Leonardo Falcone Cabernet Franc 2004

Tinto uruguaio Leonardo Falcone Cabernet Franc 2004A vinícola uruguaia Leonardo Falcone possui 120 anos de história, mas muito provavelmente, você nunca ouviu falar dela. O mundo dos vinhos é assim mesmo, surpreendente, por isso não gosto desses enochatos que dizem saber tudo. Essas criaturas arrogantes ficam declarando nome de rótulos famosos, como papagaios imitando crianças, fazendo isso como quem se agarra a um pedaço de tábua no mar, única salvação na vastidão oceânica. Essa postura tem pouco em comum com o verdadeiro prazer de apreciar um vinho. Reflexões desse tipo ocorrem quando provo algo como esse Cabernet Franc uruguaio, simplesmente porque ele parece “fora de moda”. De certo modo, ele é a antítese do vinho degustado anteriormente, o Finca el Portillo Cabernet Sauvignon. É mais francês do que internacional, estilo Vale do Loire, um pouco áspero e não é alcoólico (para os padrões atuais). Mostrou cor rubi com pouca transparência e lágrimas de boa persistência. Aromas intensos de feno, especiarias e frutas negras; toque sutil de decomposição. Corpo médio, com taninos não muito dóceis e boa acidez. Final seco de persistência média. O acabamento desse Cabernet Franc é um pouco adstringente, mas em compensação, é fresco, tem boa personalidade e pode ser muito versátil na mesa. Mas, por que está fora de moda? Talvez porque a maioria das pessoas prefira vinhos macios, frutados e com um toque adocicado do carvalho. Não há nada de errado nisso, porém é interessante provar um exemplar como esse Leonardo Falcone Cabernet Franc e, invariavelmente, comprovar que existem bons vinhos que não seguem a cartilha internacional.

Muito Bom
Cabernet Franc uruguaio de personalidade francesa. Nariz intenso e agradável com final levemente áspero.
Grad. Alcoólica: 12,4%
Preço: R$26
Importadora: Vinhos do Mundo

  • vicente pollano junior

    Estou de partida para o Uruguai dia 07/03/2010. Vou provar o Leonardo Falcone Cabernet Franc. porem gostaria de saber qual a melhor safra, ja que voce sugere a 2004. Se ainda estiver tempo estarei no meu email aguardando um chamado seu
    Um grande abraço e parabens por este site
    Vicente Pollano Junior

  • http://www.qvinho.com.br Jomar

    O Leonardo Falcone Cabernet Franc fica lado a lado com muitos Bourgueil e Saumur, um vinho que vale a pena ser descoberto. A Bonarda na Argentina faz grandes vinhos, além de ser a próxima “bola da vez”. Em breve degustaremos esses vinhos aqui. Já a Barbera… sou fã de todos os vinhos do Piemonte, por isso aguardo por um grande Barbera argentino, mas ainda não provei nada muito expressivo.

  • http://aremolachas.blogspot.com/ claudemir

    Concordo com o que diz, realmente não conhecia essa bodega até vir para a Argentina e ver um programa de tv sobre ela. Mas como aqui é raro encontrar vinhos de outros países ainda não pude provar nehum vinho deles, mas certamente gostaria de experimentar esse cabernet franc, principalmente se evoca o terroir do vale do loire, quando estive lá provei o AOC Anjou Villages Brissac (2004) que não é nenhum grande vinho e mesmo assim gostei muito. Também gosto bastante do blog e seria ótimo ver avaliações de Barbera e Bonarda, principalmente da Argentina.
    Abraços.