Chateau Los Boldos Cuvée Tradition Cabernet Sauvignon 2005

Vinho do Vale de Rapel Chateau Los Boldos Cuvée Tradition Cabernet Sauvignon 2005Recentemente um leitor do QVinho comentou sobre a decadência de certos produtores chilenos, mostrando-se saudosista com os honestos e confiáveis Cabernets e Merlots de 15 anos atrás. Nessa época o Chile dominava o mercado na América do Sul, produzindo uma grande variedade de vinhos, sendo que os seus melhores, eram nitidamente inspirados no estilo de Bordeaux. O Cabernet Sauvignon californiano, mais concentrado e opulento, já fazia sucesso, porém ainda não influenciava diretamente os produtores chilenos. De lá pra cá, a grande maioria das vinícolas chilenas aderiram à influência californiana (uma necessidade para competir no mercado americano), e nesse processo de transformação, muita gente se perdeu. Hoje o vinho chileno é bem mais internacional, mesmo assim não perdeu o seu vínculo com a França, prova disso é esse interessante Chateau los Boldos. A proposta dessa vinícola é ser fiel as tradições francesas de enologia, um compromisso de seus proprietários, obviamente originários da França. O Chateau Los Boldos Cuvée Tradition Cabernet Sauvignon 2005 mostrou cor rubi com leve transparência, lágrimas de boa persistência, apesar da quase incomum gradação alcoólica de 12,5%. Aroma típico de boa intensidade, lembrando frutas negras maduras e ervas secas. Corpo leve, com taninos bem resolvidos e boa acidez. Final não muito longo, mas agradável, sem deixar adstringência. Esse jovem Cabernet Sauvignon é redondo e agradável, mesmo passando longe do carvalho novo, cumprindo a proposta do seu produtor. Custa em média 5 dólares nos EUA, uma pena que aqui no Brasil o preço fique um pouco acima do ideal.

Muito Bom
Típico Cabernet chileno de antigamente. Um vinho jovem e descompromissado, perfeito para o dia-a-dia. Não espere um vinho muito concentrado.
Grad. Alcoólica: 12,5%
Preço: R$ 40
Importadora: Reloco

  • Fernando Cardoso

    Só uma pequena observação: os proprietários do Los Boldos não são franceses, mas sim portuueses. A Sogrape, maior empresa de vinhos de Portugal e que, entre outras coisas, produz o mítico Barca Velha, é a proprietária desta vinicola.
    Na Argentina controla a Finca Flishman e na Nova Zelandia a Framingham.
    Abraço

  • Luciano Kelbouscas

    O preferido da minha esposa. Adquirimos uma caixa em Rivera no Uruguai, a garrafa sai por R$ 15,00!!!!!!!!!!!!!

  • Adrien

    perdão, 2005 mesmo.

  • Adrien

    Abri hoje uma garrafa 2004 e estava excelente!
    merece seus 3 copos bem cheios ΫΫΫ

  • ALMIR LEIS

    Tive a oportunidade de comprar 2 garrafas do vinho Chateau de los boldos safra 2.004, paguei 15 US quando voltava do Chile, adquiri no Free e onde moro infelizmente não consigo achar para adquirir, Ex. Pão de Açucar, Extra e Carrefour, gostaria de endereço onde posso comprar. Meu endereço é na Cidade de Itu/sp.Abraços

  • Alvaro Neves

    Vinho interessante,de grande personalidade., aroma tipico, bem incisivo. Excelente vinho, por um preço módico, poderia ser melhor. Tem acompanhadoà mim e meus familiares e convidados, nestas festividades natalinas de 2008 e com reservas para inicio de 2009.