Old Vines Luccarelli – Primitivo di Manduria 2004

Luccarelli Primitivo di Manduria - Vinho italiano da região da PugliaTodos sabem que a Itália é um país abençoado para o cultivo de vinhas, com grandes extensões plantadas de norte a sul. A Toscana, o Veneto e o Piemonte lideram o ranking da fama, impulsionada por um competente time de produtores que souberam extrair o melhor dessas terras. O que pouca gente sabe é que alguns dos mais velhos vinhedos da península itálica estão na Puglia. Isso mesmo, o “salto da bota” é o berço de vinhas que podem ter até 80 anos de vida. Velhas vinhas de Primitivo, verdadeiras protuberâncias da terra; uma vez por ano lançam ramos verdes ao céu, numa tentativa de se libertarem daquela forma retorcida imposta pela natureza. Não conseguem, porém presenteiam o homem com o fruto de seu esforço.

A uva Primitivo reina quase absoluta na Puglia, mas é na região (DOC) Primitivo di Manduria que mostra suas melhores qualidades. O vinho que provamos, o Old Vines Luccarelli 2004, representa bem o espírito do melhor vinho Pugliese. Produzido pela San Marzano, uma cooperativa que agrega 1.200 viticultores, totalizando 500 hectares de vinhedos no coração da DOC Primitivo di Manduria. Adeptos da modernidade, procuram conciliar a tecnologia com as tradições locais, sem perder a identidade da sua região de origem. O Old Vines Luccarelli é um vinho surpreendente, uma vez que apresenta um estilo mais próximo ao do Novo Mundo, porém mantendo uma personalidade própria. Produzido a partir de vinhas velhas e de uvas super maduras, o resultado é uma mistura explosiva de muita fruta, maciez e álcool. Sim, produtores de todas as partes fazem isso (ou tentam fazer), mas com o Luccarelli o resultado é feliz.

Exibiu cor violeta escura, com muita pigmentação no copo. Nariz intenso com fruta super madura, lembrando tutti-frutti, baunilha de carvalho novo, notas de especiarias doces e ervas secas. Encorpado e redondo, seus taninos sedosos ajudam a criar uma grande sensação de maciez; excelente acidez, levando em conta a maturação das uvas. Final bastante agradável e com boa persistência. O Luccarelli é um vinho macio e concentrado, como muitos vinhos atuais, porém não deixa a desejar em frescor e vivacidade, graças ao bom equilíbrio fruta/álcool/acidez.

Excelente

Primitivo intensamente frutado e sedoso. Proponho uma ousadia (pegando o gancho do último artigo): Que tal harmonizar esse vinho com um excelente chocolate de 60% de cacau? Muita gente terá uma agradável surpresa…

Grad. Alcoólica: 14,5%
Preço: R$110
Importadora: Porto a Porto / Casa Flora

  • Fabio Ayrton

    Realmente e um excelente vinho, que agora está com rótulo novo, quem tomou as safras anteriores vai notar que não está mais com a descrição PAZZIA e old Wines DOC. Encontrei no site http://www.vinhobr.com.br R$170,00 um valor justo pelo viho

  • João Carlos França Peres

    Meu caro, o Luccarelli que você provou não é produzido pela San Marzano. O primitivo da San Marzano são o Sessantani e o SUD. Luccarelli é outra vinícola, que por sinal é grande concorrente na linha dos primitivos da San Marzano. Fique atento. Por fim, a World Wine importa o San Marzano Sessantani, enquanto a Casa Flora traz o primitivo da Luccarelli. Abraço.

  • Ailton

    Um dos melhores que já bebi! a reação de oxidação que se dá alguns minutos após aberto, confere o produto um sabor frutado intenso.

  • Antonio

    Vinho maravilhoso, devido as primitivos serem uvas muito doces, se tomado em excesso se tornam enjoativos, tomo esse vinho uma vez por mês e acho que não vou enjoar nunca.

  • Júlio

    Que vinho bacana !
    Parece Malbec . Muito legal . Tomei um 2006

  • Renato Vilar de Carvalho

    Degustei pela primeira vez o vinho tinto meio seco Lucarreli Old Wines Primitivo de Mandúria 2006 no Parana na casa do meu irmão que tem esse vinho como o melhor que já degustou e em sua adega tem caixas desse vinho. Tambem fiquei muito impressionado e o considerei o melhor vinho que já havia degustado quando o experimentei pela primeira vez e quando de volta para Alagoas onde moramos levamos uma caixa presenteada pelo nosso irmão. Ao tomar pela terceira vez o referido vinho em Manaus na casa de uma filha fiquei com a pulga atraz da orelha, estava faltando algo no mesmo. Posteriormente em Maceió na casa de outro irmão que estivera comigo no Parana degustamos 2 garrafas do mesmo vinho e fiz um comentário dizendo que já não o consedera o melhor vinho por mim experimentado pois lhe faltava algo que eu como leigo embora apreciador de bons vinhos não sabia identificar. O Comentário de Alfredo é muito pertinente pois falta acidez ao vinho o que o torna enjoativo .

    • Renato Vilar de Carvalho

      Sera que a falta de moderação é não ter concordado com a opinião geral ou ter mencionado o fato de que tem pessoas pessoas que gostam muito desse vinho e podem se dar ao luxo de comprar várias caixas do mesmo ( não sou eu o comprador). Apesar de gostar bastante do vinho continuo com a opinião de que ele não é completo. Contudo o melhor vinho é aquele que gostamos. Viva a diversidade de opiniões

  • sylviane

    que vinho maravilhoso. Fantastico e recomendo. Poderia ser vendido pelo menos no Lidador para comprar.

  • Mildred

    Depois que provei dele… nunca mais quis saber de outro!!! Muito especial!!!

  • Fernando

    Tive o prazer de experimentar hoje esse vinho, superou todas as expectativas, quem bebe não esquece jamais seu sabor e aroma. Recomendo.

  • Nícolas Nascimento Ferreira Póvoas

    Simplesmente surpreendente ! Me lembrou os mais potentes vinhos do Novo Mundo. Vale cada centavo de quanto custa. Recomendo a todos !

    Abraços.

  • Márcia Vitorino

    Vinho maravilhoso, encorpado e ao mesmo tempo aveludado, gosto persistente, frutado, aroma delicioso.
    Esse esta na minha lista dos melhores que já provei, e olha que não foram poucos.

  • Renato

    Ah, já ia me esquecendo, por ter um paladar forte pode-se (deve-se talvez) degustá-lo com carnes de intenso sabor e levemente picantes. Um abraço!

  • Renato

    Excelente vinho. Sua composição revela traços imponentes de frutas citricas com mesclagem amadeirada. Vai bem com massas leves mas pode-se arriscar com uma boa macarronada. Ótimo custo benefício. Para abrir em ocasiões especiais. O bom é ter sempre mais de uma garrafa na adega.

  • Mauro A Chies

    Excelente vinho. Impressiona no primeiro gole. Entretanto, a exuberancia da madeira e o alto teor de açucar fazem lembrar um vinho licoroso e, a medida que o jantar avança, deixam -no “cansativo”.

  • Jorge Galvani

    ops… desculpa pelo desapercebido, a safra comentada é a de 2004 a que degustei foi a de 2006.

    abç,

    Jorge.

  • Jorge Galvani

    Senhores, estamos falando da safra 2006? Porque se for, tive o prazer de degusta lo no sabado enquanto preparava uma massa, realmente o vinho surpreende com o aroma e seu frutado, lembrança persistente, conclusão… acabei com 2kg de farinha… hehehe… e ja estou procurando outra garrafa para reposição, muito bom o custo beneficio.

    abç,

    Jorge.

  • GILBERTO LUCCA

    Simplesmente “Eccellente!”

  • Enzo

    Sr. Alfredo. Em nome de vários enófilos que idolatram os vinhos italianos, lamentamos a infelicidade de seu fraco comentário. Se o senhor participasse de uma confraria jamais teria esta opinião esdrúxula. Óbvio que o vinho tem o seu valor e exuberância de fruta, fato que gerou o apreço do público em geral. Reveja seus conceitos, sem preconceitos!

  • Alfredo

    Após ler tantos comentários elogiando esse vinho, é difícil dizer algo contra. Entretanto, como também já se disse que gosto é gosto, tomo a liberdade de discordar. Já provei deste vinho em três oportunidades diferentes, sempre concomitante com vinhos frutados e poderosos (zinfandel, malbec e syrah principalmente, argentinos e australianos), e invariavelmente ele apresentou excesso de fruta madura, sem acidez e carvalho proporcionais, sendo um daqueles vinhos que agrada na primeira pegada mas depois torna-se até mesmo enjoativo. A elegância passou longe.

  • José Machado

    Um vinhaço. Um dos melhores vinhos que já provei. É um vinho elegante, estruturado, uma explosão de sabores e odores. Permanece não só muito tempo na sua boca qto. na sua memória.
    Difícil encontrar um outro vinho de relação custo/benefício igual a este.

    José Carlos Machado

  • Alexandre Valverde

    Excelente vinho , um dos melhores que ja provei, como disse um amigo meu : É para tomar de joelhos!!

    • Luciana Furlan

      Aprovado, excelente vinho

  • João

    Excelente vinho no aspecto, no nariz e na boca. Intenso, frutado, os 14,5 de álcool, perfeitamente amalgamado, não de deixa perceber. Um dos melhores que já provei.

  • Monica Alves

    FANTÁSTICO!!! Ainda não apreciei nada que me tivesse me deixado em estado igual!!!

  • http://www.vanityinfo.com.br Julio Iriarte Estivariz

    gostaria mais informações do vinho primitivo di manduria e valores, gostei muito deste vinho, mandei uma opinião ao Lopes da Terroir e recebi para minha, humilde degustação, um comentário totalmente depreciativo a respeito do mesmo ??? mas como o paladar ´não se discute …

  • ALEXANDRINA

    Sou uma pessoa que toma pouco vinho tinto, mas confeso que este me impressionou com certeza o melhor que ja degustei…….

  • Mocellin, Valdir

    A apresentação corresponde ao conteúdo. Ambos excepcionais.

    Já recomendei em diversas ocasiões, e todos confirmaram que este vinho é de boa complexidade.
    É dos melhores que experimentei em minha formação empírica.
    Continuo recomendado.

  • MARCELO ROSA

    TOMEI ESSE VINHO ONTEM NUM JANTAR QUE FIZ PARA FAMILIA, UMA BELA MACARRONADA E UMA BELA CARNE. EU TINHA UM OUTRO ITALIANO PARA ABRIR, MAS TIVE A GRATA SATISFACAO DE ARMONIZAR COM ESSE PRIMITIVO. NA MOSCA.

  • Elcio Daroz

    Tomei este vinho e achei maravilhoso.

    Nao sei se foi pelo momento, mas com certeza foi um dos melhores que ja provei.

  • jairo quirelli

    o melhor vinho que degustei em minha vida, olha que pratico esta arte a muitos anos, absolutamente fantastico

  • Laerte

    Show, especial, agradável, um vinho potente, porém macio, e harmoniza bem comvários pratos, esta ganhando um ótimo mercado no Brasil. Já começaram a inflacionar ele nos restaurantes. Realmente ótimo.

  • Bel

    Gosto muito de harmonizar vinho com bons chocolates e esse realmente impressiona.

  • Julio Soprani

    Desculpe senhores, mas andei olhando o site da Feudi di San Marzano (http://www.feudisanmarzano.it) e não encontrei o referido primitivo.

    Entre os primitivos di Manduria produzidos pelo Feudi di San Marzano que já degustei, e que na minha opnião é um dos melhores Pritmivos di Manduria importados pelo Brasil (nesse caso pela World Wine La Pastina), se encontra o Sessantanni (http://www.feudisanmarzano.it/eng/sessantanni.htm).

    Haverá outra cantina com o mesmo nome?

    Prabéns pelo Blog.
    Um abraço.

    Júlio.

  • Antonio Flavio

    Desse jeito, vou experimentar

  • Licia Simoes

    Fiquei impressionada com esse vinho,tenho procurdo em Salvador e ainda não encontrei.Fantastico!

  • Marcelo Godoy

    Foi uns dos melhores vinhos que já degustei, e recomendo para os que querem sentir prazer em uma taça de vinho.

  • Luiz Lima

    Muito bom! Excedeu expectativas – e particularmente, o que é incomum, ele resistiu muito bem a um dia depois de aberto! Vinho superior e – de certa forma – acessível!

  • HELIO VILELA

    um dos melhores vinhos que ja provei, excepcional, muito bom mesmo.

  • Ricardo Pinheiro

    Dos melhores vinhos que já tomei. Fiz um Filet au Poivre que foi espetacularmente acompanhado por este maravilhoso vinho.

  • Celso L. Rodovalho

    Excepcional relação custo benefício.Vinho com muito equilibrio pois o teor de alcool relativamente elevado não é percebido. Elegante e fácil de tomar deixando uma agradável sensação e prolongado retrogosto.

  • http://www.qvinho.com.br Jackson

    Caro Diego, por favor acesse o site da importadora http://www.portoaporto.com.br e veja quais lojas ou representantes estão mais próximos da sua cidade. Abraço

  • Diego

    Onde posso comprar esse vinho? Abraços.