Ventisquero Queulat Pinot Noir 2006

Vinho chileno Ventisquero Queulat Pinot Noir 2006Confesso não entender o preciosismo que alguns críticos atribuem a uva Pinot Noir. É certo que esta variedade produz alguns dos mais aristocráticos e nobres vinhos do planeta, os “grandes da Borgonha”. Mas coitada da Pinot, frequentemente malhada quando não atinge o status de “sublime”, sofre com o preconceito por causa da sua cor desbotada. Um bom vinho não é necessariamente encorpado e potente, nem escuro e denso, por isso é importante separar as coisas. Já presenciei muita gente desprezando bons Pinots, simplesmente por terem menos cor. Um exemplo disso é o Ventisquero Queulat Pinot Noir 2006; um vinho leve e versátil, mas que facilmente é desprezado em favor rótulos mais potentes, como os populares Cabernet Sauvignon e Syrah da própria Ventisquero. Produzido no Valle de Casablanca, uma região mais fria e com influência marítima, que é mais conhecida pelos vinhos brancos. Essa D.O tem atraído investimentos para produção de tintos, principalmente Pinot Noir, devido a boa adaptação desta cepa nesse terroir específico.

O Ventisquero Queulat Pinot Noir 2006 tem cor grená com transparência evidente. O nariz apresenta boa intensidade; frutas vermelhas discretas com um leve toque herbáceo, além de notas de carvalho tostado. Leve e com taninos que não incomodam. Não é alcoólico, mesmo assim deixa a desejar em equilíbrio. Bom final, apesar de não impressionar muito. A Ventisquero acertou a mão quando resolveu não exagerar nesse vinho (carvalho e álcool), mesmo assim algumas pessoas podem acha-lo fraquinho.

Bom
Esse Pinot Noir do Valle de Casablanca é gostoso e direto. Vai bem com uma infinidade de pratos.

Grad. Alcoólica: 13,5%
Preço: R$48

  • Bel

    Adeilson,
    Quem importa é a Cantu.
    Em Curitiba é fácil achar em mercados e adegas.
    Abraços

  • Juliana

    Os vinhos da ventisquero são importados diretamente pela Cantu.

  • http://www.garagewineco.cl derek

    Cuando vienes a chile para catar unos pinot noir? — uno mio hecho 2006 tambien y de casablanca que me interesa compartir, pero tambien otros. Ubicame si estas por estos lados… djmk

  • Kayser Soze

    Jackson e Jomar,

    Existem copos especiais para se tomar os vinhos da Borgonha? E se eu usar copos comuns?

  • Eloise

    Adoro um bom Pinot Noir!!!

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Claudio, esse é o formato empregado na Borgonha, a região mais tradicional na produção da uva Pinot Noir. Produtores de todo o mundo empregam a garrafa borgonhesa em seus vinhos de Pinot Noir com o intuito de serem facilmente identificados.

    Adeilson, comprei num supermercado aqui em Curitiba. Parece que os vinhos da Ventisquero não possuem importação exclusiva no Brasil, sendo assim, recomendo que você faça uma busca no Google para achar o melhor fornecedor.

    Vanessa, também gosto do Pinot Noir despretencioso.

  • Vanessa

    Particularmente falando, aprecio muito vinhos da uva Pinot Noir, são leves e delicados. Adoro!!!

  • Adeilson

    Prezado Jomar, quem importa esse vinho, onde adquiriu, ou onde se pode encontrar1/

    Abraço,

    Adeilson

  • claudio

    Qual a razão vinhos a base de Pinot Noir tem esse formato de garrafa??