Humberto Canale Marcus Gran Reserva Pinot Noir 2004

Mais um belo exemplar de Pinot Noir argentino que, juntamente com a Bodegas Salentein, representa dignamente essa caprichosa uva que tanto se destacou na região da Borgonha. Para falar a verdade, a maioria dos vinhos argentinos de Pinot Noir são fracos, sem qualquer característica marcante, que nem de longe lembram os bons exemplares dessa cepa. A bodega Humberto Canale, fundada em 1913, está situada no Alto Valle do Rio Negro, na patagônia Argentina, e o Marcus Gran Reserva Pinot Noir é um dos tops da vinícola. Apesar da última edição (novembro 2006) da Wine Spectator não relacionar nenhum vinho dessa bodega, o que é estranho, sem dúvida esse Pinot poderia figurar ao lado dos exemplares altamente pontuados da Achaval-Ferrer, Catena Zapata, Viña Cobos e Las Hormigas.

Marcus Gran Reserva Pinot Noir 2004

O vinho surpreendeu com sua cor rubi intensa, porém estava muito fechado e áspero no início da degustação, mas ao deixá-lo respirar no decanter por 1:30h, mostrou todo seu potencial. Aroma com notas intensas de compota de fruta, ameixa preta e um toque de especiarias. Na boca apresentou-se robusto com taninos extremamente redondos, e apesar de seu elevado teor alcoólico (14,5%), mostrou um final de boca equilibrado e muito persistente. Uma excelente relação qualidade-preço, principalmente quando comparado com varietais similares do Oregon, Califórnia e até mesmo da Borgonha.

Excelente
Mesmo que falte a classe dos grandes vinhos feitos com Pinot Noir, esse Humberto Canale é excelente, apresentando personalidade e concentração surpreendentes.
Grad. Alcoólica: 14,5%
Preço: R$90
Importadora: Grand Cru

  • Pingback: Humberto Canale Marcus Gran Reserva Cabernet Franc 2001

  • Pingback: Trapiche Fond de Cave Bonarda 2004

  • Paulo Henrique Villela Pedras

    Na verdade o vinho Marcus , produzido na Patagônia está excepcional.
    Lamentavelmente , depois de degusta-lo na região, tentei compra-lo no brasil , mas não o encontrei , mesmo na Gran -Cru , importadora dos produtos da Humberto Canale.
    Seria possivel indentificar onde posso achar este vinho?

    At.

    Paulo Henrique

  • Paulo

    Preciso de um e-mail para contatos e informações de como adquirir o vinho do Humberto Canale Marcus Gran Reserva, a fim de passar para uma pessoa cujo o qual o presenteei com duas garrafas desse vinho e essa pessoa deseja adquirir outras unidades dessas garrafas.

    • Joao carlos

      Olá, tambem teria interesse em adquirir algumas garrafas de Humberto Canale Marcus Gran Reserva, se possivel me enviar email.
      Grato