Miolo Los Nevados

Globalização é uma palavra para lá de gasta, mesmo assim não posso evitar de emprega-lá, principalmente quando preciso falar sobre determinados vinhos. Esse é o caso dos Los Nevados, uma nova linha de rótulos que começa a ser vendida no Brasil. Os vinhos são produzidos em Mendoza pela Codorníu, mas quem assina o rótulo é um tradicional produtor gaúcho: A Miolo Wine Group. É isso mesmo, essa nova linha de vinhos da Miolo é produzida na Argentina, muito embora a Miolo não tenha qualquer operação neste país. Na verdade, uma boa sacada de marketing para aproveitar a capilaridade da sua distribuição com produtos mais competitivos. Segundo informações da Miolo, a linha Los Nevados é uma parceria entre Adriano Miolo e um ex-colega de faculdade, o enólogo César Augusto Borba de Azevedo, que trabalha em Mendoza. Um dos pilares do projeto (segundo o press release) seria a valorização do terroir de Luján de Cuyo, porém ao ler a ficha técnica constato que as uvas são provenientes do Vale do Uco. Ué? Essa duas regiões ficam distantes em alguns quilômetros, fiquei sem entender, ou melhor, compreendi que não faz diferença quando se trata de vinho globalizado. Vinhos com boa concentração de fruta, redondos e com carvalho bem evidente. Esse é o “estilo” do vinho global e, como previsto, o Los Nevados não foge dessa linhagem.

O Los Nevados Malbec 2007 apresenta aromas de danoninho, sem muita sutileza. Corpo médio, taninos macios e acidez razoável. Final pouco persistente. É um vinho simples, direto e com uma influência muito forte do carvalho. Por sua vez o Chardonnay 2008 é menos marcado pelo carvalho, nariz agradável lembrando abacaxi. Na boca deixa a desejar em frescor, como a maioria dos brancos argentinos nessa faixa de preço. A linha de vinhos Los Nevados tem tudo para agradar ao consumidor habituado com Miolo Seleção e o Reserva Miolo, uma vez que são mais concentrados. Resta saber o quanto essa estratégia irá canibalizar as linhas produzidas na Serra Gaúcha na mesma segmentação de preço. A briga é boa na segmentação até R$30, sem sair da Argentina temos o Lurton Malbec, o Alta Vista Premium Malbec e o Uxmal; vinhos com mais pedigree que o Los Nevados.


Vinhos de apelo fácil e imediato. O Malbec deve agradar aqueles que gostam dos aromas e sabores do carvalho. O Chardonnay é honesto e agradável, acompanha bem frango, peixe e frutos do mar.

Grad. Alcoólica: 14%
Importadora: Miolo Wine Group
Preço: R$26

  • Antonio

    Aromas de danoninho?! Vixi!!