrerillos. Existem programas para trekking, rafting, caminhadas etc. Consulte o site http://www.potrerillos.com.ar/ lá você encontrará informações legais de empresas que operam nessa região.

  • Sidnei Buenno

    Parabéns pelo site!
    Já estive em Mendoza, vindo e voltando de Onibus de Santiago, realmente os Caracoles e o caminho são lindos.
    Queria retornar agora, eu e minha esposa e fazer algumas visitas em vinícolas de bike, tem como comer e dormir em alguma numa distancia de +/- 30 km de Mendoza? Tem onde alugar bikes?

    Abraço, Sidnei Buenno.

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Olá Ernesto, legal que você gostou do blog.

    Quanto a sua pergunta, geralmente os vinhos vendidos nas vinícolas tem o preço semelhante as lojas especializadas, mas tudo depende da bodega. Na loja Winery, por exemplo, você encontra uma variedade imensa de rótulos, o que facilita o processo de escolha e compra. De modo geral, principalmente nas pequenas bodegas argentinas, os valores dos vinhos premium estão muito altos, então pesquise e compare antes de comprar.

    Outra coisa importante é o peso das garrafas na volta. Planeje bem, pois o limite para não pagar excesso de bagagem é de 30 quilos. Acima disso você terá que pagar quase 9 dólares por quilo excedente (pelo menos é o que a TAM está cobrando), ou seja, um absurdo. Não vale a pena pagar excesso de bagagem para trazer vinhos básicos e intermediários, encontrados a bons preços nos PDVs do Brasil.

    Um abraço e aproveite bastante sua viagem!

  • Ernesto

    Muito bacana este site. Vou pra MDZ no mês que vem.
    Peguei a dica de alugar um carro com gps e achei bem legal.
    Vale a pena comprar vinhos nas vinicolas ou é melhor na cidade. Quantas garrafs posso trazer no avião ???
    Obrigado

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Olá Paula,

    Não é necessário habilitação internacional para alugar e dirigir no Chile e Argentina tendo em vista os acordos firmados no âmbito do Mercosul. Nossa habilitação nacional tem validade lá.

    Agora, quanto a alugar um carro e fazer o trecho de fronteira Chile/Argentina o negócio complica um pouco. Estamos fazendo alguns posts da nossa última viagem explicando exatamente isso. Se você quiser cruzar a fronteira é preciso de uma autorização especial que custa aproximadamente U$250, questione a locadora sobre isso. E, se não estiver disposta a gastar mais esse valor, resta cruzar a fronteira de ônibus ou vans e depois alugar um outro carro. Confira nossos próximos posts.

    Abraço

  • Paula

    Adorei o blog. Planejo viajar a Santiago-Mendoza em abril deste ano. Gostaria de saber se é preciso a carteira de habilitação internacional para fazer o trecho de carro?

  • Cristian

    Fiz uma pergunta dia 3 de outubro mas ninguém respondeu. Fui à Mendoza e agora posso responder a minha própria pergunta pra quem tiver a mesma dúvida. Fui de Brasília a Santiago (com milhas) pq é mais perto do q ir á Buenos Aires. O vôo chega às 11:30/12:00. No aeroporto tem ônibus que leva para o centro (“centroporto” é o nome do ônibus, eu acho) cuja última parada (perto da estação de metrô Los Heroes) tem um terminal de ônibus (que não é o Terminal de ônibus Central, onde deve ter outras opções de ônibus pra Mendoza) com partidas para Mendoza às 15 hs. Tempo suficiente pra até dar um pulo no Palácio La Moneda caminhando (poucos quarteirões). São 7 horas de viagem, chegando em Mza às 22 hs.

  • Fa

    Oi!
    Sou estudante do curso de Agronomia e acabei de fazer um intercâmbio na Califórnia em uma vinícola. Agora estou interessada em fazer outro intercâmbio numa vinícola, porém, em Mendoza na Argentina. Você poderia me ajudar? Preciso de informações sobre quais vinículas oferecem estágios, datas, etc. Obrigada

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Belo passeio José! E obrigado por compartilhar a sua experiência com nossos leitores. Se eu tivesse um pouco mais de tempo nas minhas férias, certamente faria uma viagem dessas por terra. Para quem gosta de dirigir e curte belas paisagens é um prato cheio.

    Alexandre, nesse caso uma época boa de visitar pode ser fevereiro e março, e assim aproveitar a época da colheita. Porém, antes de viajar, lembre-se de agendar as visitas com as bodegas.

  • Alexandre fávero

    Gostaria de saber qual a melhor época para visitar Mendoza, considerando-se que gostaria de visitar as vínicolas durante a colheita das uvas.

    abraço e obrigado

  • jose marcos

    Pessoal,

    Em 06/07/08, saímos de Minas Gerais, Andrelândia, com um sobrinho,André, com destino à terra do vinho na America do Sul, após termos estado em Montalcino, na Italia…

    Foram 15 dias de estrada…

    QUE BELISSIMO PASSEIO!

    Foram 4800 kms rodados, SÓ DE IDA, uma dormida em Umuarama e outra em Vera, APÓS CRUZAR O PARAGUAY, e a sede em Mendoza chegou total…kkkk….

    Mas para quem aprecia a famosa bebida o passeio surpreende.

    Mendoza é toda vinho.

    Ela e seus arredores.

    Seus restaurantes são um convite ao pecado da gula…E ao fascínio da bebida alimento! a santa bebida para quem gosta!…kkkk a preço de cachaça aqui em Minas Gerais…

    Se o tempo for curto, a adega local do CARREFOUR É A UNIÃO DE TUDO QUE LÁ TEM A PREÇO QUE O BOLSO PODE PAGAR, atento ao limite que na alfandega se pode passar sem ter problemas com chateação e tributação, 300 dolares por cabeça….

    Dá para comprar vinho bom pra dedeu com 600 dolares…ENCHE UM DOBLO CARGO!, A MULA QUE USAMOS…FLEX…

    A VIAGEM COMPENSA E QUANDO ACABAR O ESTOQUE QUE TROUXEREM PROGRAMEM OUTRA ESTICADA PARA RENOVAR O ESTOQUE, APÓS PENDURAREM AS GARRAFAS VAZIAS NA FAZENDA!….

    SE FOR ESTRADEIRO SIGA ATÉ USPALLATA, LOS PENITENTES, FAÇA UM TOUR NO TELE-FéRICO DE LÁ, ATRAVESSE OS ANDES, VIA TUNEL CRISTO REDENTOR, CONHEÇA OS CARACOLES, UMA DESCIDA FANTASTICA, E VISITE VINA DEL MAR!

    A ESTRADA ACABA NO PACÍFICO, É HORA DE VOLTAR!

    Para Mendoza, via Mendoza,

    Claro…

    reabastecer…

    e rumar à origem, desestressado, e com um estoque que pode durar 3 meses!, no maximo, kkkk.

    Nas estradas portenhas (muito boas por sinal…) se aprende que argentino bebe vinho não com água mas com coca cola, garrafinha de um litro!…é de fato é bom!…
    A policia caminera tem pessoas preparadas e gentis. São um exemplo para a PRF daqui…
    E lá não tem essa chateação que aqui é novidade, um copinho por motorista…e trocentos guardas de transito para te atazanar…

    É preciso saber beber e mais ainda saber dirigir. Ser do ramo, para ir e voltar são e salvo!…Se vacilar morre ou mata…Portanto tenha noção do que faz e como faz…para não fazer prezepada.

    E constate que o povo argentino é alegre, hospitaleiro, gentil e educado. Bom carater. Amigo. A Argentina é um Italia Sul Americana…

    Temos passsaporte italiano e estar lá foi a mesma coisa de ter estado na beliíssima Italia, sem cruzar o Atlantico e o Mediterraneo!

    Fui, vi, gostei e recomendo.

    E voltarei em 01/07/2009, para mais 15 dias, agora numa mercedes CLC made in Juiz de Fora, Minas Gerais, a 120 kms de Andrelândia, que está a venda para nós brasileiros desde 17/01/2009!…

    jose marcos D’Alessandro.

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Olá Jorge, desculpe o atraso em responder seu comentário, mas até essa semana estava de férias e só fiquei off-line nesse período. Quando retornei tinha dezenas de emails de leitores para responder. Na medida do possível estou colocando em dia as respostas, ok?

    Esse trajeto no meio da cordilheira é belíssimo. Uma ótima escolha, e nada melhor do que fazer de carro e ir parando pelo caminho. A 180km de Mendoza, na própria Ruta Internacional N°7, você encontra a estação de esqui Los Penitentes. No website http://www.penitentes.com/ você vai encontrar boas opções de hospedagem e atividades para essa época.

    Sucesso e boa viagem!

  • Jorge

    Estou querendo fazer o trajeto Santigo – Mendonza – Santiago no fim desse mês. Iremos alugar um carro em Santiago e de lá irmos para Mendoza. Gostaia de poder me hospedar em algum hotel ou estacão de esqui no caminho. Alguma diga?
    Jorge

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Olá Mariane,

    Não cheguei a pesquisar direito as opções para cabanas e pousadas. Se não estou enganado a Salentein http://www.bodegasalentein.com conta com uma estrutura muito bacana de pousada, situada em Tunuyán (100km de Mendoza). O lugar e as instalações são lindas, porém em função da sua exclusividade e localização privilegiada os preços são elevados. Numa faixa mais econômica encontramos os albergues, boa parte deles situados no centro de Mendoza, como o Hostel Internacional http://www.hostelmendoza.net . É uma excelente opção para não gastar muito e poder contar com acomodações de boa qualidade.

    Abraço

  • Mariane

    Olá! Gostaria de saber se alguem tem sugestões de cabanas ou pousadas boas por menos de 100 dólares na região de Mendoza! Adorei as dicas do blog!

  • Mark

    Hi Ronaldo,
    In Las Cuevas -last small town in Mendoza very near from the frontier- you´ll be at 3.000 meters above sea level, in the right place where the main longest tunnel connect both countries. It´s an amazing road, hope you enjoy that awsome ride !!

  • Cristian

    Olá todos. Encontrei esse site com boas dicas em mendoza e estou com uma dúvida. Ainda no assunto STGO-MDZ via terrestre, decidi ir de ônibus. Chego em STGO ás 11:50 da manhã. Só consegui achar ônibus na internet ás 13:30 (Andesmar) e depois disso só ás 23:00 hs. Não sei se consigo chegar na rodoviária a tempo e não queria ter q esperar o das 23 hs. Duas perguntas: 1 – Ir do aeroporto pra rodô de taxi é muito demorado e caro? 2- Será q tem outras empresas com ônibus saindo a tarde?
    Obrigado

  • Ronaldo

    Mark e Jackson,
    Antes de mais nada quero expressar meu agradecimento pelas prestimosas informação.
    Sabem vocês me dizerem qual a altitude máxima que se atinge ao atravessar oa Andes por via terrestre?

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Ronaldo, concordo como o nosso amigo Mark, partir de Buenos Aires de carro até Mendoza é muito cansativo. Fico com a alternativa de fazer o trajeto terrestre de Santiago a Mendoza. Se você escolher ir de ônibus, existem várias linhas e companhias que fazem esse itinerário. Quanto a alugar um carro e fazer esse trajeto não vejo muito problema, ainda mais se você for no verão. Claro, é uma estrada estreita, cheia de curvas, com fluxo de veículos razoável. Porém, se você dirigir com cuidado não deve encontrar muitas dificuldades. Acontece que o carro que você alugar em Santiago não pode ser devolvido em Mendoza, ou seja, você terá que voltar e entregá-lo no Chile.

    Se você e seus amigos gostarem de dirigir e tiverem um pouco mais tempo, alugar um carro em Mendoza e fazer o trajeto de volta até Buenos Aires, pode ser bem legal.

  • Mark

    It´s a normal road except in Winter where all is covered with snow and the international tunnel is often closed. From Buenos Aires to Mendoza is a long long way, it will take you more than 15 hours driving…I´d suggest taking the Santiago to Mendoza road (6 hours of pure landscape !), either by car or in some of the daily buses that go from Santiago to Mendoza. Spend a couple of days in Viña del Mar before crossing the Andes !

  • Ronaldo

    Estamos planejando visitar Mendoza no próximo verão. Sugeri aos meus amigos estudarmos a possibilidade de alugarmos um carro em Buenos Aires e de lá seguirmos com destino a Mendoza.
    Agora, após algumas pesquisas, estou considerando a ida por Santiago do Chile, mas me parece muito perigosa a travessia dos Andes em automóvel.
    Outra opção seria a ida de Santiago a Mendoza por ônibus e de lá então alugarmos um carro para irmos a Buenos Aires, de onde retornariamos ao Rio de Janeiro por avião.
    Alguém poderia ajudar-me com sugestões?

  • Mark

    Hi Alex,
    If you´re gonna take a group don´t doubt to contact that company. I stayed in a well located 3 star hotel and it cost me Usd 100 per room/night in a double one, usd 50 each which I consider a reasonable rate. Mendoza has many hostels but not near from the wineries which are situated at 20/30 minutes from downtown. Anyway, you should ask for rates to the agency and also ask for a transportation for the tours, I suppose it won´t be expensive being short distances.
    Good luck !

  • Alexandre Ribeiro

    Muito bom este site,
    estou levando 44 pessoas para conhecer Mendoza, somos apaixonados por vinhos e vamos direto na fonte,
    Alguém tem alguma dica de camping ou hostel prox de vinicolas, vinhedos etc..
    gracias a todos
    Alexandre Ribeiro

  • Mark

    I´ve just returned from my trip in Mendoza. We had an absolute blast at Andeluna Cellars in the Uco Valley, which is one of the most beautiful places I’d ever seen. I´d like to recomend travellers to visit Mendoza´s official website where you can find useful information. Other useful site is mendozaholidays.com where I got most of the addresses to get to the wineries.I´ve recently moved to Rio for business and I´m glad to see blogs like this one ! Congratulations for your blog and info on it.
    Best from sunny Rio
    Mark

  • flavio

    Melhor almoço, imperdivel. Familia Zuccardi.
    Podia escrever um monte sobre MZA, mas o Zuccardi é essencial.
    A visita na Nieto é otima e privada, o pessoal é MTO atencioso lá.

    Siga essas duas dicas e pronto..

    AH , alugue um carro na localiza com GPS, sai mais barato e vc vem TODAS as bodegas que quiser…. nao cai nas armadilhas de tour… vc liga, marca a hora e todo mundo te atende…

    PS: o GPS da localiza ja tem 80% dos endereços de todas bodegas de MZA

  • Cris Miranda

    Parabéns pelo blog e pela matéria sobre Mendoza e a rota dos vinhos! Aproveito para pedir uma opinião…. Passaremos 3 dias em Mendoza no inicio de agosto. Estamos pensando em ficar em Luyan de Cuyo, e a idéia é fazer as adegas próximas de bicicleta e alugar um carro para passeios um pouco mais distantes… é uma boa idéia? O que vcs sugerem como roteiro?
    Abraços,
    cristina

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Olá Henrique,

    Sim, existem dois casinos em Mendoza. O El Provincial que na fica na Rua San Martin com a Hipolito Irigoyen e o Regency na Espejo com a 25 de Mayo.

  • henrique mello

    POR FAVOR, ESTAREI INDO NESTE MÊS DE JUNHO PARA MENDOZA.
    PERGUNTO : EXISTEM CASINOS EM MENDOZA ? QUAIS SÃO :
    OBRIGADO

    HENRIQUE

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Prezados Eusebio e Anderson, sem dúvida locar um carro facilita muito as coisas. A grande maioria das vinícolas está localizada a uma boa distância do centro da cidade. Vocês podem consultar a Localiza que possui um escritório em Mendoza, basta reservar com antecedência e apresentar a habilitação brasileira. Eu, particularmente, prefiro locar um carro e ter a flexibilidade para fazer meu itinerário, porém a desvantagem é que você não poderá se empolgar demais nas degustações e precisará estar bem atento com os mapas e horários das visitações. Caso contrário o passeio pode tornar-se num estresse. Vejam meus comentários de 19/05/08 neste post, lá eu relacionei mais algumas bodegas bacanas para visitar.

    Abraço

  • ANDERSON MORAES

    Gostaria de saber se é valido ou não alugar um carro para conhecer as viniculas , e se são distantes da cidade de mendoza as principais viniculas ? E quais são as viniculas que voçe indicaria a visita pois vou passar 03 dias na cidade , e quais os vinhos que valem a pena comprarmos e experimentarmos.Agradeço desde ja.

  • Eusebio

    Gostaria de ter indicação de quatro viniculas de Mendoza que acredito seja a capital de Mendoza.

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Olá Rodrigo, além dos sites recomendados nesse post tente acessar o http://www.vinesofmendoza.com e clique em “Wine tasting in Mendoza” lá você vai encontrar mais informações sobre as visitações e links para as bodegas recomendadas. Abraço

  • rodrigo

    Estarei em mendoza no final de julho junto com minha esposa.
    Onde posso conseguir informações para visitar asprincipais vinícolas

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Prezada Leticia, a Av. Sarmiento fica em Mendoza mesmo e é muito fácil chegar lá. Na verdade a rua está bem no centro da cidade e começa como um calçadão `Peatonal´; na altura da Plaza de la Independência na esquina do hotel Park Hyatt Mendoza vira Av.Sarmiento.

    Tem muitas vinícolas interessantes para visitar, mas não esqueçam de agendar as visitas, principalmente se vocês quiserem conjugar com o almoço ou janta. Mais próximos do centro vocês podem conhecer a Escorihuela Gascón (Belgrano, 1188 – Godoy Cruz) e o seu restaurante anexo o 1884 Francis Mallman, ou a Bodega Navarro Correas. Indo para Luján de Cuyo é obrigatório visitar a Catena Zapata. Um pouco mais adiante, já na Ruta N.7 (que liga até Santiago), é interessante fazer uma visita e almoçar na Ruca Mallen (Ruta Nacional 7, Km 1059 – Agrelo), também nesse caminho vocês devem passar pela Séptima (Ruta Nacional 7 – Agrelo).

    Com mais tempo a dica é visitar Bodegas no Valle de Uco como a Salentein (Ruta 89, Los Arboles – Tupungato) e a O. Fournier (Los Indios – La Consulta). As duas Bodegas possuem tours, degustações e espaço para almoços e eventos; por sinal com uma vista maravilhosa para os Andes.

    Não faltarão excelentes opções de vinhos para vocês comprarem, nas próprias visitas vocês conhecerão bons rótulos. Aqui no QVinho já degustamos ótimos vinhos dessas bodegas (clique na categoria Argentina e leia mais). Algumas recomendações: Alfa Crux e B.Crux Blend da O.Founier, Primus Malbec e Pinot Noir da Salentein, Quimera e Finca Altamira Mabec da Achavál Ferrer, Angelica Zapata Malbec e Catena Alta Malbec da Catena Zapata, Rutini Malbec da Família Rutini e Afincado Malbec da Terrazas de Los Andes.

    Boa viagem e curtam bem os passeios!

  • leticia

    olá. estou indo pra mendoza em julho. na verdade vou primeiro a córdoba e depois mendoza e santiago. o grupo que vai comigo não conhece muito de vinho apesar d’eu e meu marido gostarmos muito. não teremos muito tempo, apenas 05 dias, por isso queria pedir um toque das melhores vinícolas pra conhecermos. outra dúvida: a av. sarmiento fica em mendoza? alguns vinhos pra indicar da região que sejam pouco conhecidos? obrigada. leticia.

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Caro Antônio, tenho certeza que vocês irão gostar muito dos passeios. Tanto na cidade quanto na ruta 7 e nos tours pelas bodegas. Espero que a matéria tenha ajudado. Boa viagem e curtam bastante os vinhos!

  • Antonio Carlos Neto

    Parabéns!!!E, claro, muito obrigado!!!
    Eu e minha esposa estamos com as passagens marcadas para final de abril. Estamos entusiasmados com toda a região do Aconcágua. O vinho despertou o interesse por Mendoza, mas toda a região parece fascinante.

    Tim-tim!!!

  • Natália

    Gostaria de informações relacionadas com a possibilidade de estágio nas vinículas da região de Mendoza, já que estou estudando Engenharia de Alimentos. Aguardo resposta. Obrigado!

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Juliana

    Recomendo que você pergunte aos nossos colegas portugueses e espanhóis. Com certeza eles poderão esclarecer melhor do que eu, já que ainda não tive a oportunidade de ir em terras ibéricas. Em breve vou publicar um roteiro enoturistico no Piemonte.

    http://kronikasvinicolas.blogspot.com/

    http://devinis.blogspot.com/

  • Juliana

    Vocês possuem dicas de caminhos do vinho em Portugal e/ou na Espanha? Estou indo para lá no mês que vem e gostaria de aproveitar para visitar vinículas. Qualquer ajuda é bem-vinda!
    Abraços
    Juliana

  • http://www.qvinho.com.br Jomar
  • Silvia Elena Guadagnin

    Peço informações como entrar em contato com a Bodega Carlos Pulenta.Não consigo e.mail deles.
    Silvia

  • http://b-logia.blogspot.com/ B-Logia

    Gracias por su invitación a conocer este blog. Aprovecho esta entrada para contestarle porque, casualmente, he tenido ocasión de asistir a una conferencia aquí, en España, sobre los vinos de la región de Mendoza.

    En nuestro país, los vinos sudamericanos son grandes desconocidos. Pero, cuanto más aprendo sobre ellos, mayores son las ganas de cruzar el charco y conocerlos en persona.

    Mientras tanto, seguiré leyéndole atentamente. ¡Enhorabuena y ánimo para continuar!

  • Felipe

    Muito legal esse blog. A idéia de lançar um site em lingua portuguesa com dicas e comentários de vinhos que estão ao alcance de nós mortais consumidores é muito boa. Esse roteiro de enoturismo para Mendoza também é demais!!!

    Parabéns pela iniciativa e continuem postando novidades!