Château Haura 2005

Em tempos de dólar alto o apreciador de vinhos deve ter cuidado. Uma boa dica é procurar por rótulos de regiões menos conhecidas, que tenham qualidade e classe, mas sem o ônus do status das denominações mais glamourosas. Que tal um Bordeaux? Sim! Essa região francesa não produz somente vinhos caríssimos para leilão, também é verdade que produz vinhos lamentáveis, mesmo assim continua sendo o berço de vinhos deliciosos e honestos.

Atualmente, em Bordeaux, algumas das melhores barganhas provém de Graves e Entre-Deux-Mers. Produtores competentes como Denis Dubourdieu, Pierre Lurton e a família Despagne vêm mudando o conceito dessas terras ao sul da cidade de Bordeaux.

Provamos o Château Haura 2005, produzido em Graves por Denis Dubourdieu, um corte de partes iguais de Cabernet Sauvignon e Merlot. Cor rubi com ligeira transparência. Nariz agradável e de boa intensidade; aroma sutil de frutas negras com notas tostadas bem nítidas. Bom corpo, taninos de excelente qualidade e equilíbrio muito bom. Final fresco e agradável, com boa persistência. Um Bordeaux corretíssimo, feito por um produtor de grande renome e, além disso, de uma safra de qualidade excepcional.

Excelente
Um excelente Bordeaux da memorável safra de 2005. É fino e elegante, sem os excessos de álcool e fruta super madura. Vai muito bem com diversos tipos de prato.

Grad. Alcoólica: 12,5%
Importadora: Porto a Porto / Casa Flora
Preço: R$ 95

  • http://bocoiola.blogspot.com Bela

    Olá, gostaria de uma indicação de um bom bordeaux com um preço mais acessível…se é que há.
    Adoro o bordeaux espanhol, mas hoje ele já anda a par a passo com o preço dos franceses.
    Obrigada,
    Abs

  • wagner fioravanti

    Caro Jaksom este tal de Rodrigo não sabe nada
    Talvez ele seja um consumidor de rótulos destas importadoras famosas que só sabem colocar muito lucros em seus vinhos
    A Casa Flora além deste maravilhoso vinho frances em discussão, ainda tem uns Italianos muitos bons

  • Carlos Barbosa

    Caro Jackson, gostei muito de sua resposta ao Sr. Rodrigo ele não deve ter navegado em seu blog e apenas fez um comentario indevido!!!!

    Hoje, a Casa Flora tem muitos vinhos de alta qualidade e preços competetivos ….. assim como todas as importadoras, ms oq vale é uma boa distribuição e preços honestos!!

    Parabens……

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Caro Rodrigo, tenho a impressão que você não navegou muito bem em nosso blog, caso contrário teria percebido que nos mais 195 posts publicados degustamos os mais variados rótulos de vinhos. Sem falar nos temas que abordamos como café gourmet, chocolates, charutos e receitas.

    Por que você não deixou seu comentário quando realizamos uma degustação inédita de chocolates especiais? A maioria deles sequer tem importação no Brasil. Um dia desses você vai ver a Gula ou a Prazeres da Mesa fazendo uma dessas. Ou ainda, por que não entrou no debate sobre as margens absurdas cobradas por algumas importadoras quando comentamos sobre o Chateau Léoville Las Cases?

    Em todo esse tempo como editor do QVinho aprendi a farejar, assim como um cão perdigueiro a caça de perdizes, comentários oportunistas e mascarados. Posso estar enganado, não sei, mas seu “comentário” tem laivos de quem atua no setor. Sinceramente, não gosto de quem usa a internet tirando proveito do anonimato para deixar comentários carregados de bílis e fora do contexto.

    Para encerrar, procuro beber e comentar vinhos que encontro com facilidade nos supermercados e lojas especializadas da cidade onde moro, ou seja, Curitiba. Não tenho culpa se algumas importadoras trabalham melhor esse mercado e conseguem ter maior presença de gôndola. Não esqueça, antes de comentarista de vinhos sou consumidor.

  • Rodrigo

    Somente vinhos da Casa Flora comentados ! Ou não sua grande maioria !