Frei João Reserva 1995

Impressionante tinto produzido na Bairrada pela Caves São João, um dos mais tradicionais produtores de Portugal. O que esperar desse vinho de 11 anos de idade? Muita coisa… Cor vermelha levemente alaranjada, com presença de borras em abundância, mas depois de um repouso no decanter apresentou-se límpido e brilhante. Aromas explosivos de couro, cedro, menta e cascalho molhado, reforçados por uma doce frutuosidade, porém discreta. Redondo e aveludado, com boa acidez e taninos finos e bem domados. Final de boca mineral e de grande persistência, estranho, mas muito agradável. Vinho fantástico! Adorei o caráter mineral desse Bairrada.

Frei João Reserva 1995

Excelente
Força e personalidade são as marcas desse excelente Bairrada.

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Cristina, o Frei João Reserva é um excelente vinho da Bairrada, geralmente envelhece bem (como todos os bons da Bairrada), mas talvez essa safra 1966 já não tenha o mesmo “frescor”. Lembro que o 1995 já estava ótimo, com bastante evolução. É melhor abrir e provar, depois relate aqui a sua avaliação.

    Boa sorte!

    Jomar

    P.S. Não esqueça de decantar.

  • cristina

    Olá!

    Achei em casa um FREI JOÃO RESERVA 1966! Alguém poderia me falar um pouco desse vinho e se saberiam o valor do mesmo?

    Grata,

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Esse Frei João apresentou uma complexidade muito boa. O referido aroma pode ser classificado como incenso.

  • http://obugio.blogspot.com Robson

    Na verdade a ‘casa de produtos de umbanda’ seria o mais próximo do obtido com a degustação de tal delicia lusa.

  • Alexandre Loper

    Aroma de “terreiro de macumba” também foi citado nessa degustação.

  • http://obugio.blogspot.com Robson

    Eu também estava presente e lembro-me bem dos resultados dessa degustação. Muito cuidado nessa hora com a descrição de ‘sela de cavalo’.

  • Alexandre Loper

    Tenho a curiuosidade de saber onde vcs acharam essa garrafa. Realmente é um vinho difícil de encontrar por aqui, coisa de colecionador.

    Bastante mineral, é uma vinho totalmente diferente do que eu estava acostumado. Lembro que no dia da degustação vc falou em aroma de “sela de cavalo”. Eu não sei que cheiro tem a “sela de cavalo”, mas fica aqui a lembrança.