Elementos Syrah 2005 – Bodega El Esteco

Elementos Syrah 2005 - Bodega el Esteco

Recentemente uma leitora do QVinho comentou sobre o álcool excessivo nos vinhos da Salentein, afirmando que os vinhos dessa bodega teriam um desequilíbrio em favor do álcool. Isso até pode ser verdade, muito embora não ocorra apenas com esse produtor, o fato é que o vinho atual tem mais álcool do que nunca. É importante ressaltar que existem vinhos com 13,5% que parecem mais alcoólicos do que outros de 14,5%. A chave para essa questão está na harmonia, uma vez que o equilíbrio concentração x álcool interfere na percepção e, se colocarmos a comida na equação, o resultado pode ser bem diferente. Dentro do contexto gastronômico, acho arriscado afirmar com exatidão se um vinho é ou não é alcoólico, sendo assim acredito que a questão fica por conta do casamento do vinho com a comida.

Felizmente, em favor da diversidade, ainda existem muitos vinhos abaixo de 14% de álcool. É bem verdade que os tintos do novo mundo tendem a ficar acima disso, mas ainda é possível encontrar vinhos como o Elementos Syrah. Produzido na região de Salta pela Bodega El Esteco, esse Syrah é bem feito e gostoso, consegue agradar sem utilizar recursos como lascas de carvalho e açúcar residual. Não se trata de um grande vinho, aqui a proposta é para o dia-a-dia, porém com honestidade, originalidade e preço acessível. Cor rubi com transparência; pouca pigmentação para um Syrah. Aromas de boa intensidade; frutas vermelhas com notas terrosas e empireumáticas. Corpo médio, sem adstringência e com excelente acidez. Final de boca frutado com persistência média. Uma pena não venderem esse vinho fora da Argentina.

Muito Bom
Syrah agradável e honesto. Perfeito para acompanhar massas com molho de tomate.

Grad. Alcoólica: 13,5%
Preço: 11 pesos

  • Marcelo

    UMMMMMMMA DELICIAAAAAAAAA

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Dora, esse vinho é bastante versátil e fácil de combinar. Como tem boa acidez, vai muito bem com molho de tomate; pizza napolitana e sanduíches de tomate seco ficam ótimos com vinhos assim.

  • Dora

    Oi…Vocês vão dar alguma dica ou receita para combinar com este vinho? Tenho uma garrafa em casa e gostaria de saber com o que combina.

  • Ricardo

    Recorrer a vinhos de baixo teor alcoolico me remete à Itália. O dificil é encontrar italianos bons na faixa do novo público interessado.

    Pessoalmente tem ocorrido de prefererir os vinhos na faixa do 14%… entre os baratos, o Trio Cabernet da Concha por exemplo, com 14,3%.

    Mas concordo com a observação sobre a percepção alcoolica nos argentinos, entretanto muito mais no nariz do que na boca.

    Abraços