Maycas del Limari Sauvignon Blanc 2008

Maycas del Limari

Tenho dito que as grandes barganhas na América do Sul são de vinhos brancos. Tá bom, eu sei! Muitos brancos também são caros, mesmo assim custam bem menos que tintos top de linha. A verdade é que os brancos ainda são subestimados pela grande maioria dos consumidores, por isso são poucos os produtores que arriscam uma puxada de preço forçada, uma prática que infelizmente contaminou os chamados “vinhos ícones”, que por aqui são essencialmente tintos.

O Maycas del Limari exemplifica bem essa realidade, afinal é um grande Sauvignon Blanc, com qualidade compatível a outros bem cotados do Vale do Loire e Nova Zelândia, mas não custa os olhos da cara. Maycas é um projeto da Concha Y Toro no remoto Vale do Limarí, uma região que, apesar de já possuir mais de um século de vinhas cultivadas, só agora aparece no mapa vinícola chileno. O Vale do Limarí situa-se 400km ao norte de Santiago, relativamente próximo ao oceano (30Km); caracterizado por intensa luminosidade, ventos frios, pouquíssima umidade e solos ricos em carbonato de cálcio. Limarí é a bola da vez no Chile, competindo em atenção com o Vale do Maule, regiões com um tremendo potencial para elaboração de vinhos de qualidade.

O Maycas del Limari Sauvignon Blanc 2008 é um vinho superfresco e perfumado, envolto por aromas minerais intensos; notas herbáceas finas e toques cítricos também aparecem. Na boca é encorpado, com uma certa presença de taninos, acidez agradável e um toque quase salgado. Bom final de boca, seco e com permanência de aromas cítricos. É um baita Sauvignon, quase mastigável.

Não é o melhor Sauvignon Blanc que já bebi, do Chile gosto mais dos Casa Marin Laurel e Cipreses, de qualquer forma o Maycas é mais barato e por isso já está elencado na minha lista de favoritos.


Sauvignon Blanc para quem realmente gosta da variedade. É focado na mineralidade e nos toques herbáceos, deixando de lado a fruta tropical.

Importadora: Enoteca Fasano
Preço: R$89
Grad. Alcoólica: 13%

  • Guilherme Cezaroti

    A Casa Marin Sauvignon Blanc 2008 está por cerca de R$ 93 no site da importadora, se tiver que pagar o frete nos dois casos vale a pena fazer a comparação antes.

  • Antônio Krieger

    Boa dica! Mas onde consigo este vinho aqui em Ctba?
    Um abraço e Boa Páscoa a vocês!

    • http://www.qvinho.com.br Jomar

      Caro Antônio, desculpe-me por não responder a tempo. Não sei onde comprar em Curitiba, por isso recomendo que você entre em contato com o importador ou compre diretamente no site deles. Abraço!