Chanteleuserie Bourgueil Cuvee Alouettes vs. La Celia Cabernet Franc

A uva Cabernet Franc não é muito popular entre os bebedores brasileiros, muitos tem a impressão de se tratar de uma prima pobre da Cabernet Sauvignon, talvez devido a exemplares baratos e de baixa qualidade produzidos na Serra Gaúcha, mas isso é uma tremenda injustiça, já que grandes vinhos são produzidos com esse nobre varietal, sendo o mais notório, o mítico Cheval Blanc. O estilo do vinho de Cabernet Franc varia de acordo com a região onde é produzido, tendo o Vale do Loire como berço do estilo mais característico, produzindo vinhos leves e frescos para acompanhar boa comida. Temos aqui uma comparação interessante entre o velho e o novo mundo.

Chanteleuserie X La Celia

De um lado o típico Cabernet Franc do Vale do Loire, leve e despretensioso, do outro lado a potência do vinho argentino, deixando claro que o terroir e a mão do produtor fazem toda a diferença. O Cuvee Alouettes apresentou uma cor rubi límpida e translúcida, aroma fresco de cereja e mirtilo, reforçados por um delicioso fundo de terra molhada e minerais. Corpo médio e textura lisa com final persistente e harmonioso. O La Celia mostrou-se mais escuro e profundo, com uma predominância violácea. Aroma sutil de fruta vermelha madura, com grande intensidade de notas tostadas de carvalho e chocolate ao leite. Encorpado e cheio, um vinho muito bem equilibrado na boca, com excelente persistência e agradável final.

Muito Bom
Chanteleuserie: Frescor e leveza na medida certa! Bourgueil agradável e fácil de beber.

Muito Bom - Best Buy
La Celia: Esse Cabernet Franc do Valle de Uco faz bonito, mostrando intensidade e concentração, provando que não é só a Malbec que reina em Mendoza.
Importadora: Interfood
Preço: R$42