Quinta da Cortezia Touriga Nacional 2004

Um dos vinhos mais interessantes que provei recentemente foi o Quinta da Cortezia Touriga Nacional 2004. É impossível não prestar atenção a região onde foi produzido, a Estremadura, mais precisamente ao distrito de Alenquer. Essa localidade tem características muito particulares; a proximidade com o mar e os terrenos irregulares compõem uma diversidade fantástica de terroir. Alenquer ganhou notoriedade internacional com o bem-sucedido Chocapalha, da enóloga Sandra Tavares da Silva. Podemos esperar vinhos de personalidade dessa região, como esse Touriga Nacional feito por Miguel Reis Catarino. Enólogo da Quinta da Cortezia, Miguel esteve no Brasil há alguns meses para promover seus vinhos. Tive a oportunidade de conhece-lo, descobri que ele é um vinhateiro de grande habilidade, não somente um enólogo como tantos outros.

O Quinta da Cortezia Touriga Nacional 2004 possui cor rubi com pouca transparência, mas não chega a ter aquela cor fechada como muitos vinhos atualmente tem. Aroma muito agradável e com boa complexidade, frutas negras maduras, além de notas minerais. Encorpado, taninos de excelente qualidade e com uma acidez bem integrada. Ótimo final de boca. O Quinta da Cortezia Touriga Nacional é uma bela representação do que a Estremadura pode produzir, um vinho de personalidade bem definida, cheio de nuances e deliciosamente fácil de beber.


Muito bem feito, gostoso e com uma classe típica de vinhos bem mais caros. Lembra um Bordeaux de boa qualidade, porém com um apelo próprio da Touriga Nacional.

Grad. Alcoólica: 14,5%
Importadora: Porto a Porto / Casa Flora
Preço: R$ 55

  • Freya Azad

    I got to this page as I was searching for Quinta da Cortezia vinho rose´ as I had it today at a Brazilian restaurant in New York City , and I loved this wine. It was just the perfect taste!

  • http://www.destemperados.com Diogo

    E aí galera. Vocês conheces o Segura Viudas, um Rosé espanhol? Provei esse finde e fiquei alucinado. Ando numa fase meio rosé, hehehe! Recomendadíssimo esse vinho, viram?!

    Abraços

  • Bruna

    Olá,
    Sou Bruna Pallini, trabalho na Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor.
    Parabéns pelo blog de vocês! O vinho que vocês citaram é o mais interessante, mas vocês sabem qual é “o vinho mais caro da história”? Conheçam em http://www.zahar.com.br/catalogo_detalhe.asp?id=1190
    Visitarei mais vezes!
    Abraços!

  • http://nossovinho.com/ Paulo

    Boa indicação eu não conhecia. Parabéns pelo Blog.
    Vou acompanhar.
    Abraços
    Paulo

  • http://falandodevinhos.wordpress.com João Filipe

    Ai, valha-me meu bom Deus! Logo o Cortes de Cima?!! O básico “Tinto Alentejo”, que é o que mais me encanta ao palato e ao bolso, ao abrir parece que nos transporta a campos floridos. Bem, deixa para lá, essa vai acabar mais rápido ainda e aguardo ansioso vossa opinião e comentários. Esses gringos sabem fazer vinho!

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    Oscar, seja bem-vindo ao nosso blog! Se precisar, pode contar com nosso apoio em terras brasileiras.

    João, tem mais coisa pela frente. Já estou aqui com algumas garrafas da Cortes de Cima. Concordo totalmente com você quanto ao Quinta da Cortezia Touriga Nacional.

    Abraços!

  • http://falandodevinhos.wordpress.com João Filipe Clemente

    Pessoal, tou gostando, Régia branco/.Com e agora este Touriga Nacional realmente não há como negar, os vinhos Portugueses possuem uma das melhores relações Qualidade x Preço x Satisfação. Este Touriga então, é um dos meus preferidos e campeão nessa faixa de preços. Pena que a garrafa acaba tão rapidamente!

  • http://www.quevedoportwine.com/ Oscar

    Parabéns pelo vosso blog Jomar e Jackson! Grande trabalho de identificação e divulgação de vinhos e eventos!

    Oscar Quevedo