A origem da Malvasia de Cândia, base do vinho degustado, remonta ao berço da civilização clássica. Tudo começou quando a República de Veneza tentou ocupar uma fortaleza, ponto estratégico na região do Peloponneso, na pequena localidade de Monembasia, situada na atual ilha de Creta. Explorando mais profundamente a região, por volta de 1248, os venezianos puderam conhecer em Cândia, atual capital Iráklio, o excelente vinho cretense. Daí para as mudas chegarem na Sereníssima e depois para o resto da Itália foi um passo. O nome dessa uva sofreu uma sucessiva degeneração a partir de Monembasia, depois Monenvasia, que evoluiu para Malfasia e, finalmente, Malvasia.
A vinícola familiar Don Laurindo está localizada no Vale dos Vinhedos, uma das regiões mais belas da Serra Gaúcha. Sob a supervisão do patriarca Laurindo Brandelli são produzidos vinhos de variedades como Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Ancellotta, Malbec e Malvasia. O exemplar degustado apresentou uma cor amarelo palha e muita intensidade aromática, características típicas dessa varietal. Nariz doce lembrando uvas moscatel, damasco e pêssego. Um Malvasia agradável, fresco e bem ligeiro. Poderia ser um vinho mais harmonioso e completo, caso tivesse um pouco mais de presença na boca.
Um vinho leve para ser bebido jovem, ideal para dias quentes. Bouquet aromático que acompanha muito bem uma porção de ostras frescas.
Grad. Alcoólica: 11,5%
Preço: R$26,50